Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.4.39
25/10/2024
- 29/11/2024: alteramos a matéria Reparo nas rotinas da tabela de Grupos de Acesso dos usuários na base de dados.
Tarefas liberadas: 29
Habilitação dos botões de arquivos anexados no histórico de afastamento
Problema: ao incluir um anexo de imagem no histórico de afastamento, os botões para Abrir ou Salvar o arquivo não eram habilitados, permitindo apenas a pré-visualização.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para habilitar os botões independentemente do formato do arquivo anexado.
Locais:
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Benefícios e Tarefeiros > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Cargos e Salários > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Controle de Ponto > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Jurídico > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Quadro de Vagas > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Recrutamento e Seleção > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Treinamento e Pesquisa > Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
Web services
Agora a execução do web service com.senior.g5.rh.fp.fichabasica ocorre normalmente
Problema: ao executar a porta Ponto do web service com.senior.g5.rh.fp.fichabasica, não era possível prosseguir quando nenhum campo era preenchido na guia Histórico de Crachá, mesmo que todos os campos fossem opcionais. A mensagem de erro apresentada era:
O campo 'BtnFechar' não está disponível na tela 'FR034FUN - Empregados - Ponto'.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o erro não seja mais apresentado.
Local: Diversos > Multicamada
Cadastros
Atualização na documentação de Sindicatos
Atualizamos a documentação do campo DSR Horas Extras informando que na opção 2 - Dia e DSR fixo no Mês o sistema utiliza a quantidade de dias úteis, DSR e feriados fixos do mês, considerando o período de cálculo e a escala do colaborador. No entanto, não verifica se o feriado coincide com um dia compensado e/ou útil, tratando-o como DSR, e não considera os afastamentos durante o período
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Sindicatos > Cadastro
Relatórios
Agora é possível utilizar mais de quatro dígitos para cadastrar o código de uma filial no modelo FPHI011.PRE
Problema: o modelo 011 - Requerimento de Benefício por Incapacidade (FPHI011.PRE) permitia apenas 4 dígitos para o campo Código da Filial para Endereço.
Correção efetuada: ajustamos os campos de entrada do modelo, permitindo o mesmo número de caracteres que podem ser cadastrados.
Local: Impostos > Previdência > Histórico > Listar > 011 - Requerimento De Benefício Por Incapacidade (FPHI011.PRE)
Relatório FPPU001.GER é gerado sem estourar a memória interna
Problema: ao processar o relatório 001 - Permissões de Telas Completo (FPPU001.GER), quando a quantidade de usuários ultrapassava 32.767, ocorria um estouro de memória interna, causando o erro List index out of bounds (-32768).
Correção efetuada: ajustamos a geração do relatório 001 - Permissões de Telas Completo (FPPU001.GER), eliminando a situação de erro.
Local: Diversos > Usuários > Listar > 001 - Permissões de Telas Completo (FPPU001.GER)
Históricos
Informações adicionais sobre a opção 8 - Transferido
Adicionamos uma nota à documentação do campo Situação, em Histórico de Cursos, para esclarecer que, caso o colaborador seja transferido de filial, os históricos do registro anterior não serão alterados para a situação 8 - Transferido.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Históricos > Histórico de Cursos
Colaboradores
Melhoria no processo de readmissão de colaboradores
Problema: ao efetuar a readmissão de um colaborador que possuía registro na tabela R076PCA, não se tratavam as informações do colaborador nessa tabela. Ocorria o erro:
Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados. R076PCA(NumEmp;TipCol;NumCad) -> R034FUN(NumEmp;TipCol;NumCad).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as informações da tabela R076PCA sejam atualizadas ao efetuar a readmissão.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Cálculos
Código de cálculo 91 inválido no módulo Controle de Ponto
Problema: quando um código de cálculo do tipo 91 é selecionado no módulo Administração de Pessoal, ao acessar o módulo Controle de Ponto e Refeitório, o código de cálculo selecionado ainda permanece como tipo 91. No entanto, ao tentar selecionar um cálculo desse tipo, uma mensagem de erro era exibida:
No Controle de Ponto e Refeitório não é permitido selecionar cálculo do tipo 91 - Adiantamento Salarial.
Correção efetuada: ajustamos o módulo de Controle de Ponto e Refeitório. A partir de agora, ao iniciar o sistema, o cálculo ativo não será definido automaticamente se o cálculo definido não pertencer aos seguintes tipos:
- 11 - Cálculo Mensal;
- 16 - Pagamento Intermitente;
- 21 - Primeira Semana;
- 23 - Última Semana;
- 41 - Primeira Quinzena;
- 42 - Segunda Quinzena.
Assim, o usuário deverá selecionar manualmente o código de cálculo desejado.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Definir Cálculo
Apuração do Ponto
Identificação correta de violação de Interjornada durante apuração do ponto
Problema: durante a apuração do ponto por exceção, a violação de Interjornada não era identificada, mesmo quando deveria ser registrada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para garantir que a violação de Interjornada seja calculada corretamente ao utilizar o ponto por exceção.
Resolução de inconsistências no histórico de apuração com data retroativa à admissão
Problema: quando criado um histórico de apuração acessando Colaboradores > Históricos > Apuração, o histórico era gerado com data retroativa à admissão do colaborador e com o campo Tipo de apuração igual a 0. Isso ocorria quando o processo automático de cálculo era executado um dia após a admissão, com o campo Dias Recalcular igual a 2.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para evitar a criação de históricos de apuração inválidos.
Local: Recursos > Processos > Automáticos > Cálculos (FR300CAL)
Relatórios
Relatório HRFI004.GER listava marcações desconsideradas de forma incorreta
Problema: ao listar o modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER), as marcações inválidas eram listadas incorretamente como marcações válidas.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para assegurar que as marcações inválidas sejam listadas corretamente.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Recursos
[XT] - Documentação descontinunação replica
A partir da versão 6.10.4, as aplicações Integra.exe e Replica.exe foram descontinuadas devido à incompatibilidade tecnológica. Outras rotinas já disponíveis no sistema poderão ser utilizadas como alternativas.
Locais:
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Conceito
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replicação de Colaboradores
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Procedimentos para Utilização da replicação
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Utilitários
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Resumo do Processo de Replicação
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Assinalamentos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Cadastros Necessários ao Processo
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Cadastro de Processos Automáticos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Cadastro de Servidores
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Definição do Fluxo da Informação
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Definições da Replicação - Tabelas e Campos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Link do Banco de Dados
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Consulta Registros para Replicar
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Log de Processos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Monitorar Processo
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Cadastro de Processos Automáticos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Serviço de Acesso ao Banco
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Tabelas Utilizadas na Replicação
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Replica > Replica > Validade das Triggers
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Disposições Gerais
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Execução da Integração
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Execução da Integração > Visualizar Log
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Características e Considerações Técnicas
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Características e Considerações Técnicas > Assinalamentos
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Características e Considerações Técnicas > Definição - Valores Padrões
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Características e Considerações Técnicas > Estrutura de Fornecimento das Informações
- Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Tratamentos Especiais da Rotina de Integração
Segurança do Trabalho
Pendência do leiaute S-2221 no Módulo Segurança e Medicina
Problema: quando o cliente possui apenas o módulo Segurança e Medicina, ao gerar o leiaute S-2221 de exame toxicológico com data anterior à admissão do colaborador, a pendência era descartada ao abrir a tela de geração de não periódicos.
Correção efetuada: o sistema foi ajustado para que, ao utilizar apenas o módulo Segurança e Medicina, sem o módulo Administração de Pessoal, a pendência do leiaute S-2221 não seja descartada.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Administração de Pessoal
Motor do eSocial agora valida tags do XML antes de tentar utilizá-las
Problema: o motor eSocial não importava o leiaute S-5003 para o sistema, pois esperava uma tag preenchida que podia ser nula no XML de retorno.
Correção efetuada: ajustamos o motor eSocial para validar algumas tags do XML antes de tentar utilizá-las.
Local: Motor eSocial
Otimização na rotina de atualização de dependentes eSocial
Problema: para um colaborador transferido de empresa, na mesma data de início, ao utilizar a rotina de Atualizar Dependentes eSocial em uma competência anterior à transferência, a rotina gerava uma pendência com data de referência da admissão da empresa anterior, apresentando o erro:
É necessário que exista um envio do leiaute S-1000 com recibo na competência MM/AAAA.
