Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.87
Importante: mudança no eSocial | Atualização de cifras
Conforme noticiado no Portal do eSocial, visando aumentar o nível de segurança nas operações realizadas em web services, o governo está aplicando uma revisão das cifras utilizadas em seus servidores. Após o procedimento, o sistema passará a aceitar as comunicações somente com TLS v1.2. Para garantir que os envios ocorram normalmente, é essencial que:
- Sua instalação do eDocs esteja com o protocolo TLS v1.2 ativado, conforme artigo da Base de Conhecimento
- O Sistema Operacional onde a instalação do eDocs é executada esteja em versão homologada, conforme Comunicado Senior
12/07/2024
- 19/07/2024: adicionamos a matéria Criação de rotina de remoção de arquivos obsoletos da instalação.
Tarefas liberadas: 24
Administração de Pessoal
Ajuste na documentação de Definições do eSocial referente ao encerramento da empresa
Ajustamos a documentação de Definições do eSocial referente aos campos Data da troca de sistema pela Empresa e Data Encerramento Empresa.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Definições do eSocial
Segurança do Trabalho
Processamento do leiaute S-2210 para colaboradores com leiaute S-2300 enviado
Problema: ao gerar o leiaute S-2210 para um colaborador sem vínculo, onde houve o envio do leiaute S-2300, o sistema gerava indevidamente a informação da categoria do colaborador. Isso resultava no retorno do eSocial com a crítica 2 - O campo não pode ser preenchido: Categoria no leiaute S-2210.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-2210 para validar a categoria e, caso já haja matrícula, enviar a informação da categoria corretamente no leiaute.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-2210 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Jurídico
Melhoria na mensagem de erro no leiaute S-2501
Ao gerar o leiaute S-2501, era exibida uma mensagem de erro informando que a operação não era permitida para o usuário. Porém, não apresentava qual tela o usuário não possuia permissão. Além disso, o botão para consulta do log não estava habilitado.
Sendo assim, ajustamos a mensagem para apresentar a informação completa referente a permissão do usuário, afirmando que o usuário não tem permissão para acessar o formulário Colaboradores Ativos.
Local: eSocial > Gerar envio S-2501 (FRGERTPT)
Integrações
Mais detalhes sobre a integração contábil com base na parametrização do campo Filial Contábil
Melhoramos a documentação do campo Filial Contábil, da tela de cadastro de filiais, para esclarecer que, quando houver apenas uma filial, deve-se informar o código da filial contábil nesse campo para que a informação não seja considerada zerada na integração contábil.
Além disso, adicionamos exemplos para cenários com apenas uma filial e mais filiais na base.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Relatórios
Ajuste no modelo FPRF017.OPE para exibir corretamente o campo Centro de Custo
Problema: ao gerar o modelo 017 - Relação Cálculo - C. Custo Hierárquico (FPRF017.OPE) de forma sintética, sem aplicar filtros por colaborador ou centro de custo, o sistema não listava o campo Centro de Custo.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para listar corretamente o campo Centro de Custo nesse cenário.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação Cálculo > 017 - Relação Cálculo - C. Custo Hierárquico (FPRF017.OPE)
Ajuste no modelo Relação do INSS
Problema: ao gerar o modelo Relação de INSS de um cálculo do tipo 14 - Pagamento de Dissídio, quando havia um afastamento por licença-maternidade cidadã e o início da DCTFWeb não estava informado, o valor correspondente à licença não era exibido no campo Deduções FPAS.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, na ausência da data de início do DCTFWeb nas definições do eSocial, sejam utilizadas as datas estabelecidas pelo governo.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Relação do INSS (FRLISINS)
Modelo FPNR002.PRV agora é gerado corretamente
Problema: o sistema travava ao tentar gerar o modelo 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV) quando os campos Nível Totais e Nível Quebras eram preenchidos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o modelo no cenário descrito.
