eSocial | Informativo do Suporte nº52 - 28/08/2019
Gestão de Pessoas | HCM
O prazo de envio do S-1299 foi alterado para dia 15 de cada mês, mas é de extrema importância que os envios sejam feitos com antecedência. Desta maneira o Suporte da Senior poderá atender a expectativa do prazo de resposta e resolução dos chamados, garantido os cumprimentos dos prazos.
http://portal.esocial.gov.br/noticias/comite-gestor-confirma-que-havera-mudanca-no-prazo-de-envio-do-fechamento-de-folha
Em geral o erro 409 não está ligado ao Produto Senior e sim ao cadastro da outorga para o eSocial no eCAC, geralmente ocorre em casos onde os envios são realizados com procuração eletrônica.
Por isso é importante certificar-se de que a procuração está valida e com os poderes necessários para uso do eSocial.
Abaixo estamos enviando orientação da dica 20337 de nosso Banco de Soluções sobre o assunto:
Para que seja possível utilizar outorga no eSocial, deve verificar as orientações do Portal do eSocial, disponíveis no link:
https://portal.esocial.gov.br/manuais/orientacoes-assinatura-digital-e-procuracao-eletronica
Providenciar a atualização do eDocs para versão igual ou posterior a 5.8.11.26.
Na versão do dia 16/08/2019, liberamos uma implementação no eDocs com a opção "Rejeitar eventos em caso de rejeições não catalogadas do SERPRO".
Esta implementação foi necessária, pois identificamos que muitos leiautes que retornavam com erro 301, referiam-se a uma falha temporária no ambiente do governo onde, na verdade o leiaute foi inserido com sucesso no sistema do eSocial.
Por este motivo, caso o sistema de Gestão de Pessoas reenviasse o leiaute, o mesmo poderia retornar com erro 106, 459 ou 537.
Por padrão, o parâmetro criado será definido como "Não" (manter assinalado com Não). Assim, quando identificar que o leiaute retornou com a crítica 301, eDocs continuará tentando realizar o envio/consulta dos eventos automaticamente, até conseguir comunicação com sucesso, sem que seja necessário reenviar o leiaute pelo sistema de Gestão de Pessoas.
Desta forma, caso algum envio esteja no Sistema de Gestão de Pessoas com a situação "Aguardando retorno" na tela de consulta de pendências, verifique no eDocs qual a situação/status do leiaute (dúvidas para consultar o status do evento no eDocs, consultar o anexo da dica 21975). Se a situação persistir, entre em contato com o suporte.
Na versão 6.2.33.103 tivemos um problema na atualização de histórico.
Quando existia a necessidade de atualizar o término de contrato do colaborador (R034CPL) o sistema não finalizava o processamento de atualização de histórico.
Como consequência eram geradas várias (milhares) pendências eSocial de término de contrato (R350PEN).
Estou na 6.2.33.103, o que fazer?
Clientes que baixaram a mídia da versão 6.2.33 disponibilizada no dia 16/08 e no dia 23/08 até as 21hrs, devem baixar a mídia novamente.
Identificamos um problema que pode causar falha ao inicializar o Gestão de Pessoas depois de atualizar o ambiente utilizando os arquivos do período mencionado acima.
Já disponibilizamos os arquivos corrigidos no nosso FTP.
O sistema gerou várias pendências iguais de término de contrato, como proceder?
Abrir chamado para o Suporte avaliar, informando sobre o ocorrido.
Quando um cliente, com base descentralizada, excluía a folha de pagamento de um colaborador cadastrado em ambas bases, o mesmo gerava um evento S-3000 para cada empresa da base. O primeiro evento gerado era recebido com sucesso, mas o segundo era retornado com erro 536 - Informações de Empregador, trabalhador e/ou período de apuração incompatíveis.
Na versão liberada em 16/08/2019, implementamos a rotina para que o eDocs gerencie ambientes que possuam sua base descentralizada do Gestão de Pessoas | HCM, possuindo os mesmos colaboradores em ambas bases.
Quando o sistema estiver com a unificação ligada, e receber uma rejeição 536 de um evento S-3000 e já possua um evento S-3000 autorizado, sendo ambos os eventos S-3000 de exclusão do mesmo evento, o sistema irá colocar os dados de autorização do evento autorizado no novo evento rejeitado. Desta forma, ambos eventos ficarão autorizados com as mesmas informações.
A partir da versão liberada em 16/08/2019, disponibilizamos o botão Salvar Log na tela de log do Migrador do eSocial. O log é acessado a partir da tela Relacionar Dados da ferramenta de migração, e o novo botão permite salvar em arquivo o texto apresentado pelo log gerado. Este recurso auxilia na identificação e resolução de situações onde o arquivo XML gerado pelo sistema de origem não está em acordo com o leiaute do eSocial.