Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 8.12 aqui
Manuais Operacionais / Administrativos > Picking > Picking de unidades e múltiplos

Picking de unidades e múltiplos

Endereços diferentes para picking de unidades e múltiplos para determinado produto

Cadastro de Setor

Campo Permitir Picking.

Dado uma configuração de Setor qualquer.

Quando o tipo de endereço for Todos ou Picking, poderemos configurar o parâmetro Permitir Picking.

Quando o tipo de endereço for Pulmão, o parâmetro Permitir Picking ficará setado para Misto e não será editável.

Permitiremos realizar a troca de configuração do parâmetro Permitir Picking, se os locais, produtos vinculados forem compatíveis.

Configuração do Produto por Depositante

Inserimos o campo Tipo Picking.

Dada uma configuração de produto por depositante qualquer.

Quando selecionado Informações associadas o sistema permitirá parametrizar o campo Tipo de Picking, podendo ser Misto ou Segregado.

E quando modificado, será validado se o produto está vinculado a algum setor que não seja compatível com a mudança por exemplo se for marcado como “segregado” e na mudança para “misto”, o item estiver em setor de picking “unitário” e/ou “caixa” nesse caso, o sistema exibirá mensagem de confirmação para o usuário exigindo a confirmação da mudança.

Terá registro de Log de Segurança com Hora Data e Usuário que realizou a mudança do produto x depositante específico.

Adequado formação de onda

Dado uma formação de onda qualquer.

Quando o produto estiver configurado para Tipo de Picking: “Misto”, os mecanismos atuais da Formação de Onda para seleção de endereços serão mantidos, ou seja, caixas e unidades podendo ser separadas dos setores que possuam estoque nos endereços de picking e configurados para separação de picking “MISTO”.

Quando o tipo de picking para o produto for “segregado”, ou seja, caixas fechadas, os endereços utilizados na separação serão de setores marcados como “Permitir Picking de caixa fechada, e unidades dos endereços em setores configurados para “Permitir Picking“ igual a “unidades”.

Serão verificados a quantidade de caixas disponível no endereço de picking de caixas caso o mesmo não for suficiente. Será disparado o reabastecimento do endereço de picking de caixa verificando ainda se o fator de conversão para as novas caixas é igual ou se for diferente será ajustado a utilização das caixas complementares em relação ao total a ser separado, por exemplo, no picking de caixa possui caixas cujo fator de conversão são múltiplos de 36 e o pedido foi de 2 caixas c/ 36 sendo que só existe disponibilidade no endereço de uma caixa, essa será reservada e o reabastecimento requisitado.

Uma vez solicitado o remanejamento a rotina de formação de onda verificará se as caixas a serem reabastecidas são do mesmo fator. Se hipoteticamente, as caixas novas possuírem com Fator de Conversão diferente por exemplo: 15 o sistema consumirá 2 caixas e as unidades restantes – 6 unidades - serão separadas do picking de unidade.

Se na seleção dos endereços de picking existir estoque suficiente para caixas mas entretanto não existir estoque suficiente para o endereço de picking unitário o sistema reabastecerá o endereço de picking unitário com produtos do endereço de picking de caixa, em todos os casos para quando o setor for unitário e o produto trabalhar com o endereço de picking segregado, as unidades somente serão retiradas desse endereço em específico. Será bloqueado a utilização de caixas fechadas diretamente do pulmão.

Reabastecimento sob demanda

Dado um reabastecimento sob demanda.

Quando os produtos ou setores utilizarem picking misto, a lógica atual será mantida.

Quando os produtos utilizarem Segregado e o Setor Caixa, o sistema verificará a embalagem conferida para o material e somente se a embalagem conferida estiver marcada como CAIXA FECHADA o palete poderá ser utilizado para o reabastecimento do endereço de picking de caixa, a seleção dos endereços e lotes disponíveis para o reabastecimento, respeitando as regras de FEFO: o lote a vencer primeiro, caso o material não controle vencimento, a seleção do lote seguirá sumarizando todos os lotes do endereço para aquele produto e a Data de Vencimento que será considerada será a mais próxima, reabastecendo a quantidade total do endereço (somatória de todos os lotes)se a quantidade total for menor, dessa forma paletes incompletos serão utilizados prioritariamente liberando mais endereços para armazenagem no pulmão e não apenas a quantidade do lote (paletes compostos com mais de um lote), e o endereço uma vez localizado abastecerá o picking de caixa com toda a sua quantidade.

Quando os produtos utilizarem Segregado e o Setor Unidade, o sistema gerará reabastecimento cuja origem será o endereço de picking de caixa. Caso não existir estoque suficiente no endereço de picking de caixa será requisitado um reabastecimento de um palete para o endereço de picking de caixa e em seguida reabastecer o endereço de picking de unidade.

Geração de Mapa de Alocação

Dado uma geração de mapa de alocação qualquer.

Quando produto x depositante estiver configurado para segregar os endereços de picking, o sistema verificará se o palete foi conferido em caixa e/ou unidade (embalagem deve estar configurada como caixa fechada). Paletes incompletos e/ou parciais, caso marcados para alocação em pulmão utilizado somente poderão ser alocados se o fator de conversão da embalagem do lote previamente alocado for igual ao conferido para aquele palete. O sistema na alocação para os produtos configurados como picking segregado passará a restringir a armazenagem no recebimento de fatores de conversões diferentes para um mesmo produto no mesmo palete.

E uma vez que o palete tenha sido conferido em caixa será verificado se o endereço de picking de caixa possui estoque com caixas do mesmo fator e se assim for o mesmo poderá ser alocado no endereço caso contrário será selecionado um endereço de pulmão compatível (setor, cubagem, etc.). Paletes de unidades, sobras e quebras devem ser respeitadas as configurações existentes e validar se o endereço de picking é compatível e possuir a capacidade de armazenagem disponível.

Reabastecimento Planejado

Dado o acesso ao menu Reabastecimento Planejado.

Quando recuperado a lista dos endereços que necessitam de reabastecimento.

O sistema considerará a parametrização do produto x depositante e também setor para determinar quais locais deverão ser reabastecidos.

Rotina de reabastecimento planejado

Dado um reabastecimento planejado.

Quando executada a rotina.

Então a rotina de reabastecimento planejado utilizará as configurações de Ponto de Reabastecimento (UN) e Limite de Ressuprimento gerando os reabastecimentos apenas para os endereços que estiverem em setores do tipo picking misto e/ou em unidade.

Cadastro de Remanejamento

Dado um cadastro de remanejamento qualquer, ao finalizar o Planejamento o sistema verificará a compatibilidade entre os endereços de origem e destino e os lotes selecionados, se a origem for pulmão e o destino estiver configurado para um setor de picking misto, a forma de liberar será como é realizado hoje.

E se o endereço destino pertencer a um setor de picking em unidade apenas lotes unitários poderão ser remanejados e se o endereço destino pertencer a um setor de picking de caixa, apenas caixas (lotes recebidos em caixas cuja embalagem estiver marcada como “caixa fechada”) poderão ser remanejadas para o destino.

Quando houve remanejamentos de picking para pulmão, o sistema validará se o produto está configurado para picking misto ou segregado, se estiver configurado para segredado, será validado a existência de estoque e se o fator de conversão dos lotes existentes é igual ao dos lotes formados/selecionados.

E para quaisquer validações que não forem liberadas o sistema exibirá aviso de erro com o motivo.

Gestão de Produto Recuperado

Dado um cadastro de retorno de produto recuperado, quando acionado o método finalizar, o sistema validará se o produto a ser recuperado é compatível com o endereço de destino selecionado, caso o destino for endereço de picking de caixas apenas caixas fechadas poderão ser remanejados e caso o destino seja endereço de picking unitário apenas unidades poderão ser incluídas.