Correção efetuada: ajustamos a funcionalidade para que, ao informar uma competência anterior à admissão, um erro seja registrado no log e a pendência não seja gerada. Além disso, implementamos uma validação no processamento da pendência do leiaute S-2205, de modo que pendências com data de referência anterior à admissão do colaborador sejam automaticamente excluídas.
Local: eSocial > Utilitários > Atualizar Dependentes eSocial (FRGERADC)
Pendências com caracteres especiais nos leiautes Não Periódicos
Problema: ao gerar leiautes não periódicos e carregar as pendências, a seguinte mensagem era exibida Erro ao carregar lista de pendências: Expected a ',' or '}' at Character. Esse erro ocorria devido ao uso de caracteres especiais em campos de cadastro. No caso em questão, o problema foi causado pela presença de aspas duplas no nome de um dependente.
Correção efetuada: ajustamos o processamento das pendências na geração de leiautes não periódicos para remover caracteres especiais, incluindo:
- Remoção de aspas duplas não escapadas;
- Remoção da barra invertida no final do conjunto de caracteres;
- Remoção de barras invertidas que não precedem aspas;
- Remoção de caracteres de retorno de carro; e
- Substituição de quebras de linha (\n) por espaços.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Banco de Horas
Recomendações para inserção de novas empresas no banco de horas
Atualizamos a documentação do Cadastro do banco de horas, incluindo uma nova observação sobre a inserção de uma nova empresa. Se o primeiro código de cálculo tiver uma data posterior à data inicial do banco, é necessário criar um novo banco de horas. Essa medida garante que os cálculos de compensação sejam realizados corretamente.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Banco de Horas > Cadastrar banco de horas
Processos automáticos
Melhoria na rotina de envio de gestores para o Marcação de Ponto
Ajustamos a rotina de envio de colaboradores para o Marcação de Ponto para que, se o posto de gestor não estiver ocupado, sejam enviados gestores de postos superiores na hierarquia. O envio do gestor é uma configuração opcional, realizada no campo Gestor Mobilidade, na guia Mobilidade do cadastro da Empresa.
Local: Marcação de Ponto > Importação e exportação dos dados > Processos automáticos
Lotação x Posto
Ajuste na normalização de quadro efetivo
Problema: ao efetuar a normalização do quadro efetivo em base Oracle, quando o quadro de vagas apresentava uma requisição a mais, não ajustava a requisição. O sistema buscava a informação da tabela R126CPE, campo canefe, de forma que não funcionava em Oracle, resultando na não atualização do quadro de vagas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao efetuar a normalização, busque corretamente as informações da tabela R126CPE e atualize o quadro de vagas normalmente.
Local: Lotação x Posto > Normalização > Efetivo (FRNRPEFE)
Orçamento
Exibição de valores na grade Previstos após importação da tabela R195PPC
Problema: após a importação de informações da tabela R195PPC, ao acessar a funcionalidade, a grade Previstos apresentava os valores no mês errado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apresentar os valores no mês correto.
Local: Orçamento > Cenário > Eventos > Manutenção de Itens (FRMANITE)
Candidatos
Cadastro de Ficha Médica
Problema: no módulo Segurança e Medicina, o sistema permitia cadastrar mais de uma ficha médica para o mesmo candidato em empresas diferentes. No módulo Recrutamento e Seleção, ao acessar o cadastro do candidato e clicar no botão Exames, a mensagem exibida era: O Colaborador não possui exames, referindo-se a colaborador em vez de candidato.
Correção efetuada: no módulo Segurança e Medicina, ajustamos o sistema para impedir o cadastro de múltiplas fichas médicas para o mesmo candidato, independentemente da empresa. No módulo Recrutamento e Seleção, a mensagem foi corrigida para referenciar candidato corretamente.
Locais:
- Medicina > Ficha Médica > Cadastro - (FR110FIC)
- Candidatos > Cadastro - (FR122CEX)
Gestão de GHE
Nova observação na documentação Perigos/Fatores de Risco
Incluímos uma observação dentro da documentação de Perigos/Fatores de Risco. Informamos que se o campo Informar Intervalo estiver marcado como Sim, o sistema usará os operadores >= e <= para as quantificações. O valor sugerido só mudará se a opção Alterar for escolhida. Acessar o registro existente não causará modificações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Gestão de GHE > Perigos/Fatores de Risco
Medicina
Cadastro de Ficha Médica
Problema: no módulo Segurança e Medicina, o sistema permitia cadastrar mais de uma ficha médica para o mesmo candidato em empresas diferentes. No módulo Recrutamento e Seleção, ao acessar o cadastro do candidato e clicar no botão Exames, a mensagem exibida era: O Colaborador não possui exames, referindo-se a colaborador em vez de candidato.
Correção efetuada: no módulo Segurança e Medicina, ajustamos o sistema para impedir o cadastro de múltiplas fichas médicas para o mesmo candidato, independentemente da empresa. No módulo Recrutamento e Seleção, a mensagem foi corrigida para referenciar candidato corretamente.
Locais:
- Medicina > Ficha Médica > Cadastro - (FR110FIC)
- Candidatos > Cadastro - (FR122CEX)
Rotinas Auxiliares
Ajuste na configuração do WildFly para acessar a Ferramenta de documentação (SeniorDeployTool)
Problema: ao tentar acessar a Ferramenta de documentação (SeniorDeployTool) em ambientes com configuração de múltiplos servidores no WildFly, era exibida a seguinte mensagem de erro Unable to create instance of class com.senior.instsvc.JEECluster. Registering an InstanceCreator or a TypeAdapter for this type, or adding a no-args constructor may fix this problem.
Correção efetuada: ajustamos a configuração dos servidores no WildFly para corrigir o problema de criação de instâncias. Desta forma, é permitido acessar a Ferramenta de documentação (SeniorDeployTool) em ambientes com múltiplos servidores configurados. Assim, o processo de autenticação passou a funcionar normalmente.
Gerenciamento de Usuários
Reparo nas rotinas da tabela de Grupos de Acesso dos usuários na base de dados
Problema: ao tentar integrar um sistema com outro, como por exemplo, a conexão entre HCM e ERP, era exibida a mensagem de erro Tabela R903AGR inexistente na base de dados. Esse erro estava relacionado à tabela de Grupos de Acesso dos usuários, o que impedia a realização de qualquer integração entre os sistemas. Além disso, ocorria uma falha ao executar a função LSP SegEntGrava, quando usada em conjunto com a função LSP SegGrpAdicMem, pois essa função também adiciona informações na tabela. Vale ressaltar que esse problema poderia acontecer em qualquer funcionalidade que adicionasse informações na tabela.
Correção efetuada: reparamos as rotinas responsáveis pela tabela de Grupos de Acesso dos usuários na base de dados. Desta maneira, a integração entre sistemas e a execução das funções LSP são executadas corretamente, sem exibir mensagem de erro.
Componentes Visuais
Correção na mensagem de conexão perdida com o banco de dados
Problema: quando o sistema perdia a conexão com o banco de dados, a mensagem Abstract Error era exibida. Com isso, o sistema travava e impedia o usuário de reiniciá-lo.
Correção efetuada: corrigimos a mensagem para Erro de acesso ao banco de dados. O sistema será encerrado. Assim, o sistema é encerrado automaticamente, informa ao usuário sobre o motivo e permite que o sistema reinicie normalmente.
Cursos
Ajuste na gravação de dados de certificado
Problema: o sistema gravava informações incorretas no campo NumCer, registrando o número de cadastro do participante em vez do número do certificado. Quando o número de cadastro do colaborador ultrapassava cinco posições, o banco Oracle apresentava um erro:
Erro do Banco (1438): ORA-01438: value larger than specified precision allowed for this column.
Correção efetuada: ajustamos a gravação do número de certificado para registrar corretamente o valor informado, em vez do número de cadastro do colaborador.
Local: Treinamento > Turmas > Avaliar (FR140NPC)
Login
Geração de Nova Senha
Problema: ao selecionar a opção Gerar nova senha e enviar por e-mail e responder a pergunta Deseja que uma nova senha seja enviada para o e-mail? com Não, o sistema não permitia o fechamento.
Correção efetuada: atualizamos a rotina para permitir o fechamento do sistema ao recusar o envio do e-mail.
| Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |
English
Español
English
Español


