Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.63
26/01/2024
- 30/01/2024: incluímos a matéria Autenticação de arquivos de chave *.ppk.
- 30/01/2024: incluímos a matéria Atualização de valor dos campos de enumeração na grade.
Tarefas liberadas: 34
Administração de Pessoal
Mensagem de erro era exibida ao processar pendência do leiaute S-2220
Problema: ao executar alguma pendência durante o processamento do leiaute S-2220, o sistema exibia a mensagem de erro Símbolo não encontrado: "ENVESO".
Correção efetuada: ajustamos o processo de execução de pendência do leiaute S-2220, eliminando a exibição da mensagem de erro.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Adicionado o campo Competência à tela Ajustar Dependentes eSocial
Adicionamos o campo Competência à tela Ajustar Dependentes eSocial (FRGERADC), possibilitando ao usuário informar a competência na qual deseja criar a pendência do leiaute S-2205 para atualizar as informações dos dependentes no eSocial.
Esse recurso será muito útil para os casos em que seja necessário retificar folhas de forma retroativa.
Local: eSocial > Utilitários > Ajustar Dependentes eSocial (FRGERADC)
Jurídico
Mensagem de alerta agora é retornada em caso de caracteres especiais nas observações do processo judicial
Problema: ao cadastrar um processo judicial e inserir caracteres do tipo \, *, ou / na guia Observações do leiaute S-2500, ocorria um erro que impedia o processamento desse leiaute.
Correção efetuada: ajustamos a guia Observações para que o sistema exiba uma mensagem de alerta, caso o texto contenha alguns dos caracteres mencionados.
Para empresas que se encontram com a situação descrita, o ajuste deverá ser feito diretamente na pendência que foi incorretamente criada.
Local: eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Cálculos
Nova informação sobre provisão de férias na documentação sobre Dissídio
Complementamos a documentação sobre Dissídio, acrescentando na nota de destaque do tópico Cálculo de Dissídio > Relação de impostos (após cálculo) > Contabilização a informação de que a provisão de férias é tratada somente até o momento do desligamento do colaborador ou em casos de rescisão complementar.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Dissídio
Diferença de IRRF de férias era calculado indevidamente para colaborador com contratos em outras empresas
Problema: ao calcular uma integração de recibo de férias para um colaborador que possui outros contratos, porém, sem período de férias na mesma competência, o sistema acumulava os valores de simplificação e gerava indevidamente o valor de diferença de IRRF.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo da simplificação para que seja verificado se o pagamento do recibo será na competência correta, evitando, assim, a geração indevida de cálculos de diferença de IRRF.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste na documentação referente à desoneração da folha
Ajustamos a documentação referente à desoneração da folha. Antes, no passo 1 da seção No Gestão de Pessoas | HCM, era mencionado que o usuário, em Empresas > Empresas, guia Desoneração, deveria incluir o novo histórico com a data 01/01/2024 e definir todos os campos com a opção 1 - Não se aplica. Porém, a opção 1 - Não se aplica não existe para os campos da guia em questão. Logo, o correto é que os campos sejam definidos como:
- Buscar Receita Desoneração = 1 - De todos os meses com a receita informada;
- Receita Desoneração 13º Salário = 1 - Últimos 12 meses (exceto 13º pago na rescisão - IN 1.436);
- Cálculo Desoneração Dissídio = 1 - Competência de Homologação.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Desoneração da Folha
Relatórios
Informações duplicadas no Arquivo de Retorno S-5003
Problema: o modelo 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO) exibia informações duplicadas da base FGTS quando o colaborador possuía múltiplos vínculos e a opção Colunado era utilizada no campo Exibir em Colunas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o modelo corretamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 007 - S-5003 Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO)
Informações adicionais sobre o comportamento do relatório FPRE075.COL
Na descrição do relatório 075 - Absenteísmo (FPRE075.COL) não era mencionado que a grade Horas/Dias refere-se à análise da coluna Trabalho, utilizando a carga horária mensal do colaborador na competência de apuração. Já para as colunas Faltas e Férias, a apuração ocorre com base nas características dos eventos, enquanto a grade de Valores Horas/Dias realiza a apuração das colunas Trabalho, Faltas e Férias, levando em consideração as características específicas dos eventos.
Sendo assim, complementamos a descrição do relatório 075 - Absenteísmo (FPRE075.COL) com a seguinte informação:
A Grade de Horas/Dias trada da Coluna de Trab. utilizando a Carga de Horas Mês da Escala do Colaborador na Competência de Apuração, contudo, para as Colunas de Faltas e Férias a apuração acontece sob as Características dos Eventos.
A Grade de Valores Horas/Dias trada da apuração das Colunas Trab., Faltas e Férias visualizando as Características dos Eventos.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 075 - Absenteísmo (FPRE075.COL)
Cadastros
Inclusão de aviso para atualização da tabela de faixas do Simples Nacional
Problema: ao parametrizar a empresa como optante do Simples Nacional, o sistema sugere automaticamente algumas faixas. Contudo, essas faixas estão diferentes da tabela em vigência.
Correção efetuada: adicionamos um aviso na guia Faixa Simples. Agora, ao incluir uma nova tabela com faixas do Simples Nacional, será exibida a seguinte mensagem:
Foi incluído uma nova tabela de Faixa Simples para a empresa XX , Ano-base (AAAA). Você deve atualizar a tabela para legislação vigente.
Local: Empresas > Empresas (FR030EMP)
Regras e Funções
Ajuste na função getItemJSONArrayString
Problema: ao executar a função getItemJSONArrayString com um valor nulo, ocorria a mensagem Class RuntimeException doesn't have classType. Original message: org.json.JSONException: Não foi possível encontrar valor no index: 2.
Correção efetuada: modificamos o sistema para que a função agora possa lidar adequadamente com valores nulos.
Melhoria na documentação sobre Acumuladores e na documentação da Regra 14
Acrescentamos uma nota de destaque na documentação sobre Acumuladores, no acumulador 9008, e na documentação da Regra 14 - Repouso s/ comissões para destacar que: O cálculo será realizado considerando o evento de comissões e também o DSR sobre as comissões. O sistema realiza o cálculo de forma individual, dividindo o valor do evento por sua referência correspondente. O total do valor-hora deste acumulador 9008 será a soma desses resultados.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Acumuladores
- Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras do Sistema > Regra 14 - Repouso s/ comissões
Colaboradores
Correção das opções disponíveis para preenchimento do tipo de contratação para versão 1.1 do eSocial
Problema: em um cenário onde a versão S-1.2 do eSocial não seja utilizado, ao acessar a guia Informações Aprendiz, o sistema liberava indevidamente a opção 1 - Contratação direta, permitindo que o cliente selecionasse a informação incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a validação do campo Indicativo de Contratação, limitando o preenchimento com a opção 2 - Contratação indireta nos casos de utilização da versão S-1.1 do eSocial.
Importante
O período de convivência entre as versões S-1.1 e S-1.2 do eSocial encerrou em 21/01/2024, sendo obrigatória a utilização da versão S-1.2 a partir do dia 22/01/2024.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
Campo Enviar eSocial agora é alterado automaticamente após efetivação de candidato
Problema: após a efetivação do candidato, o usuário precisava acessar a tela Atestado de Saúde Ocupacional e alterar o campo Enviar eSocial do Aso Admissional do candidato para S - Sim, mesmo quando havia apenas um ASO cadastrado para esse candidato.
Correção efetuada: realizamos um tratamento no sistema para que, durante o processo de efetivação de um candidato, o campo Enviar eSocial seja alterado automaticamente para S-Sim quando houver apenas um ASO cadastrado para esse candidato.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Eventos
Novo limite para o campo Teto de Cálculo na Regra 23 - Pensão Judicial
Ajustamos a regra 23 - Pensão judicial, limitando o campo Teto de Cálculo para 20, aprimorando o desempenho e evitando o erro de Java heap space durante o cálculo da folha de pagamento.
Local: Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Históricos
Correção no processo de transferência de empresas após criação de novo cálculo da folha
Problema: ao realizar uma transferência de empresa logo após criar um novo cálculo da folha, em um cenário onde a empresa de origem possui mais cálculos do que a empresa destino, o erro 826. era exibido.
Correção efetuada: ajustamos o processo de transferência de empresa para que o erro mencionado não ocorra.
Local: Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
Relatórios
Ajuste no relatório Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671)
Problema: o relatório 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER) apresentava o campo qtMinutos em branco para DSRs ou Feriados quando não havia valor, ao invés de exibir zero.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que agora apresente o valor zerado, em vez de permanecer em branco.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Ajuste no relatório HRFI004.GER para listar corretamente os Identificadores REP
Problema: o relatório 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER) não estava listando corretamente o campo idRepAej do Registro 05 - Marcações quando havia mais de um histórico de Identificação REP.
Correção efetuada: realizamos ajustes no relatório para que sejam listados corretamente os Identificadores REP, estabelecendo a conexão adequada com os Registros 05 - Marcações por meio do campo idRepAej.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Regras e Funções
Observação adicionada na documentação da função DescriptografaCracha
Complementamos a documentação da função DescriptografaCracha, incluindo um novo tópico de Observação. Este tópico fornece maiores detalhes sobre as configurações necessárias para utilizar essa função.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Funções > DescriptografaCracha
Cálculos
Ajuste na documentação da Lei 13.103 (Motorista)
Ajustamos a documentação da Lei 13.103 (Motorista), no tópico Cálculo do tempo de espera, para informar que se a soma de horas trabalhadas + horas espera ultrapassarem a carga horária prevista, estas horas de espera que ultrapassaram a carga prevista devem ser pagas como extra.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Controle de Ponto e Refeitório > Lei 13.103 (Motorista)
Melhoria na documentação sobre Tipo de Horário 3 - Flexível
Com o intuito de aprimorar constantemente nossa documentação, enriquecemos as informações sobre o Tipo de Horário 3 - Flexível, incluindo na documentação o novo tópico Comportamento do sistema com afastamentos.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Marcações > Tipos de Horários > Tipo de Horário 3 - Flexível
Recursos
Execução do arquivo de Importação de Escalas
Problema: o arquivo de Importação de Escalas apresentava divergências entre campos do modelo de Exportação, causando erro ao executar.
Correção efetuada: ajustamos os campos dos modelos para que seja possível realizar a operação por completo, sem erros.
Local: Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Executar > 00005 - Exportação de escalas (HREX00005.SCF)
Cadastros
Documentação sobre Responsáveis Legais - REP-P
Melhoramos a documentação da tela Responsáveis Legais - REP-P, para acrescentar maiores informações na descrição de sua funcionalidade.
Além disso, também complementamos as informações da documentação do campo CPF responsável legal REP-P, localizado na guia Cadastros da tela Filiais.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Responsável Legal (CP) > Responsáveis Legais - REP-P
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Logs
Rotina de log de processamento
Durante a leitura de arquivos de marcação no cálculo de apuração verificou-se que, ao existirem registros no arquivo que já haviam sido lidos, era gerada uma linha de log para cada registro de marcação duplicada, resultando em excesso de registros de log no sistema.
Para resolver essa questão, ajustamos a rotina de log. Agora, ao término da leitura e na presença de registros duplicados, será exibido apenas um registro no log, informando a quantidade total de marcações duplicadas. Além disso, será apresentado um exemplo de crachá, data e NSR de uma das marcações duplicadas.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Calculo > Apuração
- Nova Interface > Logs
Web services
Relatórios não respeitavam a abrangência de usuário quando chamados via Gestão do Ponto
Problema: ao listar um relatório da web 5.0 via Gestão do Ponto, quando a configuração de perfil do usuário estava habilitada, as abrangências do usuário não eram carregadas corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que as abrangências sejam carregadas corretamente.
Local: Web 5.0
Acerto do Ponto
Informações sobre os dias dos incidentes não eram exibidas corretamente no Gestão do Ponto Nova Interface
Problema: ao acessar o Gestão do Ponto Nova Interface e visualizar os Incidentes do Ponto na tela de Acertos da minha equipe, as informações não eram carregadas corretamente.
Correção efetuada: ajustamos para que as informações sobre os dias dos incidentes sejam exibidas corretamente.
Local: Nova interface > Gestão do Ponto > Acertos da minha Equipe > Incidentes do Período
Logs
Rotina de log de processamento
Durante a leitura de arquivos de marcação no cálculo de apuração verificou-se que, ao existirem registros no arquivo que já haviam sido lidos, era gerada uma linha de log para cada registro de marcação duplicada, resultando em excesso de registros de log no sistema.
Para resolver essa questão, ajustamos a rotina de log. Agora, ao término da leitura e na presença de registros duplicados, será exibido apenas um registro no log, informando a quantidade total de marcações duplicadas. Além disso, será apresentado um exemplo de crachá, data e NSR de uma das marcações duplicadas.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Calculo > Apuração
- Nova Interface > Logs
Integrações
Ajuste na mensagem retornada durante a integração de valores da folha através de ação
Problema: na tela de ações (FR104PRJ), caso fosse cadastrada uma ação em uma determinada empresa, mas o colaborador referente à ação fosse de uma empresa diferente, ao realizar cálculo do pedido e clicar no botão Integrar Folha (Guia Integração), o sistema retornava uma mensagem informando que houve erro de integração, porém, para a empresa a incorreta. Isso ocorria porque o sistema considerava o código da empresa da ação, quando deveria considerar o código da empresa do autor.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que busque corretamente o código da empresa do autor, fazendo com que a mensagem de erro retornada ao integrar os valores da folha através da ação informe o código da empresa correta.
Nota
Este cenário ocorre somente quando não há folhas de pagamento do tipo 94 abertas para integração dos valores.
Locais:
- Jurídico > Integrar Folha Pagamento (FRINTRTR)
- Jurídico > Ações (FR104PRJ)
Cadastros
Melhoria na documentação da tela Seleção de Exames
Complementamos a documentação do campo Tipo Exame da tela Seleção de Exames, adicionando a informação de que, na interpretação da audiometria, o sistema precisa de um exame de referência para fazer a avaliação do sequencial.
Além disso, vinculamos o conteúdo desta documentação às informações da página sobre Métodos de Interpretação da Audiometria.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Medicina > Atendimentos > ASO Externo > Seleção de Exames
Regras e Funções
Complementação da documentação de Varíaveis de Orçamento QL com variáveis para cálculo de tempo de trabalho
Adicionamos na documentação a respeito de Variáveis de Orçamento QL três variáveis e uma breve descrição de cada uma. São elas: qtdDiaTra, qtdMesTra, qtdAnoTra. Todas carregam o tempo de serviço de um colaborador, calculando os dias, meses e anos, respectivamente.
Local: Manual do Usuário > Variáveis de Orçamentos QL
Requisição e abertura de vagas
Nova informação na documentação da tela Requisição
Na documentação da tela de Requisição, incluímos a orientação de que, ao atribuir uma requisição a um colaborador específico e a um posto designado, é recomendável garantir que o processo de requisição seja seguido e concluído integralmente.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Requisição
Gestão de GHE
Adição de nota sobre a busca de EPIs sem a vinculação de agente de risco na Revisão do GHE
A documentação que traz informações sobre a Revisão do GHE foi atualizada. Agora ela conta com uma nota informando que, caso o agente de risco não seja informado, a busca por EPIs trará como resultado somente aqueles que foram vinculados ao laudo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Gestão de GHE > GHE
Cadastros
Complementação da documentação relacionada aos requisitos para a geração de inventário de riscos ocupacionais
Adicionamos à documentação que trata sobre Inventário de Riscos Ocupacionais informações complementares sobre os requisitos necessários para sua geração, como a necessidade de inclusão de um responsável pelo inventário. Além disso, também foi incluída uma nota mencionando a possibilidade da tela de cadastro deste responsável não estar disponível no módulo de forma automática.
Local: Manual por processos > Qualidade de Vida > Segurança do Trabalho > Inventário de Riscos Ocupacionais
Regras e Funções
Correção da função SegEntEhMembro no manual de Tecnologia
Corrigimos o exemplo mencionado na documentação da função SegEntEhMembro, relacionada às funções de manipulação de usuários e grupos. No exemplo em questão, onde é mencionado SegEntLePorNome("Colaboradores", xResult);, na verdade, deveria ser SegEntEhMembro("Colaboradores", xResult);.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções de Manipulação de Usuários e Grupos > SegEntEhMembro
Execução de tratamento para utilizar TLS para conexões FTP
Problema: ao utilizar uma regra com a função FtpUpload e executar, ocorria a mensagem de erro: Policy Requires SSL.
Correção efetuada: criamos o tratamento para utilizar TLS para conexões FTP.
LGPD
Envio de e-mail usando biblioteca desatualizada da LGPD
Problema: ao tentar enviar o e-mail de recuperação de senha no currículo web, a ação ocasionava o não recebimento do envio de e-mail, por estar referenciando uma versão antiga da biblioteca.
Correção efetuada: alteramos a versão da biblioteca utilizada nesta ação.
Aplicativos Internos
Autenticação de arquivos de chave *.ppk
Problema: ocorria erro ao tentar utilizar a função de regra SFTP, se ele possuir o arquivo de validação PPK no formato linux.
Correção efetuada: alteramos o processo para autenticar corretamente utilizando arquivos de chave *.ppk com padrão de final de linha Windows.
Rotinas Auxiliares
Atualização de valor dos campos de enumeração na grade
Problema: após inserir valores em campos de grade, ocorria o erro Access violation na atualização de valor de campos de enumeração.
Correção efetuada: ajustamos rotina de atualização de valor dos campos de enumeração para que não ocorra este erro de acesso.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |