Inventário
Inventário é o processo de contagem de estoque usado para validar se os materiais que constam no estoque virtual são os mesmos que constam no estoque físico do armazém, comparando-os e atualizando-os de acordo com os dados obtidos.
A organização do estoque é essencial para a realização do inventário, pelos seguintes motivos:
- O estoque é atualizado conforme as contagens realizadas, ou seja, onde estiverem armazenados fisicamente os materiais.
- A organização dos materiais em suas normas de paletização e seu posicionamento adequado possibilita uma contagem mais rápida e com menor índice de erros devido a fácil identificação de suas etiquetas e quantidades.
A começar da versão 7.3.0.0, o sistema foi alterado para apresentar a quantidade extraída da barra (quando configurada na Regra de Depositante), antes de finalizar a contagem do Inventário, permitindo o operador visualizar a quantidade inventariada.
A partir da versão 7.3.1.0, foi modificado a Exportação do arquivo IAN para não executar quando não existir mudança no estado do estoque, ou seja, para não gerar arquivo de inventário sem conteúdo.
- Desde a versão 7.7.0.0:
- A barra GS1-128 é interpretada, conforme campos abaixo informados no Inventário:
- EAN;
- Quantidade;
- Lote Indústria e
- Vencimento.
- O “EAN“ representa a embalagem do produto. Quando a embalagem for de fator unitário, o campo “Quantidade“ é utilizado para determinar o fator de conversão. Significando que a contagem do inventário é alterada para gravar a barra da embalagem da caixa de mesmo fator do campo “Quantidade”, e não a barra unitário presente no EAN do GS1-128.
- Caso exista “Lote Indústria“ e “Vencimento“ no GS1-128 e o inventário estiver configurado para coletar estas informações, elas são recebidas automaticamente.
- A barra GS1-128 é interpretada, conforme campos abaixo informados no Inventário:
- A começar da versão 8.9.0.0:
- Quando um Produto x Depositante estiver configurado para Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento ao salvar a Contagem Manual e/ou a Contagem via Coletor de Dados, o sistema altera para o último dia do mês/ano informado.
- Observação: nos dados do banco é gravada também a Data Original para manter o Log dos dados.
- Criamos a funcionalidade para gerar lotes bloqueados por Ajuste ou Inventário de um produto, ou seja, que tiveram o acréscimo de quantidade, caso estejam marcados os parâmetros informados abaixo:
- No Cadastro do Depositante, sub Menu Informações Adicionais, parâmetro: Gerar Lotes Bloqueados em Ajuste e Inventário (mediante configuração do tipo do produto).
- No Tipo do Produto, parâmetro: Gerar Lotes Bloqueados em Ajuste e Inventário (mediante configuração do depositante).
- Observação: para a quantidade contada a mais no Inventário é gerada um lote separado e não liberado, ou seja, bloqueado, com o motivo: Tipo de produto configurado para gerar lote bloqueado.
- Adicionado o parâmetro Permite Inventariar Lotes Bloqueados, no cadastro de depositante, na guia Informações Adicionais, onde é possível configurar por depositante para permitir ou não contagem do inventário em lotes bloqueados. (Referente a versão 8.11.27.110)
- Quando um Produto x Depositante estiver configurado para Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento ao salvar a Contagem Manual e/ou a Contagem via Coletor de Dados, o sistema altera para o último dia do mês/ano informado.
Menu: Inventário > Inventário
Tem a possibilidade de montar filtros, importar arquivos para o excel, agrupar campo, habilitar ou desabilitar colunas.
- Id Inventário: número sequencial gerado automaticamente pelo sistema a cada novo cadastro de inventário.
- Descrição: campo descrição deve ser preenchido com o nome ou alguma informação que caracterize o inventário que é realizado.
- Data de Cadastro: data de inclusão do inventário.
- Conta Contábil: indica a conta contábil que é realizada os ajustes do inventário. Este campo somente é utilizado para exportação.
- Informações do Inventário
- Tipo: tipo de inventário que é realizado.
- Geral: não permite que o inventário seja liberado para contagem se houver qualquer pendência de movimentação para os locais inseridos no escopo do inventário.
- Rotativo: permite que o inventário seja liberado para contagem existindo onda / romaneios não processados, porém já separados.
- Identificar produto por: este parâmetro é um facilitador para deixar setado qual informação é escaneada com mais freqüência durante as contagens, de forma a tornar mais ágil a mesma, porém, a informação escaneada pode ser alterada no momento da contagem pelo usuário no Coletor de Dados.
- Lote: será solicitado a informação do lote indústria durante a contagem pelo coletor de dados.
- Embalagem: durante a contagem pelo coletor de dados, está marcado automaticamente a flag Código de Barras, que indica que essa é a informação escaneada.
- Informação Específica: durante a contagem pelo coletor de dados, está marcado automaticamente a flag Informação Específica, que indica que essa é a informação a ser escaneada.
- Permite Liberação com Onda Pendente de Conferência: o sistema valida no seu escopo, se o local inventariado possui conferência pendente, somente para Inventários Rotativos.
- Se o inventário for do tipo Geral é impedida a liberação caso uma movimentação com origem em um local do escopo do inventário possuir conferência de Romaneio/Onda pendente. O sistema valida se o local inventariado possui conferência pendente.
- Caso o tipo do inventário for Rotativo a liberação só é permitida caso o parâmetro Permite Liberação com Onda Pendente de Conferência estiver marcado, caso este parâmetro estiver desmarcado o comportamento é o igual ao definido para inventário do tipo Geral. - Tipo de Contagem: informa qual é o tipo de contagem de inventário se é Picking e Pulmão, ou somente Picking ou somente Pulmão.
- Picking e Pulmão: é possível relacionar endereço de picking e pulmão.
- Picking: é possível relacionar somente endereço de picking.
- Pulmão: é possível relacionar somente endereço de pulmão.
- Tipo: tipo de inventário que é realizado.
- Conferir Estado: o sistema faz com que durante as contagens seja solicitado o estado em que o material armazenado se encontra: bom, danificado, vencido/truncado. Se este campo não for marcado o estoque é gerado com o estado normal.
- Conferir Data Vencimento: o sistema faz com que durante as contagens seja solicitada a data de vencimento dos materiais. Se este campo não for preenchido, quando realizado a conferência pelo coletor, não é solicitado para informar a data de vencimento do produto e o campo fica sem informação no sistema.
- Conferir Lote Indústria: o sistema faz com que durante as contagens seja solicitado o Lote Indústria do material conferido. Se este campo não for preenchido, quando realizado a conferência pelo coletor, não é solicitado para informar o Lote Indústria do produto e o campo fica sem informação no sistema.
- Se o produto já participou de alguma Ordem de Serviço do tipo Estojamento ou Kit Rastreável e cuja situação da OS seja Processada.
- Se o produto x depositante coleta lote indústria.
- Observação: não coleta Lote Indústria se este parâmetro estiver desmarcado e se o lote for do Tipo: Volume.
- Ou seja, a ordem das execuções para verificar se solicita o Lote Indústria são:
- Se já houve OS para o produto?
- Valida este parâmetro Conferir Lote Indústria no Cadastro do Inventário.
- Se o lote é do Tipo Volume?
- Verifica o parâmetro Coletar Lote Indústria do Cadastro do Produto x Depositante.
- Atualizar Dados do Lote
- O sistema atualiza os dados de “Lote Indústria” e “Data de Vencimento” dos produtos inventariados. Atualiza também o Lote Adicional.
- Faz necessário que seja inventariado a mesma quantidade do estoque do produto no local que a quantidade de estoque anterior ao inventário.
Exemplo: no local A1-B2-001 possui Estoque do Produto A com o lote A123 com 10 Caixas, então deve ser inventariado no local A1-B2-001 o produto A com "qualquer ou o mesmo lote" com quantidade 10 Caixas. - Ignorar Contagem Automaticamente: indica se ao gerar a critica de contagem do inventário, o sistema ignora automaticamente as contagens de mesmo produto que não foram liberadas em locais que contenham contagem liberada. Caso este parâmetro estiver desativado, o usuário tem que ignorar manualmente as contagens que não estiverem liberadas e realizar novas contagens do local.
- Observação: no caso de contagens diferentes (uma contagem vazia e outra não) tem que ser ignorado manualmente, essa ação não pode ser automática.
- Permitir Contagem Duplicada do Usuário: indica se o sistema permite que o mesmo usuário pode ou não realizar mais de uma contagem do mesmo produto no mesmo endereço.
- Informar Qtde junto com a Embalagem : faz com que durante a contagem o campo de quantidade seja apresentado na mesma tela que a solicitação de código de barras que é contado. Por padrão o campo quantidade vem preenchido com a quantidade igual a um (1). Mas este parâmetro precisar estar desmarcado quando o inventário coletar lote (lote indústria), a partir, do parâmetro Identificar produto por.
- Atualizar Picking na Atualização de Estoque do Inventário: atualiza os pickings do armazém, desde que o parâmetro “Picking Dinâmico” do Produto x Depositante esteja acionado. E a começar da versão 7.9.0.4 não exclui os pickings que são de PTL, isto é, não recria os pickings que são PTL.
- Sequência de Conferência Manual: define a ordem que é impresso o Relatório de Conferência, Relatório de Auditoria e também define a ordem que é informada a Conferência Manual, se “Bloco, Rua , Andar, Produto e Lote” ou “Bloco, Andar, Rua, Produto e Lote”.
- Conferir Data Fabricação: a começar das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, o sistema permite coletar a Data de Fabricação do produto, para que seja possível o controle de maturação.
- Se este campo não for preenchido, quando realizado a conferência pelo coletor, não é solicitado para informar a data de fabricação do produto e o campo fica sem informação no sistema.
- Se houver a Regra de Código de Barras cadastrada para o Depositante, as informações são desmembradas conforme o tipo de dado: Data de Vencimento, Data de Fabricação e Embalagem. Para mais detalhes.
- Conferir por Embalagem (Sem Solicitar Qtde): se este parâmetro estiver marcado, a conferência do inventário terá comportamento alterado conforme a marcação ou não do parâmetro Informar Qtde de Caixa.
- Informar Qtde de Caixa: se caso o parâmetro Conferir por Embalagem (Sem Solicitar Qtde) estiver marcado terá o seguinte comportamento:
- Informar Qtde de Caixa (marcado) será solicitado na tela de informar o Local de Armazenagem, também a quantidade de caixas no endereço. Após entrar com os dados, serão solicitadas as embalagens e quantidades, as quais devem coincidir com a quantidade de caixas informadas na tela de local.
- Informar Qtde de Caixa (desmarcado) será solicitado na tela de informar o Local de Armazenagem, também a quantidade de embalagens no endereço. Após entrar com os dados, serão solicitadas as embalagens sem o campo de quantidade (conferência unitária), as quais devem coincidir com a quantidade de caixas informadas na tela de local. - Permitir Contagem Duplicado do Produto no Local: o sistema aceita mais de uma contagem liberada do mesmo produto em um local, isto é, as contagens duplicadas do produto em um local são somadas.
- Agrupar Contagem: indica se ao realizar as contagens em um endereço, o sistema agrupa ou não. Quando habilitado este parâmetro, o operador conta somente em unidades e o sistema agrupa ao concluir as contagens do endereço.
- Se o parâmetro Agrupar Contagem estiver ativado o sistema exibe a quantidade de lotes contados e já agrupados. Caso esteja desativado, cada contagem é salva no banco de dados e com isso, é exibida a quantidade de contagens para o endereço;
- Caso o parâmetro Agrupar Contagem estiver ativado, é obrigatório que o parâmetro Permitir Contagem Duplicada do Usuário também esteja ativado.
- Valorar Lotes no Estoque Inventário: define se é atualizado o valor do lote quando o mesmo estiver zerado durante o processo de gravação do estoque atual do inventário.
Alteramos a Rotina de Importação de Contagens de Inventário Terceirizado, para sumarizar no campo Contagem do produto o último dia do mês no campo Data de Vencimento, caso esteja marcado o parâmetro Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento no Produto x Depositante.
- Terceirizado: indica se o inventário tem suas contagens realizadas por uma empresa terceirizada. Caso este parâmetro estiver habilitado, o sistema somente permite importar as contagens.
- Empresa Terceirizada: indica o nome da empresa que realiza as contagens do inventário.
Quando o inventário for atualizado pode-se enviar pelo WMS um arquivo com as informações atuais acerca do estoque para o sistema ERP do depositante. O arquivo exportado é gerado de acordo com as informações contidas no ‘Documento Layout de Integração’, na aba ‘Exportar inventário’ e conforme parâmetro acionado no Cadastro de Depositante / aba Exportação / agrupamento “Movimentação Interna” / campo Inventário, tendo a possibilidade de selecionar a opção:
A partir da versão 7.1.0.0, o sistema foi alterado para ao gerar a exportação gera um arquivo para cada depositante que participa do inventário.
A começar da versão 7.3.0.0:
- Ajustamos a atualização do inventário para que seja exportado automaticamente na atualização do estoque.
- Adequamos o ajuste para que ao realizar um ajuste de inventário não seja exportado o IAN.
- Colocamos uma trava na exportação do inventário que impede a exportação caso o depositante exporte IAN e a exportação seja realizada pela tela.
- Melhoramos a consulta de exportação de IAN para Inventário para agrupar corretamente o estado do lote encontrado ou perdido na contagem.
- Desativado: não gera retorno para o ERP.
- Banco: cria registro na tabela.
- TXT – Modelo Silt WMS: cria arquivo texto no modelo WMS, quando o inventário for finalizado, que está localizado no diretório Importação na Configuração / Configuração Integração / que é feito por depositante ou transportadora.
- TXT – Modelo IAN: o retorno gera no formato IAN.
- A partir da versão 7.2.0.0 são apresentadas apenas as quantidades de diferença no saldo do inventário.
- TXT – Modelo Silt WMS Lote: o retorno gera no formato de arquivo de lote.
- TXT – Modelo AS: o retorno gera no formato AS.
Desde a versão 8.7.2.2, foi alterada a exportação do inventário para enviar no arquivo apenas a barra unitária.
A começar da versão 8.11.14.0, o sistema valida o parâmetro Integrar com ERP Senior na Configuração do Depositante que gera por Produto o Tipo do Inventário se é Rotativo ou Geral.
A partir das versões 8.11.17.48, 8.11.18.28, 8.11.20.26 e 8.11.24.0, alteramos a regra de exportação do inventário cujo Depositante que Integre com ERP Senior para envio do tipo (Rotativo ou Geral) de acordo com o tipo cadastrado no inventário (Rotativo ou Geral).
Vincular ao inventário no mínimo dois usuário. O vínculo é realizado marcando o primeiro campo de cada linha.
Caso o sistema exiba mensagem de advertência ao vincular um usuário, verifique se o usuário está Ativo, a Data para alteração da senha no Cadastro do Usuário, e se o registro Inventário está marcado no botão Atividade do Cadastro do Grupo de Usuário.
O sistema identifica os locais onde existe estoque do produto inserido e adiciona esses locais no escopo do inventário. O vínculo é realizado ativando o primeiro campo de cada linha.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão é desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
O sistema permite que o usuário realize uma pesquisa dos locais disponíveis, adicionando ao escopo do inventário. O vínculo é realizado ativando o primeiro campo de cada linha.
Observação: se ativar locais para a contagem do inventário, não é necessário vincular os produtos, pois estes são associados conforme ocorre a contagem dos usuários.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
Desde a versão 7.9.0.0, a Caixa de Movimentação é um local, portanto nenhuma operação de inventário é realizada no local que representa a caixa de movimentação. E com isso são bloqueadas a realização da contagem de produtos em locais que representam uma caixa de movimentação.
Também temos a possibilidade de filtrar somente os locais com estoque, basta clicar no filtro e adicionar a opção Estoque, no campo ao lado adicionar o número 1, que representa os locais com estoque. Se informar o número 0, o sistema exibe os locais sem estoque. Concluindo: 1=SIM e 0=NÃO.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
A partir da versão 7.1.0.0, o vínculo do depositante ao inventário é realizado através da tela transfere. Podendo não inserir, ou inserir um ou mais depositantes ao inventário.
A começar da versão 7.3.0.0, foi adicionado o filtro de Tipo de Entidade para carregar apenas depositantes e proprietários.
Desde a versão 8.0.0.0, é permitido o vínculo do Depositante ao Inventário, se o parâmetro Permitir Operação de Depositante Somente Com Contrato Ativo estiver acionado na Configuração Geral, e se houver a existência de contrato vigente para o vínculo do Depositante ao Inventário, se não houver contrato vigente não permite o vínculo do Depositante ao Inventário.
Para que seja liberado a contagem do Inventário no Coletor de Dados. Após liberar o inventário para a contagem o usuário pode incluir mais locais para serem contados, excluir locais e cancelar o inventário.
Observação: incluir locais, excluir locais e cancelar o inventário após a sua liberação são funcionalidades oferecidas pelo sistema.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
Desde as versões 6.7.5.0 e 7.2.0.0, alteramos a visualização dos locais para não carregar locais dos Setores do tipo Devolução Fornecedor.
A começar da versão 7.2.0.0, modificamos o sistema para que possa identificar a origem do bloqueio do local:
- A partir do menu Cadastro / Armazém / Armazém / seleciona um registro / botão Locais de Armazenagem / botão Cadastrar / Altera, caso o local seja marcado como ativo “Não”, o sistema grava a origem do bloqueio com o valor “Bloqueio Manual”.
- Ao definir o escopo do inventário, seja por produto ou por local, o sistema desativa todos os locais envolvidos e grava o motivo do bloqueio com o valor “Bloqueio Inventário”. Esta ação é realizada a partir do menu Inventário / Inventário / botões “Vincular Produtos” ou “Vincular Locais”.
O Inventário está liberado no Coletor de Dados se o usuário que estiver ativado no escopo do Inventário, e se o inventário estiver Liberado para Contagem no menu Inventário > Inventário > botão Liberar Contagem.
Obs: Se no Cadastro do Produto > botão Depositante / menu: Coleta de Informações > campo Controle Informação Específica estiver setado para Coletar Somente na Conf. de Saída no aplicativo Coletor de Dados / Inventário não solicita a Informação Específica de cada produto.
Menu: Cadastro > Produto > Produto > botão Depositante > menu Coleta de Informações.
Aplicativo Coletor de Dados > Inventário
Após a liberação de todos os locais do inventário, o mesmo deve ter as contagens bloqueadas para que não seja possível a ocorrência de novas contagens para os locais em escopo. Realizando a atualização do estoque, ou seja, acertar os dados de estoque do sistema conforme os dados coletados no inventário.
Depois de bloqueado o inventário, caso houver necessidade de realizar novas contagens, o usuário pode utilizar o botão Liberar Contagem .
Nova forma de inserir as contagens no Inventário, além de poder utilizar também o Coletor de Dados > Inventário.
Nesta tela é listado todos os endereços do escopo na sequência definida pelo parâmetro “Sequência de Conferência Manual”, no Cadastro do Inventário. O sistema apresenta na tela os campos preenchidos: Endereço, Código do Produto, Descrição do Produto, Lote Interno, Lote Indústria, Data de Vencimento, Unidade da Embalagem (descrição reduzida) do Estoque, Estoque Sistema e o campo Quantidade é apresentado em branco para o usuário digitar.
Os campos Lote Interno do WMS, Código do Produto, Lote Indústria, Data de Vencimento podem ser alterados, caso exista a necessidade, o usuário pode ter a opção de editar o lote e a data de vencimento para isso é exibida uma tela para edição dos dados. Essa tela não permite realizar filtro, uma vez que para o lançamento é obedecido a mesma sequência do relatório impresso.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão é desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
Desde a versão 8.11.14.0, o Estojo fica identificado se foi originado por Ordem de Serviço de Estojamento o produto da Ordem de Serviço é o produto agrupador e tem controle de Lote Indústria Especial. (para mais detalhes) (Fluxo de Estojamento/Desestojamento está em reconstrução).
Tela utilizada para inserir contagem de produto no local cujo estoque não foi identificado no sistema, pois o sistema gera as linhas de local e produto ou conforme estoque ou conforme informado no escopo do botão Vincular Locais.
- Local: campo para adicionar local que pertença ao escopo.
- Local Vazio: ao ativar este parâmetro o sistema entende que o local informado está vazio, e portanto deixa os demais campos bloqueados para digitação.
