Entidades
A tarefa Entidades configura onde podem ser cadastradas, modificadas e excluídas todas as Entidades utilizadas no Gestão de Supermercados, sejam elas Clientes, Fornecedores, Representantes, Administradores de Crédito, etc.
Como acessar e cadastrar
Acesse o módulo Entidades, através do Menu Principal > Cadastro > Entidade > Entidades, ou através do código 8 no campo de pesquisa da tela inicial.
A tarefa Entidades é subdividida em guias, que possuem importantes informações sobre o controle e gestão do sistema para serem preenchidas:
A primeira tela, Guia Cadastro, deve conter as principais informações de cadastro da Entidade, como Nome/RazãoSocial, Tipo da Pessoa e as principais informações de contato.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Código:insira o código de uma entidade previamente cadastrada ou faça uma busca através do banco de dados de entidades do Software na Lupa de Pesquisa
. Caso seja um novo cadastro, pressione a tecla Enter para prosseguir com o novo registro; - Nome*: insira o nome da entidade a ser cadastrada;
- Tipo Pessoa*: indique se o cadastro efetuado é de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
- Data Cadastro: insira a data atual no momento do cadastro de uma nova entidade. O campo será preenchido automaticamente após a inserção do nome da entidade no campo Nome*;
- CPF/CNPJ*: insira o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) de acordo com o tipo de entidade selecionada no campo. Caso o cadastro seja de um CNPJ, o sistema permite a pesquisa no campo [F7] - Pesq. CNPJ Sintegra ou ao pressionar a tecla F7;
- R.G/Insc.Est.: insira o R.G (Registro Geral) ou I.E (Inscrição Estadual) da entidade cadastrada conforme o campo Tipo Pessoa*;
- Nome Fantasia: caso o cadastro da entidade seja de Jurídica no campo Tipo Pessoa*, adicione o Nome Fantasia do estabelecimento. Caso tenha selecionado a opção Física em Tipo Pessoa*, o nome será preenchido automaticamente;
- Data Nasc./Data Fundação: ao registrar uma Pessoa Física em Tipo Pessoa*, adicione a data de nascimento da entidade. Caso o cadastro seja de uma Pessoa Jurídica em Tipo de Pessoa*, adicione a Data de Fundação;
- CEP*: adicione o CEP (Código de Endereçamento Postal) da entidade cadastrada. Em caso de pesquisa, pressione a Lupa
ao lado do campo ou utilize a tecla F12 para a pesquisa de CEP. Ao adicionar o CEP correto da entidade, os campos Endereço, Complemento, Bairro, UF e Cidade serão preenchidos automaticamente; - Caixa Postal: indique a Caixa Postal da entidade cadastrada;
- Endereço*: insira ou edite o endereço da entidade;
- Número: adicione o número do Endereço*;
- Complemento: insira o complemento do Endereço*;
- Bairro: insira o Bairro atrelado ao Endereço* cadastrado;
- UF*: adicione a UF (Unidade de Federação) do Endereço* cadastrado. Selecione a Lupa
para a busca de UF cadastradas ou selecione a tecla F9 para a pesquisa. O sistema dispõe de uma lista pré-definida, acesse pelo ícone Lista
ou com a tecla F3; - Cidade: adicione a Cidade do Endereço* cadastrado;
- Telefone: insira o número de telefone da entidade;
- Celular: adicione o número de telefone celular da entidade;
- FAX: adicione o número de FAX da entidade;
- Home Page: insira uma home page atrelada a entidade;
- E-MAIL NF-e: insira um e-mail a ser utilizado para a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
- E-MAIL Comerc.: insira um e-mail comercial da entidade;
- Região: caso a entidade pertença a uma região específica, adicione ou pesquise na Lupa
ou Lista
; - Grupo Entidade: caso a entidade pertença a um grupo cadastrado, adicione ou pesquise através da Lupa
ou Lista
de Grupos de Entidade; - Situação: preencha alguma situação envolvendo a entidade cadastrada. Adicione uma nova ou selecione através de situações pré-definidas nos ícones de Lupa
ou Lista
; - I.E Substituta: se selecionado Jurídica em Tipo de Pessoa*, insira uma I.E (Inscrição Estadual) Substituta à entidade.
Após o preenchimento da Guia Cadastro, prossiga pela Guia Tipos da Entidades para adicionar mais informações ao cadastro.
- Fornecedor: informe se a entidade é um fornecedor. Caso selecione Sim, o sistema abrirá novas opções de preenchimento;
- Dias Tol. Deb.: adicione os dias de tolerância de débitos na negociação e emissão de notas;
- Tipo de Frete: indica se o frete do fornecedor é CIF ou FOB. CIF (Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguro e Frete em português) é utilizado quando o fornecedor se responsabiliza pelo frete, onde o custo consta no orçamento do mesmo. Já FOB (Free on Board - Livre a bordo em português) é caracterizado quando o fornecedor se responsabiliza pela mercadoria até o momento que ela é entregue ao serviço de entrega contratado pelo comprador. O valor de frete do FOB não consta no orçamento do fornecedor;
- Prazo de Entrega: indica o número de dias padrão de prazo de entrega, que serão somados a data de entrega do pedido;
- Tipo de Visita: indica o tipo de visita em: Diária, Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual;
- Insc. SUFRAMA: informar a inscrição SUFRAMA quando o fornecedor faz parte do polo industrial da zona franca de Manaus, que obtém benefícios tributários.;
- Super Simples?: indique no campo caso o fornecedor seja do regime Super Simples ou não;
- % Crédito: caso o fornecedor seja configurado como Super Simples* na categoria anterior, indique o valor de percentual de crédito;
- Baixa Automática Pedidos Abertos/Pend. após (dias): indique os dias para a baixa automática do sistema para pedidos em aberto ou pendentes;
- Arredonda Imposto NF Entrada: selecione sim/não para casos de arredondamento de imposto na NF de Entrada;
- Tipo Fornec.: insira o tipo de fornecedor entre as opções: Indústria, Atacado, Varejo, Prestador de Serviço com Retenção de Impostos ou Prestador de serviço sem Retenção de Impostos;
- Responsável pelas Trocas?: indique entre Sim, Não ou Parcialpara responsáveis pelas trocas;
- Valor Máximo Trocas: indique o valor máximo para trocas de mercadorias;
- Acordo Comercial: adicione uma porcentagem para acordos comerciais. O percentual de desconto é referido na duplicata na entrada da Nota Fiscal;
- Cálculo Entrada Nota Fiscal: adicione a base para o cálculo do desconto do acordo comercial entre: Valor Total da Nota Fiscal ou Valor Total dos Produtos;
- Vencimento: insira uma data de vencimento da configuração de acordo comercial;
- Modelo Exportação: insira um modelo de exportação que será utilizado no envio do pedido por e-mail. Utilize a Lupa
para procurar por modelos já salvos; - Representante: indique Sim/Não para representantes de entidades;
- Cliente: indique Sim/Não para clientes como entidades;
- Transportador: indique Sim/Não para transportadores;
- Intermediador: indique entre Sim/Não para intermediadores;
- Contato: indique Sim/Não para o contato da entidade;
- Admin. Crédito: indique Sim/Não para administradores de crédito de entidades;
- Entregador?: indique Sim/Não para entregadores;
- Produtor Rural: indique Sim/Não para produtores rurais. Caso tenha selecionado a opção Sim, o sistema abrirá três novas opções de registro:
- Num. Registro: adicione o número de registro do produtor rural;
- Per. FUNRURAL: informe o percentual do FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural);
- Créd. FUNRURAL: informe Sim ou Não para a opção Crédito FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural).
- Empregador?: indique Sim/Não no caso de empregadores;
- Cobrador?: indique Sim/Não para cobradores;
- Funcionário?: indique Sim/Não para funcionários;
- Funcionário: caso a resposta ao questionamento Funcionário? seja a opção Sim, insira o código do funcionário ou pesquise na Lupa
; - Data Admissão: caso a resposta de Funcionário? seja Sim, insira a data de admissão do colaborador indicado em Funcionário;
- PIS: campo utilizado para o cálculo do PIS retido em notas fiscais de serviço, utilizado quando não for informado na nota o valor ou alíquota de PIS retido;
- COFINS: campo utilizado para o cálculo do PIS retido em notas fiscais de serviço, utilizado quando não for informado na nota o valor ou alíquota de COFINS retido;
- Perc. Acréscimo: A partir da versão 5.1B4.7, se for Sim o valor do campo Gera Acréscimo Automático na aba Principal da tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, o percentual aqui definido será acrescido ao valor total da movimentação do produto na tarefa 27 - Movimento de Estoque;
- Rateia transporte/frete no Custo dos Produtos?: indique sobre o rateio de transporte ou frete entre Sim ou Não. A opção deve levar em consideração despesas com transporte/frete que não são destacados na NF.
Na guia Categoria da aba Entidades, é possível realizar o cadastramento em categorias nas quais a Entidade pertence.
A guia possui os campos para utilização:
- [F3] - Alterar: altere uma categoria já registrada. Utilize F3 como atalho;
- [INS] - Inserir: adicione uma nova categoria para as entidades ou utilize a tecla Insert ;
- [DEL] - Excluir: exclua uma categoria já criada. A tecla delete é utilizada de atalho;
- [F9] - Consulta: consulte as categorias criadas anteriormente. A tecla F9 pode ser utilizada como atalho.
A tarefa Contatos é dividida em duas categorias, onde as entidades podem ser classificadas como: Contatos Pessoais e Contatos Comerciais.
Para adicionar, editar e consultar, é possível utilizar dos seguintes botões:
- [F3] - Alterar: altere um contato já registrado. Utilize F3 como botão de atalho;
- [INS] - Inserir:insira um novo contato nas opções Contatos Pessoais ou Contatos Comerciais. Utilize Insert como atalho;
- [DEL] - Excluir: realiza a exclusão de um contato de entidade. A tecla delete é utilizada como atalho;
- [F9] - Consulta: consulte Contatos Pessoais ou Contatos Comerciais já cadastrados na guia Contatos da Entidade. Utilize F9 como atalho da função.
A guia Representantes é onde devem ser cadastrados os representantes de entidades do Gôndola. Para realizar as alterações, os usuários contam com as seguintes orientações:
- [F3] - Alterar: altere representantes cadastrados. Utilize a tecla F3 como atalho;
- [INS] - Inserir: adicione um novo representante da entidade. A tecla Insert pode ser utilizada como atalho;
- [DEL] - Excluir: exclua um representante de entidade. Utilize a tecla delete para atalho;
- [F9] - Pesquisa Entidades: pesquise entidades cadastradas ou utilize a tecla F9 como atalho.
Neste campo, são cadastrados os produtos fornecidos pela Entidade configurada na Guia Tipos da Entidade como Fornecedor.
Importante
Para que seja possível realizar qualquer movimentação de estoque deste fornecedor, é necessário que o Produto do movimento esteja vinculado a esta entidade, devendo estar cadastrado nesta guia.Entre as opções de cadastro e alteração, estão os seguintes botões:
- [F3] - Alterar: realiza a alteração de produtos já cadastrados na entidade. Utilize a tecla F3 como atalho;
- [INS] - Consultar Produto: permite a realização de consultas de produtos cadastrados. Utilize Insert como atalho;
- [DEL] - Excluir: o botão permite a exclusão de um produto cadastrado. A tecla Delete é utilizado como atalho para a função;
- [F9] - Cadastrar Produtos: permite o cadastro de novos produtos da entidade. A tecla F9 pode ser utilizada como atalho;
Ao selecionar o botão +Opções, o sistema abre três novas opções ao usuário:
- Duplicar: duplique o conteúdo inserido em Produtos da Entidade;
- Copiar Produtos: permite a cópia de produtos cadastrados;
- Mover Produtos: altere categorias de produtos cadastrados.
A guia Endereço Adicional permite ao usuário a inserção de um endereço adicional à entidade com os seguintes botões:
- [F3] - Alterar: permite a alteração de um endereço adicional. Utilize F3 como atalho;
- [INS] - Inserir: adicione um novo endereço adicional. A tecla Insert é utilizada como atalho para a função;
- [DEL] - Excluir: - permite a exclusão de um endereço adicional da entidade. Utilize a tecla Delete como atalho.
Nesta guia, são cadastradas as informações gerenciais da Entidade nos seguintes campos:
Gerencial
- Condição Pagto: campo utilizado para indicar a condição de pagamento padrão da entidade nas tarefas de compra, entrada da nota fiscal, fechamento de caixa e documento financeiro;
- Banco: indique para cadastrar o banco utilizado pela entidade.;
- Agência Banc.: indique a agência bancária da entidade;
- Tipo Cobrança: utilize o campo para indicar o tipo de cobrança de cada entidade;
- Tab Financ.: indica a tabela financeira, caso exista o controle de percentuais de juros e multas;
- Conta Corrente: indique a Conta Corrente da entidade;
- Data Abertura: informe a data de abertura da conta corrente gerencial da entidade;
- Câmara Comp.: indica a Câmara de Compensação;
Central de Compras
- Tipo Mov. Saída: informe o tipo de movimentação de saída gerencial. Utilize códigos já definidos ou faça uma busca ao selecionar o ícone de Lupa ao final do campo de preenchimento
;
Tipo de Conta Pagar/Receber Padrão - Utilizados na TA76 e TA98
- Tipo Conta Pagar: indica o tipo de conta a pagar padrão, que será utilizado ao gerar o documento financeiro a pagar da entidade. Campo atrelado a tarefa 76 - Documentos a Pagar;
- Tipo Conta Receber: indica o tipo de conta a receber padrão, que será utilizado ao gerar o documento financeiro a receber da entidade. Campo atrelado a tarefa 78 - Documentos a Receber;
Tipo de Conta Pagar/Receber Padrão - Utilizados na TA27
- Tipo Conta Pagar: indica o tipo de conta a pagar padrão, que será utilizado ao gerar o documento financeiro a pagar da entidade no movimento de estoque. Campo atrelado a tarefa 27 - Movimentos de Estoque;
- Tipo Conta Receber: indica o tipo de conta a receber padrão, que será utilizado ao gerar o documento financeiro a receber da entidade no movimento de estoque. Campo atrelado a tarefa 27 - Movimentos de Estoque;
Condição de Pagamento para Financeiro de ST no lançamento de NF
A guia Cliente pode ser configurada com informações contábeis e financeiras de entidades classificadas como Clientes.
Observação
Esta tela só poderá ser acessada caso esteja selecionado a opção Sim no campo Cliente na guia Tipos da Entidade.
Dados do Cliente
- Limite de Crédito: calcula os valores de limite de crédito;
- Convênio: vincula um convênio ao cliente. Ex: Colaborador, onde se aplica um desconto ou preço especial para este convênio. É possível inserir ou excluir convênios na aba Limites por Convênio. O sistema permite que seja informado o mesmo limite por empresas diferentes, e caso o sistema esteja configurado para usar limite de convênio por exemplo, no PDV irá carregar o limite definido do convênio para aquela empresa. Utilize os ícones de Lupa
ou Lista
para realizar buscas aos convênios cadastrados; - Lim. Crédito Cheque: recebe a informação do limite de crédito de cheque utilizado na venda;
- Desc. Cliente (%): informa a porcentagem de desconto por cliente;
- Senha Pagto.: indica a senha para pagamento;
- Forma Desconto: selecione a forma de desconto;
- Data de Admissão: insira a data de admissão do cliente;
- Cartão Cliente: informe o cartão do cliente;
- Data Validade: informe a validade do Cartão Cliente;
- Filial: adicione a filial de venda através do código ou pesquisa através do ícone de Lupa
; - Condições habilitadas para Venda: selecione entre as opções Todas ou Específica para as condições habilitadas para venda;
- Realiza consulta de Cheque no PDV: selecione entre Sim/Não para consultas de cheque no PDV;
- Utiliza Preço de Atacado: informe com as opções Sim/Não em caso de preços de atacado;
- Cliente Final: informe entre Sim/Não para clientes finais;
- Fidelização: adicione Sim/Não para fidelização do cliente;
- Contribuinte ICMS: informe Sim/Nãoem relação ao contribuinte ICMS.
Foto do Cliente
- Imagem: adicione uma foto do cliente a partir de um arquivo. Utilize o ícone de Lupa
para pesquisa e a tecla de atalho F4 para visualização.
Condições de Pagamento habilitadas para Venda
- [INS] - Inserir: adicione nova condição de pagamento. Utilize a tecla Insert como atalho;
- [DEL] - Excluir: exclua condição de pagamento. Utilize Delete como tecla de atalho;
- [F3] - Alterar: altere condições de pagamentos. Use F3 como tecla de atalho da função.
Dependentes
- [INS] - Inserir: insira dependente do cliente. Use Insert como tecla de atalho;
- [F9] - Consulta: consulte dependentes cadastrados no sistema. A tecla F9 serve como atalho;
- [DEL] - Excluir: exclua dependentes do cadastro de clientes. Utilize a tecla Delete como atalho;
- [F3] - Alterar: altere dependentes cadastrados. Use a tecla F3 como atalho da função.
Nesta guia são exibidas as mensagens da Entidade configurada como Cliente na guia Tipos da Entidade. As mensagens apresentadas na tarefa podem ser informativas ou de bloqueios gerados no Frente de Caixa.
Importante
Essa guia só poderá ser acessada caso a entidade cadastrada esteja selecionada como Sim no campo Cliente da guia Tipos da Entidade.
Configure nesta guia as Contas Contábeis ligadas à Entidade. A tarefa conta com as seguintes opções:
- [INS] - Inserir: utilize o botão ou a tecla Insert para configurar as Contas Contábeis. Ao inserir, o Gôndola abre uma nova janela com as seguintes informações:
- Conta Contábil: insira os números da Conta Contábil ou realize uma busca através dos ícones de Lupa
ou Lista
.
- Tipo de Contabilização: classifique a contabilização entre as opções: Débito, Crédito, Entrada ou Saída.
Importante
Débito e Crédito: Utilizados em Documentos Financeiros, Movimentos de Tesouraria e Movimentos de Estoque sem Nota Fiscal. Se na Forma de Contabilização a Conta Contábil estiver configurada para busca da Entidade, o Gôndola utilizará a conta cadastrada nesta tela, dependendo do tipo do lançamento contábil.
Entrada e Saída: Utilizado em Notas Fiscais de Entidade e Notas Fiscais de Conhecimento de Frete. Se na Forma de Contabilização estiver configurada para busca da Entidade, o Gôndola utilizará esta conta, dependendo da Nota Fiscal, seja ela de Entrada ou de Saída.
- Conta Contábil: insira os números da Conta Contábil ou realize uma busca através dos ícones de Lupa
- [DEL] - Excluir: exclua uma Conta Contábil. Utilize a tecla Delete como atalho para a função;
- [ENTER] - Alterar: altere uma Conta Contábil cadastrada. Selecione e utilize a tecla Enter como atalho.
Na Guia Pessoa Física serão adicionadas as informações da Entidade, como Naturalidade, Nacionalidade, Informações Profissionais, Renda Familiar, etc.
Importante
Essa tarefa só poderá ser aberta e configurada caso a Entidade esteja apontada como Física no campo Tipo Pessoa da Guia Cadastro.
Informações de Pessoa Física
- Sexo: indique se a entidade é do sexo Feminino ou Masculino nas opções;
- Estado Civil: indique o Estado Civil da Entidade de acordo com as opções: Casado, Solteiro, Viúvo (a), Outros;
- Naturalidade: informe a naturalidade da entidade cadastrada. Utilize códigos cadastrados ou os ícones de Lupa
e Lista
para realizar buscas; - UF Naturalidade: informe a U.F. (Unidade Federativa) da naturalidade da entidade. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para buscas; - Nacionalidade: adicione a nacionalidade da entidade. Busque nacionalidades cadastradas pelos ícones de Lupa
e Lista
ao final do campo; - Tipo Resid.: informe o tipo de residência da entidade. Utilize o código 1 para Alugada e código 2 para Própria. Utilize também os ícones de Lupa
e Lista
para pesquisa e alterações do campo; - Tempo Resid.: adicione o tempo de residência da entidade no local. Insira os códigos já estabelecidos ou utilize os ícones de Lupa
e Lista
para pesquisa e alterações; - Renda Familiar: informe a renda familiar da entidade. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para pesquisar, conferir e inserir novos códigos; - Escolaridade: indique o grau de escolaridade da entidade. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para buscas; - Ocupação: informe a ocupação da entidade. Os ícones de Lupa
e Lista
podem ser utilizados para buscas; - Título Eleitor: informe os números do Título de Eleitor da entidade;
- Zona Eleit.: adicione a Zona Eleitoral que pertence o Título Eleitor da entidade;
- Seção Eleit.:indique a Seção Eleitoral pertencente ao Titulo Eleitor da entidade;
- Doc. Militar: informe o Documento Militar da Entidade caso tenha selecionado a opção Masculino no campo Sexo;
- Tipo Doc. Milit.: adicione o Tipo de Documento Militar em completo ao campo Documento Militar;
- Org. Emiss. RG: informe o órgão emissor do R.G. (Registro Geral) da entidade.
