Gerenciador de Contrato
O módulo de Gestão de Contratos visa atender as necessidades de nossos clientes em relação a apuração dos serviços prestados de movimentação e armazenagem para seus depositantes.
As informações antes estavam espalhadas em diversos relatórios dificultavam a apuração e a cobrança dos serviços contratados com cada depositante.
Esse módulo é útil para apurar os custos logísticos internos no caso de Atacadistas, Distribuidores, Varejistas e Indústrias.
Estão disponíveis 3 categorias básicas de regras de serviços são elas Recebimento, Armazenagem e Expedição. Cada categoria conta com critérios diferentes contemplando valores diferenciados por Turno de Trabalho para atividades de Recebimento e Expedição, bem como valores diferenciados por Setores para Armazenagem. Na barra lateral estão disponibilizados os serviços para apuração. Clique em cada um dos itens para navegar e ativar conforme for necessário.
Serviços Avulsos também estão disponíveis e são tratados em item específico desse documento.
Para todos os serviços estão disponíveis os campos, esses campos são utilizados para a integração com qualquer ERP dos serviços contratados para cada Depositante, utilize o mesmo código para o WMS e o ERP.
Ressalva: o sistema calcula o valor com base no lote e, se alguns lotes entrarem com peso da embalagem diferente do peso atual, o sistema utiliza a base histórica para o cálculo, ele utiliza o peso de entrada do lote e não o peso atual da embalagem.
Dica: padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
Desde a versão 8.3.0.0:
- O sistema permite gerar cobrança de fatura para a Entidade Pagadora que é definida no contrato e também permite definir mais de um depositante por contrato, onde o cliente do depositante do armazém, passa a ser cliente direto do armazém no Regime de Armazém Geral. Em alguns casos existe um período para que o custo seja bancado pelo fabricante e depois passe a ser cobrado do cliente do depositante.
- Ajustes para enviar os dados da Entidade Pagadora e não mais do Depositante na integração.
- Foram alterados a Descrição dos campos no arquivo de layout Banco a Banco para a integração INT_ENVIO_FATURA_SERVICO, quando for realizado o fechamento da fatura gerada para um contrato.
Menu: Gestão de Contrato > Gerenciador de Contrato
Mostra os filtros referente aos registros de
- Aberto,
- Em Vigência,
- Finalizado
- Cancelado
- Aguardando Revisão
A partir da versão 8.0.0.0, foi retirada a trava que não permitia o Cadastro de mais de um contrato para o mesmo depositante na mesma vigência, ou seja, é permitindo manter ativo múltiplos contratos para cada depositante.
- Dados do Contrato
- Id do Contrato: identificador interno da aplicação.
- Descrição do Contrato: título do contrato com breve descrição.
- Conteúdo do Contrato: descrição abrangente do contrato.
- Número do Contrato: preencher com o número de controle interno do contrato para o depositante.
- Entidade Pagadora: informar o Depositante que é gerenciado pelo contrato em questão. A partir da versão 8.3.0.0 foi alterado a descrição do campo Depositante para Entidade Pagadora.
- Código Complementar: a partir da versão 8.0.1.0, tem validação da obrigatoriedade de preenchimento,conforme o parâmetro Utiliza Código Complementar na Configuração Geral / Sub Menu “Contrato Depositante”.
- Vigência
- Início e Término: data de início e término da vigência do contrato atual. O sistema permite que sejam criados contratos futuros com reajustes de preços.
- Início e Término: data de início e término da vigência do contrato atual. O sistema permite que sejam criados contratos futuros com reajustes de preços.
- Apuração
- Período: período de apuração dos serviços prestados, ou seja, o intervalo de tempo que o sistema utiliza para gerar a fatura dos serviços prestados. Podendo ser Quinzenal ou Mensal.
- Desde a versão 8.11.11.0 se ativar a opção: Dinâmico, poderemos definir períodos diferentes de 15 e 30 dias, a partir do sub Menu: Atribuir Período Dinâmico, por exemplo: 12 dias, 23 dias.
- Dia do mês para fechamento: parâmetro criado a partir da versão 8.1.0.0, onde o sistema permite informar a Data do Ciclo de Apuração para geração de fatura.
- Última Data Apurada: data em que a última fatura de serviços foi apurada. É preenchido automaticamente pelo sistema ao gerar cada uma das faturas de serviços.
- Vencimento Em Dias (Exceto feriados): após o fechamento da fatura em quantos dias úteis é o pagamento pelo cliente. Obs. Não é levado em consideração feriados.
- Tipo dos Dias:
- Útil: qualquer dia que não seja sábado, domingo.
- Corrido: contagem normal de dias.
- Período: período de apuração dos serviços prestados, ou seja, o intervalo de tempo que o sistema utiliza para gerar a fatura dos serviços prestados. Podendo ser Quinzenal ou Mensal.
- Índice de Reajuste para Renovação do Contrato, criado a partir da versão 8.0.0.0.
- Tipo Reajuste
- Fixo: habilita o campo Valor do Índice (%).
- Dinâmico: não habilita o campo Valor do Índice (%), ou seja, o valor é informado na renovação do contrato pelo supervisor.
- Valor do Índice(%): serve para definir o índice de reajuste de renovação de contrato.
- Descrição do Índice
- Tipo Reajuste
Inserimos este novo controle desde a versão 8.11.11.0, para definição de períodos diferentes de 15 e 30 dias, por exemplo: 12 dias, 23 dias, porém só está habilitado se no Sub Menu: Dados do Contrato no campo Período estiver setado para Dinâmico.
Observação: o sistema não permite salvar um contrato com a opção de período de apuração Dinâmico sem que os TODOS os dias do mês estejam contemplados nos períodos informados.
Se ativado o parâmetro é calculado o valor de ISS e incluído ao valor da fatura, caso contrário o ISS não é aplicado ao cálculo da fatura.
- Atribuir ISS ao Total da Fatura: possibilita a cobrança de ISS na Fatura.
- % ISS: percentual sobre o valor do ISS.
Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0.
- Permitir Desconto
- Percentual Máximo de Desconto Permitido: campo é habilitado se a flag “Permite Desconto” esteja acionada.
Funcionalidade criada a partir das versões 8.3.0.9, 8.4.0.10, 8.5.0.4 e 8.6.3.4.
- Exportar Fatura em Aberto : informa se são exportadas as faturas em aberto no momento da geração das faturas, ou seja, o sistema exporta as faturas geradas, mesmo que ainda não tenham sido aprovadas. Caso desmarcado somente exporta a fatura ao realizar a aprovação. A partir da versão 8.7.0.0 caso a fatura seja cancelada, é gerado também registro no banco de dados para o ERP, nas tabelas INT_ENVIO_FATURA_SERVIÇO e INT_ENVIO_FATURA_SERVICODET, no campo Status: 2 – Cancelada.
- Fatura de Serviços: parâmetro inserido a partir da versão 8.11.4.0, popula as tabelas INT_ENVIO_FATURA_SERVICO e INT_ENVIO_FATURA_SERVICODET, quando uma fatura for fechada, caso seja diferente de Desativado.
- Desativado
- Banco a Banco
- TXT - Modelo WMS
- REST - Modelo WMS
Utilizado para cobrança de endereços/posições ocupadas. Nesse critério é a quantidade de endereços ocupados que é utilizado para o cálculo do serviço de armazenagem. Sendo possível definir valores diferentes por Setor de Armazenagem. Caso tenha sido acordado uma quantidade mínima de endereços basta definir o valor para a franquia bem como valores e tolerância para posições excedentes da prevista.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.01”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual o preço é definido.
- Valor cobrado por endereço: valor do serviço de armazenagem para uma posição dentro do setor escolhido.
- Qtde Local Previsto: previsão de endereços que são utilizados pelo depositante.
- % do Valor para Cobrança Excedente: acréscimo a tarifa base de cobrança da posição ocupada por endereço para o setor definido.
- Filtrar Contrato nos Lotes Armazenados: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes de armazenagem que estavam vinculados a este contrato especificamente na data da apuração.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Serviço de Armazenagem por Endereço”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Tipo de Cálculo: define o critério para cobrança:
- Pico: é a maior quantidade de endereços utilizados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico), ou seja, num período de dias, o sistema utiliza o dia que teve maior quantidade de endereço armazenados e multiplica pelo campo Valor cobrado por endereço.
- Pico do período * Valor cobrado por endereço
- Média: quantidade média dos endereços utilizados e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: é o valor calculado pela quantidade de endereços multiplicado pelo campo: Valor cobrado por endereço, e os resultados são somados pela quantidade de dias de armazenagem.
- Quantidade do Dia * Valor cobrado por endereço
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo, isto é, quantidade máxima de endereços utilizados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico), ou seja, num período de dias, o sistema utiliza o dia que teve maior quantidade de armazenagem e multiplica pelo Valor cobrado por endereço e depois multiplica pela quantidade de dias de armazenagem.
- Pico do período * Valor cobrado por endereço * dias do período
- Dia a Dia / Dias do Período: a partir das versões 8.11.8.0 e 8.10.3.19, adicionamos esta opção para referenciar outro Tipo de Cálculo, ou seja, é o valor calculado pela quantidade de endereços multiplicado pelo Valor cobrado por endereço e dividido pela quantidade de dias de armazenagem.
- Quantidade do Dia * Valor cobrado por endereço / dias do período
- Pico: é a maior quantidade de endereços utilizados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico), ou seja, num período de dias, o sistema utiliza o dia que teve maior quantidade de endereço armazenados e multiplica pelo campo Valor cobrado por endereço.
- Qtde Mínima Local: valor de franquia com base na quantidade mínima de endereços ocupados por setor.
- % de Tolerância para Local Excedente: tolerância em relação a quantidade prevista de ocupação para cobrança de excedente de armazenagem.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
Utilizado para cobrança de serviços de recebimento, nesse critério o sistema utiliza do valor do documento de movimentação para cálculo do serviço de recebimento. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “02.03”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento – Hora Extra”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- % Sobre Valor da Nota Fiscal: percentual sobre o valor dos documentos fiscais recebidos.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança de serviços de expedição (separação, conferência, packing, embarque), nesse critério o sistema utiliza do valor do documento de movimentação para cálculo do serviço de expedição. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.03”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Serviço Fora do Turno”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- % Sobre Valor da Nota Fiscal: percentual sobre o valor dos documentos fiscais expedidos.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança por linhas separadas. Critério utilizado com base nos itens de cada pedido ou nota fiscal independente do valor. Importante Ativar o serviço no check-box “Utilizar cobrança por linha das notas fiscais”, definir o valor por item no campo: “Valor cobrado por item do detalhe das notas fiscais”.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “05.01”.
- Valor Cobrado por Item do Detalhe das Notas Fiscais: …
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Linhas Separadas”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança de Volumes Expedidos. Critério utilizado com base na quantidade de volumes gerados durante o packing e/ou expedição por onda. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalho.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.05”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
- Tipo de Cálculo: define o critério para cobrança:
- Pico: maior quantidade de volumes expedidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor Cobrado para cada Volume Expedido
- Média: somatória da quantidade de volumes expedidos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de volumes expedidos diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo, isto é, quantidade máxima de volumes expedidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico), ou seja, num período de dias, o sistema utiliza o dia que teve maior quantidade de materiais expedidos e multiplica pelo Valor cobrado por endereço e depois multiplica pela quantidade de dias de armazenagem.
- Pico do período * Valor Cobrado para cada Volume Expedido * dias do período
- Pico: maior quantidade de volumes expedidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Volumes Expedidos”.
- Valor Cobrado para cada Volume Expedido: define o valor por volume expedido.
- Filtrar Contrato nos Lotes Armazenados: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes de armazenagem que estavam vinculados a este contrato especificamente na data da apuração.
Controle criado a partir da versão 8.11.8.0. Utilizado para cobrança por Peso Recebido. Critério utilizado com base no Peso dos materiais alocados no Armazém.
- Utilizar cobrança por peso: se parâmetro ativado habilita os campos abaixo:
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.06”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo: Peso Recebido. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Tipo de Cálculo
- Pico: maior peso recebido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Unidade Recebida
- Média: somatória dos pesos recebidos dos materiais e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: a fatura é aplicada a todos os dias do período. Quando um determinado dia tiver quantidade de peso abaixo da franquia contratada, o valor da franquia é usado para este dia em particular. Caso em outro dia, a quantidade de peso seja maior do que a franquia, é cobrado a franquia somada ao valor quantidade excedente. Também é levado em consideração uma das unidades de cobrança definidas acima.
- Por Período: este tipo de cálculo já é realizado atualmente, e também é levado em consideração uma das unidades de cobrança definidas acima.
- Pico: maior peso recebido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Unidade Recebida: fica desabilitado quando o campo Utiliza Franquia estiver marcado.
- Unidade de Cobrança: o peso é calculado de forma diferente.
- Grama: o peso dar-se-á pela quantidade recebida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto.
- Quilo: o peso dar-se-á pela quantidade recebida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto dividido por 1.000 (Um Mil).
- Tonelada: o peso dar-se-á pela quantidade recebida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto dividido por 1.000.000 (Um Milhão).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Peso Recebido”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Valor da Franquia
- Peso Mínimo Recebido
- Valor Unitário Peso Excedente
- Código Franquia: código referente ao serviço da franquia.
Utilizado para cobrança por Peso Expedidos. Critério utilizado com base no Peso dos materiais expedidos do Armazém.
Quando acionado este tipo de cobrança, o cálculo é realizado de acordo com a quantidade de peso expedido. Para tanto, a rotina conta a quantidade de peso dos itens separados das notas fiscais processadas na expedição.
A definição do peso é dada pelo Peso Bruto do cadastro da embalagem. Cada embalagem expedida conta com a quantidade de peso.
- Utilizar cobrança por peso: se parâmetro ativado habilita os campos abaixo:
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.06”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Peso Expedido. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Tipo de Cálculo
- Pico: maior quantidade de Peso Expedido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Unidade Expedido
- Média: somatória dos pesos expedidos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: a fatura é aplicada a todos os dias do período. Quando um determinado dia tiver quantidade de peso abaixo da franquia contratada, o valor da franquia é usado para este dia em particular. Caso em outro dia, a quantidade de peso seja maior do que a franquia, é cobrado a franquia somada ao valor quantidade excedente. Também é levado em consideração uma das unidades de cobrança definidas acima.
- Por Período: este tipo de cálculo já é realizado atualmente, e também é levado em consideração uma das unidades de cobrança definidas acima.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo, isto é, quantidade máxima de peso expedido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico), ou seja, num período de dias, o sistema utiliza o dia que teve maior peso expedido e multiplica pelo Valor cobrado por endereço e depois multiplica pela quantidade de dias de armazenagem.
- Pico do período * Valor por Unidade Expedido * dias do período
- Pico: maior quantidade de Peso Expedido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Unidade Expedido: fica desabilitado quando o campo Franquia estiver marcado.
- Unidade de Cobrança: o peso é calculado de forma diferente.
- Grama: o peso dar-se-á pela quantidade expedida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto.
- Quilo: o peso dar-se-á pela quantidade expedida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto dividido por 1.000 (Um Mil).
- Tonelada: o peso dar-se-á pela quantidade expedida de cada produto vezes o peso bruto da embalagem do produto dividido por 1.000.000 (Um Milhão).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: a partir da versão 8.1.0.0, o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Peso Expedido”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Valor da Franquia
- Peso Mínimo Expedido
- Valor Unitário Peso Excedente
- Código Franquia: código referente ao serviço da franquia.
Utilizado para cobrança por Metros Cúbicos expedidos. Critério utilizado com base na cubagem dos materiais expedidos.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.07”.
- Valor por Metro Cúbico Expedido: …
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Cubagem Expedida. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Tipo de Faturamento:
- Pico: maior quantidade de cubagem expedido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Metro Cúbico Expedido
- Total no Período: …
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Metro Cúbico Expedido * dias do período
- Pico: maior quantidade de cubagem expedido no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras, implementadas a partir da versão 8.11.13.0, semelhante a regra por Armazenagem por Embalagem que faz referência a apuração de Palete, Caixa e Unidades, ou seja, caso um palete seja completo é cobrado à regra de palete configurada de acordo com o lastro X camada do produto configurada, caso for unidades é cobrada a regra de unidades configurada. Esta regra executa a apuração das caixas armazenadas com a conversão das unidades armazenadas do produto para caixas utilizando o código de barras com maior fator de conversão do produto configurado no Cadastro de Embalagem:
- Exemplo: 205 unidades armazenadas do produto, código de barras com maior fator de conversão do produto: 20, cálculo seria 205 unidades dividido por 20 fator de conversão = 10 caixas armazenadas + 1 caixa armazenada (5 unidades), com isso o sistema realiza a conversão de todos os produtos, com a soma das caixas armazenadas no período.
Vínculo com o relatório Armazenagem Por Caixa.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.04”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual os valores são definidos.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de caixas armazenadas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Caixa
- Média: somatória da quantidade de caixas armazenadas e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de endereços utilizadas diariamente.
- Por Período: …
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Caixa * dias do período
- Pico: maior quantidade de caixas armazenadas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição do Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Armazenagem por Unidade de Movimentação”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Caixa: valor de cobrança por caixa, e fica desabilitado quando o campo Utiliza Franquia estiver marcado.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: o sistema solicita o preenchimento dos campos informados:
- Quantidade de Caixas: quantidade de caixas para cobrar o valor da franquia, utilizando ou não a quantidade de caixas da franquia cadastrada. Se ultrapassar a quantidade, é cobrado o Valor Unitário para cada caixa excedente.
- Valor Franquia: valor usado para cobrança da franquia.
- Valor Unitário para o Excedente: valor de uma caixa que excedeu.
- Código Franquia
Exemplo:
- Quantidade da Franquia = 500 caixas, valor da franquia = R$1.000,00 reais
- Valor Unitário para Caixa excedente= R$ 20,00 reais
- Quantidade de caixas apurada no período:
- Apuração 400 caixas : Cobrar o valor da franquia de R$1.000,00 reais
- Apuração 600 caixas aciona a franquia: 100 caixas excedidas X valor unitário caixa excedida R$ 20,00 reais = R$ 2.000,00 reais + valor franquia de R$ 1.000,00 reais = R$ 3.000,00 reais é o valor da apuração das caixas armazenadas no período.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.04”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual os valores são definidos.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de palete utilizados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Palete
- Média: somatória da quantidade dos paletes utilizados e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de paletes utilizados diariamente.
- Por Período: …
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Palete * dias do período
- Pico: maior quantidade de palete utilizados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Armazenagem por Unidade de Movimentação”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Palete: valor de cobrança por palete.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: a partir da versão 8.0.0.2, o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Armazenagem por Palete” e “Armazenagem por Peso”, mas parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Quantidade de Paletes: quantidade de paletes para cobrar o valor da franquia. Quando ultrapassar este valor, é cobrado o valor excedente.
- Valor Franquia: valor usado para cobrança da franquia.
- Valor Unitário para o Excedente: valor de um palete excedente.
Utilizado para cobrança de armazenagem por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança da armazenagem sendo o valor definido por setor de armazenagem.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.03”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Armazenagem por Unidade de Movimentação”. Sugestão de padronizar a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual os valores são definidos.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de embalagens armazenadas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Palete e/ou Valor por Caixa e/ou Valor por Unidade
- Média: somatória da quantidade das embalagens armazenadas e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade das embalagens armazenadas diariamente.
- Dia a Dia Acumulado: opção inserida a começar da versão 8.11.2.0, e tem vínculo com o parâmetro Cálculo por Unidade que considera a somatória da quantidade de embalagem armazenada diária com cálculo do valor da fatura no intervalo de data informado no contrato, não confundir com o saldo de estoque, pois a quantidade de embalagens armazenadas é cumulativa, até o final do período, e a quantidade de saldo de estoque calcula-se considerando as entradas e as saídas. A somatória da quantidade de embalagens armazenadas no período é multiplicada ao Valor por Unidade, incidindo somente sobre a menor unidade de medida.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Palete e/ou Valor por Caixa e/ou Valor por Unidade * dias do período
- Pico: maior quantidade de embalagens armazenadas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Palete: valor de cobrança do serviço de armazenagem para um palete do produto. O sistema utiliza a norma de paletização do cadastro de embalagens para efeito do cálculo.
- Valor por Caixa: valor de cobrança do serviço de armazenagem para caixas em paletes incompletos ou já utilizados.
- Valor por Unidade: valor de cobrança do serviço de armazenagem de uma unidade que esteja fracionada no armazém para o setor definido.
- Cálculo por Unidade: controle inserido a partir da versão 8.11.2.0 e que contabiliza os recebimentos realizados do produto, convertendo todas as quantidades recebidas para unidade, ou seja, embalagem de menor fator.
- Regras para utilização do Cálculo por Unidade:
- O sistema seta para a opção Dia a Dia Acumulado a partir do parâmetro: Tipo de cálculo.
- O parâmetro Cálculo com base no saldo do período anterior está habilitado para ser marcado ou não.
- O sistema impede o preenchimento dos campos Valor por Caixa e Valor por Palete.
- Se o parâmetro Cálculo por Unidade estiver desmarcado, o sistema permite escolher todas as opções do Tipo de Cálculo, com exceção da opção Dia a Dia Acumulado.
- Regras para utilização do Cálculo por Unidade:
- Cálculo com base no saldo do período anterior: regra inserida desde a versão 8.11.2.0.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança do serviço de armazenagem por metros cúbicos. O valor por metro cúbico é definido por Setor de Armazenagem.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.02”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual o valor é definido.
- Tipo de Apuração:
- Reservado: é considerada a cubagem do endereço ocupado, mas a partir das versões 8.9.4.11, 8.11.9.0 e 8.10.3.22, se o endereço for Blocado é utilizado sempre a metragem da embalagem que estiver no Estoque, e com isso é considerado o Tipo de Apuração: Ocupado.
- Ocupado: é calculado a metragem cúbica utilizada do estoque conforme cadastro da embalagem.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Metros Cúbicos Utilizados”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Metro Cúbico: valor de cobrança do serviço de armazenagem por metro cúbico apurado.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Armazenagem Por Metros Cúbicos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Metro Cúbico
- Média: somatória da quantidade de Armazenagem Por Metros Cúbicos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: Calculado pela cubagem utilizada diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Metro Cúbico * dias do período
- Pico: maior quantidade de Armazenagem Por Metros Cúbicos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
Utilizado para cobrança do serviço de armazenagem por metros quadrados. O valor por metro quadrado é definido por Setor de Armazenagem.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “01.07”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual o valor é definido.
- Tipo de Apuração:
- Reservado: é considerada a área do endereço ocupado.
- Ocupado: é calculado a área utilizada do estoque conforme cadastro da embalagem.
- Descrição Serviço: Descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Metros Quadrados Utilizados”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Metro Quadrado: valor de cobrança do serviço de armazenagem por metro quadrado apurado.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Armazenagem Por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Metro Quadrado
- Média: somatória da quantidade de Armazenagem Por Metros Quadrados e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela área utilizada diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Metro Quadrado * dias do período
- Pico: maior quantidade de Armazenagem Por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
Utilizado para cobrança de serviços de recebimento, nesse critério o sistema utiliza a quantidade de recebimento por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança do valor de recebimento. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.02”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Valor por Caixa: valor de cobrança do serviço de recebimento para caixas em paletes incompletos ou já utilizados.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de embalagem recebidas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Caixa e/ou Valor por Palete e/ou Valor por Unidade
- Média: somatória da quantidade de embalagem recebidas e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade recebida diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Caixa e/ou Valor por Palete e/ou Valor por Unidade * dias do período
- Pico: maior quantidade de embalagem recebidas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento por Embalagem”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Palete: valor de cobrança do serviço de recebimento para um palete do produto. O sistema utiliza a norma de paletização do cadastro de embalagens para efeito do cálculo.
- Valor por Unidade: valor de cobrança do serviço de recebimento de uma unidade que esteja fracionada durante a conferência.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança de serviços de expedição (separação, conferência, packing, embarque). Nesse critério o sistema utiliza a quantidade de expedição por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança do valor de expedição. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deve ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalho.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Valor por Caixa: valor de cobrança do serviço de expedição para caixas em paletes incompletos ou já utilizados.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Expedição Por Embalagem no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Caixa e/ou Valor por Palete e/ou Valor por Unidade
- Média: somatória da quantidade de Expedição Por Embalagem e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade expedida diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Caixa e/ou Valor por Palete e/ou Valor por Unidade * dias do período
- Pico: maior quantidade de Expedição Por Embalagem no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Expedição de Mercadoria”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Palete: valor de cobrança do serviço de expedição para um palete do produto. O sistema utiliza a norma de paletização do cadastro de embalagens para efeito do cálculo.
- Valor por Unidade: valor de cobrança do serviço de expedição de uma unidade que esteja fracionada durante a expedição.
- Filtrar Contrato nos Lotes Armazenados: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes de armazenagem que estavam vinculados a este contrato especificamente na data da apuração.
Utilizado para cobrança de serviços pelo valor do estoque. O valor do estoque é calculado com base em cada nota fiscal de entrada, seja ela do fornecedor ou de cobertura fiscal, remessa para armazenagem ou por conta e ordem de terceiros. O gestor define o percentual de cobrança em relação ao valor do estoque total. Pode ser incluído mais de um item para o mesmo setor, por exemplo para cobrança de seguro e da armazenagem.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.03”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual o valor é definido.
- Tipo de Cálculo: referente ao Período: quinzenal ou mensal ou dinâmico do Cadastro do Contrato.
- Pico: valor máximo de estoque.
- Média: somatória dos valores do estoque dividido pela quantidade de dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: valor utilizado diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico dos valores * Valor do Estoque * dias do período
- Descrição Serviço: informação que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Seguro”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- % Armazenagem: percentual de cobrança do serviço de armazenagem por valor do estoque apurado.
- Exibir Quantidade Fatura:
- Quantidade do Estoque na coluna Quantidade da Fatura é exibida a quantidade da Nota Fiscal de Entrada.
- Valor do Estoque: na coluna Quantidade da Fatura é exibido o Valor da Nota Fiscal de Entrada.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Filtrar Contrato nos Lotes Armazenados: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes de armazenagem que estavam vinculados a este contrato especificamente na data da apuração.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.04”.
- Setor: define o Setor de Armazenagem para o qual o valor é definido.
- Unidade Cobrança: o peso é calculado de forma diferente dependendo da opção selecionada abaixo:
- Grama: o peso dar-se-á pela quantidade de estoque de cada lote no endereço vezes o peso bruto da embalagem do lote.
- Quilo: o peso dar-se-á pela quantidade de estoque de cada lote no endereço vezes o peso bruto da embalagem do lote dividido por 1.000 (Mil).
- Tonelada: o peso dar-se-á pela quantidade de estoque de cada lote no endereço vezes o peso bruto da embalagem do lote dividido por 1.000.000 (Um Milhão).
- Tipo de Cálculo: a apuração é realizada de forma diferente:
- Pico: é contado dia a dia o peso calculado acima dentro do armazém. O dia que teve o maior número de peso é a quantidade utilizada.
- Pico do período * Valor por Peso
- Média: é contado dia a dia a quantidade de peso. A média desta quantidade é usada.
- Dia a Dia: a fatura é aplicada todos os dias do período. Quando um determinado dia teve quantidade de peso abaixo da franquia contratada, o valor da franquia é usado para este dia em particular. Caso em outro dia, a quantidade de peso seja maior do que a franquia, é cobrado a franquia somada ao valor quantidade excedente.
- Por Período: …
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor por Peso * dias do período
- Pico: é contado dia a dia o peso calculado acima dentro do armazém. O dia que teve o maior número de peso é a quantidade utilizada.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Peso das Mercadorias”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por Peso: valor de cobrança por unidade de medida.
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: a partir da versão 8.0.0.2, o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Armazenagem por Palete” e “Armazenagem por Peso”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Valor Franquia: valor da Franquia a ser cobrado.
- Peso Mínimo Alocado: peso mínimo em estoque para cobrança da franquia.
- Valor Unitário Peso Excedente: valor a ser cobrado para peso que exceda o peso mínimo.
- Utilizar Armazenagem Por Palete Condicionada a Movimentação: se o parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.05”.
- Qtde Mínima Movimentada (Un): …
- Tipo de Movimentação: o cálculo é realizado de acordo com a quantidade de paletes Armazenados e/ou Expedidos. Para tanto, a rotina busca todos endereços que tenham estoque, e contar a quantidade de paletes de cada produto por endereço. Caso o endereço possua estoque inferior a um palete, é considerado como um palete.
A definição de palete é dada por meio do cadastro da embalagem. Um palete é igual a quantidade de camada vezes o lastro da embalagem do lote do produto no endereço. Cada endereço que possua estoque deve ser contado a quantidade de paletes total do produto no endereço.- Peças Recebidas: é contado no último dia do período de apuração a quantidade de paletes recebidos no armazém. Essa quantidade de palete é a quantidade utilizada.
- Peças Expedidas: é contado no último dia do período de apuração a quantidade de paletes expedidos do armazém. Essa quantidade de palete é a quantidade utilizada.
- Peças Recebidas e Peças Expedidas: é contado no último dia do período de apuração a quantidade de paletes recebidos e expedidos no armazém. Essa quantidade de palete é a quantidade utilizada.
- Descrição do Serviço
- Valor Por Palete: …
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.06”.
- Produto Kit: localizar um produto que possua produtos associados a partir do botão Componentes Kit do cadastro de produto.
- Descrição Serviço
- Valor por Kit: é gerada fatura por kit montado.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “03.06”.
- Produto Kit: localizar um produto que possua produtos associados a partir do botão Componentes Kit do cadastro de produto.
- Descrição Serviço
- Valor por Kit: é gerada fatura por kit desmontado.
A partir da versão 8.6.1.0, foi inserido esta nova forma de cobrança.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras.
Vínculo com o relatório Recebimento por Volume.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de volumes recebidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor Unitário por Volume recebido
- Média: somatória da quantidade de volumes recebidos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de volumes recebidos diariamente.
- Pico * Dias do Período: desde as versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.19, incluímos esta opção para demonstrar outro Tipo de Cálculo.
- Pico do período * Valor Unitário por Volume recebido * dias do período
- Pico: maior quantidade de volumes recebidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento de Volume”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor Unitário por Volume recebido: valor de cobrança de volumes recebidos de uma unidade que esteja fracionada durante a expedição.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: a começar das versões 8.11.11.25 e 8.11.15.0, o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Recebimento por Volume”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Quantidade de Volumes: faz referência a cobrança até a quantidade de volumes.
- Valor da Franquia: é o valor cobrado com a Quantidade de Volumes menor ou igual a recebida.
- Valor Unitário para o Excedente: valor adicional cobrado por volumes recebidos.
- Código Franquia: código referente ao controle da franquia.
A partir da versão 8.11.10.0, foi inserido esta nova forma de cobrança.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras de cobrança por Recebimento por Metros Quadrado, apurando as metragens recebidas dos produtos de acordo informações da embalagem no sistema sendo elas comprimento x largura, fator dia a dia.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento por Metros Quadrado”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Valor por Unidade por Metro Quadrado
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Recebimento por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Unidade por Metro Quadrado
- Média: somatória da quantidade de Recebimento por Metros Quadrados e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de metros quadrados recebidos diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Unidade por Metro Quadrado * dias do período.
- Pico: maior quantidade de Recebimento por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Desconsidera produtos com o tipo de produto existente no recebimento por unidade: se marcado desconsidera os Tipos de Produtos informados no Cadastro de Contrato de Recebimento por Unidade.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
A partir da versão 8.11.10.0, foi inserido esta nova forma de cobrança, que é semelhante ao Recebimento por Embalagem, mas nesta nova forma não tem a separação por caixa, palete e unidade.
Clique no botão Adicionar para inserir as regras de cobrança por Recebimento por Unidade, com aplicação de um valor fixo para cada unidade, separado por Tipo de Produto.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento de Unidade”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Tipo de Produto: código Interno do Tipo do Produto cadastrado no WMS.
- Valor por Unidade: valor cobrado por Unidade.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Recebimento por Unidade no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Unidade
- Média: somatória da quantidade de Recebimento por Unidade e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de unidades recebidas diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Unidade * dias do período
- Pico: maior quantidade de Recebimento por Unidade no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Desde a versão 8.11.10.0, inserimos esta nova forma de cobrança. Basta que clique no botão Adicionar para inserir as regras de cobrança por Armazenagem de NF por M2 com Faturamento Antecipado, por Notas Fiscais de Entrada. Para mais detalhes do Fluxo.
Vínculo com o relatório Armazenagem de NF por M2 com Faturamento Antecipado.
A começar das versões 8.11.15.0, 8.11.5.71, foram acrescentados o vínculo com os relatórios:
- Armazenagem de NF e SKU por em com Faturamento Antecipado
- Armazenagem de NF e SKU/Lote por m2 com Faturamento Antecipado
- Histórico de Expedição do Estoque por NF de Entrada
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Armazenagem de NF por Metros Quadrado”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor Armazenagem de NF por Metros Quadrado
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de Armazenagem de NF por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor Armazenagem de NF por Metros Quadrado
- Média: somatória da quantidade de Armazenagem de NF por Metros Quadrados e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de itens das notas fiscais de entrada recebidas diariamente, ou seja, regra na Data de Recebimento é cobrado pela armazenagem por 30 dias, e renova a cobrança de mais 30 dias no aniversário do recebimento do saldo remanescente.
- Exemplo 1: o cliente processa o faturamento no primeiro dia útil do mês. Nele vem cobrando o m² ocupado de cada documento recebido no mês, por 30 dias, ou seja, mesmo para as cargas que permaneçam armazenadas por um período menor que 30 dias, são cobrados 30 dias de armazenagem. Cobraremos também a armazenagem daqueles produtos que permaneceram no estoque e completaram mais 30 dias de armazenagem.
- Exemplo 2: o cliente recebe a nota 123 em 01/08/17, esta completa 30 dias em 30/08/17. Ao processar o faturamento em 01/09/17, tendo ou não saldo referente a esta nota, devemos cobrar (armazenagem) por 30 dias (de 01/08 a 30/08). No mês seguinte, em 01/10/17, ao processarmos o novo ciclo de faturamento, iremos identificar se a carga referente à nota 123 foi expedida até 30/08, se sim, não cobraremos novamente. Se não saiu, esta deve ser cobrada por mais 30 dias independente da data da expedição, pois ultrapassou o ciclo de 30 dias corridos inicial.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor Armazenagem de NF por Metros Quadrado * dias do período
- Dias de Carência: inserimos este controle a partir da versão 8.11.16.0, ao informar o tempo de carência, estes dias não são cobrados no contrato e, as Notas Fiscais de Entrada são destacadas na fatura.
- Pico: maior quantidade de Armazenagem de NF por Metros Quadrados no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Criamos este controle desde a versão 8.11.11.0, e que é semelhante ao controle de Recebimento por Embalagem, que apura por PALETE, CAIXA e UNIDADES, e esta funcionalidade gera cobrança somente do PALETE independente se o palete está completo, incompleto ou unidades.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Recebimento por Palete”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de paletes recebidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Palete
- Média: somatória da quantidade dos paletes recebidos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de paletes recebidos diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Palete * dias do período
- Pico: maior quantidade de paletes recebidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Palete: valor cobrado por palete.
- Utiliza Franquia: o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Recebimento por Palete”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Quantidade de Paletes: faz referência a cobrança até a quantidade de paletes.
- Valor da Franquia: é o valor cobrado com a Quantidade de Paletes menor ou igual a recebida.
- Valor Unitário para o Excedente: valor adicional cobrado por paletes recebidos.
- Código Franquia: código referente ao controle da franquia.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Inserimos este controle a partir das versões 8.11.11.25 e 8.11.15.0, e que é semelhante ao controle de Expedição por Embalagem, e não adere à operação do cliente por se tratar de apuração Palete, Caixa e Unidades, ou seja, caso um palete seja incompleto o WMS converte e realiza a apuração por caixas e unidades conforme configuração do lastro x camada do produto e embalagem. A cobrança ocorre somente por Palete do Produto, independente se o palete está completo, incompleto ou unidades.
Vínculo com o relatório Expedição por Palete.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Expedição por Palete”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de paletes expedidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Palete
- Média: somatória da quantidade de paletes expedidos e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculo pela quantidade de paletes expedidos diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Palete * dias do período
- Pico: maior quantidade de paletes expedidos no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Palete: valor cobrado por palete.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Expedição por Palete”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Quantidade de Paletes: faz referência a cobrança até a quantidade de paletes.
- Valor da Franquia: é o valor cobrado com a Quantidade de Paletes menor ou igual a recebida.
- Valor Unitário para o Excedente: valor adicional cobrado por paletes expedidos.
- Código Franquia: código referente ao controle da franquia.
Adicionamos este controle desde as versões 8.11.15.0 e na 8.11.11.25. Apoia o depositante que realiza a Expedição por Carga, conforme Configuração de Onda, nesse processo ao final da Conferência de Saída não é gerado volumes de expedição, impactando na utilização da regra existente de Volumes Expedidos.
A funcionalidade existente no WMS de Expedição por Embalagemnão adere à operação do cliente por se tratar de apuração Palete, Caixa e Unidades, ou seja, caso um palete seja completo é cobrado à regra de palete configurado de acordo com o lastro x camada do produto configurado, caso for unidades é cobrada a regra de unidades configurada, e o cliente realiza a cobrança somente por caixas expedidas.
A apuração das caixas expedidas acontece, pela conversão das unidades expedidas do produto para caixas utilizando o código de barras com maior fator de conversão do produto configurado no cadastro da embalagem:
- Por exemplo:
- 200 unidades expedidas do produto;
- código de barras com maior fator de conversão do produto: fator de conversão = 20;
- Cálculo: 200 unidades, dividido por 20 do FC resultando em 10 caixas expedidas. Esta é a forma de conversão de todos os produtos, apresentando a somatória das caixas expedidas no período.
Vínculo com o relatório Expedição por Caixa.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Expedição por Caixa”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Turno Trabalho: turno de trabalho para o qual a regra de tarifa é valida.
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade de caixas expedidas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por Caixa
- Média: somatória da quantidade de caixas expedidas e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade de caixas expedidas diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por Caixa * dias do período
- Pico: maior quantidade de caixas expedidas no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Valor por Caixa: valor cobrado por caixa.
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
- Utiliza Franquia: o sistema foi alterado para não obrigar Franquia para Contratos por “Expedição por Caixa”, mas se este parâmetro for ativado, o sistema solicita o preenchimento dos campos informados abaixo:
- Quantidade de Caixas: faz referência a cobrança até a quantidade de caixas informada.
- Valor da Franquia: é o valor cobrado com a Quantidade de Caixas menor ou igual a recebida.
- Valor Unitário para o Excedente: caso ultrapassar a quantidade da franquia de caixas cadastradas, é cobrado o valor unitário para as caixas excedentes, por exemplo:
- Quantidade da Franquia = 500 caixas, valor da franquia = R$1.000,00 reais
- Valor Unitário para Caixa excedente= R$ 20,00 reais
- Quantidade de caixas apurada no período:
- Se a apuração for de 400 caixas, o sistema cobra o valor da franquia de R$ 1.000,00 reais
- Mas se apuração for de 600 caixas aciona a franquia: 100 caixas excedidas X valor unitário por caixa excedida: R$ 20,00 reais. Então o cálculo é de R$ 2.000,00 reais (excedente) + valor franquia de R$ 1.000,00 reais = R$ 3.000,00 reais, que é o valor da apuração das caixas armazenadas no período.
- Código Franquia: código referente ao controle da franquia.
Adicionamos a partir das versões 8.11.5.85 e 8.11.19.0, um serviço de cobrança, com a mesma base de validação do serviço Armazenagem de NF por Metros Quadrado, fazendo o faturamento antecipado por 30 dias, porém ao invés de cobrar por metro quadrado, deve exibir a quantidade cobrada por palete, seguindo as configurações de lastro e camadas das embalagens. Caso uma nota fiscal possua menos de um palete de sobra, é exibido para fins de cobrança, um palete.