- Produto: campo para escolher produto que pertença ao depositante escolhido.
- Embalagem: permite escolher uma embalagem do produto.
- Lote Indústria: informar o Lote que foi produzido e fornecido pela Indústria.
- Fabricação: a começar das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, é possível também informar a Data de Fabricação do produto.
- Estado: diz respeito ao estado do produto, se está Normal, Danificado ou Vencido / Truncado.
- Vencimento: é permitido informar a data de vencimento do produto, é checado com os campos Prazo Validade, Comercialização e Crítico do Cadastro do Produto.
- Quantidade: informa a quantidade de itens da embalagem do produto que existem no local.
O sistema finaliza a contagem realizada, registrando as contagens no botão “Monitorar”.
O sistema permite que a contagem que foi digitada não seja registrada na tela de Monitorar, finalizando e registrando somente na tela Monitorar após clicar no botão “Finalizar Contagem Manual”.
Até as versões 8.11.11.0 e 8.11.4.15 este botão era denominado Gerar 1ª Contagem. Geramos a Contagem Automática em qualquer padrão de identificação que o inventário foi cadastrado, ou seja, é possível gerar contagem automática para qualquer padrão de Identificação de produto por: Lote, Embalagem ou Informação Específica.
A começar das versões 8.11.14.0, 8.11.2.20 e 8.11.3.26, se o parâmetro Remover Zero à Esqueda estiver desmarcado não elimina o primeiro zero do código de barras da embalagem.
- Tipo de Local: permite a seleção de quais tipos de endereços que são geradas as contagens, podendo ser:
- Picking e Pulmão;
- Picking ou
- Pulmão.
- Tipo de Embalagem: qual Tipo de Embalagem que são geradas as contagens, podendo ser em:
- Unidades;
- Caixas;
- Embalagem do Lote ou
- Lote: preenche o idlote nas contagens junto com o Tipo de Embalagem.
Inserimos esta funcionalidade a partir das versões 8.11.11.0 e 8.11.4.15, e este botão está habilitado caso tenha sido executada a Geração da Contagem Automática.
Ao clicar neste botão o sistema atualiza os locais com as contagens dos produtos x locais liberados.
Ao confirmar, o sistema gera todos do dados necessários para a atualização do estoque, de forma que seja possível o usuário consultá-los e validá-los na tela ‘Lotes Gerados’.
A começar da versão 6.8.0.0, o sistema valida se o endereço suporta o peso e o volume inventariado.
A partir da versão 7.2.0.0, é validado se o estoque sofre redução, e neste caso, é avaliado se a redução afeta o atendimento das notas fiscais liberadas para expedição, que não estejam em onda. Esta validação apenas ocorre para o Depositante cujo parâmetro “Considerar Estoque em Inventário ao Liberar Nota Fiscal para Expedição” esteja ativo.
Desde a versão 8.4.0.0., foi criada rotina Valorar Lote Filial para realizar a valoração de lotes exclusivamente para depositantes cujo regime for Filial. O objetivo desta rotina é definir o valor dos novos lotes gerados pela atualização de inventário, baseando-se no valor do lote antigo, percorrendo a composição de lotes somente quando necessário. Foi implementado também atualização dos valores das Notas Fiscais de Ajuste de Entrada geradas pelo Inventário.
A começar da versão 8.11.12.0, o sistema verifica se no vínculo existe algum produto que Controla Informação Especifica Temporária e que consta em estoque e não foram contados, apresenta mensagem informando a situação e questionando se deseja continuar, se confirmar é solicitado Autorização do Supervisor, com gravação de Log e visualização dos dados no Relatório: Lotes de Produtos não Contados com Informação Específica Temporária. Para mais detalhes.
A partir das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, o campo Data Fabricação e Data de Vencimento são acatados caso sejam informados ou na Contagem Manual ou via Coletor de Dados, na opção Inventário, desde que um dos parâmetros Conferir Data Vencimento e Conferir Data Fabricação estejam marcados no Cadastro do Inventário. Para mais detalhes.
A começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, caso o parâmetro: Agrupar armazenagem dos componentes do kit está marcado para um produto / kit, o sistema faz validação na atualização do estoque no inventário: O estoque do inventário não pode ser atualizado pois existem contagens divergentes de componentes para kits completos.
Permite o Acompanhamento da Realização das Contagens, auxiliando na análise de locais não liberados.
A partir da versão 7.1.0.0, esta funcionalidade foi adequada para apresentar o Depositante proprietário dos produtos que apresentaram diferença durante a realização do Inventário.
O usuário pode consultar as diferenças entre o estoque anterior ao inventário e o estoque contado no inventário para cada local e produto.
Inserido desde a versão 8.10.3.0.
Exibe quais foram os novos lotes criados a partir da Conclusão do Inventário.
A partir da versão 7.1.0.0, o sistema apresenta para qual Depositante foi gerado o Lote.
Inserido esta consulta desde a versão 8.11.12.0, para listar os produtos que não foram contados e que ainda possuem Informação Específica Temporária. Para mais detalhes.
Criado a começar da versão 8.10.3.0.
Inserido a partir da versão 8.11.14.0, este relatório de rastreamento lista as divergências por Lote Indústria. (ver mais detalhes)
A começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, adicionamos este relatório para visualizar os kits não completos após a contagem do inventário. Para mais detalhes.
A tela Monitorar Inventário permite o acompanhamento da realização das contagens e auxilia na análise de locais liberados e não liberados.
É apresentado no grid todas as contagens realizadas pelos usuários, informado a partir do Coletor de Dados > Inventário e/ou pelo botão Contagem Manual, de qual foi o local / endereço que a quantidade de uma determinada embalagem foi localizada.
Observação: faz necessário ignorar a contagem errada para que o sistema consiga realizar o par de contagem correto, ou seja, ignorando a contagem errada o sistema libera a contagem do produto normalmente.
O sistema compara as contagens de mesma quantidade, local, embalagem, estado, vencimento, informação especifica, etc, e se isso ocorrer o sistema altera os status dos dois registros para Liberada.
A começar das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, a Atualização da Crítica e do Estoque do Inventário considera as informações das Data de Fabricação e/ou Data Vencimento coletadas a partir da opção Inventário via Coletor de Dados ou pela Contagem Manual que consta no Enterprise, desde que os parâmetros Conferir Data Vencimento e/ou Conferir Data Fabricação estejam marcados no Cadastro do Inventário. Para mais detalhes.
O sistema compara as quantidades iguais do local selecionado e altera o status para Liberada.
Ignora a contagem do registro selecionado.
Ignora todas as contagens do endereço.
A partir da versão 7.1.0.0, são ignoradas todas as contagens do local independentemente do depositante cuja contagem está selecionada no grid.
Ignora a contagem selecionada.
A partir da versão 7.1.0.0, são ignoradas as contagens do produto e do depositante selecionado no grid para o local da contagem.
Permite alterar a contagem realizada no Coletor de Dados.
O sistema exibe o lote que pertença a dois endereços, sendo que apenas um deles participa do inventário.
Exibe as Informações Específicas que foram lidas durante a execução do Inventário.
A partir da versão 7.1.0.0, apresenta os dados incompatíveis com os parâmetros “Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Setor/Local” e “Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Local” no Cadastro do Setor e Depositante respectivamente.
Neste relatório apresenta informações de locais em que o produto foi contado e que não consta no Gerenciamento de Picking, ou seja, um dado produto teve sua contagem em dois locais de picking 26028107 e 26028110, mas o único local de picking cadastrado para o produto era o local 26028107, e neste relatório apresenta o produto informando no local 26028110, que apresentou divergência e que não possuía Cadastro de Picking, ou seja, registro na tela do Gerenciamento de Picking.
Com um registro de inventário selecionado ao clicar em Conferência Manual é apresentado um diálogo onde é possível informar alguns parâmetros para filtro. Podendo informar intervalos de Ruas, Prédios e Andares para filtrar o relatório se não for preenchido algum intervalo são impressos todos os locais por exemplo, se não informar nada em Rua todas as ruas do escopo do inventário são exibidas.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão é desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
Após clicar no botão “Imprimir”, é possível direcionar o relatório para a impressora, a coluna Quantidade está vazia, para o preenchimento pelo conferente.
Com um registro de inventário selecionado ao clicar em Auditoria de Conferência Manual é solicitada a senha de um supervisor para prosseguir com a impressão. Logo após informar a senha de supervisor aparece o diálogo para que sejam informados os filtros como já foi explicado anteriormente.
A partir da versão 7.1.0.0, este botão é desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
Após clicar no botão “Imprimir”, é possível direcionar o relatório para a impressora, a coluna Quantidade tem a informação que possui o estoque antes de iniciar o Inventário.
A partir da versão 6.8.0.0, é possível ativar esta funcionalidade se no cadastro do Inventário o parâmetro Inventário Terceirizado da aba Inventário Terceirizado está habilitado.
Caso exista uma contagem importada, o sistema exibe uma mensagem pedindo confirmação para importar novamente. Caso afirmativo, todas as contagens são apagadas para serem importadas novamente.
É gerado log de Importação de Inventário mas somente com pesquisa interna, por enquanto não existe na tela de consulta de Log.
A começar da versão 7.1.0.0 é bloqueado a Importação de Inventário Terceirizado caso não exista ou tenha mais de um depositante associado ao inventário.
Desde a versão 8.11.14.0, adicionamos validação de Lote Indústria na Importação de Inventário Terceirizado para os endereços com produtos kit/estojo, com a inserção das mensagens: É NECESSÁRIO COLETAR LOTE INDÚSTRIA PARA O PRODUTO ou OBRIGATORIO LOTE INDÚSTRIA PARA PRODUTO KIT/ESTOJO.
Responsável por localizar o arquivo referente a importação de inventário terceirizado.
- Utilize no formato já existente UTF-8 (I-22) e importe por este botão ou para o novo layout de importação de inventário terceirizado sem o sql loader, realize a importação do ISO-8859-1 (I-34) pela tela Integração > Integração de Arquivo, a começar das versões 8.12.5.9, 8.12.4.67 e 8.11.27.130.(Referente MNTWMS-27672)
- Este botão somente ficará habilitado se o inventário além de ser terceirizado, também esteja com contagem liberada.
Executa a eliminação das contagens do inventário que foi importado.
Exibe os endereços vazios.
A Valoração de Estoque foi criado especialmente para os produtos que ainda não foram cobertos fiscalmente, isto quando estes produtos estiverem vinculados a um depositante com Regime Armazém Geral e Não Contribuinte de ICMS, e com a posterior Geração de Nota Fiscal de Remessa para SEFAZ.
Este processo ocorre, após a Finalização da Atualização do Estoque do Inventário de produtos que não constavam no local/endereço do armazém, ou seja, foi realizado contagem a mais no inventário.
Após Atualizar o Estoque, uma ou mais notas AGCOB são criadas e estão Aguardando a Cobertura Fiscal.
Na tela de Notas Fiscais Aguardando Cobertura, é possível selecionar uma destas notas. O responsável por realizar a cobertura é o Armazém e não o Depositante, por isso não tem nota para importar a cobertura. O estoque que foi identificado a mais, não possui valor em dinheiro definido. Para tanto, é usado a opção “Valorar Produtos”, permitindo assim que o Armazém defina um valor unitário para cada produto que foi contado a mais.
É listado valor unitário médio sugerido para o produto, baseado no valor corrente do estoque.
Para determinar o valor médio unitário, é levado em conta todo estoque presente no armazém do mesmo produto e mesmo estado de mercadoria. Ao somar o valor total, o sistema divide pela quantidade total em unidades:
Valor total do estoque / Quantidade total em unidades = Valor médio unitário
Ao gravar, o valor é atualizado na própria nota selecionada.
Após definido o Valor de todos os produtos, deve ser acionado o botão Gerar NF Remessa, que cria uma nota fiscal de Remessa para Armazenagem, usando o valor definido, e assim a nota está pronta para ser transmitida para a SEFAZ.
O passo seguinte é de transmitir a nota fiscal eletrônica para a SEFAZ, a partir da tela de Controle de NF-e.
Na tela de Controle de NF-e / botão Transmitir NF-e, após acionado solicita a autorização da SEFAZ, para que o estoque que foi valorado seja coberto fiscalmente.