Local: Cálculos > Provisões > Listar > 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV)
Cálculos
Ajuste na diferença de IRRF sobre férias
Problema: ao realizar a integração das férias na ficha financeira de um colaborador que já recebeu um recibo de férias com diferença de valor no mês anterior, o sistema utilizava incorretamente essa diferença anterior para calcular a variação do IRRF na competência atual, apesar de serem competências de pagamento distintas.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do IRRF na integração das férias para considerar apenas os valores referentes à mesma competência de pagamento.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste na contabilização em folha para evitar duplicação de característica de evento
Problema: ao calcular o evento com a característica 40U - Previdência Privada s/ Férias no recibo de férias, a contabilização em folha estava gerando uma duplicação do evento com a mesma característica.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para garantir que, ao calcular o evento com a característica 40U - Previdência Privada s/ Férias no recibo de férias e gerar a contabilização em folha, o evento com essa característica não seja duplicado.
Locais:
- Cálculos > Contabilização > Folha (FRROTCON)
- Cálculos > Contabilização > Férias (FRROTCON)
Provisões
Ajuste na provisão genérica de PLR para colaborador demitido
Problema: na provisão genérica de PLR, onde o colaborador recebia um adiantamento e um pagamento integral, o sistema continuava exibindo o valor do adiantamento na provisão após o desligamento do colaborador. A situação ocorria quando o desligamento acontecia na mesma competência do pagamento do PLR e o valor do adiantamento na provisão não era zerado.
Correção efetuada: ajustamos a provisão genérica de PLR para que, quando o colaborador estiver demitido e o pagamento integral ocorrer na mesma competência, o valor do adiantamento na provisão seja zerado.
Local: Cálculos > Provisões > Calcular (FRROTPRV)
Formas de Acesso
Nova documentação de Sugestão de índices
Disponibilizamos uma nova documentação no sistema: Sugestão de Índices. Essa documentação oferece orientações sobre como índices, que são estruturas aplicadas sobre tabelas do banco de dados, melhoram o desempenho das operações realizadas nessas tabelas.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Sugestão de índices
Colaboradores
Inclusão de informação sobre Tipos de Contrato na documentação HomologNet
Incluímos informações sobre os Tipos de Contrato na documentação HomologNet. Essas informações referem-se à explicação de quando serão levados os os tipos de contrato 2 e 3.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Rescisões (AP) > HomologNet
Posto de Trabalho
Ajuste na documentação de Estrutura de Postos
Ajustamos a documentação Estrutura de Postos, retirando as informações sobre o limite de 24 meses para a vigência do plano e sobre a permissão para alterar a vigência do quadro.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas
Impostos
Ajuste na integração da GPS com o valor de licença-maternidade
Problema: ao fazer a integração financeira da Guia Previdência Social - GPS, o valor da licença-maternidade cidadã era indevidamente deduzido.
Correção efetuada: ajustamos as informações na relação de INSS para que a rotina se ajuste adequadamente às regras da licença-maternidade cidadã.
Local: Impostos > Previdência > Relação > INSS > Relação do INSS (FRLISINS)
Formas de Acesso
Correção de duplicação de marcações eletrônicas
Problema: ocorria duplicação de marcações do tipo E - Eletrônicas ao fazer ajustes ou digitar uma marcação na tela de acertos do módulo Controle de Ponto e Refeitório web. Essa situação não era visível na tela, mas as marcações ficavam duplicadas na tabela de Registro de Acesso (R070ACC).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para impedir a duplicação de marcações eletrônicas ao realizar ajustes ou digitar marcações manualmente na tela de acertos.
Local: web 5.0
Cadastros
Melhoria na documentação de Situações
Complementamos a documentação do campo Situação de Adicional Noturno Extras com a seguinte informação:
- Para apurar o adicional noturno sobre horas extras, é necessário que a situação esteja cadastrada com o tipo 16 - Horas Extras. Caso esteja cadastrada com o tipo 17 - Situação Apuração Ponto, o sistema não garante que serão consideradas como horas extras, mesmo quando se referem a um banco de horas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Situações
Analytics
Recálculo do Saldo no Banco de Horas
Problema: ao zerar apuração, os valores das horas não eram recalculados no Analytics.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao zerar a apuração, os totalizadores sejam recalculados.
Local: Nova Interface > Analytics
Apuração do Ponto
Correção na leitura de Arquivos AFD
Problema: ocorria a mensagem ArrayIndexOutOfBounds ao ler um arquivo de marcações em formato AFD que contenha marcação de um colaborador sem histórico de crachá.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele leia corretamente arquivos de marcações em formato AFD.
Local: Nova interface > Apuração > Calcular
Ações de Acerto
Gravação do motivo de alteração de situação
Problema: ao efetuar a troca de situação por uma ação de acerto, quando essa troca estava prevista na abrangência de situações de acerto, o motivo da alteração não era gravado quando informado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao efetuar a troca de situação por uma ação de acerto e informar o motivo da troca, ele seja salvo corretamente.
Local: Nova Interface > Ações de Acerto
Atendimentos
Inclusão de informações na documentação Atestados
Incluímos na documentação sobre consulta de atestados as informações dos campos Período Início, Período Término, Origem e Parecer.
Local: Medicina > Consultas > Atestados (FRHISATE)
Relatórios
Ajuste no modelo SMPC019.GER para evitar erro na execução
Problema: ao listar o relatório 019 - Relatório Analítico do PCMSO (SMPC019.GER), era apresentada uma mensagem de erro informando que o cursor não estava em modo Browse.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar corretamente o relatório sem exibir mensagem de erro.
Local: Medicina > PCMSO > Listar > 019 - Relatório Analítico do PCMSO (SMPC019.GER)
Exames toxicológicos
Implementações baseadas no leiaute S-2221
Realizamos as seguintes implementações nos módulos Administração de Pessoal e Medicina Ocupacional para que o sistema possa atender o envio ao governo das informações do leiaute S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional Empregado:
- Na tela de Exames Toxicológicos (FR038HEX), adicionamos os campos:
- Código eSocial: onde deve ser informado o código do exame a ser enviado para o eSocial no evento S-2221;
- Enviar eSocial: campo em que o usuário deve informar se deseja que o exame toxicológico seja enviado ou não ao eSocial.
- Na guia Eventos SST, da tela de Definições do eSocial (FR030DES), incluímos a coluna referente ao evento S-2221 para permitir que seja configurado seu envio para cada categoria.
- Na tela de Exclusão de Leiautes SST (FREXCSST), adicionamos uma nova opção relacionada ao leiaute S-2221 para que também seja possível processar a exclusão desse leiaute.
- Ao realizar o fechamento de admissão de um colaborador, caso haja algum exame toxicológico já cadastrado para o colaborador em questão, a pendência será automaticamente gerada para processamento.
Locais:
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Exclusão de Leiautes SST (FREXCSST)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Medicina > Exame Toxicológico (FR038HEX)
Instalador e Atualizador
Criação de rotina de remoção de arquivos obsoletos da instalação
Criamos uma rotina de limpeza de arquivos que não são mais utilizados para instalação e execução dos produtos Gestão do Ponto, SeniorMonitorCenter e Workflow.
Antes, quando era feita a atualização desses produtos, era criado um arquivo relativo a versão dos framework no diretório <seniordor>\seniortools\Framework<versao> e ao realizar uma atualização, a versão antiga não era removida do diretório ocasionando aumento no armazenamento do disco.
Central de Configurações
Informação sobre a versão NTLM suportada pelo Sistema Senior
Informamos na documentação LDAP e NTLM, a versão NTLMv2 como a mais atualizada para suportar a NTLM no Sistema Senior.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Central de Configuração > Opções de segurança > LDAP e NTLM
Regras e Funções
Melhoria na documentação da função SegUsuSetaAtivado
Alteramos a documentação da função LPS SegUsuSetaAtivado, modificando o exemplo para:
Definir Alfa vObjUsuario;
Definir Alfa vNomeUsuario;
Definir Numero vContaHabilitada;
vNomeUsuario = "Nome do usuário";
vContaHabilitada = 0; @Define se a conta do usuário estará habilitada (1) ou desabilitada (0 - zero).@
SegEntLePorNome(vNomeUsuario, vObjUsuario);
SegUsuSetaAtivado(vObjUsuario, vContaHabilitada);
SegEntGrava(vObjUsuario);
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções de Manipulação de Usuários e Grupos > SegUsuSetaAtivado
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |