Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 8.12 aqui
Gestão de Armazenagem | WMS > Inventário > Fluxo do Inventário

Inventário

Fluxo do Inventário

Caminho para acesso

Menu: Inventário > Inventário

Visão Geral

Inventário é o processo de contagem de estoque usado para validar se os materiais que constam no estoque virtual são os mesmos que constam no estoque físico do armazém, comparando-os e atualizando-os de acordo com os dados obtidos.

A organização do estoque é essencial para a realização do inventário, pelos seguintes motivos:

A começar da versão 7.3.0.0, o sistema foi alterado para apresentar a quantidade extraída da barra (quando configurada na Regra de Depositante), antes de finalizar a contagem do Inventário, permitindo o operador visualizar a quantidade inventariada.

A partir da versão 7.3.1.0, foi modificado a Exportação do arquivo IAN para não executar quando não existir mudança no estado do estoque, pois estava gerando arquivo de inventário sem conteúdo.

 

Tem a possibilidade montar filtros, importar arquivos para o excel, agrupar campo, habilitar ou desabilitar colunas.

Agrupamento: Controle

Cadastrar

Sub Menu: Dados do Inventário

Sub Menu: Configurações

Sub Menu: Inventário Terceirizado

A partir da versão 8.9.0.0, alteramos a Rotina de Importação de Contagens de Inventário Terceirizado, para sumarizar no campo Contagem do produto o último dia do mês no campo Data de Vencimento, caso esteja marcado o parâmetro Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento no Produto x Depositante.

Exportar Inventário

Quando o inventário for atualizado pode-se enviar pelo WMS um arquivo com as informações atuais acerca do estoque para o sistema ERP do depositante. O arquivo exportado será gerado de acordo com as informações contidas no ‘Documento Layout de Integração’, na aba ‘Exportar inventário’ e conforme parâmetro acionado no Cadastro de Depositante / aba Exportação / agrupamento “Movimentação Interna” / campo Inventário, tendo a possibilidade de selecionar a opção:

A partir da versão 7.1.0.0, o sistema foi alterado para ao gerar a exportação irá gerar um arquivo para cada depositante que participa do inventário.

A começar da versão 7.3.0.0:

Desde a versão 8.7.2.2, foi alterada a exportação do inventário para enviar no arquivo apenas a barra unitária.

Agrupamento: Planejamento

Vincular Usuários

Vincular ao inventário no mínimo dois usuário. O vínculo é realizado ativando o primeiro campo de cada linha.

Vincular Produtos

O sistema identifica os locais onde existe estoque do produto inserido e adiciona esses locais no escopo do inventário. O vínculo é realizado ativando o primeiro campo de cada linha.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.

Vincular Todos os Produtos

Vincular Locais

O sistema permite que o usuário realize uma pesquisa dos locais disponíveis, adicionando ao escopo do inventário. O vínculo é realizado ativando o primeiro campo de cada linha.

obs: Se ativar locais para a contagem do inventário, não será necessário vincular os produtos, pois estes serão associados conforme ocorra a contagem dos usuários.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.

Desde a versão 7.9.0.0, a Caixa de Movimentação é um local, portanto nenhuma operação de inventário será realizada no local que representa a caixa de movimentação.
Será bloqueado realizar contagem de produtos em locais que representam uma caixa de movimentação.

Verificar Pendências

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.

Vincular Depositantes

A partir da versão 7.1.0.0, o vínculo do depositante ao inventário será realizado através da tela transfere. Podendo não inserir, ou inserir um ou mais depositantes ao inventário.

A começar da versão 7.3.0.0, foi adicionado o filtro de Tipo de Entidade para carregar apenas depositantes e proprietários.

Desde a versão 8.0.0.0, será permitido o vínculo do Depositante ao Inventário, se o parâmetro “Permitir Operação de Depositante Somente Com Contrato Ativo” estiver acionado na Configuração Geral, e se houver a existência de contrato vigente para o vínculo do Depositante ao Inventário, se não houver contrato vigente não permitirá o vínculo do Depositante ao Inventário.

Agrupamento: Execução

Liberar Contagem

Para que seja liberado a contagem do Inventário no Coletor de Dados. Após liberar o inventário para a contagem o usuário poderá incluir mais locais para serem contados, excluir locais e cancelar o inventário.

