Faturamento em Expedição com Limitação de Picking (novo)
Atualmente, os clientes utilizam a configuração de Produto x Depositante (Informações Associadas) para Reabastecer picking na onda com a opção Cadastro Automático de Picking, e com isso o WMS cria automaticamente pickings dinâmicos para os produtos nos reabastecimentos de ondas, utilizando endereços de picking vazios, garantindo que os estoques no picking não excedam a capacidade.
(Referente ao WMS-4719)
1- Devido a limitação de recursos de empilhadeira, quando uma onda é formada e necessita de reabastecimentos, não é possível realizar o processo imediatamente, sendo necessário esperar a disponibilidade de empilhadeiras e um período de menor movimentação humana na rua.
2- Devido a limitação de endereços de pickings, ocorrem erros em formação de ondas informando que não existe pickings vazios o suficiente para o cadastro automático dos mesmos e com seus reabastecimentos. Nessa situação, a formação de onda é impedida e consequentemente o envio da solicitação de faturamento, que é configurado para enviar após a formação de ondas. Nessa situação temos dois problemas resultantes:
- Nessa situação, a onda é gerada novamente, o que agrega em processamento desnecessário ao sistema e de uma rotina que pode ocasionar locks/lentidão devido a manipulação e reserva de estoque.
- Outro ponto é que devido a onda não ter sido formada devido a inexistência de picking livre, não é possível enviar a solicitação de faturamento. Como o faturamento em si é algo relativamente demorado, é desejável que o ERP possa adiantar esse procedimento, iniciando o mesmo assim que é confirmado pelo WMS e que existe estoque.
Assim sendo, ajustamos o processo na versão 8.11.5.131 e a partir das versões 8.12.0.0, para ser possível identificar de forma fácil, as ondas que possuem ou não a necessidade de reabastecimentos. Caso exista estoque suficiente, o único problema é a falta de disponibilidade de pickings vazio, permitindo que o gestor direcione preferencialmente para a separação, as ondas que não necessitam de reabastecimento, o que ajuda também a liberar espaço em picking, possibilitando que a rotina de formação de ondas tenha menor incidência de erro por falta de picking livre para cadastrar o picking dinâmico.
(Referente ao WMSCT3-115)
Configurações Necessárias
Acesse Configuração > Configuração de Onda > guia Busca de estoque
Marque o parâmetro Permitir formar onda com pendência de criação de picking dinâmico
O novo parâmetro Utilizar Picking Virtual para reabastecimento ativa a funcionalidade de gerar movimentação para o picking virtual.
Acesse Cadastro > Produto > Produto > botão: Depositante > Informações Associadas > guia Regras de Expedição
E setar também a opção Cadastro automático de picking para o campo: Reabastecer picking na onda.
Quando não existir picking disponível para reabastecimento, o WMS forma a onda, e na coluna Tipo de Status adicionamos a definição: Aguardando Geração de Reabastecimento, sem a possibilidade liberação. Caso alguém tente clicar no botão de Liberar, o sistema apresenta a mensagem explicando que a operação não pode ser realizada, ou melhor explicando: Somente onda com o status Gerada pode ser liberada para execução no Gerenciador de Expedição.
Caso a Configuração da Onda e o Cadastro do Depositante esteja parametrizado para que o Momento do Envio do Faturamento esteja para Após a Formação da Onda, mesmo que a onda seja formada com este novo status: Aguardando Geração de Reabastecimento, o envio de faturamento ocorre normalmente.
Quando a onda é formada e não existe picking disponível para reabastecer, o sistema gera reabastecimento para o novo endereço de picking virtual. Desta forma a operação pode formar as ondas normalmente.
- região seja picking
- setor vinculado com o depositante
- setor vinculado com o produto
- local tipo picking
- local ativo
- produto vinculado ao depositante
- tipo do setor (normal / danificado / truncado) ser o mesmo da nota fiscal
- classificação de tipo de pedido ser compatível com a nota fiscal
- não possui estoque ou possuir estoque do mesmo produto/depositante/armazém/lote industria/vencimento
- não possuir cadastro de picking (Gerenciador de Picking) para outro produto
Incluímos ao processo uma trava que impede modificar a configuração de informações associadas dos produtos Reabastecer picking na onda quando estiver setado para a opção: Cadastro Automático de Picking e quando houver ondas com pendência de criação de pickings para esses produtos.
Acesse Movimentação > Saída > Reabastecimento Picking Virtual
Vale destacar que são gerados Reabastecimentos Virtuais que o operador consegue visualizar por meio do exemplo abaixo:
Caso o sistema encontre picking disponível, ele executa o reabastecimento e normaliza o status da onda, conforme a ordem de criação, referente a coluna PRIORIDADE, de 1 e seguintes.
Este controle de prioridade é alterado (aumentar / diminuir) na tela Reabastecimento de Picking Virtual.
Exemplificando: uma onda que acabou de ser formada, entrou na fila e está com a prioridade 8, e precisa que tenha prioridade menor, neste momento usamos este recurso.
O botão Gerar Reabastecimento permite que o operador execute o serviço de reabastecimento.
Neste exemplo: o produto está em picking virtual porque não encontrou picking físico, e de um momento para outro surgiram vagas nos pickings, e ainda não deu o tempo do serviço ser executado automaticamente, com isso o operador pode executar o serviço manualmente clicando neste botão.
Repare que o sistema não move o estoque para o Picking Virtual, gera apenas pendência no pulmão e adicionar no picking virtual, quando surge vaga em picking físico, o reabastecimento é executado, e move direto para o picking. É possível ter melhor visualização desta movimentação na tela Estoque Local por Lote.
Durante a Formação de Onda, se a Configuração de Onda estiver parametrizada para Utilizar Picking Virtual para reabastecimento, e o produto/depositante no parâmetro Reabastecer picking na onda estiver setado para Cadastrar picking automaticamente, isto quando não existir local de picking disponível para reabastecimento, então o sistema permite a formação de onda, utilizando Picking Virtual com pendência de gerar reabastecimento, mas não permite que a onda seja liberada na tela do Gerenciador de Expedição.
Caso tenha picking disponível, o status da onda somente é alterado para gerada ao concluir os reabastecimentos.
Reabastecimento criado e alterada a situação do estoque.
Alteramos a rotina de liberação de ondas, de forma que não seja possível liberar ondas para separação caso a mesma esteja com o novo status: Pendente de Picking, por exemplo: com pendência de geração de reabastecimentos.
Quando o botão: Liberar for acionado nesse status, o sistema tenta gerar picking para os produtos que ficaram pendentes, se conseguir gerar, a onda é liberada para processamento. Caso contrário, apresenta a mensagem que não foi possível gerar picking e manter a onda no status Pendente de Picking.
Criado botão: Reprocessar Onda(s) no Gerenciador de Expedição, que é habilitado apenas para ondas com o status: Pendente de Picking e tem a função de tentar gerar novos pickings para os produtos pendentes, caso não consiga, é exibido mensagem de advertência, e se der certo, o sistema altera para o status: Pendente de Liberação.
O botão: Liberar é usado apenas para ondas no fluxo normal do sistema.