Gestão de Coleta Sem Movimentação de Estoque
A Gestão de Coleta sem Movimentação de Estoque proporciona um fluxo operacional simplificado, eliminando o controle de estoque e permitindo que a movimentação das notas fiscais ocorra de forma direta, por meio da integração e do gerenciamento de coletas. Essa funcionalidade foi desenvolvida para depositantes que não realizam movimentação de estoque, possibilitando a operação direta com as coletas, sem a necessidade dos processos tradicionais de entrada e saída.
O cadastro da nota fiscal será realizado exclusivamente por interação, e a geração de volumes ocorrerá com base na quantidade informada no campo QTDEVOLUME do layout int_pedido.
Particularidades

- Para impressão das etiquetas no coletor de dados, é necessário que a impressora esteja vinculada ao usuário responsável pela conferência na coleta e que a ferramenta WMS-Print-Agent esteja configurada.
- Para a integração ser realizada com sucesso, é obrigatório que exista pelo menos uma caixa de volume cadastrada e vinculada ao depositante da nota fiscal.

- Para este fluxo o depositante:
- Não poderá ter Regime Armazém Geral.
- Não poderá possuir movimentações de estoque.
- Não poderá cadastrar uma nota fiscal diretamente pela tela Controle Nota Fiscal.
- Não poderá realizar movimentação interna, como ajuste de movimentação, inventário.
- Não poderá cadastrar ordens de recebimento.
- Não poderá cadastrar ondas.
- Não haverá controle de estoque, apenas o cadastro de nota fiscal via integração e o gerenciamento de coleta. Os fluxos que envolvem movimentação de estoque não poderão ser realizados. Exemplo: Cadastro de Ordem de Recebimento, Inventário, Ajuste de Movimentação, entre outros.

Esta funcionalidade será compatível com as versões superiores a 8.12.7.496 do Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
(Referente WMSCT3-3452)
Parametrizações

Acesse Cadastro > Depositante > guia Dados do Depositante
- Não realizar movimentações no estoque: quando habilitado, o sistema identifica que o depositante não irá atuar com movimentações de estoque, ou seja, não irá realizar o fluxo de entrada e saída conforme o padrão do sistema e seguirá apenas para o fluxo de Coleta.
- Este parâmetro poderá ser ativado somente nas seguintes condições:
- Regime for igual a Filial.
- Não possuir movimentação de estoque.
- Ordem de conferência na coleta ser diferente de Todos os Volumes depois as Notas Fiscais.
Acesse Cadastro > Depositante > guia Regras de Expedição
- Modelo de Etiqueta Volume Externo: define o modelo de etiqueta de volume quando o depositante possui o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativo. Esta etiqueta poderá ser impressa pelo Enterprise, através da tela Gerenciador de Volume ou pelo Coletor de Dados, durante o fluxo da Coleta.

Acesse Cadastro > Caixa de volume
- No fluxo Gestão de Coleta sem Movimentação de Estoque é necessário cadastrar uma caixa de volume do tipo própria e vinculá-la no respectivo depositante com o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativo.
- Caso haja mais de uma caixa vinculada ao respectivo depositante, o sistema irá atribuir a primeira caixa encontrada.

Acesse Gestão de Etiqueta > Gerenciador de Etiquetas
- A opção Etiqueta De Volume Externo está disponível para a criação de etiquetas personalizadas conforme a necessidade.
Integrações

Para operar com o fluxo Gestão de Coleta sem Movimentação de Estoque, o cadastro da nota fiscal deve ser realizado via integração.
Para que a integração seja bem-sucedida, os seguintes campos do layout int_pedido são obrigatórios:
- QTDEVOLUME: deve ser preenchido somente quando o depositante estiver com o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativado. Nesse caso, o preenchimento desse campo torna-se obrigatório na integração, não podendo ser igual à zero ou nulo. A quantidade informada nesse campo será a quantidade que de volumes que o Gestão de Armazenagem | WMS Senior deve gerar após a integração.
- TIPONF: deve ser igual a "N" (Nota Fiscal)
- TIPO: deve ser igual a "S" (saída). Não é permitido o uso de notas fiscais do tipo Entrada.
- Chave de Acesso: não pode ser nula.
Após a integração com sucesso, o sistema realizará o cadastro interno de uma onda e gerará os volumes com base quantidade informada no campo QTDEVOLUME. Após a integração, a nota fiscal ficará disponível para ser vinculada a uma coleta.
Fluxos

Para cadastrar uma caixa de volume tipo próprio, realize os passos a seguir:
Acesse o menu Cadastro >Caixa de Volume
- Clique no botão Cadastrar.
- Informe uma descrição no campo Descrição.
- Selecione o tipo Própria no campo Tipo.
- Clique no botão Salvar.
- Para vincular a caixa de volume ao depositante, realize os passos a seguir neste menu:
- Selecione a caixa desejada.
- Clique no botão Depositantes.
- Marque o depositante desejado.
- Clique no botão Fechar.
Observação: quando o parâmetro Não realizar movimentações no estoque estiver ativo para um depositante, é obrigatório que haja o vínculo com uma caixa volume. Caso esse vínculo não esteja estabelecido, a integração da nota fiscal não será realizada, e o sistema retornará uma mensagem informativa no log de integração indicando a ausência do vínculo.

Para impressão de etiquetas de volumes no coletor de dados do depositante com parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativo é necessário que tenha ao menos uma pessoa cadastrada e vinculada aos usuários que serão responsáveis pela conferência da nota fiscal na coleta.
Para vincular uma impressora ao usuário, realize os passos a seguir:
Acesse o menu Cadastro > Segurança > Usuário
- Localize o usuário desejado.
- Clique no botão Impressoras.
- Caso não tenha impressora cadastrada, realize os passos a seguir:
- Clique no botão Cadastrar.
- Selecione a impressora desejada e clique no botão Salvar.
- Selecione a impressora cadastrada e clique no botão Imp. Volume s/ Mov. Estoque.
- Caso a impressora desejada esteja cadastrada, realize os passos a seguir:
- Selecione a impressora desejada.
- Clique no botão Imp. Volume s/ Mov. Estoque.
Dica: para a impressão no coletor de dados é necessário a configuração do WMS-Print-Agent.

Acesse Movimentação > Saída > Gerenciador de Volume > botão Impressos
- Os volumes serão gerados automaticamente após a integração com sucesso da nota fiscal, com base na informação fornecida no campo QTDEVOLUME.
- A única ação disponível será a impressão da etiqueta de volume. Para realizar a impressão, será solicitado a senha do supervisor, o que dispensará a necessidade de impressão da etiqueta pelo coletor de dados.

- O cancelamento de nota fiscal para o depositante que possui o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativo pode ser realizado na tela Controle de Nota Fiscal ou por integração de Cancelamento.
- Em ambos os casos, o cancelamento só poderá ser efetuado se a nota fiscal não estiver vinculada numa coleta.
- Após o cancelamento, os volumes gerados também serão cancelados.

Acesse Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta
- Após o cadastro da nota fiscal por integração, ela ficará disponível para vínculo com uma coleta.
- A conferência da nota fiscal pode ser realizada através tanto pelo coletor de dados (menu Coleta) quanto pelo Enterprise. Para que a conferência seja realizada no coletor de dados, é necessário que a coleta esteja liberada para conferência.
- Para a coleta, não há restrição em misturar depositantes que controlam estoque e os depositantes que não controlam.
- Após o processamento da coleta, a nota fiscal será dada como processada.

- Para realizar a coleta através do coletor de dados, apenas o menu Coleta está disponível para a conferência da nota fiscal.
- Caso os volumes não forem impressos pela tela Gerenciador de Volume, o sistema solicitará a impressão pelo coletor de dados após a leitura da chave de acesso.
- Para a execução dessa ação, é necessário que o coletor de dados esteja configurado com ao menos uma impressora.
- Para realizar a conferência da nota fiscal na coleta, realize os passos a seguir:
- Informe a Chave de Acesso referente a nota fiscal sinalizada.
- Clique no botão Imprimir Volume.
- Selecione a impressora desejada.
- Informe se as etiquetas foram impressas com sucesso. Caso positivo, o sistema segue para o próximo passo. Caso negativo, o sistema volta para o passo para reimpressão das etiquetas.
- Para finalizar a coleta, clique no botão Finalizar Coleta e informe os dados do motorista.
Observação:
- Para notas fiscais de depositante com o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativado, o sistema não solicitará a conferência dos volumes.
- Caso a coleta envolva depositantes com diferentes configurações, ou seja, depositantes que controlam estoque e depositantes que não controlam, o processo seguira da seguinte forma:
- Para depositante que controlam estoque, após informar a chave de acesso, o sistema seguirá para conferência de volumes, conforme o fluxo padrão.
- Para depositantes que não controlam estoque, os volumes serão impressos e considerados como conferidos pelo sistema, sem a necessidade de validação manual.
Acompanhamentos

Acesse Nota Fiscal > Controle de Nota Fiscal
- Quando o parâmetro Não realizar movimentações no estoque estiver ativado no cadastro do depositante, o cadastro da nota fiscal não poderá ser realizado por meio dessa tela. No entanto, essa tela poderá ser utilizada para acompanhamento da nota fiscal, ou para Cancelar ou Excluir a nota, caso necessário.

Acesse Monitoramento > Acompanhamento Saída por NotaFiscal
- Para visualizar as notas fiscais referente ao depositante que possui o parâmetro Não realizar movimentações no estoque ativo, é necessário utilizar o filtro Exibir e escolher a opção Movimenta estoque Igual a Não.
- Após o processamento da nota fiscal, ela seguirá o padrão atual do Gestão de Armazenagem | WMS Senior, sendo listada na tela Acompanhamento Saída NF Expedida e Cancelada, aplicando o mesmo filtro de Movimenta Estoque Igual a Não.