Fluxo do Picking REST (PTL/PBL)
Criado mecanismo para Separar e Conferir a Saída de mercadorias, no caso de PTL com utilização do WebService no formato REST.
A separação do picking é por meio de um sistema terceiro, e utilizando Caixas Plásticas Retornáveis, as quais se tornam o próprio volume de expedição, a partir de integrações WebService, no formato REST.
Nesse processo, o WMS envia após a liberação de ondas, todas as separações de Picking To Ligth ou Picking By Ligth da Onda ao sistema terceiro, bem como atribui a cada tarefa de separação uma Caixa de Volume Retornável, efetuando a separação unidade a unidade.
Configuração da Onda > guia Configuração PTL, para a descrição dos parâmetros.
Vincular a Configuração da Onda ao Depositante
Vincular a Configuração da Onda ao Endereço / Local.
O produto precisa ter vínculo com Setor PTL.
Caso a Nota não seja visualizada na Formação da Onda, verifique o Cadastro do Depositante:
- O parâmetro Controla Peso não pode estar marcado.
. - Não pode haver vínculo com a Transportadora x Serviço.
- Inserido na Configuração da Onda > Nota Fiscal > o parâmetro Uso exclusivo Pick to Light: define se a onda é de uso exclusivo do PTL. Somente é permitido vincular Notas Fiscais que estejam ativas com Pick To Light, mas o sistema não permite vincular Pick to Light, caso na configuração do Produto x Depositante estiver acionado o parâmetro Picking Dinâmico.
- Validações que o sistema aplica quando o parâmetro Uso exclusivo Pick to Light estiver marcado.
- Somente pode ser Configurado Onda que utilize Packing com a utilização de tarefa de separação;
- O Modelo de Etiqueta fica sem conteúdo;
- A opção Separação com Fator de Venda (guia Palete Padrão) não é utilizada;
- A opção Utilizar Região de Retorno de Estoque (guia Região de Retorno de Estoque) não é ativada;
- Os campos Região de Pulmão de Rua para Caixa Fechada e Região de pulmão de Rua para Complemento de Reabastecimento (guia Outras Informações – Parte 2), ficam nulos e
- A opção Conferir Packing por tarefa agrupando por Pedido, guia Dados da Configuração da Onda), ficam desabilitada.
Os endereços de picking são reabastecidos manualmente, ou seja, o sistema não gera reabastecimento automático, como ocorre hoje para o PTL.
- Ao formar a onda e liberá-la, o sistema de terceiro recebe um Webservice Picking Include.
- Após a separação dos materiais, o sistema terceiro retorna ao WMS via WebService Box Out Station a confirmação da separação, a qual pode ocorrer caixa a caixa, ou tarefa a tarefa, e o WMS marca as devidas movimentações como Separação Iniciada.
- Durante o retorno da separação, caso ocorram divergências entre a quantidade solicitada para separação e a quantidade separada, o WMS registra o corte físico, dando a opção para que o corte seja resolvido manualmente ou aceito automaticamente (conforme Configuração de Onda). Caso configurado para resolver manualmente e o usuário recuse o corte, a separação dos materiais, conferência e geração de volumes ocorre pelas próprias funcionalidades do WMS.
- Após o retorno a Separação está Concluída, o sistema terceiro solicita via integração WebService Box Destination, o Endereço de Packing para o qual a caixa (tarefa) é encaminhada, e o WMS devolve o idlocal pela integração. Mediante configuração de ondas (a qual define que separações de PBL são conferidas e geradas volume automaticamente), nesse momento, também é possível que o WMS gere a conferência e o volume automaticamente.
- Observação: a começar da versão 8.11.3, adaptamos o WMS para utilizar o Ponto PLC e realizar desvio de fluxo, com referência ao campo Retorno Box Destination da Configuração PTL, pois após ocorrer a separação, podem ocorrer retornos de BoxDestination por vários motivos além do inicialmente previsto, o qual atualmente finaliza a separação e cria os cortes físicos se necessário. Dessa forma, adaptamos o retorno desse WebService para contemplar os retornos devido aos novos motivos, conforme a função específica de cada Ponto PLC presente na integração do Web Service.
- É uma verificação de decisão de desvio de esteira, onde, com base no retorno do WMS, a caixa se desvia para determinados caminhos da esteira , que levam as docas específicas de cada entidade.
- Dessa forma, faz necessário vincular às Configurações de Onda, a partir do botão: Ponto PLC
- E para a Entidade (Entrega), cadastrar qual é o seu Desvio de esteira PTL.
- Quando a função do ponto PLC estiver marcada para Finaliza Separação, o sistema finaliza a separação e retorna o código cadastrado no campo Desvio Esteira. Mas quando a função do ponto PLC for Decidir Desvio Esteira pela Entidade, o sistema não modifica a conferência, apenas busca o Desvio de esteira PTL cadastrado para a Entidade de Entrega da nota fiscal e devolve esse código.
Observação: caso ocorra qualquer erro, é retornado vazio no campo de retorno do Web Service, para que a caixa seja desviada para uma área de rejeição. - Após ocorrer o retorno da caixa retornável ao WMS, é liberada a caixa retornável em seu cadastro com o WebService Picking Box Free.
Inserido Log de Integração Caixa Plástica, a partir da tela Integração > Log de Integração Caixa Plástica, que exibe as integrações das Caixas Plásticas do fluxo de PTL / PBL.
Sempre poderemos liberar a caixa de volume retornável, com a informação do código de barras, a partir da tela Cadastro > Caixa de Volume.