Adequações no XML de Retorno de Armazenagem
IMPORTANTE: esta funcionalidade se encontra em processo de desenvolvimento / homologação e ainda não está disponível no Gestão de Armazenagem | WMS.
Atualmente, o WMS segue as regras estipuladas pelo órgão da SEFAZ a fim de construir o XML de envio de notas fiscais de retorno de armazenagem. Por padrão, os campos opcionais não são preenchidos devido à variedade de armazéns e depositantes que utilizam a emissão de notas, o que, dependendo do cenário, pode onerar o tráfego de informações desnecessárias. Porém, ajustamos o sistema com a versão 8.12.0.0, para atender a particularidade de depositantes específicos enviarem as informações Espécie dos volumes e Quantidade dos volumes, tags <esp> e <qvol> respectivamente, localizada no grupo de informações de transporte, tag <transp>.
(Referente ao WMSCT3-60)
- Acesse Cadastro > Depositante > guia Exportação
- Ative o parâmetro: Agrupar TAGs de informações de Volume por Espécie dos Volumes na NFe com a dica: Ao habilitar o parâmetro Agrupar TAGs de Informações de Volume por Espécie dos Volumes na NFe é desabilitado o parâmetro Atualizar Peso na Impressão da NF na guia Informações Adicionais para não haver divergência de informações emitidas e impressas.
Mediante parametrização por depositante, as tags <esp> e <qvol> são preenchidas para notas fiscais cujo CFOP corresponde a operações de saída que possui o transporte físico de mercadorias, sendo elas:
- Retorno de Armazenagem
- Retorno de Armazenagem GMB
- Outros
- Remessa por Conta e Ordem de Terceiro
- Remessa por Conta e Ordem de Terceiro GMB
Isto se faz necessário, pois somente notas classificadas pela SEFAZ com movimentação de mercadorias físicas pode constatar o destaque do transporte no XML, por este motivo, notas fiscais de retorno simbólico de mercadoria continuam com o mesmo comportamento.
O cadastro da operação por CFOP está localizada no Operações CFOP.
São extraídas as seguintes informações do WMS para alimentar o XML de saída:
Tag <esp>: é a descrição da caixa do volume, que está cadastrada na Caixa de Volume (Cadastro > Caixa de Volume):
Tag <qvol>: refere ao total de volumes gerados após a conferência no Packing, informação localizada na tela Gerenciador de Volumes > Conteúdo, conforme imagem abaixo:
Utilização das informações no XML
Com o parâmetro Agrupar TAGs de informações de Volume por Espécie dos Volumes na NFe marcado, o XML tem a seguinte estrutura:
Estrutura da tag <vol>, exemplificam a estrutura do XML quando existe somente um volume gerado.
Caso existam dois ou mais volumes distintos utilizados na conferência, a tag <vol> indica corretamente os volumes adicionais por meio de tags <vol> adicionais, conforme exemplo abaixo: