Devolução ao Fornecedor - Vendor Return
Atualmente no WMS existe o processo de Vendor Return (Devolução Fornecedor), onde o armazém recebe uma solicitação de devolução de mercadorias para o fornecedor do depositante por meio de um arquivo XML (RR) que cadastra um pedido de separação dando início ao processo de separação e conferência para um setor de devolução e ao final do processo é enviada uma confirmação de retorno de devolução de mercadorias ao fornecedor para o depositante pelo arquivo XML (PRN), para que o depositante gere a nota fiscal e envie para o armazém novamente para que o pedido gerado possa ser faturado e a baixa no estoque ser realizada.
O fluxo descrito acima sofreu algumas mudanças a partir das versões 8.11.23.5 e 8.11.25.0, mudando o momento de geração do arquivo de confirmação de retorno de devolução ao fornecedor (PRN) para que ao invés de ser no final da conferência, passou a ser no processamento da coleta e no momento que era gerado o PRN geramos um novo arquivo XML (RTI) de solicitação de faturamento para o depositante, sendo assim gerada a nota fiscal e retornada para o armazém para faturamento do pedido.
Hoje, para o faturamento de um pedido no processo de ordem de devolução, faz-se necessário o envio do XML e DANFE para o WMS a fim de validar e proceder com o fluxo de saída de Vendor Return, mas se o cliente não utiliza o XML nem a DANFE, adicionamos a funcionalidade de faturamento manual, a partir da versão 8.11.26.0 e na 8.11.23.6. Para mais detalhes.
(Referente ao WMSCT1-1)
Menu: Cadastro > Depositante > guia Exportação > Ordem de Devolução
Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XTRI): este parâmetro é habilitado somente se o parâmetro Exportar Confirmação Retorno a Fornecedores (XPRN) estiver marcado.
Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamente: este parâmetro é habilitado somente se o parâmetro Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XTRI) estiver marcado.
Criamos a rotina de Exportação de RTI (Removal Tax Invoice) para Solicitação de Faturamento / Solicitação de Cancelamento, ou seja, rotina para realizar a geração dos dados necessários de acordo com o novo layout RTI para a situação de solicitação de faturamento para expedição de pedido de Vendor Return com as quantidades atendidas para o pedido gerado por meio da importação do arquivo RR e também para a situação de solicitação de cancelamento de expedição de pedido de Vendor Return com as quantidades zeradas.
Acesse Movimentação > Saída > Conferência Packing
Alteramos o Packing Enterprise para após a impressão da etiqueta de volume verificar se existe produto HAZMAT, caso existir exibe a foto da etiqueta HAZMAT (pré-impressa) configurada na classificação de HAZMAT vinculado ao produto\depositante com a confirmação do códigos de barras da mesma para que esta possa ser colada na caixa do volume.
Acesse Pesagem > Gerenciador de Pesagem
Durante o fluxo na Pesagem, mudamos a rotina para não solicitar etiqueta ZPL / AWS quando o pedido do volume que está sendo pesado for oriundo de devolução de fornecedor / Utiliza Autorização de Expedição.
Acesse Movimentação > Saída > Gerenciador de Volume
A mesma regra foi aplicada no Gerenciador de Volume para não solicitar impressão de etiqueta ZPL / AWS.
Adequamos a rotina de faturamento de pedido por XML de NF-e para permitir faturar pedido de Vendor Return, por exemplo, importar XML de NF-e quando o depositante está configurado para Utiliza Autorização de Expedição.
Atualmente, para o faturamento de um pedido no processo de ordem de devolução, se faz necessário o envio do XML e DANFE para o WMS a fim de validar e proceder com o fluxo de saída de Vendor Return, mas se o cliente não utiliza o XML nem a DANFE, adicionamos a funcionalidade de faturamento manual, a partir da versão 8.11.26.0 e na 8.11.23.6.
