Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.79
17/05/2024
- 21/05/2024: adicionada a matéria Nova tela | Ativação Alteração de Lotações.
Tarefas liberadas: 20
Administração de Pessoal
Nova tela | Ativação Alteração de Lotações
Criamos a tela Ativação Alteração de Lotações (FRATILOT). Esta tela tem a função de habilitar, por meio de senha inserida pelo usuário:
- o campo Empresas, em eSocial > Lotação > Alteração de Lotação (FRALTLOT); e
- o campo Geração Lotação, em Empresas > Definições do eSocial (FR030DES).
A senha tem uma data de validade, sendo que, após essa data, não será mais permitido informar manualmente o recibo. Portanto, para utilizar a funcionalidade, o usuário deve abrir um chamado para o atendimento de Suporte da Senior e solicitar a senha de ativação. Nesse chamado, devem ser detalhados os motivos pelos quais esta funcionalidade deve ser ativada.
Após a abertura do chamado, a solicitação passará por uma análise. Se a digitação for ativada na tela, será definida uma senha e a data de expiração.
Locais:
- Diversos > Ativação Alteração de Lotações (FRATILOT)
- Empresas > Definições do eSocial (FR30DES)
- eSocial > Lotação > Alteração de Lotação (FRALTLOT)
Alteração do tipo de regime trabalhista no histórico de servidor público agora busca as informações alteradas
Problema: ao alterar a informação do tipo de regime trabalhista de um colaborador no histórico do servidor público, ao processar a pendência do S-2200 e/ou S-2206, algumas informações não eram atualizadas, exibindo várias mensagens de erro referentes às informações da ficha cadastral, ficha complementar e anotações.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do S-2200 e S-2206 para que as informações do colaborador sejam novamente carregadas em casos de servidor público com alteração no tipo de regime trabalhista.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Lançamentos de Horas Atestado com e sem INSS no S-1200 causavam divergências no arquivo S-5001
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 quando existem lançamentos de Horas atestado e Horas atestado sem INSS, o sistema considerava apenas um evento, causando divergência no arquivo de retorno S-5001.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para levar corretamente os eventos e não causar divergência de valores.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste no processamento do S-1200 para colaborador servidor demitido
Problema: ao gerar o S-1200 para um colaborador demitido, do tipo servidor público e com o cadastro do servidor com o regime trabalhista igual a 2 - RJU - Regime Jurídico Único, os valores do recibo de férias pagos dentro da mesma competência de demissão não eram enviados no leiaute S-1200.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do S-1200 para gerar as informações de férias, vales e dissídio para colaboradores demitidos do tipo de regime trabalhista igual a 2 - RJU - Regime Jurídico Único.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Conversor para ajustar envios do S-2200 e/ou S-2206 de menor aprendiz com modalidade de contratação errada
Problema: as informações do campo Modalidade de contrato para menor aprendiz eram enviadas incorretamente ao eSocial.
Correção efetuada: criamos o conversor Ajustar envios do S-2200 e/ou S-2206 de menor aprendiz com modalidade de contratação errada, cuja função é criar novas pendências do leiaute S-2200 e/ou do S-2206 para ajustar as informações que foram enviadas com o tipo de modalidade diferente do que está no histórico atual, relativo aos envios na versão S-1.2 do eSocial.
Importante
Para ter acesso ao conversor, o cliente deve entrar em contato com a central de suporte (através do Zendesk) para que seja realizada a solicitação da análise e liberação da senha.
Local: Diversos > Utilitários > Conversões eSocial (FRCONVERTER)
Duplicação de valores no leiaute S-1200
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 para uma empresa ou filial com processo cadastrado com os tipos 03 - INSS (Exclusiva do Segurado) ou 04 - INSS (Exclusiva do Empregador), quando informado o número do processo, os eventos referentes a Atestado sem INSS eram levados com rubricas com código de IRRF e Código de FGTS válidos, dobrando o valor enviado.
Correção efetuada: ajustamos a geração das rubricas para gerar as informações corretas de IRRF e FGTS, e não duplicar os valores em caso de Processos.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário realizar o processo de Ajustar Rubricas.
Local: eSocial > Rubricas > Ajustar Rubricas (FRAJURUB)
Aprimoramento na rotina do evento S-1010
Aprimoramos a rotina de geração do evento S-1010 para exibir uma mensagem de aviso quando a pendência de fim de validade de uma rubrica for criada, solicitando que o evento seja processado novamente. Aperfeiçoamos também a performance do processamento de verificação das rubricas já enviadas ao eSocial e que estão sendo retificadas.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Relatórios
Relatório S-5002 agora traz corretamente os valores de dedução
Problema: o relatório 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO) apresentava valores de deduções zerados para dependentes.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para apresentar valores de deduções para dependentes.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Exibição incorreta do nome do Centro de Custo após gerar relatório
Problema: ao listar o relatório 001 - Postos de trabalho (FPPO001.CAD), o nome do Centro de Custo era exibido incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para apresentar corretamente o nome do Centro de Custo.
Local: Tabelas > Postos de Trabalho > Listar > 001 - Postos de trabalho (FPPO001.CAD)
Relatório para conferência do FGTS Digital
Criamos o relatório 014 - Conferência FGTS Digital (FPRE014.FGT). Esse relatório apresenta as seguintes características:
- Exibirá as bases e os valores de FGTS mensal, FGTS 13º Salário, dissídio e pagamentos complementares para auxiliar na conferência do FGTS Digital. A origem dos valores é proveniente das seguintes telas:
- Impostos > Fundo de Garantia > Depósitos > Cadastro Depósitos FGTS (FR056DEP); e
- Impostos > Fundo de Garantia > Depósitos > Cálculos FGTS Rescisão - GRRF (FRFGTGRF).
