eSocial | Informativo do Suporte nº2 - 26/03/2018
Ao gerar o evento Não Periódico S-2299 Desligamentos, ocorre o seguinte erro: " O somatório dos Vencimentos deve ser maior ou igual o somatório dos Descontos. Verifique o cálculo da rescisão. Vencimentos: xxxx. Descontos yyyy."
Deve-se verificar se todos os eventos calculados na rescisão possuem Natureza eSocial. (Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, pasta Incidência). Todos os eventos, exceto evento Liquido da Rescisão, devem possuir a Natureza eSocial, os eventos que não possuírem Natureza, deve-se informar.
Até podem existir eventos na rescisão que não serão enviados, mas esses não podem fazer parte dos proventos e descontos, ou seja, serão apenas informativo, tipo do evento 4, 5 ou 6.
Após alteração do evento é necessário recalcular a rescisão e posteriormente realizar o envio do Evento S-1010 para os mesmos.
Erro ao integrar arquivo: mensagem: Arquivo XML não segue o formato exigido: The ‘http://www.esocial.gov.br/schema/v02_04_01”.. The value is invalid according to its datatype “String” – The actual length is less than the MinLength value.
Verificar os detalhes da mensagem, pois ali é possível identificar o campo com erro, o valor que consta no campo e a linha que está com erro dentro do XML.
Para visualizar a linha que está com erro, basta acessar eSocial > Consultar Pendências, buscar o leiaute com erro retornado, clicar com o botão direito em cima e “salvar XML”. Após identificar, efetuar a correção no campo e gerar não periódicos novamente.
Verifique o cadastro de descontos de plano de saúde no menu Anuais. É necessário possuir as informações do plano de saúde na tela dos Anuais em Anuais > Informe/Dirf > Desconto Plano de Saúde > Alterar. Isso ocorre pois é necessário enviar mensalmente (e na rescisão) ao governo as informações do Plano, Seguradora e Dependentes, e o sistema buscará as informações abaixo desta tela, conforme leiaute:
Neste caso será necessário incluir o valor na tela de “Alterar Plano de Saúde”. O inverso também poderá ocorrer (haver lançamento na tela de “alterar plano de saúde” no menu Anuais e não ter evento com natureza eSocial 9219 na rescisão), neste caso, será necessário verificar se o desconto ocorreu em rescisão com a natureza eSocial correta. Em ambos os casos será necessário recalcular a rescisão, realizar o fechamento e gerar novamente o S-2299.
O eSocial não está aceitando o leiaute S-2210, os eventos enviados estão retornando com o erro “O evento somente será aceito após o início da obrigatoriedade do empregador”.
Isso ocorre porque o S-2210 faz parte do grupo de leiautes relativos a segurança e saúde do trabalho, que de acordo com o cronograma, entrarão no eSocial em um momento futuro. Desta forma, a partir da versão 6.2.32.55, liberada em 23/02/2018, não será mais gerado o leiaute S-2210 pelo Administração de Pessoal.
Com o início da obrigatoriedade do envio dos eventos relacionados ao eSocial, o sistema Senior passa a gerar informações importantes que serão armazenadas na base de dados do Governo. Essas informações deverão ter total consistência entre os eventos existentes no Gestão de Pessoas | HCM e os enviados para o ambiente do Governo.
Diante disso, percebemos que alguns clientes estão executando procedimentos indevidos através de comandos diretamente no banco de dados, o que pode acarretar sérios problemas, principalmente a impossibilidade de recuperar os registros alterados ou apagados. Consequências de realizar os comandos no banco:
Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, existem meios oficiais através de leiautes de alteração e exclusão, como por exemplo S-3000 - Exclusão de Eventos.
Ao realizar estas operações manualmente no banco de dados, o sistema não gera as devidas pendências para o eSocial. Isto causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e do Governo.
Atenção
Ressaltamos que o Gestão de Pessoas | HCM realiza as consistências e gera as pendências corretamente. Por isso, visando o bem-estar das empresas e com o intuito de evitar notificações futuras, é expressamente proibido realizar qualquer comando diretamente no banco de dados sem orientação específica da Senior Sistemas.
Existindo dúvidas, sugerimos que entrem em contato com a área de suporte, via 0800net. Exemplos de situações onde a intervenção via banco de dados impacta:
- Alteração de tipo de ambiente na tela de definições do eSocial (mudando de 1 (produção) para 2 (produção restrita)). Via sistema esta mudança não é possível de ser efetuada. Impacto: Serão gerados xmls com informação de tipo de ambiente incorreto, sendo necessário execução de procedimentos via banco de dados para correção;
- Erros na geração das pendências - “Status com PID XXXXXXXXXXXXXXXXXXX não encontrado” na tabela XXXX. Esta mensagem indica que registros de pendências foram deletados via banco de dados, mantendo no sistema registros relacionados;
- Não geração de pendências – Exemplo: Efetuado cadastro de colaborador, enviado o leiaute S2200 para o eSocial. Após excluído colaborador via banco de dados. Para excluir o colaborador do eSocial deve enviar o leiaute S-3000, porém o sistema não irá gerar a pendência, pois a exclusão do cadastro do colaborador foi realizada via banco de dados.