eSocial | Informativo do Suporte nº1 - 20/03/2018
Eventos extemporâneos são aqueles cuja data de envio é posterior à data de sua ocorrência e já existe outro evento com data de ocorrência posterior recepcionado pelo governo. Exemplo:
- S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo recepcionado em 01/03/2018;
- S-2205 – Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador recepcionado em 05/03/2018;
- S-2230 – Afastamento Temporário enviado em 06/03/2018, cujo atestado se refere ao dia 03/03/2018.
O governo não aceita o afastamento, pois ele ocorreu antes da alteração cadastral. Seria aceito se a ordem cronológica fosse seguida.
No Manual de Orientação do eSocial (MOS versão 2.4 de Setembro/2017) consta que os eventos extemporâneos seriam aceitos a partir de 01/03/2018 e a Senior preparou todo o sistema para trabalhar de acordo com o manual.
Temos uma tarefa em andamento junto a área de Produto para definir se realmente os arquivos não serão aceitos pelo Governo e se será necessária alguma mudança no sistema ou não, porém dependemos de um retorno do Governo e nosso canal de comunicação para este tipo de assunto é o mesmo dos clientes, ou seja, através do Portal do eSocial. Já temos uma questão cadastrada lá e também estamos levantando o assunto no grupo de empresas, mas ainda não tivemos retorno.
Orientamos aos clientes que possuem essa divergência a registrar uma questão no Portal do eSocial, na tentativa do Governo apresentar uma solução o quanto antes. Existe uma previsão por parte do Governo que essa liberação acontecerá em abril, porém essa informação não foi divulgada oficialmente.
Para os cenários cujo evento intermediário seja o S-2205 e/ou o S-2206, não temos um contorno porque não existe a exclusão desses leiautes, apenas retificação. Dessa forma os arquivos posteriores aos leiautes S-2205 e S-2206, cuja ocorrência é anterior, não subirão enquanto o Governo não liberar a recepção dos extemporâneos em seu ambiente.
Quando o evento intermediário é o S-2230, como contorno é possível excluí-lo e enviar os eventos necessários na ordem cronológica dos fatos:
Cenário:
- S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo recepcionado em 01/03/2018;
- S-2230 – Afastamento Temporário enviado em 08/03/2018, cujo atestado se refere ao dia 07/03/2018;
- S-2206 – Alteração de Contrato de Trabalho enviado em 09/03/2018, cuja ocorrência se refere ao dia 05/03/2018 (alteração de cargo, por exemplo).
O Governo não irá recepcionar o leiaute S-2206 nesse cenário. Contorno:
- Excluir o lançamento do atestado;
- Gerar não periódicos para enviar o leiaute S-3000 que excluirá o S-2230;
- Aguardar o recibo do Governo no S-3000;
- Enviar o leiaute S-2206 selecionando o mesmo na Consulta de Pendências e clicar em Enviar;
- Aguardar o recibo do Governo no S-2206;
- Incluir novamente o atestado, gerar não periódicos e enviar o S-2230.
Nesse mesmo cenário, quando o S-2230 se refere a férias, é possível seguir o mesmo procedimento excluindo o recibo de férias e enviando os leiautes na ordem cronológica dos fatos.
Quando o evento não recepcionado pelo Governo é o S-2200 Retificador, lembrar que a retificação se refere à admissão, então todos os eventos recepcionados após o envio do primeiro S-2200 (inclusão) precisam ser excluídos para que o Governo aceite a retificação.
Quando há desligamento a ser enviado (S-2299) e existem leiautes S-2205 e/ou S-2206 f
- Recalcular a rescisão;
- Efetuar o fechamento da demissão (observar que o colaborador fica na cor azul e, ao processar, o sistema informa que os eventos futuros serão excluídos);
- Gerar não periódicos selecionando somente o colaborador e processar somente o leiaute S-3000;
- Na consulta de pendências observar que para cada S-2205 e/ou S-2206 futuro, foi gerado um leiaute S-3000;
- Enviar os leiautes S-3000 individualmente em ordem cronológica inversa, conforme exemplo:
- S-2206 recepcionado em 13/03/2018;
- S-2205 recepcionado em 12/03/2018;
- Identificar o S-3000 do último evento recepcionado (nesse caso S-2206), enviar e aguardar o retorno do Governo. Em seguida enviar o S-3000 do penúltimo evento recepcionado e aguardar o retorno do Governo. E assim sucessivamente, caso existam mais eventos futuros à demissão.
- Gerar não periódicos para processamento e envio do leiaute S-2299 do colaborador.
Para todos os casos em que algum contorno for aplicado, atentar aos prazos de envio dos leiautes.
Por exemplo: rescisão por término de contrato a termo (onde não está sendo possível efetuar o fechamento da demissão) ou rescisão recalculada onde está retorna erro referente a retificação, verificar os itens abaixo:
- Atualizar para a versão liberada em 09/03/2018, onde ocorreram ajustes com relação ao leiaute S-2299;
- Checar se a duração do contrato informada na ficha complementar está correta (validar através do relatório 001 em Colaboradores > Documentos > Prazos contratos);
- Verificar se constam pendências a serem enviadas para este colaborador no menu eSocial > Consultar Pendências. Caso constar, realizar os envios e aguardar o retorno do Governo;
- Acessar o menu eSocial > Gerar Não Periódicos, não informar abrangência de leiaute e somente informar o colaborador, clicar em "Carregar". Se houver algum registro pendente, realizar o processamento e envio. Aguardar retorno do Governo;
- Efetuar o procedimento de conversão que foi liberado para ajustar esta situação (menu Diversos > Utilitários > Conversões eSocial > Data Término Contrato);
- Gerar os não periódicos (eSocial > Gerar Não Periódicos) selecionando na tela de geração apenas o cadastro do colaborador, sem informar um leiaute específico, assim será carregado o leiaute S2200; - Enviar o leiaute S-2200 e aguardar o retorno do Governo;
- Enviar o leiaute S-2299 e aguardar o retorno do Governo.
Observação
Caso possua pendências futuras geradas, como por exemplo S-2206 (uma alteração contratual após a data da rescisão), deverá recalcular a rescisão e efetuar o fechamento de demissão.
Neste caso deverá efetuar abertura de chamado para o suporte com as seguintes informações:
- Qual a versão do eDocs?
- Caso esteja no eDocs na versão 5.8.10.17 ou superior, qual foi a ordem de atualização? Primeiro eDocs e depois Administração de Pessoal?
- No eDocs qual status das pendências?
Encaminhar as seguintes informações para análise:
- Print do eDocs, tela de consulta Eventos Iniciais, Eventos Não Periódicos;
- Log do importador (Fica armazenado na pasta de log do eDocs);
- Log do Receiver (Diversos > Definições do eSocial – Diretório dos Arquivos de Log);
- Retorno do select:
1 2 3 4 5 6 |
SELECT NOMCAM, VALSTR, NOMTEL FROM R000ENT WHERE CODUSU = :NUMEMP AND NOMTEL = 'CNV.MOTOR.EMP'
:NUMEMP – Inserir código da empresa |
O Governo lançou um novo layout para o eSocial. A Senior está trabalhando nas alterações
divulgadas neste layout e assim que o Governo divulgar quando o mesmo será aplicado em sua base,
divulgaremos a data de liberação do Administração de Pessoal.
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