eSocial | Informativo do Suporte nº11 - 05/06/2018
Ao gerar, pela primeira vez (relativo aos pagamentos ocorridos no mês em vigor) o leiaute S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho, caso o colaborador tivesse duas categorias eSocial (731 e 722, por exemplo), o sistema considerava apenas as remunerações de uma das categorias no XML.
O problema ocorria excepcionalmente no primeiro mês, onde não existe um S-1200 que antecede o envio do S-1210, sendo levada desta forma, a tag <infoPgtoAnt>.
A correção dessa situação foi liberada na versão 6.2.32.70, em 30/05/2018. Entretanto, caso alguma empresa se enquadre nesta situação (de possuir colaboradores com mais de uma categoria eSocial), e já tenha realizado a geração e envio do S-1210, será necessário retificar este leiaute:
- Acessar eSocial > Eventos Periódicos > Envio da declaração mensal;
- Selecionar a competência 05/2018, o tipo de folha 1 e o tipo de envio 2 – Total, na guia “seleção”, informar somente os cadastros dos colaboradores que possuem duas categorias eSocial. Ou deixar sem abrangência para gerar novamente todos os S-1210 como retificação.
- Na grid, selecionar o leiaute S-1210.
Verificamos que, para fins de geração do leiaute S-1210, o sistema não está respeitando as "exceções de cálculo" definidas na guia "exceções" em Cálculos > Definir Cálculo.
Por exemplo, em determinada empresa, o pagamento ocorre no dia 06/07/2018, mas para horistas ocorre em 30/06/2018 (informação que consta na guia “exceções”), sistema gera o S-1210 do pagamento efetuado em 30/06 somente quando informado período de apuração "07/2018", pois leva em consideração apenas a data informada na guia “Cálculo”.
A correção para este problema está prevista para ser liberada no dia 08/06/2018. Caso o cliente se enquadre neste cenário (trabalhe com data de pagamento diferente informando a guia “exceções”), deverá abrir chamado para o Suporte solicitando uma versão alfa desta correção para realizar corretamente o envio do leiaute S-1210 em 07/06/2018.
Disponibilizamos um vídeo explicando como proceder para ajustar um Erro Retornado no eSocial e como é apresentado seu ajuste no sistema:
Ao enviar o leiaute S-1210 referente a colaboradores que: possuem a ficha financeira de 04/2018 com data de pagamento em maio, onde o líquido está igual a zero pois estavam afastados e consequentemente não possuem base de IR, ocorre o erro "Erro ao integrar arquivo: mensagem: Arquivo XML não segue o formado exigido: The element 'detPgtoAnt' in namespace has incomplete content.
Verificamos também que estes colaboradores receberam alta e tiveram rescisão cujo pagamento também ocorreu em maio, o evento S-2299 gerou corretamente com as devidas verbas.
Neste caso, verificamos que no S-1210 está gerando indevidamente a ‘tag’ com informações de pagamento anterior.
A situação está sendo corrigida e será liberada nas versões do dia 08/06/2018.
Ao enviar o S-1210 retorna com o seguinte erro: 8 Grupo 'Pensão Alimentícia' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento /eSocial/evtPgtos/idebenef/infoPgto[2]/detPgtoFl/retPgtoTot[3].
Essa situação ocorre quando na folha mensal tem valores de pensão do mês e de férias. No xml o valor da pensão das férias está sendo gerado no tpPgto 1 - pagamento do mês.
Caso você tenha este erro, ao abrir o chamado envie o print da ficha financeira e o xml do layouts S-1210. Esta situação esta sendo verificada pelo desenvolvimento.
Em Empresas > Definições do eSocial, existe o campo Consistir fechamento folha S-1299, onde deve-se informar se deseja ou não que o sistema faça as críticas que o eSocial faria para aceitação do leiaute S-1299.
Os itens criticados estão detalhados na documentação, caso você não queira que o sistema critique, basta informar “N” neste campo e o S-1299 será enviado sem críticas, ficando a cargo do eSocial rejeitar ou aprovar o arquivo.