Expedição por Flow-Rack e Picking Especial com Shelf-Life
Adicionamos esta funcionalidade a começar das versões 8.11.26.0 e na 8.11.15.12, para atender alguns clientes (destinatários das notas fiscais), que não utilizam o processo de expedição nas estruturas de picking do tipo Flow Rack, dessa forma, quando ocorre uma expedição para um cliente com Shelf-Life, são selecionados lotes específicos para atender à exigência de vencimento, tornando-se inviável para o processo que o produto seja direcionado aos pickings de Flow-Rack, devido as particularidades desse tipo de estrutura, que expede sempre na ordem em que foi alocado na estrutura.
Configuração necessária para o Shelf-Life
Execute antes as configurações somente de Expedição por Flow-Rack para depois continuar com este manual.
Picking é um local de armazenagem que fica no chão, onde o operador (uma pessoa) possa ter alcance com suas mãos (seria como as gôndulas dos mercados), ou seja, é o local onde está o produto na menor quantidade possível para que possa ser separado. Neste caso, após as configurações realizadas, o Picking é utilizado para o processo de reabastecimento, isto é, o WMS leva mais produtos do que o necessário para a onda, com isso ocorre sobras nos locais de picking específicos para atender aos Shelf-Lifes. Os produtos alocados na área de picking especial ficam disponíveis, e priorizados para expedição, com o objetivo de limpar rapidamente o estoque dessa área, deixando assim a mesma com capacidade para receber mais produtos o quanto antes. | |
Flow Rack é uma esteira que fica no chão, no "picking", ao alcance das mãos, onde os produtos vão "deslizando" para a ponta conforme são retirados, para facilitar que o operador retire o produto e o mesmo já venha para frente, e que possa pegar o próximo e separar. O Flow Rack permite o reabastecimento por traz da rua, e conforme for ocorrendo o reabastecimento, a mercadoria vai descendo para o operador da frente, ganhando produtividade. |
Incluímos o parâmetro: Picking Especial: que determina que seus endereços associados, do TIPO: PICKING não podem receber estoque por OR, ou seja, o endereço é destinado temporariamente a reabastecimento. E quando for Picking "normal" basta criar uma outra região de Picking sem marcar o parâmetro Picking Especial.
Observação: é importante vincular os Endereços, ou seja, os locais do armazém que fazem parte de cada região de armazenagem.
Adicionamos o parâmetro: Ignorar valor Shelf-life durante a formação da onda para não verificar as restrições de shelf-life por Destinatário ocorridas por meio da tela de Cadastro de Produto > botão: Destinatário ou da tela de Entidade > botão Produto, onde ocorre a escolha entre as opções de Em dias corridos para o Vencimento ou Percentual da vida útil.
Incluímos o parâmetro Não separar Self Life no Flow-Rack na tela de cadastro de Configuração de Onda para determinar que produtos configurados para operar com Shelf Life não sejam separados em endereços de flow-rack, e sim no endereço do TIPO: PICKING, com o parâmetro Picking Especial marcado - informado acima.
Observação: faz-se necessário para este fluxo deixar os parâmetros e campos setados conforme imagem abaixo, ou se preferir visualize melhor os detalhes na Expedição por Flow-Rack.
O dois produtos (PG001 e PG002) constam na mesma nota fiscal / onda, mas o produto PG001 possui Shelf-Life e por isso foi separado da Região Picking-Esp (Picking Especial) e o produto PG002 foi separado da região Flow-Rack.
Importante deixar marcados os parâmetros Utiliza Flow-Rack e Não separar Shel-Life no Flow-Rack e deixar setado a opção Separa de Picking Comum e Flow-Rack para o parâmetro: Regra de Separação para Picking Flow-Rack (permite separação de pickings comuns e Flow-Rack na mesma onda.)