- Para os valores de rescisão, em que o sistema esteja configurado para separar o valor do FGTS indenizado (características 31P e 31Q), esses valores serão apresentados na coluna Indenizado. Caso contrário, os valores indenizatórios serão somados em suas respectivas colunas:
- Mensal e API Indenizado; e
- 13º Salário Proporcional e 13º Salário Indenizado.
- Para os cálculos de folha complementar, rescisão complementar e dissídio, o relatório irá apresentar os valores nas competências conforme definido no campo Envio Periódicos eSocial, da tela Origem Cálculos (FRORICAL).
- Para as folhas do tipo 14 - Pagamento de Dissídio, somente a coluna valor será preenchida, não somando o valor da coluna Base.
Local: Impostos > Fundo de Garantia > Listar > 014 - Conferência FGTS Digital (FPRE014.FGT)
Férias
Melhoria na documentação de Totalizadores de Férias
Atualizamos a documentação do campo Soma com instruções detalhadas sobre o comportamento do sistema ao selecionar as opções disponíveis.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Férias (AP) > Totalizadores > Cadastro
Rescisões
Valor de INSS sobre 13º salário calculado na rescisão agora é considerado corretamente
Problema: ao calcular o valor de IRRF sobre 13º salário em folha complementar, o sistema não considerava o valor de INSS sobre 13º salário calculado na rescisão durante a verificação do valor da simplificação, gerando um cálculo indevido de IRRF sobre o 13º salário.
Correção efetuada: ajustamos a verificação dos valores para calcular o valor baseado na simplificação do 13º salário para que seja verificado o ano todo, e não somente na dedução do cálculo atual.
Local: Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
Cálculos
Valores indevidos nos pagamentos de pensão para múltiplos dependentes
Problema: ao calcular uma folha do tipo 12 - Folha Complementar, onde o colaborador tem pagamentos de pensão para mais de um dependente, o sistema não calculava corretamente a diferença do valor, fazendo com que valores indevidos fossem gerados e gravados na tela de pagamento de pensão.
Correção efetuada: ajustamos a verificação do valor de pensão para encontrar corretamente a diferença de cada dependente e gerar o valor de desconto de pensão correto.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Rateio de mão de obra
Informação adicionada na documentação sobre Rateio de Mão de Obra
Acrescentamos uma nota na documentação sobre Rateio de Mão de Obra para destacar que esta documentação se aplica somente ao módulo Controle de Ponto e Refeitório.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Rateio de Mão de Obra
Mobilidade
Integração de colaboradores para o aplicativo Marcação de Ponto 2.0
Problema: ao efetuar a integração de colaboradores para o aplicativo Marcação de Ponto 2.0, alguns colaboradores não eram integrados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a integração dos colaboradores ocorra corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Mobilidade (FR300MOB)
Administração
Exibição de mensagem no recálculo do Analitycs do Gestão do Ponto
Problema: ao efetuar o recálculo do Analytics, quando utilizado o banco de dados Postgres, o sistema exibia a mensagem ERROR: column "aap" of relation "r066aap" does not exist Posição: 24.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o recálculo ocorra sem erro em todos os bancos de dados homologados pela Senior.
Local: Nova Interface > Administração
Acerto do Ponto
Ajuste na geração de pendência
Problema: ao efetuar acerto na data anterior à data atual, quando o sistema estava com a jornada atual apurada, era gerada uma pendência para a data atual, mesmo que o ajuste fosse apenas para o dia anterior e não afetasse a data atual.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que não gere pendência caso não seja feito um ajuste na data atual.
Local: Nova Interface > Pendência de Acerto
Cadastros
Importação do CID-11 em outros idiomas
Problema: a mensagem Não foi possível importar os dados: Valor Algumas doenças infeciosas ou parasitárias inválido era exibida ao tentar importar a planilha do CID-11 em idiomas diferentes do inglês.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a importação do CID-11 em qualquer idioma, eliminando assim o problema de incompatibilidade.
Local: Tabelas > Gerais > CID-11 (FRIMPCID)
Relatórios
Alteração de exportação de relatório com campo double para XLSX
Problema: ao exportar um relatório com um campo double para XLSX, não tínhamos a opção da célula vir com o formato numérico no arquivo quando a máscara do número ultrapassava nove números ou quando o campo era negativo.
Correção efetuada: alteramos a rotina para adicionar uma forma de exportar estes campos com o formato de célula numérico quando o sinal de negativo está à esquerda do número e, também, informando qualquer tipo de máscara sem ser com o sinal de negativo à direita.
Ferramentas de Apoio
Melhoria na documentação de Grupo de Modelos
Atualizamos a documentação do Grupo de Modelos, informando um exemplo no Tipo do grupo quando utilizar a opção Intercalado.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Informações Complementares > Grupo de Modelos
Web services
Ajuste de elementos nulos no XML de retorno dos serviços
Problema: o retorno das requisições HTTP apresentavam elementos nulos quando havia uma alta demanda de chamadas simultâneas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de retorno do serviço para que compreenda o alto volume de requisições.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |