Geração de Arquivos do SPED Contábil
O Gestão de Supermercados possibilita a geração dos arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Contábil para todos os tipos de escrituração existentes, de acordo com o layout padrão disponibilizado.
O que você pode fazer:
- Acesse o módulo Contábil > Apurações > SPED Contábil ou insira o código 370 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Em Tipo da Escrituração: selecione o tipo da escrituração, de acordo com a necessidade da geração do arquivo. As opções existentes são:
- "G - Livro Diário (completo sem escrituração auxiliar)";
- "R - Livro Diário com Escrituração Resumida (com escrituração auxiliar)";
- "A - Livro Diário Auxiliar ao Diário com Escrituração Resumida";
- "B - Livro Balancete Diário e Balanços".
- Selecione a caixa Escrituração Centralizada caso deseja gerar o arquivo para um grupo de filiais;
- Selecione a caixa Fechamento Trimestral quando o fechamento e zeramento das contas for feito em períodos trimestrais;
- Em Filtros, preencha os campos necessários:
- Ind. Descentralização: indica se a escrituração refere-se à matriz ou à filial. As opções deste campo são: "0 - Escrituração da Matriz"; "1 - Escrituração da Filial".
- Filial: indica de qual filial serão enviadas as informações contábeis;
- Grupo Filial: indica de qual grupo filial serão enviadas as informações contábeis;
- Período Inicial: indica o período inicial que serão enviadas as informações contábeis;
- Período Final: indica o período final que serão enviadas as informações contábeis;
- Livro nº: indica o número do livro que será enviado;
- Natureza Livro - Finalidade: indica a finalidade da escrituração. Enviada nos registros I012, I030 e J900. Campo aberto de livre digitação;
- Situação Especial: as opções deste campo são: "0 - Abertura"; "1 - Cisão"; "2 - Fusão"; "3 - Incorporação"; "4 - Extinção".
- Utilize o Arquivo.RTF (Outras Informações do Registro J800) caso existam outras informações de envio necessário ao SPED Contábil. Para tanto, informe os campos:
- Arquivo: selecione um arquivo com a extensão RTF (Rich Text File) existente. Este arquivo é enviado no registro J800.
- Indicador de finalidade: refere-se ao registro de abertura do SPED Contábil. As opções deste campo são: "0 - Original"; "1 - Substituta com NIRE"; "2 - Substitura sem NIRE"; "3 - Substituta com troca de NIRE".
- Sit. no início do período: refere-se ao registro de abertura do SPED Contábil. As opções de preenchimento são: "0 - Normal (Início no primeiro dia do ano)"; "1 - Abertura"; "2 - Resultante de Cisão/fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação"; "3 - Início de obrigatoriedade de entrega da ECD no curso do ano calendário".
- Ao final, após a geração do arquivo através do botão [F10] – Executar, o sistema mostrará uma mensagem informando o nome e o caminho onde foi gerado o arquivo.
- Os campos listados identificam os filtros utilizados para a geração dos arquivos. Por padrão, os arquivos gerados são gravados na pasta C:\Amcom\SPED, então é necessário que este caminho já esteja criado antes da exportação das informações.
- Após a geração do arquivo, ele poderá ser validado no Programa de Validação e Assinatura (PVA), disponível para download no site da Receita Federal.
- É necessário cadastrar o contabilista para a geração do SPED Contábil.
Nos casos em que seja gerado o Livro Diário Resumido ou o Livro Diário Auxiliar na geração do SPED Contábil, é necessário informar quais contas contábeis da escrituração resumida referem-se à escrituração auxiliar. Desta forma o sistema enviará estas contas contábeis no registro I015 da escrituração.
Para isto utilize o botão [F8] – Livro Auxiliar do módulo Contábil > Apurações > SPED Contábil. Esta ação abrirá uma nova janela, onde é necessário selecionar as contas que serão enviadas no arquivo.
Além das contas contábeis, também é necessário informar o Código Hash do arquivo resumido. Este código é gerado automaticamente pelo Sistema após a seleção do arquivo. Posicionando-se no campo do código, através da tecla [F9] é necessário selecionar o arquivo para que o Sistema gere o Hash.
Destaca-se que este código também é gerado pelo validador do PVA e pode ser visualizado na opção Dados Escrituração do validador e digitado no Gestão de Supermercados.
É possível realizar a verificação de quais contas contábeis do plano de contas atual não têm conta contábil referencial vinculada. Para isso, utilize o botão [F11] - Verificar Contas do módulo Contábil > Apurações > SPED Contábil.
Nas situações em que existam contas contábeis sem conta referencial vinculada, será impresso um relatório mostrando as contas contábeis que devem ser modificadas, pois a conta contábil referencial é de envio obrigatório no SPED Contábil.

English
Español


