Cadastro de SAC
IMPORTANTE: esta funcionalidade está liberada somente para versão 8.11 e inferiores da Gestão de Armazenagem | WMS.
No front-end o SAC é cadastrado quando por algum motivo os produtos não foram entregues ao cliente. É possível definir se os materiais são parcialmente ou na sua totalidade devolvidos ao Armazém ou se são reentregues no próximo dia.
O registro no SAC é realizado quando o motorista entrar em contato com o armazém informando alguma ocorrência na entrega.
DEVOLUÇÃO TOTAL
É o processo de devolução do material no qual o cliente não aceitou receber os materiais que constam no documento fiscal. Para devolução deste material o cliente pode emitir um documento fiscal de devolução dos materiais que constam no documento fiscal ou gerar recebimento com um documento fiscal de venda emitido ao cliente. O motorista retorna para o armazém com os materiais que constam no documento fiscal e os mesmos são armazenados conforme processo de recepção de materiais. Para efetuar o processo de devolução total são usados as ferramentas de cadastro de ocorrência de SAC ou executar processo de recepção de materiais cadastrando uma OR com o tipo Devolução Total.
Se acionado o parâmetro CONFERIR UNIDADES NA DEVOLUÇÃO na CONFIGURAÇÃO GERAL, a devolução TOTAL ou PARCIAL dos produtos durante a conferência é apenas por unidade.
No cadastro de SETOR, localizar registro e clicar no botão TIPO DE RECEBIMENTO
Exibe janela para vincular TIPO DE RECEBIMENTO ao SETOR, que foi previamente cadastrado no menu CADASTRO > ORDEM DE RECEBIMENTO > TIPO DE RECEBIMENTO, onde é associado a alguma classificação: ENTRADA POR COMPRA, ENTRADA POR DEVOLUÇÃO PARCIAL, ENTRADA POR DEVOLUÇÃO TOTAL e também com associação de CFOP no menu OPERAÇÕES > CFOP que é selecionado na NOTA FISCAL.
No front-end > TRANSPORTE > OCORRÊNCIA DE SAC > inserir registro localizando a carga e associando uma nota fiscal > selecionando a opção DEVOLUÇÃO TOTAL, clicar no botão CONFIRMAR e após FINALIZAR, onde gera uma OR com o tipo DEVOLUÇÃO TOTAL, onde é possível realizar a conferência de entrada e a alocação dos produtos.
Acesse TRANSPORTE > OCORRÊNCIA SAC > botão “adicionar” ou + e preencher os dados:
- número carga
- nota fiscal
- marcar a flag “DEVOLUÇÃO TOTAL"
ou no menu do front-end > MOVIMENTAÇÃO > CADASTRO OR > inserir registro com o tipo de recebimento DEVOLUÇÃO TOTAL, selecionando NOTAS FISCAIS PROCESSADA de SAÍDA ao clicar no botão VINCULAR NOTA FISCAL, sendo possível realizar a conferência de entrada e a alocação dos produtos.
DEVOLUÇÃO PARCIAL
É o processo de devolução do material no qual o cliente não aceitou receber parte do material que consta no documento fiscal. Para a devolução deste material o cliente pode emitir um documento fiscal de devolução do material que não aceitou receber ou gerar recebimento do material devolvido com o documento fiscal de venda emitido ao cliente. O motorista retorna para o armazém com os materiais que não foram aceitos pelo cliente, os mesmos são armazenados conforme processo de recepção de materiais. Para efetuar o processo de devolução parcial são usados as ferramentas de cadastro de ocorrência de SAC ou o processo de recepção de materiais cadastrando uma OR com o tipo Devolução Parcial.
Se acionado o parâmetro CONFERIR UNIDADES NA DEVOLUÇÃO na CONFIGURAÇÃO GERAL, a devolução TOTAL ou PARCIAL do produto a conferência dos produtos é apenas por unidade.
No cadastro de SETOR, localizar registro e clicar no botão TIPO DE RECEBIMENTO
Exibe janela para vincular TIPO DE RECEBIMENTO ao SETOR, que foi previamente cadastrado no menu CADASTRO > ORDEM DE RECEBIMENTO > TIPO DE RECEBIMENTO, onde é associado a alguma classificação: ENTRADA POR COMPRA, ENTRADA POR DEVOLUÇÃO PARCIAL e também com associação de CFOP no menu OPERAÇÕES > CFOP que é selecionado na NOTA FISCAL.