(Referente ao WMSCT1-1)
1 - Para ativar o faturamento manual na tela da Ordem de Devolução ao Fornecedor, faz necessário marcar o parâmetro Realiza Faturamento Manual Retorno a Fornecedores no Cadastro do Depositante, guia Exportação. Este parâmetro habilita a realização do faturamento manual na tela Ordem de Devolução ao fornecedor.
2 - A nova etiqueta Etiqueta Rastreabilidade Com Serviço Vendor Return contém a informação de Código de Barras para o serviço de transportadora, e que viabiliza ao usuário escanear a Chave de Acesso.
3 - Adicionamos o novo botão Faturar na tela Ordem de Devolução de Fornecedor.
4 - Após acionar o botão Faturar, é exibido uma tela para o usuário escanear a informação do Vendor Return da etiqueta de volume.
- O usuário escaneia a chave de acesso encaminhada pelo Depositante. Como a chave de acesso de uma nota fiscal é composta por informações pertinentes aos dados da NF-e, o WMS recupera e atualiza as informações do pedido com os novos dados:
5 - A Nota Fiscal tem seu status alterado internamente para Impressa e Faturado no WMS a fim de permitir finalizar o embarque, na pesquisa da tela de Acompanhamento Saída por Nota Fiscal.
Implementamos a exportação de XMLs de PRN e RTI quando for cancelado a ordem de devolução ao fornecedor (Vendor Return). Sobre a Integração Vendor Return.
Acesse Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta
Inserimos trava no processamento de coleta para Ordem de Devolução que não foi solicitado o faturamento. Mensagem: Existe Ordem de Devolução que não exportou RTI. Ordem VRET00000008. Operação Cancelada.
Carga com várias ordens de devolução e ao processar a Carga, o sistema valida todas as ordens vinculadas a ela. Mensagem: Existe Ordem de Devolução que não exportou RTI, Ordem : VRET00000009.
Observação:
- Ajustamos o sistema para não permitir solicitar faturamento de pedido novamente caso já tenha exportado o RTI.
- Não ocorre a exportação de TRK na liberação da coleta para embarque se a mesma possuir pedido de Vendor Return.
- O sistema não permite vincular nota de vendor return com outras notas na carga.
Acesse Movimentação > Saída > Ordem de Devolução ao Fornecedor
Implementamos campos para identificar o que foi ou não exportado RTI (solicitado faturamento) na tela de Ordem de Devolução:
Solicitando somente um faturamento:
Botão: Solicitar Nota Fiscal de Vendor Return
Este botão somente fica ativo, caso o parâmetro Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XRTI) está marcado e o parâmetro Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamente está desmarcado, para que a exportação do arquivo RTI ocorra, pois se deixar o parâmetro Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamentemarcado, ao montar o volume no Packing, a exportação do XRTI ocorre, não conseguiremos gerar novo arquivo XRTI com ajustes, e a mensagem do hint deste botão é : Ordem de Devolução deve estar "Aguardando a Conferência" ou "Aguardando Faturamento" ou "Finalizada".
Botão: Cancelar
Fizemos ajustes, para os parâmetros Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XRTI) e Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamente, com a solicitação de usuário e senha de supervisor, para que a ação de cancelamento de Vendor Return possa ser concluída.
Adaptamos a Exportação de Arquivo ILN para exibir o estoque de ordem de devolução que esteja faturada e em coleta não finalizada.
Quando a quantidade de itens retornados for 0, em vez de mandar o packageWeight com uma tag vazia, o WMS não manda a tag, pois a tag é opcional, mas se ela for preenchida, faz-se necessário obrigatoriamente vir com um número.
Removemos a tag shipmentCost.
Na tag returnShipmentID o WMS retorna o valor enviado no campo “<removalID>” do RR.
Tag <removalID> do arquivo de Vendor Return enviada na tag <returnShipmentID> do PRN conforme abaixo:
Vendor Return
PRN
Quando o setor for de devolução a fornecedores, qualquer produto, seja ele HAZMAT ou não, por exemplo, o setor tenha tipos de produto vinculados, não é validado se o setor é HAZMAT, nem se o tipo de produto estiver vinculado ao setor no momento do vínculo do produto ao setor.