Observação: incluir locais, excluir locais e cancelar o inventário após a sua liberação são funcionalidades oferecidas pelo sistema.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.

A partir das versões 6.7.5.0 e 7.2.0.0, foi alterada a visualização dos locais para não carregar locais dos Setores do tipo Devolução Fornecedor.

A partir da versão 7.2.0.0, o sistema foi modificado para que possa identificar a origem do bloqueio do local:

Bloquear Contagem

Após a liberação de todos os locais do inventário, o mesmo deve ter as contagens bloqueadas para que não seja possível a ocorrência de novas contagens para os locais em escopo. Realizando a atualização do estoque, ou seja, acertar os dados de estoque do sistema conforme os dados coletados no inventário.
Após boqueado o inventário, caso houver necessidade de realizar novas contagens, o usuário poderá utilizar o botão “Liberar Contagem”.

Contagem Manual

Nova forma de inserir as contagens no Inventário, além de poder utilizar também o Coletor de Dados / Inventário.

Nesta tela será listado todos os endereços do escopo na sequencia definida pelo parâmetro “Sequência de Conferência Manual”, no Cadastro do Inventário. O sistema apresentará na tela os campos preenchidos: Endereço, Código do Produto, Descrição do Produto, Lote Interno, Lote Indústria, Data de Vencimento, Unidade da Embalagem (descrição reduzida) do Estoque, Estoque Sistema e o campo Quantidade será apresentado em branco para o usuário digitar.
Os campos Lote Interno do WMS, Código do Produto, Lote Indústria, Data de Vencimento poderão ser alterados, caso exista a necessidade, o usuário poderá ter a opção de editar o lote e a data de vencimento para isso será exibida uma tela para edição dos dados. Essa tela não permitirá realizar filtro, uma vez que para o lançamento será obedecido a mesma sequencia do relatório impresso.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.

Contagem Manual / Adicionar Contagem

Tela utilizada para inserir contagem de produto no local cujo estoque não foi identificado no sistema, pois o sistema irá gerar as linhas de local e produto ou conforme estoque ou conforme informado no escopo do botão “Vincular Locais”.

.

Contagem Manual / Finalizar Contagem Manual

O sistema finalizará a contagem realizada, registrando as contagens no botão “Monitorar”.

Contagem Manual / Fechar sem Finalizar

O sistema permitirá que a contagem que foi digitada não seja registrada na tela de Monitorar, finalizando e registrando somente na tela Monitorar após clicar no botão “Finalizar Contagem Manual”.

Gerar 1ª Contagem

Atualizar Estoque

Ao clicar neste botão o sistema atualizará os locais com as contagens dos produtos x locais liberados.

Ao confirmar, o sistema irá gerar todos do dados necessários para a atualização do estoque, de forma que seja possível o usuário consultá-los e validá-los na tela ‘Lotes Gerados’.

A começar da versão 6.8.0.0, o sistema validará se o endereço suportará o peso e o volume inventariado.

A partir da versão 7.2.0.0, será validado se o estoque sofrerá redução, e neste caso, será avaliado se a redução afetará o atendimento das notas fiscais liberadas para expedição, que não estejam em onda. Esta validação apenas ocorrerá para o Depositante cujo parâmetro “Considerar Estoque em Inventário ao Liberar Nota Fiscal para Expedição” esteja ativo.

Desde a versão 8.4.0.0., foi criada rotina Valorar Lote Filial para realizar a valoração de lotes exclusivamente para depositantes cujo regime for Filial. O objetivo desta rotina é definir o valor dos novos lotes gerados pela atualização de inventário, baseando-se no valor do lote antigo, percorrendo a composição de lotes somente quando necessário. Foi implementado também atualização dos valores das Notas Fiscais de Ajuste de Entrada geradas pelo Inventário.

Agrupamento: Consultas

Monitorar

Todos os locais incluídos em seu escopo devem estar liberados.

Para que o local seja liberado devem existir pelo menos duas contagens iguais realizadas por usuários distintos no mesmo local, não devendo existir contagens divergentes, ou seja, sem outra igual realizada por outro usuário.

A tela Monitorar Inventário permite o acompanhamento da realização das contagens e auxilia na análise de locais não liberados.

Acompanhamento

Permitirá o Acompanhamento da Realização das Contagens, auxiliando na análise de locais não liberados.

Diferença por Produto

A partir da versão 7.1.0.0, esta funcionalidade foi adequada para apresentar o Depositante proprietário dos produtos que apresentaram diferença durante a realização do Inventário.

Diferença por Local

O usuário poderá consultar as diferenças entre o estoque anterior ao inventário e o estoque contado no inventário para cada local e produto.

Lotes Gerados

Exibirá quais foram os novos lotes criados a partir da Conclusão do Inventário.

A partir da versão 7.1.0.0, o sistema apresentará para qual Depositante foi gerado o Lote.

No Coletor de Dados / Inventário

O Inventário estará liberado no Coletor de Dados se o usuário que estiver ativado no escopo do Inventário, e se o inventário estiver Liberado para Contagem no menu do aplicativo Silt Wms / Inventário / Inventário / botão “Liberar Contagem”.
Obs: Se no Cadastro do Produto / botão “Depositante” / menu “Coleta de Informações” / campo “Controle Informação Específica” estiver setado para “Coletar Somente na Conf. de Saída” no aplicativo Coletor de Dados / Inventário não irá solicitar a Informação Específica de cada produto.

Aplicativo Silt Wms / Cadastro / Produto / Produto / botão “Depositante” / menu “Coleta de Informações”

Aplicativo Coletor de Dados / Inventário

Grid da tela do botão Monitorar

Será apresentado no grid todas as contagens realizadas pelos usuários, informando via Coletor de Dados / Inventário, qual foi o local / endereço que a quantidade de uma determinada embalagem foi localizada.

Monitorar / Atualizar Crítica

O sistema irá comparar as contagens de mesma quantidade, local, embalagem, estado, vencimento, informação especifica, etc, e se isso ocorrer o sistema irá alterar os status dos dois registros para Liberada.

Monitorar / Atualizar Crítica Por Local

O sistema irá comparar as quantidades iguais do local selecionado e alterará o status para Liberada.

Monitorar / Selecionada

Ignora a contagem do registro selecionado.

Monitorar / Do Local

Ignorará todas as contagens do endereço.

A partir da versão 7.1.0.0, serão ignoradas todas as contagens do local independentemente do depositante cuja contagem está selecionada no grid.

Monitorar / Do Produto no Local

Ignorará a contagem selecionada.

A partir da versão 7.1.0.0, serão ignoradas as contagens do produto e do depositante selecionado no grid para o local da contagem.

Monitorar / Alterar Contagem

Permite alterar a contagem realizada no Coletor de Dados.

Pendência de Escopo

O sistema exibirá o lote que pertença a dois endereços, sendo que apenas um deles participa do inventário.

Monitorar / Informações Específica

Exibirá as Informações Específicas que foram lidas durante a execução do Inventário.

Monitorar / Multi Volume

Monitorar / Check List

Monitorar / Erros de Setorização

Monitorar / Lotes em Locais Diferentes

Monitorar / Incompatibilidade de Setor

A partir da versão 7.1.0.0, apresentará os dados incompatíveis com os parâmetros “Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Setor/Local” e “Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Local” no Cadastro do Setor e Depositante respectivamente.

Monitorar / Endereços com Divergências de Picking

Neste relatório apresentará informações de locais em que o produto foi contado e que não consta no Gerenciamento de Picking, ou seja, um dado produto teve sua contagem em dois locais de picking 26028107 e 26028110, mas o único local de picking cadastrado para o produto era o local 26028107, e neste relatório apresentará o produto informando no local 26028110, que apresentou divergência e que não possuía Cadastro de Picking, ou seja, registro na tela do Gerenciamento de Picking.

Conferência Manual

Com um registro de inventário selecionado ao clicar em Conferência Manual será apresentado um diálogo onde será possível informar alguns parâmetros para filtro. Podendo informar intervalos de Ruas, Prédios e Andares para filtrar o relatório se não for preenchido algum intervalo serão impressos todos os locais por exemplo, se não informar nada em Rua todas as ruas do escopo do inventário serão exibidas.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.

Após clicar no botão “Imprimir”, será possível direcionar o relatório para a impressora, a coluna Quantidade estará vazia, para o preenchimento pelo conferente.
.

Auditoria de Conferência Manual

Com um registro de inventário selecionado ao clicar em Auditoria de Conferência Manual será solicitada a senha de um supervisor para prosseguir com a impressão. Logo após informar a senha de supervisor aparecerá o diálogo para que sejam informados os filtros como já foi explicado anteriormente.

A partir da versão 7.1.0.0, este botão será desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.

Após clicar no botão “Imprimir”, será possível direcionar o relatório para a impressora, a coluna Quantidade terá a informação que possui o estoque antes de iniciar o Inventário.

Importar Inventário

A partir da versão 6.8.0.0, será possível ativar esta funcionalidade se no cadastro do Inventário o parâmetro Inventário Terceirizado” da aba Inventário Terceirizado estiver habilitado.

Caso exista uma contagem importada, o sistema exibirá uma mensagem pedindo confirmação para importar novamente. Caso afirmativo, todas as contagens serão apagadas para serem importadas novamente.

Será gerado log de Importação de Inventário mas somente com pesquisa interna, por enquanto não terá tela de consulta ao log.

A partir da versão 7.1.0.0 será bloqueado a Importação de Inventário Terceirizado caso não exista ou tenha mais de um depositante associado ao inventário.

Importar Inventário / Importação de Inventário

Responsável por localizar o arquivo referente a Importação de Inventário.

Importar Inventário / Excluir Contagens

Executará a eliminação das contagens do inventário que foi importado.

Importar Inventário / Log Campos Nulos no Arquivo

Exibirá os endereços vazios.

Valorar Estoque

A Valoração de Estoque foi criado especialmente para os produtos que ainda não foram cobertos fiscalmente, isto quando estes produtos estiverem vinculados a um depositante com Regime Armazém Geral e Não Contribuinte de ICMS, e com a posterior Geração de Nota Fiscal de Remessa para SEFAZ.

Este processo ocorre, após a Finalização da Atualização do Estoque do Inventário de produtos que não constavam no local/endereço do armazém, ou seja, foi realizado contagem a mais no inventário.

Após Atualizar o Estoque, uma ou mais notas AGCOB serão criadas e estarão Aguardando a Cobertura Fiscal.

Na Tela de Notas Fiscais Aguardando Cobertura, será possível selecionar uma destas notas. O responsável por realizar a cobertura é o Armazém e não o Depositante, por isso não haverá nota para importar a cobertura. O estoque que foi identificado a mais, não possui valor em dinheiro definido. Para tanto, será usado a opção “Valorar Produtos”, permitindo assim que o Armazém defina um valor unitário para cada produto que foi contado a mais.

Será listado valor unitário médio sugerido para o produto, baseado no valor corrente do estoque.

Para determinar o valor médio unitário, será levado em conta todo estoque presente no armazém do mesmo produto e mesmo estado de mercadoria. Ao somar o valor total, o sistema dividirá pela quantidade total em unidades:

Valor total do estoque / Quantidade total em unidades = Valor médio unitário

Ao gravar, o valor será atualizado na própria nota selecionada.

[[Notas Fiscais Aguardando Cobertura|Para maiores detalhes, clique aqui !]]

Gerar NF Remessa

Após definido o Valor de todos os produtos, deverá ser acionado o botão Gerar NF Remessa, que criará uma nota fiscal de Remessa para Armazenagem, usando o valor definido, e assim a nota estará pronta para ser transmitida para a SEFAZ.
O passo seguinte será de transmitir a nota fiscal eletrônica para a SEFAZ, a partir da tela de Controle de NF-e.

[[Notas Fiscais Aguardando Cobertura|Para maiores detalhes, clique aqui !]]

Transmitir NF-e

Na tela de Controle de NF-e / botão Transmitir NF-e, após acionado solicitará a autorização da SEFAZ, para que o estoque que foi valorado seja coberto fiscalmente.

[[Controle de NF-e|Para maiores detalhes, clique aqui !]]

.
.