Fluxo de Esvaziamento de Hopper
- O WMS inicia a expedição de pedidos.
- Dos endereços de pulmão / picking são abastecidos a área da Pollux, onde cada endereço de Hopper, é considerado um "picking", o coletor de dados da Pollux lê o código de barras da caixa que está chegando e abastece um Hopper.
- A máquina de separação e geração de volumes da Pollux, possui compartimentos onde são alocados os produtos, os quais são chamados de Hopper. Em cada um desses compartimentos, existe a regra de alocar apenas umSKU e Lote Indústria para controles de rastreamento.
- Os produtos partem de cada hopper e são direcionados para a sala que é controlada por um braço mecânico que monta e abastece caixas de até 50 ou 100 unidades conforme os pedidos.
- Se houver necessidade o fluxo de montagem dos pedidos passa pela área de PTL antes de seguir para a área de Doca.
- Criamos a tela de Gerenciador de Esvaziamento de Hopper, para executar a integração REST com o equipamento da Pollux, com isso, o botão Esvaziar Hopper, esvazia um dos pickings de Hopper, que possui somente um Produto/SKU e Lote Indústria, consumindo a API e alimentando o cadastro dos esvaziamentos no WMS com os dados retornados como: Lote Indústria, SKU, Vencimento, Quantidade, Data / Hora de esvaziamento e Número do Hopper, ou seja, o esvaziamento ocorre quando:
- Reorganização do Hopper;
- Precisar limpar uma unidade de hopper, sem precisar desligar a máquina inteira (Pollux);
- Precisa esvaziar um endereço de Picking de Hopper;
- Quando um dos hoppers recebeu mais unidades de um produto que suporta;
Ação a ser realizada:
- A partir de um contator do próprio hopper, é retirado a quantidade excedente ou total, e é encaminhado para uma caixa;
- O usuário imprime a etiqueta de código de barras GS1 Code-128, referente a esse esvaziamento.
- Para ser abastecido o mesmo hopper,
- Ou ser direcionado para um endereço de pulmão,
- ou enviado para um endereço de avaria.
O Fluxo da Pollux, trata-se da Automação da Separação das Cápsulas, de sabores variados.
Tem vínculo com o Fluxo do Picking REST (PTL/PBL)
- Integrações
- API Rest “POST/ ORDER_STATUS/ CALL”: requisita o status do pedido.
- API Rest “POST/ ORDER_PAUSE/ CALL”: suspende a produção de determinado pedido, cujo status (na Pollux) estava “aguardando”, mas após entrar no status Em Execução não pode ser pausado.
- API Rest “POST/ ORDER_RESUME/ CALL”: retorna a produção de determinado pedido, cujo status (na Pollux) estava “pausado”.
- A requisição de retomada de produção (RESUME) pode ser enviada individualmente ou através de seleção múltipla de pedidos, selecionando um a um ou todos pendentes.
- API Rest “DELETE/ PRODUCTION_ORDER / CALL”: exclui o pedido, cujo status (na Pollux) seja “criado”, mas após entrar no status Em Execução não pode ser excluído.
- A requisição de exclusão (DELETE) pode ser enviada individualmente ou através de seleção múltipla de pedido, selecionando um a um ou todos pendentes.
- API Rest ”POST /EMPTY_HOPPER_PRINT/CALL”: permite recepcionar as informações de esvaziamento de hopper.
Observação:
- Ao consultar os itens do pedido excluído, devem ser informados os produtos que compuseram o pedido Pollux, à título de histórico.
- Após o retorno da conclusão da tarefa pela INT_TAREFASEPARACAO, o status deve ser alterado para concluído.
- O início da separação continua ocorrendo normalmente pela INT_ENVIO_TAREFASEPARACAO.
- O momento de início da separação na Pollux, fisicamente, ocorre a partir do momento em que o usuário pressiona o botão de liberação no aplicativo de impressão de etiqueta de transporte e DANFE, onde a integração de criação de pedido é enviado à automação.
Quais são as configurações necessárias?
- Para iniciar é necessário acessar a Configuração de Integração de Equipamentos.
- O parâmetro Caractere(s) Separador(es) de Grupo da Configuração do Armazém, coincidir com a etiqueta GS1 que é bipada.
Operação de esvaziamento pendente, pode ser consultada pelo WMS através de um serviço Rest.
O botão Esvaziar Hopper, esvazia os pickings de Hopper, consumindo a API e alimenta o cadastro dos esvaziamentos no WMS com os dados retornados como: Lote Indústria, SKU, Vencimento, quantidade, Data/ Hora de esvaziamento e número do Hopper.
Resultando em:
O botão Impressos pode ser utilizado, o status do esvaziamento é alterado para impresso.
O QRCode é composto pelas informações de:
- Código do Produto (Código de Produto Depositante informado na integração);
- Validade;
- Lote Indústria;
- Quantidade Unitária.
Foi definido que, devido à complexidade do processo e risco para o negócio, o tema Cancelamento de Onda é realizado de forma manual.
- Ao cancelar a Onda no WMS, o pedido pode ser reutilizado, independentemente se a Onda já foi liberada para separação ou se o pedido foi criado na Pollux.
- Após a requisição de cancelamento do pedido ser informado pelo depositante (Dolce Gusto), o trâmite é operacional.
- Após o cancelamento da Onda no WMS, a operação quem deve cancelar o Pedido, caso necessário, na Tela Controle Nota Fiscal. Assim, se o pedido é reutilizado ou não, é uma decisão operacional.