Reabastecimento com Picking Segregado

Alterado o processo de reabastecimento automático, que ocorre durante a formação de ondas, mudando a utilização do picking segregado (picking de caixas / picking de unidade / picking misto), que valida se o material cabe ou não no endereço, pois neste cenário o material não pode ficar alocado na frente do endereço, em virtude dos diversos reabastecimentos automáticos sem violar a capacidade dos pickings. A começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.16.

Quando o usuário inicia um reabastecimento, este não possui visibilidade prévia para saber se o destino possui disponibilidade de receber o material sem violar sua cubagem e peso. Dessa forma, quando o usuário tentar finalizar o reabastecimento, exibe mensagem de advertência de violação da capacidade, logo no início do processo, não permitindo iniciar a atividade, consequentemente não tendo o trabalho de remover os materiais desnecessariamente do endereço e depois colocar novamente.

E durante o processo de visualização do Reabastecimento no Coletor de Dados, faz se necessário que exiba algum sinal (imagem) que demonstre que o remanejamento pode ser executado conforme a cubagem do destino, apoiando o usuário a nem sequer tentar executar a atividade. Com essa validação, o usuário somente passa pelo transtorno em casos raros onde dois usuários iniciem ao mesmo tempo um remanejamento com o mesmo destino, e o último passa pelo problema.

A rotina de reabastecimentos de picking de caixa para picking de unidades foi modificada para sempre levar quantidades que encham o picking de unidade, conforme capacidades de peso e cubagem. Por exemplo: se o picking vazio possui capacidade para 14,9 caixas, é reabastecido sempre 14 caixas, na medida do possível conforme estoque total.

Removida a obrigatoriedade de levar o estoque para o Picking de Unidades no Fator de Caixa quando a origem for Picking de Caixa.

(Referente ao WMS-5136)

Fluxo do processo

  1. Acesse Configuração > Configuração Onda > guia Separação
    • Deixe marcado o parâmetro Gerar Reabastecimentos automaticamente
  2. Acesse Cadastro > Armazém > Armazém > guia Remanejamento / Reabastecimento
    • Se marcar o parâmetro Exibir coluna pode executar no remanejamento planejado exibirá a coluna: Pode Exec no Coletor de Dados > Remanejamento Planejado, e que mostra se o remanejamento cabe no destino, considerando a cubagem e peso dos materiais remanejados X cubagem disponível no endereço. Considera a capacidade do local após subtrair a cubagem e peso ocupado (considerando o estoque).
    • Evidência na tela do Coletor de Dados > Remanejamento Planejado
  3. Nas informações associadas do Produto para o Depositante, bem como no Padrão de Integração por depositante, foram adicionadas as seguintes configurações:
    1. Acesse Cadastro > Produto > Produto > Botão: Depositante / Informações Associadas > guia Regras de Expedição
    2. Acesse Cadastro > Depositante > Botão: Padrão de Integração > guia Regras de Negócio
    • Validar Capacidade do Destino Picking Misto no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking misto, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo: Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência.
    • Validar Capacidade do Destino Picking CX no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking de caixas, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência.
    • Validar Capacidade do Destino Picking UN no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking de unidades, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência.
    • Aceitar Qualquer Barra do Produto no Remanejamento planejado: faz com que durante o remanejamento, mesmo o lote sendo de barra de caixa, é possível conferir o produto informando qualquer barra do produto, como por exemplo a unitária (para casos onde o material não possui barra da caixa).
    • Percentual considerado da capacidade do picking de unidade para determinar a quantidade dos reabastecimentos: faz com que a capacidade do cadastro de picking de unidade seja considerada conforme esse percentual definido. Sendo assim, é possível por exemplo fazer com que reabastecimentos em um picking que tenha capacidade para 10 caixas, receba os reabastecimentos de 9 em 9 caixas, configurando seu percentual para 90 (90%).
    • Tipo de Validação de Capacidade do Primeiro Reabastecimento para o Local de Picking de Unidade
      • Total da Capacidade do Picking
      • Capacidade disponível no picking: o primeiro reabastecimento do picking de unidade gerado pela onda, terá a quantidade que cabe no picking de unidade no momento da formação da onda (Capacidade de peso e cubagem do picking - Peso e Cubagem em estoque no picking). A partir do segundo reabastecimento gerado para o picking de unidades, o sistema considerará a capacidade total do picking. Essa opção funciona dessa forma por considerar que, quando o segundo reabastecimento for executado, o picking já estará vazio, pois será executado um de cada vez, à medida que a operação necessite do produto durante a separação.

 

Exemplo de mensagem:

ORA-20000: O endereço de destino do remanejamento não possui capacidade de peso disponível para receber este remanejamento ORA-06512: em "PK_REMANEJAMENTO", line 11322.

 

Este artigo ajudou você?

!-->