Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.
Manual do Usuário - Gestão de Supermercados - 8.1 > Integrações > Gestão Empresarial ERP > Checklist de Implantação do Gestão de Supermercados

Checklist de Implantação do Gestão de Supermercados

Para que a implantação do Gestão de Supermercados ocorra corretamente, sugerimos verificar alguns itens antes de iniciar este processo. Os itens estão divididos em processos, com o objetivo de fornecer uma ordem lógica, e não cronológica.

Dica

Caso você deseje, faça a impressão deste documento no formato PDF, no leiaute Paisagem, a partir do ícone de impressão, presente no início desta página.

Descrição dos itens:

Pré-requisitos

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Instalação dos sistemas Possuir os sistemas Gestão Empresarial | ERP e eDocs instalados e configurados para o Gestão de Supermercados Obtenha a confirmação sobre a instalação e operação regular dos sistemas a partir dos pré-requisitos do sistema Gestão de Supermercados. Acesse o Manual do Usuário para mais informações    
Alocação das equipes Verificar as equipes de negócio, operacional e suporte, responsáveis pelo funcionamento do sistema A partir da definição da alocação das equipes, é possível ter conhecimento dos responsáveis por orientar as necessidades de negócios, operar o sistema e oferecer suporte durante e após a implantação    
Definição das soluções Ter a definição do documento fiscal a ser utilizado (PAF-ECF, NFC-e e/ou SAT-Fiscal), de acordo com a legislação de cada Estado    
Aquisição das impressoras fiscais (ECF) Ter a definição do modelo, quantidade e data de disponibilidade das impressoras fiscais Defina o tipo, quantidade e quando as impressoras fiscais estarão disponíveis para uso na implantação e na operação. Verifique os equipamentos homologados e os passíveis de homologação com a Senior    
Liberação de impressoras (PAF-ECFs) Atualizar os requisitos técnicos para liberação das impressoras Manter os requisitos técnicos necessários atualizados para liberação das impressoras    
Credenciamento e lacre das impressoras

Após adquirir as impressoras, ou caso elas já existam com outro fornecedor de software, o interventor responsável pelo lacre deve acionar a Gestão de Faturamento (copias@senior.com.br) com as seguintes informações, solicitando liberação no site da SEFAZ e o arquivo ARQNS, necessário para inicialização do sistema:

  • CNPJ da empresa;
  • Inscrição Estadual da Filial;
  • Numero de série das ECFs;
  • Leitura X com o Grantotal e número de fabricação da ECF.

Após essa geração, a Senior irá liberar o uso das ECFs no site da SEFAZ, atualizando o cadastro realizado pelo órgão interventor

     
Credenciamento SEFAZ Credenciar contribuinte para uso da solução SAT Fiscal      
Gerar Código de Segurança do Contribuinte (CSC) para uso da solução NFC-e Verifique as necessidades da SEFAZ do Estado    
SAT Fiscal Adquirir, ao menos, dois equipamentos (uso e reserva) O SAT Fiscal pode fazer uso de uma impressora não fiscal para impressão da nota fiscal. Portanto, verifique as impressoras homologadas pela Senior    
Instalar e configurar o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs para o Gestão de Supermercados      
Disponibilizar, ao menos, uma porta de entrada USB para comunicação com o equipamento      
Documentos Definir CNPJ, Estado da implantação e Número de Inscrição Estadual do contribuinte Esses registros são imprescindíveis para o credenciamento do contribuinte na SEFAZ, para o lacre e liberação das ECFs e, consequentemente, para homologação de primeira venda juntamente com a instalação e configuração das ECFs    
Cadastrar o contribuinte junto aos Estados, de acordo com a solução fiscal escolhida. Além de disponibilizar o CNPJ e Número de Inscrição Estadual Esses registros são utilizados durante a implantação, instalação e configuração do eDocs, do Gestão de Supermercados e do Gestão Empresarial | ERP para a homologação das soluções fiscais. Verifique orientações nos sites da SEFAZ de cada Estado. Essas informações são necessárias para fins de liberação de novos clientes e de impressoras fiscais    
Periféricos Adquirir periféricos Por solicitação, é possível adquirir, ao menos, dois equipamentos SAT Fiscal, Pin Pad, gaveta, leitor de código de barras, leitor de cheques, impressora não fiscal (SAT Fiscal), entre outros    
Ambiente Conexão com a Internet para validação da instalação, testes e homologação Sem conexão com a Internet, não é possivel testar a comunicação com o Gestão Empresarial | ERP e o funcionamento de rotinas importantes, com os web services durante a implantação    
Liberar acesso remoto para máquina de homologação e testes Verifique políticas de segurança e opções de acesso remoto para homologação e testes    
Adequar o ambiente às condições indicadas no Documento de Estimativa de TI - DETI Esse documento (DETI) pode ser adquirido com a Gestão Técnica de Negócios    

Pré-implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Garantia de ambiente Validar a disponibilidade dos pré-requisitos dos sistemas Verifique se o Gestão Empresarial | ERP, eDocs, Middleware e GlassFish estão corretamente instalados e configurados para o Gestão de Supermercados. As parametrizações devem ser realizadas em uma base preparada para o sistema Gestão Empresarial | ERP. Ou seja, em uma base já parametrizada pelos usuários, chaves de todas as áreas da empresa. Isso, pois as informações são descritas apenas para um segmento específico do Varejo e são integradas com o sistema    
Verificar possibilidade de compra de equipamentos Equipamentos: Pin Pad, gaveta, leitor de código de barras, leitor de cheques, impressora não fiscal (SAT Fiscal), entre outros    
Liberação de novos clientes Solicitar liberação de proprietária Para utilizar o Gestão de Supermercados, é necessário a utilização de uma proprietária, liberada pela Gestão de Faturamento através de um e-mail de solicitação ou preenchimento de formulário. A solicitação deve fornecer informações à Senior e pode ser realizada pelo cliente, implantador diretamente ou, ainda, através do executivo de contas responsável    
Gerar cópia e/ou proprietária O processo de geração de proprietárias é iniciado pelo cliente, canal ou executivo de contas    
Liberação do SAT Fiscal Vincular equipamento SAT ao site SEFAZ Verifique informações do SAT-CF-e e site da SEFAZ do Estado em que a solução será implantada. Essa atividade é essencial para instalação do SAT e pode ser realizada durante a implantação. É necessário ter acesso à informações do cliente, do desenvolvimento e de conexão com a Internet para acessar a SEFAZ/SAT    
Validar aquisição de um equipamento SAT para utilização e um para reserva Esse equipamento pode ser compartilhado por mais de um PDV    
Providenciar impressora não fiscal para impressão de extrato do CF-e-SAT É necessária uma impressora não fiscal para teste e para utilização durante a implantação    
Base de Dados Preparar/Atualizar a base de dados      

Implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Elaboração Providenciar conexão com a Internet para realizar testes e operacionalizar, além de obter o sistema Gestão Empresarial | ERP, Gestão de Supermercados e PDV funcionais É importante ter uma conexão disponível para realizar testes, carga, parametrizações e homologação da solução durante a implantação. Após ter o sistema funcional e operando normalmente, o sistema prevê funcionalidades mesmo com algumas quedas de conexão    
Buscar funcionários para o Gestão de Supermercados Conectar os usuários aos representantes para que os cadastros possam ser carregados    
Preparar carga de dados      
Validar e corrigir base      
Conferir, validar e parametrizar o eDocs para o Gestão de Supermercados      
Habilitar processo automático para gerar grupos fiscais para os produtos ausentes Processo necessário, mesmo em situações que este precisa ser desabilitado por problemas técnicas no disco rígido    
Conferir, validar e parametrizar o Gestão Empresarial | ERP para o Gestão de Supermercados: NFC-e, PAF-ECF, SAT-Fiscal, Pin Pad Podem ocorrer de algumas parametrizações serem necessárias, como: condições de forma de pagamento, permissões de usuário e perfis de usuário. É necessário parametrizar permissões e habilitações de comportamento do Gestão de Supermercados, repassar cadastros do Gestão Empresarial | ERP para verificar situações que ainda exigem parametrização    
Lacre de impressoras Conferir se as ECFs estão disponíveis, lacradas e prontas para uso Utilizar apenas impressoras homologadas. As que ainda não foram homologadas devem ser acordadas e validadas com a Senior previamente    
Instalação Gestão de Supermercados Instalar e configurar o Gestão de Supermercados Matriz, Filial, Retaguarda e PDV    
Carga inicial Carregar usuários Carga inicial dos cadastros. Usuários conectados aos representantes    
Instalação SAT-Fiscal Conferir se os pré-requisitos de uso do SAT estão disponíveis      
Obter o Certificado Digital do Equipamento SAT Esse certificado difere do e-CNPJ da empresa e cada SAT tem um certificado próprio    
Parametrizar SAT      
Vincular Equipamento SAT ao site SEFAZ Verifique informações do SAT-CF-e e site da SEFAZ do Estado em que a solução será implantada. Essa atividade é essencial para instalação do SAT e pode ser realizada durante a implantação. É necessário ter acesso à informações do cliente, do desenvolvimento e de conexão com a Internet para acessar a SEFAZ/SAT    
Parametrizar Gestão Empresarial | ERP Conforme SAT-CF-e    
Parametrizar Gestão de Supermercados Conforme SAT- CF-e    
Instalação do TEF Instalar e configurar TEF

Este é um requisito de responsabilidade do cliente, conforme a solução fiscal a ser utilizada (exemplo: licença de Software Express ou V$Pague, módulos adicionais instalados, credenciamento junto às operadoras, dentre outros). Também é de responsabilidade do cliente a instalação. Deve ser verificado com o fornecedor como proceder

Observação

Para a instalação do módulo TEF, torna-se necessário que o cliente entre em contato com seu fornecedor.

  • SiTef: devem ser colocados os arquivos disponibilizados pela fornecedora Software Express. Esses arquivos devem ser salvos na pasta onde está instalado o PDV.

Os arquivos necessários são:

  • Windows (você pode fazer o download aqui):
    • CliSiTef32.dll
    • CliSiTef32I.dll
    • libemv.dll
  • Linux (você pode fazer o download aqui):
    • libclisitef.so
    • libclisitef32.so
    • libemv.so
  • V$Pague: para a instalação do V$Pague, torna-se necessário entrar em contato com o fornecedor. O fornecedor realiza a instalação.
   
Inicializar PDV Inicializar      
Configurar o sistema para uso do NFC-e com o PDV      
Instalar e configurar impressoras ECFs (PAF-ECFs) em PDVs Não é possível usar a impressora do cliente para fazer testes, apenas um emulador    
Ajustar o horário de verão do ECF      
Instalar e configurar periféricos      
Testes pré-homologação Emitir vendas, fazer cancelamentos, consultas, redução Após os testes, verificar se está tudo integrado com o Gestão Empresarial | ERP    
Homologação Confirmar homologação do sistema em funcionamento      

Treinamento e pós-implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Treinamento Verificar quais módulos serão utilizados do Gestão de Supermercados integrados ao Gestão Empresarial | ERP e que servirá de parâmetro para o treinamento de como melhor utilizá-las Faça essa verificação a partir de uma venda, que consiste em um teste unitário, com emissão de cupom    
Realizar algumas vendas do dia a dia com o usuário (gestor ou vendedor) e orientar como melhor proceder Transforme essas vendas em processos dentro do sistema e formalize para treinamento posterior do usuário    
Treinar usuário para realizar uma venda a partir de um passo a passo em um processo de venda com o PDV      
Treinar gestor Realize da seguinte maneira: o gestor acompanha o treinamento dos usuários finais desde o início, mostrando os processos, documentação de instalação e atualização, além de como utilizar o suporte Senior    
Retorno final Retornar finalização da implantação à Senior Levantamento de possíveis melhorias na implantação e no produto, a partir de uma concepção do cliente e do consultor que surgiu durante a implantação    

Este artigo ajudou você?