Filiação
- Nome do Pai: informe o nome do pai da entidade;
- Nome da Mãe: informe o nome da mãe da entidade cadastrada;
Informações Pessoais
- Empresa Trab.: informe a empresa na qual trabalha a entidade;
- Setor Trab.: indique o setor que trabalha a entidade;
- Tempo Empresa: informe o tempo de empresa da entidade. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para buscas; - Profissão: insira a profissão da entidade cadastrada. Os ícones de Lupa
e Lista
podem ser utilizados para buscas;
Ao pressionar o botão Endereço de Trabalho, o sistema abrirá uma nova tela com uma guia de cadastro relacionado ao endereço de trabalho da entidade com os seguintes campos para preenchimento:
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Tipo*: o campo estará preenchido automaticamente com a opção Trabalho;
- CEP: informe o CEP (Código de Endereçamento Postal) do endereço de trabalho da entidade;
- Endereço*: informe o endereço de trabalho da entidade;
- Número: adicione um número de endereço de trabalho da entidade;
- Complemento: adicione um complemento ao Endereço de trabalho da entidade;
- Caixa Postal: informe a Caixa Postal do endereço de trabalho da entidade;
- Bairro: adicione o nome do bairro do endereço de trabalho da entidade;
- Cidade: informe a cidade de trabalho da entidade. Utilize o ícone de Lupa
para realizar buscas por cidades já inseridas no Gôndola; - Unid. Federativa*: adicione a Unidade Federativa na qual pertence o trabalho da entidade. Use os ícones de Lupa
e Lista
para realizar buscas no sistema; - Telefone: insira o número de telefone atrelado ao trabalho da entidade;
- FAX: informe um número de FAX do endereço de trabalho da entidade;
- Celular: adicione um número de telefone celular para o trabalho da entidade;
- E-mail: informe o endereço de e-mail atrelado ao trabalho da entidade;
- Home Page: adicione um endereço de home page referente ao trabalho da entidade.
- Nr. Carteira Trab.: adicione os números da Carteira de Trabalho da entidade;
- Série C. Trab.: informe o número de série da Carteira de Trabalho da entidade;
- UF C. Trab.: insira a Unidade Federativa da Carteira de Trabalho da entidade cadastrada;
- Número PIS: informe no número do PIS (Programa de Integração Social) registrado pela entidade;
- Salário: adicione o valor do salário da entidade;
- Data Demissão: caso a entidade tenha sido desligada do emprego, informe a data da demissão;
- V. Transp.: informe Sim ou Não em caso de recebimento de Vale Transporte no trabalho da entidade.
Cônjuge
Importante
Esse campo só estará disponível para preenchimento caso o usuário tenha selecionado Casado como Estado Civil na guia Pessoa Fìsica.
- Nome: informe o nome do cônjuge da entidade;
- Data Nasc.: adicione a data de nascimento do cônjuge da entidade cadastrada;
- Empresa Trab.: informe qual a empresa na qual trabalha o cônjuge da entidade;
- Setor Trab.: adicione o setor de trabalho relacionado ao cônjuge da entidade;
- Tempo Empresa: informe o tempo de trabalho do cônjuge na empresa atual. É possível utilizar os ícones de Lupa
e Lista
para realizar buscas no sistema;
Ao selecionar o botão Endereço de Trabalho (Cônjuge) , o sistema abrirá uma nova tela com informações a serem preenchidas sobre o endereço de trabalho do cônjuge da entidade.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Tipo*: o campo estará preenchido automaticamente com a opção Trabalho Cônjuge;
- CEP: informe os números do CEP (Código de Endereçamento Postal) do trabalho do cônjuge da entidade;
- Endereço*: adicione o endereço de trabalho do cônjuge da entidade;
- Complemento: informe um complemento para o endereço de trabalho do cônjuge da entidade;
- Caixa Postal: adicione os números da Caixa Postal ;
- Bairro: insira o bairro relacionado ao endereço de trabalho do cônjuge;
- Cidade: informe a cidade de trabalho do cônjuge da entidade;
- Unid. Federativa*: adicione a Unidade Federativa atrelada ao endereço de trabalho do cônjuge da entidade. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para realizar buscas no sistema; - Telefone: informe os números de telefone do trabalho do cônjuge da entidade;
- FAX: insira os números de FAX do trabalho do cônjuge da entidade;
- Celular: informe o número de celular atrelado ao trabalho do cônjuge da entidade;
- E-mail: adicione um endereço de e-mail do trabalho do cônjuge da entidade;
- Home Page: informe um endereço de home page do trabalho do cônjuge da entidade cadastrada;
A guia Informações Adicionais pode ser utilizada para inserir informações necessárias sobre a entidade.; Utilize o espaço em branco para inserir as informações e grave utilizando a tecla de atalho F10.
