Line Haul - Expedição
Visão Geral
Inserimos esta funcionalidade a partir das versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, para adequar o processo de expedição para suportar operações Line Haul referente a Expedição, com a integração XTRK, Embarque Agrupado, Etiqueta de Rastreio de Volume.
(referente ao WMS-4073)
Menu: Cadastro > Depositante > Transp. e Rastreamento > Serviços da Transportadora > Cadastrar
Adicionamos os campos:
- Código de Serviço de Rastreio Compartilhado: esse campo indica o serviço de transporte do qual são consumidos os códigos de rastreio do objeto, podendo ser qualquer serviço de transporte cadastrado a qualquer transportadora vinculada ao depositante.
- Concatenar Código de Serviço com Rota Destino: indica se para o código de serviço informado a rota deve ou não ser concatenada ao código do serviço de rastreio. Exemplo.
- Permite Embarque Agrupado: embarque na qual são realizados os embarques de forma agrupada para várias coletas.
- Bloquear inclusão de Pedidos com Data Esperada de Embarque Diferentes: este parâmetro ativa a restrição de coleta com volumes que tenham data esperada de embarque diferentes entre si, onde o mesmo só pode ser manipulado se o parâmetro Realiza Coleta Exclusiva estiver marcado. Apenas é considerado a mesma Data e Hora para o embarque, não são considerados os minutos.
- Unidade Cidade: permite escolher um registro que consta no Cadastro de Cidade.
Transferimos do cadastro de Transp. e Rastreamento > Dados do Contrato:
- Código da Unidade de Postagem
- Unidade de Postagem
- Orgão Credenciado
Deslocamos da Configuração do Armazém > Sub Menu: Transporte:
- DR de Postagem: visualiza o relatório Lista de Postagem – Encomenda a Faturar, a partir da tela da Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta > selecionar registro > botão Impressos, pois as informações de transporte dos correios mudam conforme a unidade na qual são entregues os volumes para redespacho.
Imprime a Etiqueta de Embarque no Coletor: desde a versão 8.11.24.0, temos a opção de desmarcar ou marcar a impressão da etiqueta de embarque no coletor, caso esteja desmarcado podemos imprimir somente pelo enterprise.
Criamos este cadastro de compatibilidade de embarque entre serviços de transporte de tal forma que possa ser configurado quais serviços podem ser embarcados ou rejeitados em conjunto, a partir do botão Compatibilidade de Embarque como demonstrado abaixo:
Menu: Cadastro > Depositante > Transp. e Rastreamento > Serviços da Transportadora > Compatibilidade de Embarque
Ajustamos o nome do arquivo de exportação TRK, com a atribuição do prefixo "DI_" ao nome do arquivo quando o embarque for agrupado, conforme exemplo abaixo:
- XTRK gerado no fluxo normal 104542648636_11203.xtrk
- XTRK gerado no fluxo Line Haul DI_104542648636_11203.xtrk
Adequamos a importação de OF (Ordem de Separação) para que ao identificar o serviço de transporte enviado com a marcação do parâmetro Concatenar Código de Serviço com Rota Destino , então o sistema concatena o código do serviço enviado mais o Internal Sort Code (código de classificação interno) para encontrar o serviço de transporte correto para vincular ao pedido.
Exemplo: foi parametrizado o serviço de transporte da transportadora / depositante da seguinte forma:
- idServicoTransportadora 2 código do serviço TEXBR_EXPRESS com a marcação do parâmetro Concatenar Código de Serviço com Rota Destino
- idServicoTransportadora 3 código do serviço TEXBR_EXPRESSGYN-E
Arquivo integrado:
Adequamos a geração de etiqueta de rastreio de volume para que quando o serviço de etiqueta de transportador utilizar código de rastreio e for um serviço compartilhado, o sistema consuma um código de rastreio do serviço que é compartilhado e não do serviço que tem indicado na nota.
Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta
Criamos a Etiqueta de Embarque Agrupado com as dimensões 119mm X largura 100mm, cuja opção está habilitado desde que uma das notas contenham serviço de transportadora que permita embarque agrupado.
Resultado no Coletor de Dados > Coleta Manual e depois de concluído as atividades via coletor, este realiza a impressão da Etiqueta de Embarque Agrupado.
Durante a criação da Coleta automática ou manual o sistema valida no Cadastro do Depositante o parâmetro Bloquear inclusão de Pedidos com Data Esperada de Embarque Diferentes: tem a função de ativar a restrição de coleta com volumes que tenham data esperada de embarque diferentes entre si, onde o mesmo só pode ser manipulado se o parâmetro Realiza Coleta Exclusiva estiver marcado. Apenas é considerado a mesma Data e Hora para o embarque, não são considerados os minutos.
Validação do horário esperado de embarque
- Marcados os checkbox Realiza Coleta Exclusiva e Bloquear inclusão de Pedidos com Data Esperada de Embarque Diferentes, depois lancei duas Notas Fiscais com Data Esperada de Embarque com horários diferentes.
Via Coletor de Dados > Coleta Manual, com dois volumes pertencentes a NF nº 46:
- Depois tentei adicionar mais um volume nº 98100000430001 pertencente a NF nº 43, que tem data e horário de embarque diferente da data e horário de embarque NF nº 46.
Acrescentamos o código da rota a etiqueta dos correios no canto superior esquerdo, o código da rota faz referência ao campo: Unidade do cadastro do Serviço da Transportadora, como foi demonstrado abaixo:
A partir do campo Modelo Etiqueta do Cadastro do Depositante > botão: Transp. e Rastreamento > Serviços da Transportadora > Cadastrar.
Etiqueta Correios Rastreabilidade com Unidade (119mm x 109mm), que faz referência a Etiqueta de Volume de Serviço de Transportadora compartilhada.
Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta > Botão: Impressos > Lista de Postagem Agrupado
Adequamos a lista de postagem de forma agrupada quebrando por Tipo de Serviço de Embarque, sendo que também no Gerenciador de Coleta o sistema permita a seleção de múltiplas coletas.
Para agrupar no embarque várias coletas, o primeiro passo é de informar o número da coleta a ser embarcada, desde que a coleta permita embarque agrupado, para a mesma transportadora, até que o operador finalize o embarque com o preenchimento das informações do motorista, RG e placa do veículo.
O número do embarque é sequencial e é utilizado como agrupador das coletas bipadas. Antes de bipar a coleta o seu estado é representado como aguardando embarque, e ao ser escaneada \ adicionada seu estado é mudado para embarque iniciado e posteriormente passa para embarque finalizado quando o processo for concluído. O supervisor \ operador do embarque acompanha qual é o estado que a coleta se encontra e também pode cancelar o embarque de determinada coleta com o estado de embarque iniciado.
Adicionamos também um controle de estado do número do embarque criado, caso ocorra queda do sistema, troca de turno ou o usuário saia da funcionalidade e retorne novamente para continuar com o processo de embarque. Adicionamos um botão para exibir os embarques abertos para que o mesmo possa decidir em qual embarque as demais coletas são incluídas ou decidir criar um novo número de embarque.
Detalhamento do Coletor de Dados > Embarque Agrupado
Se o serviço da transportadora não estiver marcado para Permite Embarque Agrupado, exibe a mensagem que a Coleta não está configurada de forma adequada.
Mas se o serviço da transportadora estiver marcado para Permite Embarque Agrupado.
Botão Criar Embarque
E caso tentei inserir a mesma coleta para o embarque agrupado.
Para Cancelar Retirada faz necessário a solicitação do Usuário Supervisor.
Ao adicionar outra coleta, a baixo é informado os embarques vinculados, o botão Criar Embarque permite cadastrar outro Embarque para realizar agrupamento.
Se clicar na (lupa).
Após inserir a quantidade de coletas no Embarque tem acréscimo de 2 para 3.
Se clicar na (lupa) podemos visualizar o embarque e suas coletas.
E preencha os dados abaixo para concluir o Embarque Agrupado.
Na tela do Gerenciador de Coleta, adicionamos filtros e colunas específicas de Embarque Agrupado.
Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta > botão: Exibir
Adicionamos os filtros de Embarque: Aguardando, Iniciado e Finalizado, para que o supervisor \ operador do embarque acompanhe qual é o estado que a coleta se encontra e também possa cancelar o embarque de determinada coleta com o estado de embarque iniciado.
Acrescentamos quatro novos campos no grid da tela de Gerenciador de Coleta, sendo:
1 - Campo Numero do embarque da Coleta.
2 - Campo de Status (Aguardando Embarque, Embarque Iniciado e Embarque Finalizado).
3 - Campo com o nome do Usuário que realizou o vínculo da coleta no embarque.
4 - Campo com Data e Hora que o usuário efetuou o vínculo da coleta no embarque.
O botão: Remover Coleta do Embarque permite que desfaça o embarque da coleta que está apenas marcada como em processo de embarque, depois é solicitada senha do supervisor com registro de log de segurança do usuário que autorizou a mudança do estado.
Menu: Cadastro > Depositante > Sub Menu: Exportação de Embarque > faz necessário a configuração dos parâmetros: Exportação de Embarque para Transportadora setado para XML – Modelo TRK e Momento de Envio XTRK com a opção Ao Finalizar Coleta.
O TRK é gerado quando o Embarque for finalizado pelo Coletor ou Enterprise.
Adequamos a geração de vários arquivos XTRK para cada tipo de Serviço de Transporte selecionado com o processo de embarque agrupado com o mesmo identificador de embarque, conforme exemplo de agrupamento abaixo:
Observação: adicionamos o campo IdentificadorEmbarque no XSD e XML para que seja enviado no novo arquivo.
Acréscimo de tag no TRK:
O botão: Finalizar Embarque Agrupado processa todos os embarques e coletas pertencentes a seleção, conforme coluna Número Embarque, ou seja, ao finalizar o embarque agrupado todas as coletas são finalizadas automaticamente, mudando o estado do embarque e das coletas para finalizado.