Fechamento de caixa
A tarefa Fechamento de Caixa é utilizada para realizar a conferência dos valores recebidos na área de vendas. Toda a movimentação dos PDVs (Caixa), bem como estações de recebimento de crediário ou pagamento de cheques devolvidos, são conferidos nesta tarefa, além dos lançamentos a serem devidamente tratados pelas demais tarefas do módulo Financeiro.
Essa tarefa é dividida em 3 (três) etapas. O acesso ao Fechamento de Caixa é feito através do seguinte caminho: Menu > Financeiro > Movimento de Caixa > Fechamento de Caixa, ou através da inserção do número 110 na barra de pesquisa.
Como fazer o Fechamento de Caixa:
- Data Fechto.: informe a data de movimento a ser fechado;
- Filial: filial para movimento a ser fechado;
- Caixa: código de caixa que será feito o fechamento.
Após o preenchimento dos campos citados acima, utilize as Etapas de Fechamento de Caixa para prosseguir com o Fechamento de Caixa:
Etapas de Fechamento de Caixa:
Nesta primeira etapa são feitas as conferências dos valores recebidos de cada PDV. Caso ocorram diferenças por erro de operador de caixa, podem ser feitos os ajustes pressionando o botão [F5] - Detalhes, ou através da tecla F5 como atalho para a função. Nos ajustes, será apresentada a tela que possibilita a manutenção das formas de pagamento.
Após o término da conferência, basta pressionar a tecla F10 para acessar a Segunda Etapa do processo de fechamento de caixa.
Na Segunda Etapa do Fechamento de Caixa são realizados os lançamentos para o contas a receber, movimento de caixa ou movimento de tesouraria, dependendo de como está configurado o campo Financeiro do cadastro de Condições de Pagamento.
Para realizar a movimentação da Segunda Etapa, verifique o campo Financeiro da tarefa Condições de Pagamento. A tarefa pode ser acessada através do seguinte caminho: Menu > Cadastro > Financeiro > Condições de Pagamento ou utilizando o número 20 na barra de pesquisa do menu superior. O campo Financeiro está localizado na guia Venda da tarefa.
Confira como prosseguir através de cada condição:
- Contas a Receber: caso a condição de pagamento estiver configurada para gerar contas a receber, selecione a condição de pagamento na lista, e pressione o botão [F5] - Contas a Receber ou utilize a tecla F5. Será apresentada a tela conforme o tipo da finalizadora;
- Movimento de Caixa: caso a condição de pagamento estiver configurada para gerar movimento de caixa, selecione a condição de pagamento na lista, e pressione o botão [F6] - Lançam. de Caixa ou utilize a tecla F6.Será apresentada a tela para movimento de caixa;
- Movimento de Tesouraria: caso a condição de pagamento estiver configurada para gerar movimento de tesouraria, selecione a condição de pagamento na lista, e pressione o botão [F7] - Lançam. Tesouraria ou utilize a tecla F7 para alho da função. Será apresentada a tela para lançamento de tesouraria.
Ao finalizar o lançamento de todas as condições de pagamento, pressione a tecla F10 para acessar a terceira e última etapa do processo de Fechamento de Caixa.
Neste caso, o sistema apresenta os dados de todas as transações de TEF, vendas convênios ou outras vendas do dia, onde deve ser verificado se para cada venda está atrelada a Entidade correta.
O documento financeiro de cada venda será gerado a partir das configurações do cadastro de entidade para administradores de crédito de convênio. No caso de administradora de crédito, para que o percentual de taxa e vencimento de cada transação seja gerado corretamente, é importante que todas as transações estejam com a entidade vinculada.
- [F4] - Total Entid.: a opção faz um somatório por entidade para conferência com a soma manual. Utilize a tecla F4 como atalho para a função. Para voltar a visão detalhada, basta pressionar F4 novamente;
- [F8] - Muda Entid.: usada para alterar a entidade das transações selecionadas. Use a tecla F8 como atalho;
- Qtd. Parcelas Selecionadas: o campo mostrará a quantidade de vendas selecionadas na grid;
Utilize as seguintes opções para gerar o documento a receber das vendas:
- [F5]: seleciona-se com as teclas Barra de Espaço ou F5 para selecionar as transações desejadas;
- [F6] - CREC Único: utilize o botão ou a tecla F6 para agrupar as transações em um único documento financeiro;
- [F7] - Contas Crec.: utilize para gerar um documento financeiro para cada transação. Pode-se utilizar a tecla F6 como atalho para a função. Ao selecionar essa opção, uma nova tela será aberta para o lançamento:
Ao pressionar o campo [F7] - Contas Crec. será aberta uma nova tela de Inclusão de Documentos Contas à Receber, onde deve-se preencher de acordo com a entidade e tipo de conta a pagar/receber. Os campos preenchidos nesta tela serão utilizados para baixa e fluxo de caixa das vendas de cartão, ou outro tipo de finalizadora.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Tipo Conta: adicione o tipo de conta da finalizadora, atrelado a inclusão dos documentos a receber;
- Entidade*: informe a entidade finalizadora;
- Valor Documento*: adicione o valor do documento
- Número de Parcelas*: informe o número de parcelas disponíveis da conta a receber;
- Data base Vencto.*: informe a data base para vencimento da conta a receber;
- Observação: campo para adicionar uma observação sobre a Inclusão de Documentos Contas a Receber.
Parcelas do Documento
- [ENTER] - Alterar: utilize o botão para alterar as parcelas do documento. Pode-se utilizar a tecla enter como atalho da função;
- Valor Total Parcelas: campo informativo com o valor total das parcelas da tela Inclusão de Documentos Conta a Receber.
Uma vez que as configurações das entidades estiverem corretas, e o sistema estiver gerando com os vencimentos e taxas corretas, utiliza-se a seguinte opção:
- [F12] - Lançamento Automático: opção pode ser utilizada para fazer o lançamento individual para todas as transações automaticamente. Utilize a tecla F12 como atalho da função.
Na tela Lista Vendas da Condição de pagamento, é possível verificar, antes do lançamento dos documentos financeiros, uma conferência para saber se todos os cheques da lista estão na condição de pagamento.
- Cond. Pagto.: a condição de pagamento deve estar indicada como Cheque a Prazo ao acessar a Lista Vendas da Condição de Pagamento.
Vendas e Recebimentos Realizados com a Condição de Pagamento
- [ESP] - Sel.: selecione uma das opções de cheque. Utilize a tecla espaço para atalho da função;
- [F5] - Sel. Todos/Inv.: permite a seleção de todos os itens. Use a tecla F5 como atalho da função;
- [F8] - Muda Entid.: caso seja encontrado o cheque, mas não apresente a entidade vinculada, deve-se utilizar este botão ou pressionar a tecla F8 para vincular a entidade ao cheque. Se a entidade não estiver cadastrada no sistema, há a opção de cadastro no botão [F10] - Cadastrar Entidade;
- CMC7: este campo pode ser utilizado para a conferência da condição do cheque. Informe o CMC7 do cheque e pressione a tecla enter. Para uma maior agilidade, é possível utilizar um leitor de CMC7. Caso não encontre o CMC7 do cheque, utilize a opção [F11] - Digitar Cheque, para abrir a tela de Leitura de Cheques;
- [F9] - Alterar Cheque: o botão abre a alteração de cheques, onde é possível informar o CMC7 e demais informações pertinentes ao cheque, como data de vencimento, e assim o registro de cheque ficará com o CMC7 informado, facilitando a movimentação nas tarefas de movimentação de cheques. Utilize a tecla F9 como atalho para a função;
- [F10] - Cadastrar Entidade: cadastre a entidade que será vinculada ao cheque;
- [Ctrl + D] - Verificar Divergência: caso seja feita a conferência de cheques na saída do operador de caixa e o sistema identifique uma divergência entre os dados cadastrados no sistema e os dados da conferência, é possível verificar as divergências pressionando o botão ou utilizando as teclas Ctrl + D, e assim selecionar a opção correta;
- [F12] - Lançamento Automático: realiza o lançamento automático do cheque. Use a tecla F12 como atalho para a função;
- Total Selecionado: o campo informa o valor total da seleção;
- Qtd. Parcelas Selecionadas: informa a quantidade de vendas selecionadas na grid;
- [ESC] - Saída: saia da tela através deste botão ou pressionando a tecla esc.
Para fazer o lançamento de caixa, deve ser informado o Tipo de Lançamento de Caixa. Os campos Observação e Documento são opcionais para o Lançamento de Movimento de Caixa.
Para o lançamento de valores na tesouraria, basta informar o campo observação se for necessário e pressionar a tecla F10 para a gravação do conteúdo.
Caso o tipo da finalizadora estiver configurado para vale compra ou contra-vale, pode ser feita a manutenção de baixa dos mesmos.
O sistema gera um registro para cada contra-vale e vale compra. No momento da venda, pode ser configurado para que a operadora de caixa informe o número do vale compra/contra-vale, evitando que este seja utilizado em mais de uma venda.
Caso o operador não tenha informado o número do vale compra/contra-vale no momento da venda, é preciso fazer a baixa do vale compra/contra-vale.
- Cond. Pagto: informe o código para a condição de pagamento. O número 108 equivale a opção Vale Compras, utilizada neste módulo;
Vendas e Recebimentos Realizados com a Condição de Pagamento
- [ESP] - Seleciona: seleciona um dos campos para a finalizadora. Utilize o espaço como tecla de atalho da função;
- [F5] - Sel. Todos: seleciona todos os campos da finalizadora. Pode-se utilizar a tecla F5 como atalho da função;
- [F6] - Manutenção Vale-Compra: use para realizar a baixa dos vales. Após todos estarem corretamente baixados, realize o lançamento do movimento da tesouraria no campo [F7] - Mov. Tesour.. Utilize a tecla F6 como atalho para a manutenção de Vale-Compra;
- [F7] - Mov. Tesour.: após o processo feito através do campo [F6] - Manutenção Vale-Compra, utilize o campo [F7] - Mov. Tesour. para realizar o lançamento de movimento de tesouraria. Utilize a tecla F7 para a função;
- [F12] - Lançamento Automático: realiza o lançamento automático para a finalizadora do tipo vale-compra. Utilize a tecla F12 para realizar o atalho da função;
- Total: classifica o valor total da movimentação da finalizadora tipo Vale-Compra;
- Qtd. Parcelas Selecionadas: o campo mostra a quantidade de vendas selecionadas na grid;
- [ESC] - Saída: utilize o campo para sair da tela atual. A tecla esc funciona como um atalho da função.
Após realizar todos os lançamentos necessários da Segunda Etapa do Fechamento de Caixa, pressione a tecla F10 para salvar o progresso e prosseguir para aTerceira Etapa.
Para o fechamento de caixa, deve ser feita a transferência do saldo de dinheiro para uma conta de tesouraria:
Dados para o Fechamento de Caixa
- Data Fechto.*: informe a data de Fechamento de Caixa;
- Filial*: informe a filial do Fechamento de Caixa. Utilize a tecla F9 para realizar buscas no sistema;
- Caixa*: informe o caixa que será realizado o Fechamento. Utilize a tecla F9 para a busca de caixas cadastrados no sistema.
Movimento de Caixa
- [INS] - Incluir: inclua uma nova movimentação de caixa. Utilize a tecla insert para atalho da função;
- [DEL] - Estornar: estorna os valores selecionados. Use a tecla delete como atalho da função.
Para gravar, utilize o botão [F10] - Gravar ou a tecla F10 como atalho da função. No canto inferior da tela ainda é possível utilizar os seguintes campos para comandos: [F2] - Relatórios para a criação de relatórios dos movimentos de Fechamento de Caixa e [ESC] - Voltar e [ESC] - Saída para sair da tela de Fechamento de Caixa.
Contabilização
Após a finalização do Fechamento de Caixa, o Sistema permite que a contabilização gerada na Importação de Vendas seja atualizada de acordo com as informações alteradas no Fechamento de Caixa. Para isto, é necessário configurar a Tarefa 417 - Parâmetros Contábeis, verificando se o Gestão de Supermercados contabiliza ou não de forma automática.

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