Vínculo com o relatório Armazenagem de NF por Palete com Faturamento Antecipado
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo “Armazenagem de NF por Palete Antecipado”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- Valor por armazenagem de NF por M2 do Palete:
- Tipo de cálculo:
- Pico: maior quantidade armazenada de paletes no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Pico do período * Valor por armazenagem de NF por M2 do Palete
- Média: somatória da quantidade armazenada de paletes e dividido pelos dias (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Dia a Dia: calculado pela quantidade armazenada de paletes diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico do período * Valor por armazenagem de NF por M2 do Palete * dias do período.
- Pico: maior quantidade armazenada de paletes no período (quinzenal ou mensal ou dinâmico).
- Filtrar Contrato: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes que estavam vinculados a este contrato estritamente na data da apuração.
Cobrança criada a começar da versão 8.11.16.0. Acrescentamos este controle para faturar os valores referente ao Seguro de Armazenagem, ou seja, para que cubra um percentual do valor residual em estoque no Primeiro Dia do Período de Cobrança, para Notas Fiscais de Entrada / Remessa (Cobertura), e permite também que seja configurado um período de carência, no qual, a Nota Fiscal não é cobrada caso ainda esteja no período de carência.
Ressalva: adaptamos a classificação de Nota Fiscal Armazenada para Seguro de Armazenagem.
Observação: as cobranças não realizadas que se encontram em período de carência constam em fatura com valor zerado e destacado.
Vínculo com o relatório Seguro de Armazenagem.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Exemplo: “04.01”.
- Descrição Serviço: descrição do serviço que consta na fatura e relatório de faturamento. Exemplo: “Seguro de Armazenagem”. Dica: Padronize a descrição conforme o contrato estabelecido com cada um dos Depositantes.
- % Armazenagem: porcentagem de cobrança.
- Tipo de cálculo: cálculo relativo a Nota Fiscal de Entrada / Remessa (Cobertura) do Período: quinzenal ou mensal ou dinâmico do cadastro do Contrato.
- Pico: valor máximo.
- Média: valor médio dos valores.
- Dia a Dia: valor utilizado diariamente.
- Pico * Dias do Período
- Pico dos valores * quantidade de dias do período
- Primeiro dia do Período: cobrança do valor no primeiro dia do período. Caso a alocação da nota tenha sido finalizada, e este dia esteja no período de carência, o valor não é inserido na Fatura, mas durante a vigência do contrato se houver mais cobranças, a nota pode ser faturada no início do próximo período.
- Exibir Quantidade Fatura:
- Quantidade do Estoque: na coluna Quantidade da Fatura é exibida a quantidade da Nota Fiscal de Entrada.
- Valor do Estoque: na coluna Quantidade da Fatura é exibida o valor da Nota Fiscal de Entrada.
- Dias de Carência: campo está habilitado se o campo Tipo de cálculo estiver setado para a opção:Primeiro dia do Período.
- A Nota Fiscal de Entrada não é cobrada caso ainda esteja no período de carência.
- O saldo residual de uma Nota Fiscal não é cobrado, caso a Data de Entrada do Estoque da Nota Fiscal somado aos dias de carência seja menor do que a data atual.
- Ex: Entrada de Nota Fiscal dia 10/07/2018, Período de Carência de 10 dias. Somente é cobrado a partir de 20/07/2018. Dessa forma, caso o primeiro dia de uma fatura quinzenal seja dia 16/07/2018, essa nota fiscal aparece na fatura com valor zerado e com o período de carência destacado.
- Período Apuração Nota Fiscal:
- Quinzenal
- Mensal
- Filtrar Contrato nos Lotes Armazenados: a começar das versões 8.11.24.0 e 8.11.25.0, este parâmetro faz com que a apuração do contrato considere apenas os lotes de armazenagem que estavam vinculados a este contrato especificamente na data da apuração.
A partir da versão 8.0.0.0, se o contrato estiver com o status “Aguardando Revisão”, é possível realizar alterações no registro.
Após cadastrar um novo contrato deve vincular para quais armazéns o contrato é válido. Esse recurso permite que defina diferentes regras de cobrança por centro de distribuição para um mesmo cliente. Selecionando o contrato para o qual deseja vincular os Armazéns em seguida, clique no botão “Definir Armazém”. Selecione os Armazéns com o mouse clicando no check-box.
Tela criada a partir da versão 8.3.0.0, onde é possível selecionar um ou mais Depositantes ou Beneficiários ao contrato.
- Contrato Substituto
- É permitido que o usuário defina um contrato substituto para que a cobrança dos serviços de um depositante passem a ser realizada por um segundo pagador.
- A definição de um contrato substituto é opcional.
- Lista os contratos em que o depositante estiver vinculado, diferente do contrato selecionado ou contratos que o depositante for a entidade pagadora e que não estiverem cancelados e ou já finalizados. - Prazo Troca (Em Dias)
- Permite definir prazo em dias para troca do contrato para cada depositante associado ao contrato. A troca de um contrato é realizada após o período especificado, apenas quando esse campo estiver preenchido com valor superior a zero, e apenas para os lotes de armazenagem que tiveram sua origem amarrada ao contrato pai, transferindo para o contrato substituto o ônus das operações pertinentes a esse lote a partir desse momento como por exemplo as tarifas de armazenagem e expedição que envolverem os lotes modificados.
- O prazo padrão é de zero dias.
- Se for definido um Contrato Substituto o prazo em dias é maior que zero e com isso é definido a Data de Cálculo para substituição. - Data Cálculo mudança Contrato
- Indica qual a data que é considerada para a substituição do contrato.
- Pode ser a Data de Emissão da Nota Fiscal de Entrada ou a Data da OR.
Esta funcionalidade executa o upload de um arquivo XML, e que realiza o cadastro de um contrato e seus serviços.
Importante: O sistema realiza validações, com lançamento de mensagens para instruir o operador a corrigir possíveis erros no arquivo. Caso importar um contrato com número já cadastrado, é lançada notificação ao usuário de que o contrato precisa ser excluído antes de realizar a importação.
Selecione no grid um Contrato ao qual deseja incluir o novo serviço avulso. Logo após a opção “Serviços Avulsos” e clique no Botão “Ações”. Para vincular um serviço avulso ao contrato.
Para inserir um novo Serviço Avulso clique em cadastrar. Informe a Descrição do Serviço, a Quantidade e o Valor por unidade do serviço que é executado.
O botão: Exibir lista a partir da coluna Status, os registros Em Aberto, Em Execução, Finalizado e/ou Cancelado.
- Código Serviço: código de apuração do serviço. Utilizado também para a exportação da fatura.
- Quantidade: quantidade do serviço avulso.
- Depositante: inserido campo a partir da versão 8.3.0.0, onde é definido o depositante e qual serviço que é executado.
- Descrição Serviço: sugestão de preenchimento deste campo “Serviço Avulso”
- Valor: valor a ser cobrado pelo serviço avulso.
Deleta, exclui definitivamente o registro da tela.