No front-end > TRANSPORTE > OCORRÊNCIA DE SAC > inserir registro localizando a carga e associando uma nota fiscal > selecionando a opção DEVOLUÇÃO PARCIAL > e informando o motivo da devolução, após salvo o registro clicar no botão PRODUTOS DEVOLVIDOS, para informar a quantidade devolvida, com isso é gerado uma nota fiscal com geração de OR com o tipo DEVOLUÇÃO PARCIAL, onde é possível realizar a conferência de entrada e a alocação dos produtos.
ou no front-end > MOVIMENTAÇÃO > CADASTRO OR > inserir registro com o tipo de recebimento DEVOLUÇÃO PARCIAL, selecionando NOTAS FISCAIS PROCESSADA de SAÍDA ao clicar no botão VINCULAR NOTA FISCAL, com os itens e quantidades devolvidos, sendo possível realizar a conferência de entrada e a alocação dos produtos.
Observação: só é possível exibir a nota fiscal para a segunda devolução da carga se o produto da primeira devolução já tiver sido alocado.
REENTREGA
É o processo de gerenciamento das entregas que devem ser refeitas, chamadas de reentrega. Quando a transportadora ao tentar entregar um material não obtiver sucesso por motivos de falta de tempo para entrega, o cliente não estiver disponível para atender o transporte, o estabelecimento estiver fechado, etc, o material deve ser entregue novamente. Para que esse processo seja realizado deve ser cadastrada uma ocorrência de entrega a fim de controlar novamente as entregas, isto é, o processo no qual o cliente não dispunha de tempo para receber o material e o mesmo deve ser entregue novamente. O motorista retorna para o armazém com os materiais e os mesmos devem ser agendados para ser entregue novamente. Para efetuar o processo de reentrega são usados os processos de ocorrência de entrega ou ocorrência de SAC.
Após registrar o SAC é necessário resolver as ocorrências de entrega. Essa tela pode ser acessada por meio da tela do TRANSPORTE > OCORRÊNCIAS DE ENTREGA.
O cadastro do SAC cria a ocorrência automaticamente, a ocorrência pode ser editada caso queira inserir mais detalhes da ocorrência e em seguida deve ser finalizada.
Na CONFIGURAÇÃO DO DEPOSITANTE, parâmetro CONTROLA ÁREA DE ESPERA: quando o produto é devolvido pro armazém, e entrar no processo de reentrega, se este campo estiver marcado a mercadoria fica em um setor específico para ser expedido novamente.
Na CONFIGURAÇÃO DO DEPOSITANTE, parâmetro CONFERIR ROMANEIO DE REENTREGA: quando a mercadoria retorna pro Armazém com data prévia de saída o sistema obriga que o material seja conferido novamente.
No front-end > TRANSPORTE > OCORRÊNCIA DE SAC > inserir registro localizando a carga e associando uma nota fiscal > selecionando a opção REENTREGA e ao clicar no botão CONFIRMAR e FINALIZAR o registro está disponível no menu front-end > TRANSPORTE > OCORRÊNCIA DE ENTREGA > onde é possível identificar a reentrega pelos campos CARGA, NOTA FISCAL e CARGA, editando o registro é possível escolher uma opção, isto é, ao cadastrar uma ocorrência de entrega o operador informa os dados da reentrega que são eles:
- Carga: é o número da entrega na qual o material havia sido enviado anteriormente.
- Nota Fiscal: é o documento fiscal referente ao material que não foi entregue.
- Motivo: motivo pelo qual o material não pode ser entregue.
- Ocorrência: é a forma que o material entra no processo de expedição.
COM MUDANÇA DE CARGA
- É o processo no qual o veículo e motorista que são utilizados para a nova entrega foram os mesmos da entrega anterior com isso o romaneio não deve ser conferido novamente, pois o material ainda está sobre a responsabilidade do motorista.
- Ao clicar no botão EXECUTAR exibe uma janela para escolher nova carga, com mesma PLACA de veículo que foi informado na coleta, isto é, na entrega da mercadoria no destino.
COM ENTRADA PARA ÁREA DE ESPERA
- É o processo que o material é armazenado novamente, para esse caso é cadastrado automaticamente uma ordem de recebimento com o tipo movimentações interna.
- Ao clicar no botão EXECUTAR exibe janela como concluído e cria uma OR com o tipo de recebimento: REENTREGA, onde a mercadoria é alocada num setor a parte, e depois é realizado romaneio para a saída da mercadoria (NÃO ESQUECER DE VINCULAR OS NOVOS LOTES, ANTES DE LIBERAR A NOTA FISCAL PARA ROTEIRIZAR)
COM MUDANÇA DE MOTORISTA E VEÍCULO
- É o processo no qual o veículo e motorista que são utilizados para fazer o nova entrega são diferentes do motorista e veículo da entrega anterior com isso o romaneio é conferido novamente, pois o material passa a ser responsabilidade do novo motorista.
- Dados da Nota Fiscal: faz referência ao documento fiscal que é entregue, são eles: série, transportadora, destinatário, remetente, entrega e depositante.