Nesta guia é possível configurar as informações da Entidade classificada como Administradora de Crédito na guia Tipos da Entidades.
A guia Admin. Crédito só pode ser acessada e configurada caso a opção Simesteja selecionada no campo Admin. Crédito na guia Tipos da Entidade.
Dados da Administradora de Crédito
- Per. Taxa Adm. Padrão: informe o percentual da taxa cobrada por transação pela administradora de crédito, para criação do documento a receber no fechamento de caixa;
- Per. Taxa Adm. Saque: informe o percentual da taxa cobrada por transação de saque pela administradora de crédito, para criação do documento a receber do saque no fechamento de caixa;
- Condição Pagto Saque: indique a condição de pagamento para cálculo da data de crédito do saque na conta do estabelecimento. Utilize os ícones de Lupa
e Lista
para buscas; - Admin. Créd. Principal: informe o código da entidade centralizadora para efeito de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Utilize o ícone de Lupa
para realizar buscar no sistema; - Tipo Entidade Cartão: Utilize Crédito ou Débito entre as opções de tipo de cartão da entidade;
- Valor Adm. Padrão: informe, em reais, o valor padrão para administradoras de crédito
- Valor mínimo aplicável a taxa de retorno: adicione o valor mínimo aplicável a taxa de retorno.
Taxas bancárias cobradas pela Administradoras no momento do depósito (TED, DOC, etc...)
- Valor Taxa Bancária: adicione o valor da taxa bancária relacionada à depósitos, como TED, DOC, etc;
Códigos de retorno SITEF para identificação da Administradora
- [INS] - Inserir: insira uma nova identificação de retorno SITEF para a administradora. O botão abrirá um novo campo, que deve ser preenchido com o Código da Administradora SITEF e um Texto Comprovante. Utilize a tecla Insert como atalho;
- [DEL] - Excluir: delete um Código de retorno SITEF já inserido. Use a tecla Delete como atalho para a função;
- [F3] - Alterar: altere um código de retorno SITEF. Utilize a tecla F3 como atalho para a função;
- [F4] - Carregar Cód. Admin. : a opção busca e carrega os códigos de Administradoras de Crédito cadastradas no sistema. Ao clicar no botão, ou pressionar F4 para a função, uma nova guia será aberta para a busca com os campos: Filial, ECF, Data Transação e Valor Transação para serem preenchidos e localizados.
Percentual Taxa da Administradora por Filial
- [INS] - Inserir: insira um novo percentual de taxa de administradora por filial. Ao pressionar o botão ou utilizado a tecla Insert como atalho, o sistema abrirá uma nova janela com novas opções de preenchimento em relação ao percentual de taxa de filiais: Filial*, Parcela Inicial*, Parcela Final*, Per. Taxa Adm., Per. Taxa Estab., Valor Adm. Padrão, Valor mínimo aplicável a taxa de retorno, Cond. Pgto, Padrão p/ Todas Filiais e Percentual Taxa da Administradora por Conveniada;
- [DEL] - Excluir: exclua um percentual de taxa da administradora por filial já cadastrada. Utilize a tecla Delete como atalho para a função;
- [F3] - Alterar: altere um percentual de taxa da administradora por filial já cadastrada. A tecla F3 pode ser utilizada como atalho para a função;
- Desc. Taxa Prim. Parcela: informe entre as opções Sim ou Não para descontos na Taxa da Primeira Parcela.
Ao finalizar o processo de cadastro ou edição de uma entidade, pressione [F10] - Gravar ou utilize a tecla F10 para gravar as informações preenchidas no sistema.
É possível ainda gerar relatórios de uma entidade na mesma tela ao selecionar o campo [F2] - Relatórios ou pressionar a tecla F2 e, cancelar ou sair da aba Entidades ao selecionar os botões [ESC] - Cancelar/[ESC] - Saída ou pressionando a tecla ESC.

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