Dicas do Suporte Nº18 06/10/2023
Gestão de Pessoas | HCM
Não conseguiu participar das nossas transmissões ao vivo sobre o FGTS Digital? Não se preocupe, temos as gravações disponíveis no YouTube para que você possa assistir e ficar por dentro da Jornada do FGTS Digital.
- Como será o cronograma de implantação do FGTS Digital
- Como é realizado o acesso ao ambiente de teste do FGTS digital
- Quais relatórios utilizar para conferência do FGTS Digital quando for pagamento da folha mensal
- Quais relatórios utilizar para conferência do FGTS Digital quando for pagamento rescisório
- Quais relatórios utilizar para conferência do FGTS Digital quando for pagamento rescisório complementar
Quando os leiautes na tela de consulta de pendências estiverem com o status Aguardando Retorno, orientamos acessar o eDocs e validar se o certificado digital está valido. No eDocs, menu Inicial / Alertas verifique se existe algum alerta pertinente à validade do certificado digital, ou ainda em Configurações / Certificados. No artigo Como efetuar a configuração do certificado digital temos mais detalhes desse assunto.
Importante
Caso não seja relacionado ao certificado digital e seja necessário apoio do Suporte, registre um ticket no Zendesk e envie as seguintes informações:
- Print da tela Inicial do eDocs.
- Print de um destes leiautes Aguardando Retorno dentro do eDocs, para validarmos o status dele.
- Logs do Motor: em Diversos > Definições do Motor eSocial > no Diretório Arquivos de Log - enviar Sender e Receiver mais recentes.
- Logs do eDocs: Pasta de Instalação do eDocs > SDE > Comum > Log - enviar SDE.Log mais recentes.
Este log, cliente Cloud não tem acesso, então deve enviar apenas os logs do Motor.
Além disso, acesse o artigo Leiaute com status Aguardando Retorno não atualiza para mais detalhes e informações.
O artigo Pendência não é enviada para o eDocs ou não retorna disponível em nossa base de conhecimento auxilia na análise do status Aguardando Envio Automático. As causas podem ser diversas, portanto, esse documento contém uma série de informações a serem analisadas, preferencialmente pela equipe de TI da empresa.
Caso a situação não seja resolvida, registre um ticket no Zendesk e envie um documento com as evidências da análise realizada com base no artigo mencionado acima (o mesmo se aplica para cliente Cloud). Além disso, inclua os logs do motor Sender e Receiver mais recentes, disponíveis em Diversos > Definições do Motor eSocial > no Diretório Arquivos de Log.
No dia 15/09/2023, ocorreu a liberação do fuso horário. Houve uma alteração no relógio da aplicação de Marcação de Ponto em todas as suas interfaces para exibir o horário em sincronia com a Hora Legal Brasileira, respeitando o fuso configurado para cada colaborador (ou na filial correspondente).
Fique atento às configurações realizadas, pois esta configuração segue uma hierarquia: da mais específica para a mais geral - primeiro, a configuração Individual, depois por Filial e, por fim, a aplicação da configuração Geral.
Esta atualização garante a precisão dos registros de horário, independentemente da localização geográfica do seu colaborador. Isso resulta em uma experiência mais consistente e confiável para os usuários. Além disso, evita qualquer divergência no horário de marcação quando seu colaborador estiver na fronteira entre dois fusos horários. Agora, as marcações online seguem um relógio próprio, independente do horário mostrado no dispositivo. Isso significa que, por exemplo, se estiver visitando um cliente fora do país, você pode registrar sua marcação de ponto sem preocupações!
No processo automático de mobilidade, quando a empresa possui o CPF no cadastro, estava ocorrendo um erro de sincronização com a mensagem:
Erro na sincronização do colaborador XX-X-X. Motivo: CNPJ da empresa inválido
Em 29/09/2023, foi realizado um deploy com ajustes para resolver esse cenário. Recomendamos executar o processo automático novamente para que os colaboradores sejam sincronizados corretamente.
Nos dias 02/10/2023 e 03/10/2023, ocorreu uma situação em que o fuso horário do aplicativo estava sendo configurado incorretamente quando o colaborador tinha um fuso individual.
O ajuste para corrigir esse problema foi realizado em 04/10/2023. Para garantir uma solução definitiva, é necessário atualizar o aplicativo para a versão 2.12.23, que está disponível na Play Store.