eSocial | Informativo do Suporte nº22 - 21/08/2018
Na importação de notas de produtor rural entre ERP e Administração de Pessoal não estão sendo levadas as informações do RAT.
Isso ocorre porque atualmente o módulo do ERP não possui um campo específico para informar a alíquota RAT.
Desta forma, após a importação das NFs é necessário preencher a informação do RAT de forma manual em Cálculos > Terceiros > Aquisição de Produção Rural.
Temos previsto uma implementação neste sentido (no módulo ERP), para 11/2018.
Este problema ocorria excepcionalmente a partir da versão 6.2.33.49, onde ao gerar o leiaute S-1210 de colaborador que possui pagamento de pensão alimentícia, ocorria o erro acima sempre que o dependente beneficiário da pensão não havia sido enviado ao eSocial.
A correção deste problema foi liberada na versão 6.2.33.52.
Na versão que será disponibilizada em 24/08/2018: 6.2.33.54 serão implementadas melhorias nos relatórios S-5001 e S-5002 para facilitar a conferência do fechamento da folha de pagamento do administração de pessoal x eSocial.
Algumas alterações efetuadas foram: abrangência de filial, cadastro, tipo de colaborador e não serão mais demonstrados colaboradores inativos ou que estão fora da abrangência.
Para clientes que possuem diferença de INSS /IRRF entre o retornado no S-5011 e S-5012 do calculado pelo sistema, recomendamos a atualização para utilizar os novos relatórios.
Desde a versão 6.2.33.46 foi implementada no sistema a rotina de alteração de número de PIS, disponível em eSocial > Colaboradores > Alteração de PIS.
Esta rotina gera novos leiautes de retificação para cada leiaute enviado após a data da alteração do PIS.
Em determinado cenário, verificamos que ao serem enviados para o governo estes leiautes de retificação retornaram com o erro de que o nome da colaboradora é diferente do que consta na Receita Federal, isso ocorre porque a colaboradora alterou o nome de casada para solteira na Receita Federal. Como os retificadores foram enviados somente na data atual, o governo faz a qualificação cadastral em cima do novo nome e retorna com erro.
Clientes nesta situação orientamos abrir uma questão no Portal do eSocial, para que verifiquem o que é correto, pois na época dos envios dos arquivos originais o nome da colaboradora era o de casada.