Gestão de Contrato com Entidade Pagadora

O Contrato de Cobrança passa a ter uma Entidade Pagadora e uma lista de Beneficiários. A cobrança é de responsabilidade da entidade pagadora por um determinado tempo. Quando este tempo se esgotar, a cobrança passa automaticamente a ser realizada no Contrato do Beneficiário, e não mais no contrato da entidade pagadora inicial.

O contrato de cobrança tem como campo obrigatório a Entidade de Pagadora. Depois o contrato pode ter uma lista de depositantes vinculados a ele. Ao vincular o depositante, ele é considerado um Beneficiário do Contrato. Neste momento é possível escolher se o beneficiário tem um contrato substituto e os critérios para a substituição.

Após realizadas as Configurações do Contrato, e executar operações de entrada dos produtos, cada uma das notas fiscais têm uma configuração de contrato. Esta informação dá suporte para a geração de lotes no recebimento. Os lotes são criados e atrelados ao contrato definido em Nota Fiscal. Caso a nota fiscal não tenha esta informação, o contrato que é utilizada é recuperado a partir da configuração do depositante (contrato padrão).

A apuração de fatura de cobrança usa os dados de estoque dia a dia. Estes dados são gerados por meio de uma JOB que é executada todo dia as 00:00. Onde alimenta os dados do lote e seu respectivo contrato de cobrança. Quando o lote é de um depositante beneficiário de um contrato, ao atingir o critério de substituição de contrato, o histórico do lote tem o contrato pagador para os registros que antecedem este critérios e o contrato substituto para os registros que sucedem o critério.

Caso exista alguma mudança contratual que exija que determinados lotes tenham seu contrato alterado, é possível realizar a configuração do contrato de cobrança lote a lote. Desta forma os lotes selecionados podem ser atribuídos a outro contrato, com outras regras para substituição. Caso a alteração seja realizada, é registrado um histórico, e qualquer mudança é listada nele.

Configurações necessárias

  1. Acesse Configuração > Configuração Geral > guia Contrato Depositante
    • Campo Permitir Operação de Depositante Somente Com Contrato Ativo: pode ser alterado a qualquer momento, e tem a gravação de Log de Segurança. Irá interferir nas funcionalidades:
      - Cadastro da Ordem de Recebimento (O.R.);
      - Cadastro ou Execução de um Ajuste de Movimentação (Entrada ou Saída);
      - Cadastro ou Finalização de um Retorno de Produto Recuperado;
      - Formação de Onda;
      - Vínculo do Depositante ao Inventário;
      - Vínculo de lotes e finalização de um Controle de Avaria para um depositante.
    • Campo Utiliza Código Complementar: determina a obrigatoriedade no Cadastro de Contrato do campo Código Complementar na guia Dados do Contrato.
  2. Acesse Cadastro > Depositante > guia Contrato
    • faz referência ao contrato padrão
    • Método Contrato: determina a forma de Apuração dos Contratos.
      • Padrão: é utilizado atualmente onde o depositante é a entidade pagadora.
      • Beneficiário:
        - Possibilita o contrato ter uma entidade pagadora e depositantes diferentes da entidade pagadora.
        - Só pode retornar para “Padrão” se não existir nenhum contrato “Aberto” ou em “Vigência” cujo depositante for uma Entidade Pagadora ou se for um beneficiário de algum contrato.
    • Contrato Padrão: seleciona um dos contratos vinculados ao depositante ou ao campo Entidade Pagadora.
  3. Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal
    • durante a digitação do Cabeçalho da Nota Fiscal, o campo Contratovincula a Cobrança dos Serviços de Armazenagem.
      Pode existir somente um contrato por Nota Fiscal do Tipo Entrada, e durante a pesquisa lista somente os contratos ativos que estejam vinculados ao depositante de Nota Fiscal ou a entidade pagadora, desde que estes contratos não estejam cancelados e ou finalizados.
  4. Acesse Nota Fiscal > Alteração de Nota Fiscal
    • O campo Contrato permite selecionar o Contrato Ativo que é utilizado para a Cobrança dos Serviços de Armazenagem, somente de Notas Fiscais do Tipo Entrada.
  5. Acesse Nota Fiscal > Cadastro de GMB > guia Emitente e Destinatário
    • No campo Contrato é possível associar um contrato ativo que possua vínculo com o depositante ou Entidade Pagadora, mas é utilizado somente quando o Tipo da GMB for de Entrada.
  6. Acesse Gestão de Contrato > Definição de Contrato em Bloco
    • Criado relatório de Definição de Contrato em Bloco onde permite a definição de contrato em bloco para os documentos de entrada que estiverem pendentes, ou seja, Notas Fiscais de entrada que ainda não foram vinculadas a uma OR ou que estejam vinculadas a uma OR e que ainda não tiveram seus Lotes e Mapas Gerados
  7. Acesse Gestão de Contrato > Gerenciador de Contrato
    •  guia Dados do Contrato
      • Alterado o campo Depositante para Entidade Pagadora: informa qual Depositante que é gerenciado pelo contrato em questão.
    • botão Definir Depositante
      • É possível selecionar um ou mais Depositantes ou Beneficiários ao contrato.
      • botão Informações Adicionais
        • Campo Contrato Substituto
          - É permitido que o usuário defina um contrato substituto para que a cobrança dos serviços de um depositante passem a ser realizada por um segundo pagador.
          - A definição de um contrato substituto é opcional.
          - Lista os contratos em que o depositante estiver vinculado, diferente do contrato selecionado ou contratos que o depositante for a entidade pagadora e que não estiverem cancelados e ou já finalizados.
        • Campo Prazo Troca (Em Dias)
          - Permite definir prazo em dias para troca do contrato para cada depositante associado ao contrato. A troca de um contrato é realizada após o período especificado, apenas quando esse campo estiver preenchido com valor superior a zero, e apenas para os lotes de armazenagem que tiveram sua origem amarrada ao contrato pai, transferindo para o contrato substituto o ônus das operações pertinentes a esse lote a partir desse momento como por exemplo as tarifas de armazenagem e expedição que envolverem os lotes modificados.
          - O prazo padrão é de zero dias.
          - Se for definido um Contrato Substituto o prazo em dias é maior que zero e com isso é definido a Data de Cálculo para substituição.
        • Campo Data Cálculo mudança Contrato
          - Indica qual a data que é considerada para a substituição do contrato.
          - Pode ser a Data de Emissão da Nota Fiscal de Entrada ou a Data da OR.
    • botão Filtrar Depositante
      • Esta funcionalidade permite ao usuário filtrar um ou mais depositantes para listar os contratos ativos que os mesmos estejam vinculados.
    • botão Serviço Avulso
      • campo: Depositante: define o depositante e qual serviço que será executado.
  8. Acesse Gestão de Contrato > Gestão Contrato do Lote
    • Exibe os processos para definição de Contrato para os lotes gerados, bem como gravação de histórico:
      - Divisão de lotes;
      - Ajuste de entrada;
      - Geração de avarias;
      - Recuperação de produtos avariados;
      - Remanejamento de picking para pulmão;
      - Montagem e Kits;
      - Desmontagem de Kits;
      - Inventário;
      - OR Normal;
      - OR com Conferência Alocada.

Relatório

  1. Acesse Consulta > Estoque > Estoque Sintético Por Entidade de Pagadora e Depositante
    • Esta tela foi derivada da consulta de “Estoque Sintético Por Depositante” onde foram acrescentados as colunas Entidade de Cobrança, Número do Contrato e CNPJ da Entidade de Cobrança e Inscrição Estadual Entidade de Cobrança.

Fatura

  1. Acesse Gestão de Contrato > Gerenciador de Contrato > selecionar registro > botão Faturas > selecione registro > botão Impressos > Fatura Serviços
    • No relatório da Fatura dos Serviços, foi inserido Resumo de Cobrança por Depositante logo abaixo do Resumo da Fatura e antes dos detalhes da fatura, sobre os Detalhes da Fatura os valores são agrupados por depositante.

Integração

 

Este artigo ajudou você?

!-->