Remessa Bancária
Esta tarefa é utilizada para fazer a integração bancária para o pagamento de contas a pagar, e emissão e baixa de boletos emitidos.
Para acessar esta tarefa, basta seguir o seguinte caminho: Menu Principal > Financeiro > Tesouraria > Remessa Bancária, ou utilizar o número 135 na barra de pesquisa do menu superior.
Esta tarefa tem a funcionalidade de operar com remessa e retorno a Receber e a Pagar. O funcionamento a Receber está padronizado com a ACBR, permitindo que a configuração esteja disponível aos clientes.
O que você pode fazer:
Inicialmente, é preciso configurar o Layout Bancário para seguir com o processo de Remessa Bancária.
Para realizar a configuração do Layout Bancário, acesse o seguinte caminho: Menu Principal > Cadastro > Financeiro > Bancos e Agências, ou utilize o número 39 na barra de pesquisa no menu superior.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Código: informe o número do código do banco. Utilize o ícone de Lupa para realizar buscas no sistema ou pressione a tecla F9;
- Nome*: insira o nome do banco selecionado.
Agências Bancárias:
O grid informa as agências registradas no banco selecionado.
- [F3] - Alterar: utilize este campo para abrir o cadastro da agência e configurar o layout bancário. Utilize a tecla F3 como atalho da função;
- [DEL] - Excluir: permite a exclusão do item selecionado. Utilize delete como atalho da função;
- [INS] - Inserir: insira uma nova agência bancária ao sistema;
Para realizar a Remessa Bancária, abra o campo [F3] - Alterar e configure a guia Boleto.
- Tipo Boleto: deve estar marcada a opção Boleto Bancário;
- Código Cedente: o código do cedente deve ser repassado pelo banco do cliente;
- Código Convênio: informe o código do convênio para cooperativas. A informação deve ser repassada pelo banco do cliente;
- Carteira: informe a carteira do cliente. A informação deve ser repassada pelo banco do cliente;
- Espécie Doc.: insira a Espécie Documento. A informação deve ser repassada pelo banco do cliente;
- Aceite: informe se o cliente possui aceite ou não. Essa informação deve ser repassada através do banco do cliente;
- Seq. Nosso Número: informe o último sequencial de boleto emitido no banco. A informação deve ser repassada pelo banco do cliente;
- Seq. Remessa: informe o último sequencial de remessa emitido no banco. A informação deve ser repassada pelo banco do cliente;
- Layout Remessa: insira o layout de remessa e retorno. Essa informação deve ser repassada através do banco do cliente;
- Diretório Logos: diretório dos logos do banco para impressão no boleto;
- Dir. Arq. PDF: diretório onde será salvo o arquivo PDF gerado;
- Dir. Arq. Remessa: diretório onde será salvo o arquivo de remessa;
- Contabilização: identifica se a baixa do título no retorno irá gerar contabilização;
- Instruções: informa as instruções adicionais que o usuário pode inserir para ser impresso no boleto.
Utilize o campo [F10] - Gravar para gravar as informações, ou pressione a tecla F10.
Após a configuração do Layout bancário, o banco precisa ser vinculado a uma Conta Tesouraria para a geração de remessas e recebimento dos retornos bancários. O vínculo pode ser realizado através da Tarefa 92 - Contas da Tesouraria nos campos Banco e Agência.
Após a configuração do Layout Bancário, o usuário deve realizar a Configuração para Envio E-mail com Boleto.
Para realizar o Envio de E-mail de Boleto, o sistema permite duas configurações. Na primeira, é possível configurar um e-mail por usuário do sistema, já a segunda forma, disponibiliza o envio de um e-mail geral.
Por regra, o sistema irá primeiro verificar se existe o e-mail no usuário, caso não tenha, ele utilizará do e-mail geral.
Para que a estação tenha como gerar e enviar e-mails, a pasta E-mail e logos_boletos deve estar no mesmo local que o executável raiz do Gondola.exe.
A primeira forma de configuração para envio de e-mail com boleto é através da inserção de usuários no sistema. Utilize o seguinte caminho: Menu Principal > Cadastro > Segurança > Funcionários ou insira o número 35 na barra de pesquisa superior para iniciar a tarefa.
