Coleta Manual
Caminho para acesso
Menu: Coletor de Dados > Coleta Manual
Visão Geral
Funcionalidade criada a partir da versão 8.3.0.0, onde permite a montagem via Coletor de Dados de uma Coleta com a leitura do volume que posteriormente é objeto de Conferência de Embarque como ocorre atualmente, substituindo o processo de seleção manual de notas fiscais, a partir do botão Autorizar Nota Fiscal para Embarque.
- Desde a versão 8.5.0.0, é possível montar coletas a partir dos volumes que estão fisicamente na doca. Ao bipar um volume qualquer, o sistema procura uma coleta da mesma transportadora, o usuário escolhe uma coleta já existente ou cria uma nova, e lista somente as coletas compatíveis com a opção selecionada do parâmetro da "Ordem de Conferência da Coleta" configurado no Depositante da nota e do Tipo de Serviço de Transporte da Nota na Coleta.
- Na Configuração Geral > Parâmetros > deixe desmarcado o parâmetro: Coleta Automática.
- Inseridos os parâmetros no sub Menu: Regras de Expedição:
- Parâmetro Montar Coletas Utilizando Coletor só pode ser marcado se na Configuração Geral, o parâmetro Coleta Automática não estiver marcado.
- O valor do parâmetro Quantidade Máxima de Pedidos por Coleta é numérico e maior que 0 (zero). - No Cadastro de Serviço de Transporte:
- Incluído o parâmetro Permite Múltiplos Códigos de Serviços na Coleta. O operador bipa os volumes podendo selecionar um coleta compatível com os mesmos de acordo a transportadora da nota fiscal e serviço de transportadora, e este parâmetro permite ou não misturar serviços de transporte diferentes ou criar uma coleta.
- O sistema valida o volume para a coleta em caso de remanejamento de volume.
- Quando for remanejar um volume, o sistema valida se a Nota Fiscal do volume possui mais volumes verificando se é possível o remanejamento.
- A coleta valida o Número Máximo de Pedidos /NF permitidos no Cadastro do Depositante.
- A nova coleta pode ter mais de um depositante desde que seja para a mesma transportadora e que os serviços sejam compatíveis.
A começar da versão 8.10.2.0, caso o parâmetro Processa a coleta manual no Coletor de Dados esteja marcado na Configuração do Armazém, a cada volume inserido na Coleta Manual tem sinal sonoro, isso somente com o Internet Explorer em uso. Ao finalizar a coleta, é solicitado o preenchimento das informações do motorista, com a Nota Fiscal e os Volumes conferidos, e após isso é processada a coleta.
Desde as versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, ajustamos a Coleta Manual para o fluxo de Embarque Agrupado. Para mais detalhes.
A começar das versões 8.11.17.48, 8.11.18.28, 8.11.20.26 e 8.11.24.0. "Ativamos uma atualização na etiqueta de Mercado Envios, a partir de agora o código contem mais 3 dígitos que são: ML e um algarismo. Você deve desprezar os 3 primeiros dígitos para poder fazer o rastreio desta etiqueta via ME, exemplo: bipando a etiqueta você vai obter o código ML012345678900, neste caso você deve usar apenas o 12345678900. Importante! Não existem impactos previstos ao vendedor, pois se trata de uma mudança simples na nomenclatura que aparece abaixo do código de barras." Fonte: https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/alteracoes-na-etiqueta-de-mercado-envios. Fizemos uma tratativa no coletor para desconsiderar os 3 primeiros dígitos caso a etiqueta de volume comece com ML.