Cadastro de Picking

Dado um cadastro de picking qualquer e quando efetuar a ação cadastrar, o sistema validará a compatibilidade entre o setor do endereço e a configuração do produto para o depositante.

E caso o setor do endereço for de picking misto o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking misto, se o setor for de picking unitário e/ou caixa o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking segregado.

Cadastro de picking pelo Coletor de Dados

Dado um cadastro de picking qualquer no coletor, quando efetuar a ação cadastrar, o sistema validará a compatibilidade entre o setor do endereço e a configuração do produto para o depositante.

E caso o setor do endereço for de picking misto o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking misto, se o setor for de picking unitário e/ou caixa o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking segregado.

Mudança de picking pelo Coletor de Dados

Dado uma mudança de picking qualquer pelo coletor, quando determinado o destino, o sistema validará a compatibilidade entre o setor do endereço e a configuração do produto para o depositante.

E caso o setor do endereço for de picking misto o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking misto, se o setor for de picking unitário e/ou caixa o produto x depositante deverá estar configurado para tipo de picking segregado.

Remanejamento manual pelo Coletor de Dados

Dado um remanejamento manual qualquer pelo coletor, quando determinado o destino, o sistema validará a compatibilidade entre o lote/produto a ser remanejado e o setor do endereço de destino.

E se o endereço de destino pertencer a um setor de picking misto e o produto estiver configurado para picking segregado não deverá aceitar

E caso o produto x depositante estiver configurado para picking segregado o sistema validará a embalagem que está sendo remanejada e a compatibilidade dela com o endereço de destino se o endereço destino for picking de unidade somente poderão ser remanejados produtos e/ou lotes em unidades e se o endereço destino for do tipo picking de caixa somente poderão ser remanejados produtos e/ou lotes em caixas (cadastro da embalagem campo caixa fechado = ‘S’). Se o endereço de destino for pulmão e o produto x depositante estiver cadastrado para picking segregado, somente poderá ser permitido o remanejamento se os fatores de conversão dos produtos/lote de origem e destino forem iguais.

Geração de Picking por OR

Dado o Gerenciador de Ordem de Recebimento e acionado o botão Gerar Picking por OR, o sistema verificará o tipo de configuração de endereços de picking para o produto x depositante, passando a filtrar os endereços conforme compatibilidade e disponibilidade entre a configuração do setor e para o produto x depositante.

E se o produto x depositante trabalhar com endereço de picking segregado serão cadastrados dois endereços de picking um para o setor de picking de caixa e o segundo para o setor de picking de unidades. Se o produto x depositante estiver configurado para picking misto manterá a lógica existente.

Cadastro de Depositante / Padrão de integração

Menu Padrão de Integração > Produtos.

Menu Padrão de Integração > Embalagem.

Então deverá ser incluído novo campo “Caixa Fechada” Sim ou não

Quando acessado o menu Padrão de Integração -> Regras de Negócio

Então deverá ser incluído novo campo no cadastro de padrões de depositantes para configurar a regra padrão para os produtos novos no momento da importação, o novo campo deverá possuir o mesmo nome do cadastro do produto x depositante “Tipo de Pikcing” com os mesmos valores 0 – “Misto” e 1 – “Segregado”, o valor padrão para este campo de ser 0 - “Misto”;

Processo de ajuste de entrada com compatibilidade de setor / produto Depositante

Dado uma ajuste de entrada qualquer

Quando for adicionar itens ao ajuste

Então o sistema deverá validar a compatibilidade entre o setor do endereço e a configuração do produto para o depositante

E caso não seja compatível deverá mostrar mensagem de erro.

Controle de Avaria ( quando tipo Truncado / Vencido / Danificado - somente misto

Dado um controle de avaria qualquer

Quando determinado o produto e endereço de destino para avaria

Então o sistema deverá desconsiderar as validações de compatibilidade de produto Depositante / setor