Baixa de Documentos a Pagar
A tarefa Baixa de Documentos a Pagar tem como objetivo gerar lotes de pagamento de contas a pagar. Um lote de pagamento de contas a pagar, é um agrupamento de várias baixas de documentos a pagar, registrados através de um ou mais movimentos de tesouraria.
Para acessar esta tarefa, utilize o seguinte caminho: Menu Principal > Financeiro > Tesouraria > Baixa de Documentos a Pagar, ou realize uma busca na barra de pesquisa superior com o número 330.
O que você pode fazer:
- Código Lote: código de lote a ser criado ou consultado. Para criar um novo lote, pressione a tecla enter com o código 0 (zero) informado. Já para a visualização de um determinado lote, pode ser informado o código e pressionar a tecla enter. Para pesquisar lotes criados, utilize o ícone de Lupa ou pressione a tecla F9.
Após informar o código, o sistema conta com duas abas para preenchimento:
- Data Movto.: informe a data de movimento a ser considerada para o movimento de tesouraria;
- Nominal: campo livre para identificar para quem foi pago o lote.
Parcela informadas:
Pode ser feita a baixa de um ou vários documentos a pagar. Para inserir ou excluir os documentos do lote, utilize as opções:
- [INS] - Inserir: ao pressionar o botão ou utilizar a tecla de atalho insert, o sistema apresentará a tela de Seleção de Documentos, para a pesquisa e seleção dos documentos que serão baixados;
Filtros para pesquisa de parcelas
- Número A.P.: informe o número A.P. do documento
- Sequencial/Parcela: adicione os números de sequencial ou parcela para o documento;
- Núm. NF: informe o número da Nota Fiscal do documento;
- Vencimento Inicial: insira a data para vencimento inicial do documento;
- Vencimento Final: informe a data de vencimento final do documento;
- Núm. Fatura: informe o número para a fatura do documento;
- Núm. Docto.: insira o número do documento;
- Filial: adicione o código da filial na qual o documento a pagar pertence. Utilize o ícone de Lupa ou a tecla F9 para pesquisar filiais cadastradas no sistema;
- Grupo Filial: informe o grupo no qual a filial está cadastrada. Use o ícone de Lupa ou a tecla F9 para buscar em grupos de filiais cadastradas no sistema;
- Entidade: insira a entidade na qual pertence o documento. O ícone de Lupa ou a tecla F9 podem ser utilizados para realizar buscas de entidades já cadastradas no sistema;
- Tipo Conta: informe o tipo de conta atrelada ao Documento a Pagar. Utilize o ícone de Lupa ou a tecla F9 para pesquisar os tipos de contas cadastrados no sistema;
- Tipo Cobrança: informe o tipo de cobrança do Documento a Pagar. Utilize o ícone de Lupa ou a tecla F9 para pesquisar os tipos de cobraças no sistema;
- Cód. Barra Boleto: adicione o filtro por código de barras do boleto. Ouando selecionada alguma parcela, que pertence a um boleto que tenha outras parcelas, e essas outras parcelas não estejam selecionadas, então o sistema apresentará uma mensagem perguntando se deseje carregar essas outras parcelas para o lote.
- Valor Mínimo: informe o valor mínimo para o Documento a Pagar;
- Valor Máximo: insira o valor máximo relacionado ao Documento a Pagar.
Parcelas Selecionadas:
- [ESPAÇO] - Selec.: utilize a tecla barra de espaço para realizar a seleção de Documentos a Pagar no grid;
- [F7] - Inverte Sel.: realize a seleção de todas as parcelas apresentadas através deste botão ou utilizando a tecla de atalho F7.
- [DEL] - Excluir: caso algum documento tiver que sair da seleção, pressione este campo ou utilize a tecla delete sobre o documento desejado;
- Ratear Desconto: para ratear um desconto de pagamento entre os documentos, informe o valor do desconto na caixa de edição e pressione o botão Atualizar.
Parcelas:
- [INS] - Inserir: insira uma nova parcela para abatimento do Contas a Receber. É possível utilizar a tecla insert como atalho da função;
- [DEL] - Excluir: faça a exclusão do abatimento do Contas a Receber do item selecionado. Utilize a tecla delete como atalho da função.
Contas de Tesouraria para Pagamento:
O grid apresenta os tipos de lançamento e contas de tesouraria informados, referente a baixa dos documentos a pagar.
- [DEL] - Excluir: realiza a exclusão de uma conta selecionada para pagamento. Utilize a tecla delete como atalho para a função;
- TOTAL A PAGAR: informa o valor total a pagar. O campo pode informar um valor para efetuar o pagamento caso seja necessário realizar uma baixa parcial;
- Valor Pago: é o valor total informado de pagamento;
- Desconto: informa o valor de desconto dos pagamentos;
- Tipo Lanc. Tesour.: informa o tipo de lançamento de tesouraria a ser utilizado para realizar a baixa no movimento de tesouraria;
- Conta Tesour.: insira a conta de tesouraria a ser utilizada para realizar a baixa no movimento de tesouraria;
- Valor a Pagar: é o valor a ser pago referente ao tipo e conta de tesouraria informado;
- Valor Saldo: é o saldo a ser informado.
Após o preenchimento das áreas informadas nesta guia, o usuário poderá realizar as seguintes ações:
- [F10] - Gravar: após informar todos os campos necessários, e o Valor Saldo for 0 (zero), pressione o botão ou a tecla F10 para finalizar a baixa;
- [F11] - Estornar: realiza o estorno em relação a Baixa de Documentos a Pagar. Utilize a tecla F11 como atalho da função;
- [F7] - Reimpressão: o botão permite reimprimir o recibo ou comprovante do lote, carregue o lote e utilize este campo ou pressione a tecla F7;
- [ESC] - Cancelar/Saída: os botões [ESC] - Cancelar e [ESC] - Saída permitem o cancelamento e a saída da guia de Baixa de Documentos a Pagar. Utilize a tecla esc como atalho para a mesma função.

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