Retenção de Documento de Saída
Controla quais documentos que são contidos por retenção. Quando um documento estiver em retenção, não permite a expedição. No entanto, o documento pode participar da onda até o ponto do processo de coleta, o sistema não permite liberar o embarque enquanto existir um documento retido. Após liberar a retenção a coleta fica livre para prosseguir.
Ressalva: a começar da versão da versão 8.11.25.0 e na 8.11.20.20, ajustamos a Retenção de Documento e ReColeta. Para mais detalhes.
- Acesse Cadastro > Depositante > botão Cadastrar > guia Regras de Expedição
- Parâmetro Utilizar Retenção de Expedição: é permitido desativar esse parâmetro se não existir notas “Retidas” para o depositante, cujo controle efetivo ocorre na tela do Gerenciador de Retenção.
- Acesse Cadastro > Motivo de Ocorrência
- Marque o parâmetro Retenção de Expedição que informa se a nota fica retira para a expedição dos produtos.
Movimentação > Saída > Gerenciador de Expedição > botão: Documentos
Caso um documento esteja retido é visualizado os dados no grid.
Marcar o documento de saída como retido, a partir da guia Retenção de Expedição, nas primeira três telas:
- Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal
- Nota Fiscal > Armazém Geral > Pedido de Retorno de Armazenagem
- Nota Fiscal > Cadastro de GMB
- Nota Fiscal > Alteração de Nota Fiscal
- Retenção: é possível escolher entre as opções abaixo informadas, desde que a Nota Fiscal for do Tipo Saída, que o Depositante tenha ativado o parâmetro: "Utilizar Retenção de Expedição", e que reflete na Expedição da Coleta, desde que a nota fiscal seja liberada na tela do Gerenciador de Retenção.
- Sem Retenção (valor padrão)
- Retido: exibirá a mensagem "A retenção define que o documento não pode sair do armazém. No entanto ele pode participar do processo de expedição até o momento de liberação da coleta. É obrigatório a liberação da retenção manualmente pelo Gerenciador de Retenção."
- Motivo de Retenção: só é ativado a escolha do Motivo de Retenção, que foi previamente cadastrado no Motivo de Ocorrências, com a ativação da flag "Retenção de Expedição", mas se no campo Retenção foi selecionada a opção Retido.
IMPORTANTE: se o depositante não trabalhar com retenção, exibirá a mensagem "O depositante não trabalha com retenção de expedição."
- Código de Retenção na importação de pedido.
- INT_PEDIDO
- INT_GMB
- INT_PEDIDO_RETORNO_AMZ
Incluído uma forma de importar o documento como retido, quando o Tipo do Documento for de Saída. Para tanto deve ser lido a tag <InfAdic>
:
<infAdic> <obsCont xCampo=”COD_RETENCAO”> <xTexto>CODIGO-RETENCAO</xTexto> </obsCont> </infAdic>
O Código de Retenção é:
- Nulo: significa que não existe controle de retenção para o documento, ou seja, é cadastrado como Sem Retenção.
- Preenchido: o sistema busca um código de retenção no cadastro de motivo de ocorrência. Caso exista mais de um motivo com o mesmo código para o tipo “Retenção de Expedição”, o sistema utiliza o primeiro.
Grid responsável pelo monitoramento da Retenção, exibindo todos documentos de saída dos depositantes que utilizam retenção.
Contém os botões:
- Exibir: “Sem Retenção”; “Retido” (Valor Padrão); “Liberada”.
- Data Faturamento: filtra por data.
- Data Liberação: filtra por data.
- Liberar: desenvolvida rotina de liberação de um ou mais documentos retidos, onde:
- Caso um documento esteja retido, seja ele NF-e, Pedido ou GMB, e não cancelado, pode ser liberado.
- Caso um documento esteja vinculado a outro, exemplo: Retorno Simbólico, ao liberá-lo também libera o documento vinculado, desde que não esteja cancelado.
- Na tela exibe os documentos vinculados ao depositante que controla retenção, inclusive os documentos vinculados, nos casos de Pedido de Retorno e GMB de Saída.
- Reter: retém um ou mais documentos selecionados, exigindo Motivo da Retenção, desde que o documento esteja liberado ou sem retenção, e/ou com coleta liberada.
- Observação: caso um documento seja retido, e este possuir vínculo com outro documento, como por exemplo Retorno Simbólico, o documento vinculado também é retido.
- Não podem ser retidos documentos cancelados.
Foram inseridas as colunas, referente a retenção:
- Status Retenção;
- Motivo Retenção;
- Usuário Retenção;
- Data Retenção;
- Usuário Liberação Retenção
A partir do Gerenciador de Expedição, exibindo no grid as notas fiscais e o status da retenção:
- Status Retenção:
- Sem Retenção.
- Retido.
- Retenção Liberada.
- Motivo de retenção.
Exibe o Motivo da Retenção no Mapa de Separação da Onda, ao imprimir por “Todas as Regiões” e “Todas as Regiões – Quebra de Página por Região”, caso as notas envolvidas contenham controle de retenção e se o status do controle seja retido.
- Onda do tipo Packing : Exibe o motivo de retenção no relatório de mapa de separação nota a nota.
- Onda do tipo Checkout ou Fluxo de Carga ou Colmeia : Exibe o motivo de retenção no relatório de mapa de separação agrupando o Motivo de Ocorrência e listando as notas separadas por vírgula.
.
.
.
As telas que mostram o número da nota fiscal, exibem também o Código e a Descrição do Motivo da Retenção, caso:
- A nota fiscal relacionada esteja retida e,
- O depositante correspondente utilize retenção.
Exibe o Motivo da Retenção, caso:
- A nota fiscal relacionada esteja retida e,
- O depositante correspondente utilize retenção.
Inserido a exibição do Motivo de Retenção quando a nota fiscal estiver retida.
É exibido o “Motivo de Retenção” da Nota Fiscal, caso a mesma esteja retida. Para tanto, alterou-se a posição em que a informação “Instrução de Faturamento” era exibida. Antes tal informação era exibida no topo da tela e agora passou a ser exibida na base da tela, juntamente com a informação de retenção.
Inserida restrição ao liberar a coleta para embarque e caso o depositante retenha Nota Fiscal, e exista alguma nota fiscal retida na coleta, o sistema apresenta mensagem de advertência.