eSocial | Informativo do Suporte nº23 - 28/08/2018
Em alguns envios e determinadas datas, o retorno do governo no envio realizado está lento, chegando a demorar 20 minutos no retorno do envio de um único xml. Esta demora não possui relação com problemas no eDocs ou no Administração de Pessoal. Recomendamos que ao realizar algum envio, se o retorno demorar, deve acessar o eDocs e verificar a situação do documento.
- Se a situação estiver como “enviado”, significa que está aguardando retorno do eSocial;
- Se a situação estiver como “recebido” deve ser analisado o log do eDocs (sde.log) disponível no diretório de instalação do eDocs, pasta Comum > Log, para identificação de erros ou inconsistências nas configurações;
Realizamos vários ajustes no eDocs com relação a data enviada pelo eSocial nos retornos. Além de outros ajustes relacionados a Unificação dos Arquivos e Serial (proprietária on line). Desta forma, recomendamos que a versão do eDocs seja atualizada para última versão disponível no FTP. Veja no Notas da Versão a descrição completa da versão mais recente: 5.8.10.43.
Conforme consta no portal eSocial, o prazo de envio de tabelas referente às empresas da segunda onda está acabando. O prazo para o envio dos leiautes de tabelas e eventos iniciais para empresas da segunda onda finaliza em 31/08/2018. Veja a notícia completa aqui no Portal de Exigências Legais:
- 15/08/2018 | eSocial - Atenção ao fim do prazo de envio de tabelas para empresas da 2ª onda
Recomendamos que os envios para o eSocial sejam realizados pelo sistema. Em algumas situações, está habilitado para o usuário a forma de inserção/edição e exclusão no Portal Web do eSocial:
Desta forma, caso seja verificada situação onde a inserção dos dados tenha origem “03”, para ajuste da base, a correção será tratada como Serviço pelo Suporte.
Esta informação poderá ser verificada na consulta do evento enviado na identificação do mesmo. Quando o evento estiver com a origem abaixo, significa que a inclusão foi manual (não ocorreu o envio via sistema):
Importante
Reforçamos que a consulta dos eventos deve estar habilitada apenas no módulo web.
Conforme comunicado aqui no Portal de Exigências Legais, o ambiente de Produção Restrita do eSocial ficará fora do ar para procedimento de limpeza da base de dados:
- 21/08/2018 | eSocial - Limpeza da base de dados do ambiente de produção restrita acontecerá em 27/08
Após esta data é necessário iniciar nova geração de tabelas para o ambiente de produção restrita (teste). Acessar o menu de definições do eSocial, clicar no botão “excluir dados produção restrita” e iniciar nova geração de tabelas.
A Senior disponibilizou um guia contendo os 10 passos, e sua explicação completa, para entrega da DCTFWeb. Acesse e confira todas as informações: