eSocial | Informativo do Suporte nº14 - 27/06/2018
Criamos uma página com a descrição completa sobre como conferir valores enviados ao eSocial nos layouts periódicos.
Disponibilizamos uma página com a documentação completa sobre a DCTFWeb, para que você possa entender e se preparar para esta nova obrigação legal.
O ambiente de testes também já esta disponível, conforme divulgamos anteriormente.
Fique ligado! No inicio de Julho haverá um webinar sobre este tema, você receberá um convite para a inscrição assim que definida a data.
Ao enviar o leiaute S-1299 está retornando com a crítica: 162 - O Trabalhador com Matrícula: SEDEMONSTRA000000000000000055 consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração.
Como ajustar:
- Efetuar um select na R034MAT buscando pela matrícula informada no erro (lembrando que matrícula eSocial é diferente de cadastro do colaborador);
- Se o select acima retornar resultados, será demonstrado o cadastro do colaborador e significa que falta a empresa gerar o leiaute S-1200 deste cadastro. Se o colaborador está afastado, falta a empresa enviar o S-2230 informando o afastamento (assim não será necessário enviar o S-1200). Efetuar os ajustes necessários e posteriormente enviar o S-1299.
- Se o select na R034MAT para a matrícula em questão não retornar resultados, significa que o colaborador que possuía esta matrícula foi excluído do sistema, neste caso, seguir os passos abaixo:
- Acessar eSocial > Consultar Pendências, filtrar pela data de 01/01/2018 a atual e pelo leiaute S-3000. No campo “resumo” pode ser informado “S-2200”, desta forma, serão demonstrados todos os S-3000 gerados para excluir admissões enviadas no S-2200. Verificar nos leiautes demonstrados, se existe algum S-3000 que não foi recepcionado pelo eSocial (Exemplo: erro retornado, erro tratado, recibo informado manualmente). Repetir o mesmo procedimento, porém desta vez filtrando pelo leiaute S-2300.
- Se existir algum S-3000 de exclusão do S-2200/S-2300 que não tenha sido recepcionado, será necessário dar dois cliques em cima do resumo para identificarmos o CPF informado dentro do leiaute S-3000;
- Acessar o portal eSocial, e pesquisar pelo número de CPF em questão. Desta forma, serão exibidos os cadastros ativos no eSocial para este CPF e suas respectivas matrículas. Conferir se a matrícula que consta ali indevidamente (pois o colaborador foi excluído) é a matrícula que acusa no erro retornado do S-1299 (no nosso exemplo, SEDEMONSTRA000000000000000055);
- Verificar qual o erro retornado no leiaute S-3000 e corrigir o erro afim de enviá-lo ao eSocial. Na maioria dos casos que temos observado, o erro está no número do PIS (enviou o S-2200 com um PIS, alterou na ficha básica, gerou o S-3000 para excluir o S-2200 com PIS incorreto mas já como novo número de PIS, ocasionando erro no S-3000). Se a mensagem apresentada for com relação a “NIS Inválido”, efetuar o ajuste de acordo com os passos abaixo.
Como ajustar o PIS informado no leiaute S-3000 para que seja enviado:
O ajuste a ser necessário é efetuar alteração no S-3000 gerado, de forma inserir o NIS antigo (que foi informado incorretamente) no S-3000, possibilitando seu recebimento pelo portal eSocial.
Observação
Deverá ser analisado se de fato o seu cenário é relatado abaixo. Se algo for diferente (o problema não estiver no NIS, por exemplo), a alternativa pode não se aplicar.
- Depois de já ter identificado no passo acima que aquele S-3000 se refere de fato a matrícula que ser excluir;
- Acessar o eDocs > eSocial > Armazenamento XML, acessar a guia “não periódicos”, filtrar pelo leiaute S-2200 (ou S-2300 dependendo do caso) e pelo CPF do colaborador em questão:
- Se o colaborador possui dois S-2200/S-2300, serão demonstrados dois leiautes, clique na “setinha” ao lado de “XML” e “Todos os documentos filtrados”:
- Será demonstrada uma mensagem questionando se você quer baixar todos os leiautes demonstrados, você confirma e abre a pastinha onde os XMLs foram baixados. Nesta pastinha serão demonstrados os XMLs de todos os leiautes filtrados, você abre os dois XMLs e verifica em qual deles o PIS está diferente daquele que foi informado no S-3000. Exemplo: Se no S-3000 consta o PIS XXXX e este foi recusado, você deve informar o PIS antigo (incorreto) que era YYYY, copie este número de PIS diferente:
- Feito isso, efetue um select no CBDS da seguinte forma:
Select * from R350eev where cpftra = XXX and numemp = ZZ
Substitua o XXX pelo CPF do colaborador e o ZZ pelo número da empresa.
Confirme que no select acima retornará apenas 1 resultado. - Depois disso, efetue um update no CBDS da seguinte forma:
Update R350eev set nistra = YYY where cpftra = XXX and numemp = ZZ
Substitua o YYY pelo NIS antigo (que você copiou do XML do eDocs), o XXX pelo CPF do colaborador e o ZZ pelo número da empresa. - Feito isso, basta marcar o S-3000 que está com “erro retornado” e enviá-lo novamente, possibilitando assim, a exclusão deste colaborador no eSocial.
- Acessar eSocial > Consultar Pendências, filtrar pela data de 01/01/2018 a atual e pelo leiaute S-3000. No campo “resumo” pode ser informado “S-2200”, desta forma, serão demonstrados todos os S-3000 gerados para excluir admissões enviadas no S-2200. Verificar nos leiautes demonstrados, se existe algum S-3000 que não foi recepcionado pelo eSocial (Exemplo: erro retornado, erro tratado, recibo informado manualmente). Repetir o mesmo procedimento, porém desta vez filtrando pelo leiaute S-2300.
As alterações referentes a esta nota técnica foram feitas no sistema e liberadas em 22/06/2018, conforme publicado no Notas da Versão da release 6.2.33.43.
Foram realizadas diversas correções/ajustes no sistema para geração destes layouts. Por este motivo, recomendamos que os clientes atualizem sua versão, para a versão mais recente liberada, antes do próximo envio destes arquivos.
Conforme notícia divulgada ontem, as datas utilizadas para simulação do teste do faseamento, deixaram de utilizar o ano 2016 e passaram a utilizar:
- Janeiro/2017 - eventos iniciais e de tabelas;
- Março/2017 - eventos não periódicos;
- Maio/2017 - eventos periódicos.
Esta mudança não impacta os clientes que já utilizam o tipo de ambiente: 1-Produção.
Veja abaixo a instrução completa de como ajustar as parametrizações no Administração de Pessoal para essa mudança:
- Acesse a tela de Definições do eSocial. No campo Tipo de ambiente, confira se a opção 2 – Produção Restrita está preenchida e clique no botão Excluir dados de produção restrita.
- Clique em Sim na mensagem exibida para confirmar a operação.
- Acesse a tela de Consulta Pendências do eSocial e aguarde o retorno do eDocs.
- Será recebido um retorno com o status Erro Retornado.
- Acesse novamente a tela de Definições do eSocial e informe as novas datas:
- Início Tabelas: 08/01/2017
- Início Não Periódicos: 01/03/2017
- Início Periódicos: 01/05/2017
- Data início versão 2.4.02: 01/01/2017
- Acesse a tela de Gerar Tabelas, gere o leiaute S-1000 e após o retorno com sucesso do S-1000, envie as demais tabelas, eventos periódicos e não periódicos.