Coleta Sob Demanda
Caminho para acesso
Menu: Coletor de Dados > Coleta Sob Demanda
Visão Geral
A funcionalidade de Coleta Sob Demanda, tem algumas diferenciações quanto ao menu Coleta (do Coletor de Dados) pois:
- Precisa marcar o parâmetro Vincular Nota Fiscal automaticamente na Coleta sob Demanda na Configuração do Armazém, para que a rotina possa identificar o fluxo de Coleta sob Demanda e vincular as notas fiscais via Coletor de Dados;
- Não pode Associar notas fiscais a coleta a partir do botão Autorizar Nota Fiscal da tela Gerenciador de Coleta;
- E não pode liberar a coleta a partir do botão Liberar da tela do Gerenciador de Coleta, pois para a Coleta Sob Demanda, as Notas Fiscais e os volumes são associados via coletor de dados, na doca antes de carregar o veículo de transporte.
Pode ser acionada a partir da Convocação Ativa do Coletor de Dados desde que esteja configurado no botão Atividades no Cadastro do Armazém.
A partir da versão 7.9.0.0, as notas fiscais do tipo “Transferência de Titularidade” não realizam coleta. Para tanto o sistema bloqueia seu vínculo.
Desde a versão 8.8.4.0, caso a transportadora da nota fiscal seja diferente da transportadora da coleta, o sistema exibe mensagem e não permite prosseguir com o fluxo de Coleta Sob Demanda.
A começar das versões 8.11.17.48, 8.11.18.28, 8.11.20.26 e 8.11.24.0. "Ativamos uma atualização na etiqueta de Mercado Envios, a partir de agora o código contem mais 3 dígitos que são: ML e um algarismo. Você deve desprezar os 3 primeiros dígitos para poder fazer o rastreio desta etiqueta via ME, exemplo: bipando a etiqueta você vai obter o código ML012345678900, neste caso você deve usar apenas o 12345678900. Importante! Não existem impactos previstos ao vendedor, pois se trata de uma mudança simples na nomenclatura que aparece abaixo do código de barras." Fonte: https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/alteracoes-na-etiqueta-de-mercado-envios. Fizemos uma tratativa no coletor para desconsiderar os 3 primeiros dígitos caso a etiqueta de volume comece com ML.
Fluxo da Operação
O sistema solicita a nota fiscal (número do idprenf ou chave de acesso), os volumes e depois os dados do motorista, placa e RG para liberar a Coleta.
Detalhamento das telas
O sistema pede para informar o código da Coleta.
É solicitado a nota fiscal (número do idprenf ou Chave de Acesso).
Após informar o número da nota fiscal clique no botão Conferir.
Botão Notas: exibe as notas que foram associadas a coleta.
Logo após é preciso informar os códigos de barras dos volumes.
O botão Volume exibe a nota fiscal e um ou mais volumes associados.
A partir da versão 7.8.0.0, foi realizado ajuste na verificação da marcação do parâmetro Realizar Coleta Somente Através da Etiqueta de Entrega na configuração do Armazém, para apresentar a mensagem que o usuário entre com a Barra do Volume gerado que também é apresentada no Gerenciador de Volume / coluna “Barra Etiqueta Entrega” e não o que é informado na “Barra” do Volume.
Ao clicar no botão Finalizar, o sistema solicita a placa do veículo, o nome e RG do Motorista responsável pelo transporte.
Ao concluir o preenchimento dos dados o sistema exibe a mensagem Coleta Expedida com Sucesso.