Para registrar a execução de um serviço avulso. Acesse o Gerenciador de Contratos. Escolha o Contrato para realizar o lançamento, no menu selecione o botão Ações Escolha a opção “Serviços Avulsos”. Escolha o “Serviço Avulso” que deseja efetuar o registo e Aperto no Botão “Execução do Serviço”.
Repita a operação para cada dia que deseja incluir na fatura dos Serviços para o Depositante.
- Data Execução: faz referência a data da execução do Serviço Avulso
- Quantidade: quantidade executada para o serviço selecionado.
- Observação: a começar das versões 8.11.16.13 e 8.11.21.0, é obrigatório o preenchimento se o parâmetro: Obrigar informar observação na execução do Serviço Avulso está marcado do cadastro do Depositante. E caso o campo estiver preenchido é visualizado no grid e na impressão do Detalhe da Fatura.
Gerando a Fatura dos Serviços
Para gerar a cobrança dos serviços prestados. Após parametrizar todos os serviços que são cobrados. Selecione na tabela o contrato para o qual deseja apurar os serviços. No botão “Ações” escolha a opção “Gerar Faturas”. O sistema automaticamente faz a apuração com base nas movimentações apuradas e nas regras previamente definidas.
Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0, onde pode efetivar o Contrato desde que esteja com status “Aguardando Revisão” o botão fica habilitado e ao acioná-lo muda o status para 0 – Aberto, gravando a Data e o Usuário que efetivou a revisão do contrato.
Para visualizar as Faturas Geradas, acesse pelo botão Ações / Faturas.
Tem a opção de filtrar as faturas por situação:
- Aberta
- Aprovada
- Cancelada
- Paga
Desconto na Fatura de Serviços
Para efetuar o abatimento dos valores apurados com a inclusão de um desconto. Após gerada a fatura, selecione na tabela a fatura para a qual deseja incluir o desconto. Selecionando o botão “Desconto Fatura” o sistema mostra uma janela perguntando se deseja incluir um Desconto Geral ou Desconto Por Serviço.
Desde a versão 8.0.0.0, foi desenvolvida a implementação do Desconto Geral ou Por Serviço, onde o sistema checa se existe Permissão de Desconto e qual Limite Máximo de Desconto permitido para o contrato.
Caso o parâmetro “Permitir Desconto “ estiver desabilitado o botão “Desconto Fatura” não pode ser acionado, ficando assim desabilitado. Caso o mesmo esteja habilitado é possível aplicar um Desconto Geral ou Desconto Por Serviço porém este desconto não pode ultrapassar o percentual máximo permitido definido no contrato.
Caso o Valor de Desconto aplicado ultrapasse o percentual máximo configurado no contrato o sistema é solicitado Senha do Supervisor para poder aplicar o desconto desejado.
Selecione o item para o qual deseja incluir o desconto, clicando na lista com os descontos por categoria. Em seguida informe o valor do desconto.
- Desconto Geral
- Desconto Por Serviço
Desde a versão 8.3.0.0, exibe o depositante de cada serviço do contrato pois, como pode ter mais de um depositante relacionado ao contrato, o mesmo serviço pode estar definido para vários depositantes.
É a assinatura eletrônica registrando que a fatura foi revisada a aprovada pelo usuário que estiver conectado / logado ao sistema.
Para cancelar a fatura gerada.
A partir da versão 8.7.0.0 caso a fatura seja cancelada, é gerado também registro no banco de dados para o ERP, nas tabelas INT_ENVIO_FATURA_SERVIÇO e INT_ENVIO_FATURA_SERVICODET, no campo Status: 2 – Cancelada, desde que o parâmetro Exportar Fatura em Aberto esteja acionado no Sub Menu: Exportação.
Relatório analítico da fatura com os valores de cada serviço apurado, podendo ser exportado o resultado para arquivo de planilha eletrônica bem como gerar um gráfico dinâmico.
Consideração: o campo Observação deste grid é gerado pelo sistema.
Opção que imprime a Fatura de Serviços
Basta selecionar a Fatura de Serviço referente ao período que deseja imprimir.
Imprimir o relatório para envio ao cliente com a fatura do serviço.
A fatura de serviços é composta por 3 (três) partes: “Cabeçalho”, “Resumo da Fatura” e “Detalhes da Fatura”.
- Cabeçalho
Campos do cabeçalho da Fatura de Serviço.- Cliente: dados do depositante informando a Razão Social, Endereço.
- No. da Fatura: código interno gerado pelo sistema para a fatura de serviços.
- Valor Bruto desta Fatura: faz referência ao valor Total Bruto da Fatura selecionada.
- Desconto: faz referência ao valor do desconto.
- Total Líquido desta fatura: faz referência ao valor Total Líquido da fatura selecionada.
- Data de Emissão: data de emissão da fatura.
- Período: referente ao período de Apuração com intervalo da apuração.
- Vencimento: data de vencimento da fatura.
- Resumo desta Fatura
No Resumo da Fatura os dados para os serviços estão sumarizados e agrupados por categoria: Armazenagem, Expedição, Recebimento e Serviços Avulsos. Sendo listados as quantidades, o Valor Bruto, Desconto e Valor Líquido para cada um dos serviços prestados, com a descrição cadastrada no momento da parametrização do contrato.
- Detalhes desta Fatura
Em Detalhes da Fatura os dados analíticos são listados agrupados por Armazém, Categoria: Armazenagem, Expedição, Recebimento e Serviços Avulsos. Sendo listados a Quantidade e o Valor Bruto, por dia para cada um dos serviços prestados, com a descrição cadastrada no momento da parametrização do contrato.
A partir da versão 8.3.0.0, foi inserido Resumo de Cobrança por Depositante logo abaixo do Resumo da Fatura, e antes dos detalhes da fatura. Sobre os Detalhes da Fatura os valores são agrupados por depositante.
Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0, após acioná-lo, solicita login de supervisor e o sistema verifica o parâmetro Tipo de Reajuste que está informado no Cadastro do Contrato / Sub Menu “Dados do Contrato”, onde abre uma tela de Cadastro de Contrato com as informações espelho do contrato selecionado aplicando o índice configurado para todos os serviços configurados, com a diferença que se o Tipo de Reajuste for Dinâmico o sistema pede o Valor do Índice para o usuário, e se for Fixo o sistema utiliza o Valor do Índice do Cadastro Contrato (origem).
A Data Início da Vigência do Novo Contrato é a data posterior a data de término do contrato selecionado e a data de término é calculada de acordo com o período de vigência do contrato selecionado. Para efeito de rastreabilidade foi criada coluna para exibir qual contrato originou o novo contrato.
Após salvar o Novo Contrato com o índice aplicado o mesmo fica com o status “Aguardando Revisão”.
Desde a versão 8.3.0.0, esta funcionalidade permite ao usuário filtrar um ou mais depositantes para listar os contratos ativos que os mesmos estejam vinculados.