Na Guia Principal, deve-se preencher os campos de Configurações de E-mail.
- Email: insira o e-mail utilizado;
- Login Usuário: informe o login ou o e-mail de usuário;
- Senha: insira a senha relacionada ao Login Usuário;
- SMTP Email: informe o SMTP do provedor de e-mail;
- Porta Email: insira a porta de envio do e-mail;
- Utiliza SSL: indique Sim ou Não para a utilização de SSL;
- Utiliza TSL: indique Sim ou Não para a utilização de TSL;
- Nome Envio Email: informe um nome de envio para o e-mail;
A segunda forma de configuração para envio de e-mail com boleto é feita através de um e-mail geral pelo sistema do Gestão de Supermercados.
Utilize o seguinte caminho para acessar essa configuração: Menu Principal > Cadastro > Financeiro > Bancos e Agências > Alterar Agência [F3] - Alterar > Guia Boleto > Guia Configurações E-mail. O caminho pode ser seguido a partir da pesquisa na barra superior da Tarefa 39.
- SMTP Email: informe o SMTP do provedor de e-mail;
- Porta Email: insira a porta de envio do e-mail;
- Login Email: informe o login ou o e-mail de usuário;
- Email: insira o e-mail utilizado;
- Senha: insira a senha relacionada ao Login Usuário;
- Nome Envio Email: informe um nome de envio para o e-mail;
- Utiliza SSL: indique Sim ou Não para a utilização de SSL;
- Utiliza TSL: indique Sim ou Não para a utilização de TSL;
Já após a configuração do Layout Bancário e de E-mail para envio, a Guia Remessa Bancária da tarefa 135 estará pronta para a geração de boletos e remessas.
Utilize as seguintes opções para a Geração de Remessas:
Selecione a opção desejada:
- Remessa / Retorno: este campo é utilizado para selecionar se a operação de integração bancária é feita para gerar uma das seguintes opções: Remessa, Retorno, Remessa Faturada e Retorno Fatura. Nesta guia, utilizaremos a opção: Remessa. Pressione o botão Ok para prosseguir com o preenchimento de informações.
Informações da Remessa / Retorno:
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Código: código sequencial gerado automaticamente pelo sistema na inclusão. Para carregar a remessa basta informar o sequencial gerado e pressionar a tecla enter para carregar;
- Descrição*: descrição livre para identificar a remessa bancária;
- Pagar/Receb*: campo onde é determinado se as parcelas a serem selecionadas serão Pagar ou Receber. Nesta guia, a opção estará preenchida automaticamente como Receber;
- Tipo de Ocorrência: o campo será preenchido automaticamente. Neste caso, com a opção 01 Entrada de Título. As outras ocorrências podem ser de Baixa ou Alteração;
- Conta Tesouraria*: informe a conta de tesouraria na qual ficará atrelado o movimento de emissão. Ou seja, a conta tesouraria que está configurada com o Banco e Agência com o layout bancário configurado. Utilize os ícones de Lupa e Lista caso deseje realizar buscas no sistema;
- Modelo Exportação: campo para preenchimento caso seja feita a emissão personalizada de alguma forma para modelos de exportação e importação. O campo será utilizado apenas em Remessas a pagar;
- Convênio: convênio utilizado para a emissão de boletos e para bancos que são cooperativos. Campo utilizado apenas para Remessas a Pagar;
- Data Agend.: informe a data de agendamento da remessa;
- Data Vencto.*: insira a data de vencimento da remessa.
Parcelas:
- [F9] - Pesquisa: utilize o botão para realizar a pesquisa de parcelas a receber da remessa bancária. A tecla F9 funciona como um atalho para a mesma função;
- [DEL] - Excluir: exclua uma das parcelas selecionadas no grid. Utilize a tecla delete como atalho da função;
- Código de Barras: utilizado para filtrar parcelas com código de barras de boleto;
- Entidade: filtre parcelas através do cadastro de entidades;
- Data Emissão: informe a data de emissão da remessa;
- Total Va. Pagto: adicione o valor total da remessa a ser recebida;
- Condição de Pagto.: informe sobre a condição de pagamento;
- Situação do Docto: insira a situação do documento;
- Tipo de Conta: informe o tipo de conta da remessa a receber;
- Obs. Parcela: insira alguma observação sobre a parcela.
Se a parcela selecionada já estiver vinculada a outra remessa já criada, o sistema irá questionar se o usuário deseja desfazer o vínculo da parcela com a remessa anterior para ser apurada para a remessa atual. Será apresentada a seguinte mensagem: Esta parcela já está vinculada a um boleto gerado, todo o seu vínculo será perdido. Caso a mesma esteja vinculada a um boleto agrupado, será também desfeito o vínculo de todas as parcelas deste boleto.
Após selecionar todas as parcelas, confirme utilizando o botão [F10] - Gravar ou a tecla de atalho F10.
Com as parcelas na listagem da movimentação Geração de Remessas e Emissão de Boletos a Receber, pressione o botão [F6] - Boleto ou a tecla F6 para apresentar as opções de ação para o usuário tratar os boletos:
Para a geração do boleto, a entidade da parcela precisa estar com um e-mail configurado em seu cadastro.
- Visualizar Todos Boletos: abre a tela com todos os boletos do grid para impressão;
- Grava Todos Boletos Diretório: grava em arquivo PDF todos os boletos no diretório definido nas configurações;
- Visualizar Boleto Selecionado: abre tela com o boleto selecionado para a impressão;
- Grava Boleto Selecionado Diretório: grava o boleto selecionado na grid na pasta definida nas configurações;
- Envia E-mail (Selecionado): envia e-mail do boleto selecionado na grid para e-mail configurado na entidade;
- Envia E-mail (Todos): utiliza thread para envio de todos os e-mails da Grid.
Após a geração dos boletos, utilize a barra de rolagem da grid de parcelas ate a coluna Nosso Número. Apenas os boletos gerados e que possuírem registro nesta coluna serão registrados no arquivo de Remessa.
- Banco Amazônia
- Banco Bancoob
- Banco Banese
- Banco Banestes
- Banco Banrisul
- Banco Bic
- Banco Bradesco
- Banco Brasil
- Banco BRB
- Banco Caixa
- Banco Cecred
- Banco Credisis
- Banco HSBC
- Banco Itaú
- Banco Mercantil
- Banco Nordeste
- Banco Safra
- Banco Safra Bradesco
- Banco Santander
- Banco Sicredi
- Banco Unicred RS
Utilizados para algumas cooperativas que utilizam Bradesco, Caixa e Banco do Brasil para emissão dos boletos.
- Banco Bradesco SICOOB
- Banco Caixa SICOB
- Banco Brasil SICOOB
Após a geração dos boletos na grid do passo anterior, basta pressionar o botão [F4] - Remessa ou a tecla de atalho F4 para que o arquivo de remessa seja gerado no diretório configurado.
Para a geração da remessa, certifique-se que as entidades da parcela estão com o CEP cadastrado no registro, caso contrário, a Remessa será rejeitada.
- Banco Amazônia
- Banco Bancoob
- Banco Banese
- Banco Banestes
- Banco Banrisul
- Banco Bic
- Banco Bradesco
- Banco Brasil
- Banco BRB
- Banco Caixa
- Banco Cecred
- Banco Credisis
- Banco HSBC
- Banco Itaú
- Banco Mercantil
- Banco Nordeste
- Banco Safra
- Banco Safra Bradesco
- Banco Santander
- Banco Sicredi
- Banco Unicred RS
Utilizados para algumas cooperativas que utilizam Bradesco, Caixa e Banco do Brasil para emissão dos boletos.
- Banco Bradesco SICOOB
- Banco Caixa SICOB
- Banco Brasil SICOOB
O usuário ou o banco irá captar/enviar o arquivo de retorno das parcelas a receber no layout CNAB240 ou CNAB400. Estes modelos de layouts estão disponíveis na configuração do layout bancário.
Para importar um arquivo de retorno, acesse a tarefa 135 - Remessa Bancária e preencha os seguintes campos:
Selecione a opção desejada:
- Remessa / Retorno: este campo é utilizado para selecionar se a operação de integração bancária é feita para gerar uma das seguintes opções: Remessa, Retorno, Remessa Faturada e Retorno Fatura. Nesta guia, utilizaremos a opção: Retorno. Pressione o botão Ok para prosseguir com o preenchimento de informações.
Informações da Remessa / Retorno:
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Código: código sequencial gerado automaticamente pelo sistema na inclusão. Para carregar a remessa de retorno basta informar o sequencial gerado e pressionar a tecla enter para carregar;
- Descrição*: descrição livre para identificar a remessa bancária de retorno;
- Pagar/Receb*: campo onde é determinado se as parcelas a serem selecionadas serão Pagar ou Receber. Nesta guia, a opção estará preenchida automaticamente como Receber;
- Tipo de Ocorrência: o campo deve ser preenchido de acordo com as opções Entrada de Título, Baixa ou Alteração;
- Conta Tesouraria*: informe a Conta Tesouraria que possui o banco e agência com o layout bancário configurado;
- Modelo Importação: campo para preenchimento caso seja feita a emissão personalizada de alguma forma para modelos de importação;
- Data Vencto.*: insira a data de vencimento da remessa de retorno.
Parcelas:
- [ENTER] - Sel. Doc. Financeiro: utilize o botão para realizar a seleção de Documentos Financeiros. Utilize a tecla Enter como atalho da função;
- Entidade: filtre parcelas através do cadastro de entidades;
- Data Emissão: informe a data de emissão da remessa de retorno;
- Total Va. Pagto: adicione o valor total da remessa a ser retornada;
- Condição de Pagto.: informe sobre a condição de pagamento;
- Situação do Docto: insira a situação do documento;
- Tipo de Conta: informe o tipo de conta da remessa a retornar;
- Obs. Parcela: insira alguma observação sobre a parcela;
- [F5] - Retorno: ao pressionar este campo ou utilizar a tecla F5, o sistema irá abrir o diretório para importação do arquivo de retorno bancário. A leitura do arquivo de retorno irá respeitar as seguintes situações:
- A parcela deverá ter registro de pagamento no arquivo;
- A parcela deverá ter no sistema o Nosso Número gravado, ou seja, é um boleto gerado pelo sistema e enviado ao banco via arquivo de Remessa.
Sem as duas informações mencionadas acima, não haverá o registro de parcelas para baixa.
Após a listagem de parcelas, basta gravar através do botão [F10] - Gravar ou pressionando a tecla F10. As parcelas serão baixadas no sistema e será gerado um novo movimento de tesouraria.
As faturas geradas no sistema e enviadas ao banco através de arquivo de remessa, podem ser baixadas através da opção retorno de fatura.
Selecione a opção desejada
- Remessa / Retorno: este campo é utilizado para selecionar se a operação de integração bancária é feita para gerar uma das seguintes opções: Remessa, Retorno, Remessa Faturada e Retorno Fatura. Nesta guia, utilizaremos a opção: Retorno Fatura. Pressione o botão Ok para prosseguir com o preenchimento de informações.
Informações da Remessa / Retorno
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Código: código sequencial gerado automaticamente pelo sistema na inclusão. Para carregar a remessa de retorno da fatura, basta informar o sequencial gerado e pressionar a tecla enter para carregar;
- Descrição*: informe uma descrição para a remessas de retorno de faturas;
- Tipo de Ocorrência: o campo deve ser preenchido de acordo com as opções Entrada de Título, Baixa ou Alteração;
- Conta Tesouraria*: informe o código da conta de tesouraria para a geração do movimento da baixa de faturas;
- Modelo Importação: código do layout de importação de faturas, previamente configurado no sistema para importação do arquivo de retorno bancário. Caso seja utilizado o Cobrebem, não é necessário informar neste campo.
Parcelas
- [ENTER] - Sel. Doc. Financeiro: utilize o botão para realizar a seleção de Documentos Financeiros no grid. Utilize a tecla Enter como atalho da função.
Pressione o botão [F10] - Gravar ou a tecla F10 para gravar o conteúdo modificado na tarefa de Remessa Bancária.

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