Calcular número de volumes com a opção Por Lote Indústria e Lote Único no Volume
Para este tópico é tratado a opção Por Lote Indústria e Lote Único no Volume para o campo Calcular número de Volumes.
Acesse Configuração > Configuração Onda > Conferência.
Campo Calcular número de Volumes: passa a utilizar multi seleção, a começar das versões 8.11.16.7, 8.11.17.11, 8.11.18.7 e 8.11.19.0, com as opções:
- Não calcular
- Por Lote Indústria e Lote Único no Volume: utiliza o cálculo atual do sistema, ou seja, realiza o cálculo prévio de número de volumes, e se caso a quantidade de volumes montado não for a mesma, o sistema não permite montar volume, exibindo a mensagem: "A quantidade de volumes montada no packing não é a mesma quantidade definida para montagem. Foram montados “qtde de volumes gerados” volume(s) e definido “qtde calculada ou qtde definida pelo conferente”.
- Pela Barra de Maior Fator e Caixa Própria. Para mais detalhes.
Regra 1 - Para lotes que entraram com embalagens de fator de conversão igual a um, configuradas como Caixa Fechada, para cada unidade é considerada como um volume. O resultado das quantidades é agrupado por:
- Onda;
- Nota Fiscal ou Pedido;
- Produto;
- Lote Indústria e
- Vencimento.
Regra 2 - Para lotes que entraram com embalagens de fator de conversão maior que um, é dividida a quantidade unitária pelo fator de conversão, sendo que o resultado da divisão sem resto, é o número de volumes contabilizado, sendo o resto da divisão separado para aplicação da Regra 3. O resultado das quantidades são agrupado previamente por Onda, Nota Fiscal ou Pedido, Produto, Lote Indústria e Vencimento.
Regra 3 - Para lotes:
- Com fator de conversão igual a um e não configurados como caixa fechada ou
- Com quantidades que são resto da divisão da “Regra 2”, que são somadas as quantidades, agrupando previamente por onda, nota fiscal ou pedido, produto, lote indústria, vencimento.
- Posteriormente dividiremos a quantidade unitária pelo fator de conversão obtido pela regra abaixo, arredondando o resultado para um número acima caso o resultado seja fracionado.
Se o lote indústria, produto e depositante da quantidade analisada, participou da “Regra 2”, ou seja, existe um fator maior que um para o lote indústria, produto e depositante, na própria nota em questão, é selecionado o Fator de Conversão de um destes lotes internos para a divisão da "Regra 3" (Caso encontre mais de um fator, obter o maior, desde que seja maior que 1).
Caso não seja encontrado, é analisado se o lote interno em questão, possui composições, ou seja, se foi gerado a partir de um outro lote por meio de operações internas do sistema, analisando suas composições recursivamente até encontrar a Barra Original do Lote, se for encontrada uma barra original maior com fator de conversão maior que um, é utilizado este fator para a divisão da “Regra 3”.
Caso não seja encontrada, o sistema verifica se existe lote interno no sistema do mesmo produto, depositante e lote indústria com fator de conversão maior que um:
- Caso exista, é utilizado o fator de conversão da embalagem deste lote interno para a divisão da "Regra 3".
- Caso não encontre, é verificado entre as embalagens ativas para o produto, o maior Fator de Conversão existente, sendo este utilizado para a divisão da "Regra 3", mesmo que, neste último caso, o fator seja um, todas as unidades restantes são um volume.
Toda vez que uma embalagem é montada, o sistema popula a coluna Barra Original do Lote para melhorar a montagem do volume, ou seja, foi modificada a estrutura de lotes para armazenar a embalagem original do lote, a qual recebe a própria embalagem do lote em casos de criação de lotes por recebimento ou ajuste de entrada, ou recebe a embalagem do lote original em caso de criação de lotes por operações internas, ou seja, quando o lote novo provém de um outro lote.
- Controle de Avaria;
- Produto Recuperado;
- Remanejamento de Picking para Pulmão;
- Divisão de Lotes e
- Inventário.