Gestão de pedidos
Atualmente o sistema permite somente o cancelamento total do pedido, e não parcial. Esta nova funcionalidade permitirá o cancelamento parcial do pedido mesmo tendo estoque suficiente para atender o pedido por completo.
Em alguns casos durante o processo de separação do pedido, é solicitado o cancelamento de algum item, e para não ter que cancelar o pedido por completo, se faz necessário o cancelamento parcial do pedido. Essa necessidade de cancelamento parcial pode ocorrer em todo o processo desde que o pedido não tenha sido faturado e pesado.
Particularidades
- Marque o parâmetro Permite a retirada de item do pedido de saída antes do envio para faturamento para o Depositante do pedido;
- O usuário ter senha de supervisor para realizar alterações no pedido;
- O pedido não estar pesado e/ou não faturado;
- Deixe setado na opção Após conferência/pesagem do pedido para o parâmetro Momento do Envio do Faturamento da onda/depositante.
Volumes pesados não sofrem alteração de quantidade no pedido. A solução para este caso é o cancelamento da onda.
Esta funcionalidade será compatível com as versões superiores a 8.12.7.69 do Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
(Referente WMSCT3-2242)
Parametrizações
Acesse Cadastro > Depositante > guia Regras de Expedição
- Marque o parâmetro Permite a retirada de item do pedido de saída antes do envio para faturamento e que possibilita a alteração da quantidade parcial ou total do item do pedido, em alguma fase da expedição sem que tenha ocorrido o faturamento ou pesagem.
Fluxos
Acesse Monitoramento > Acompanhamento Saída por Nota Fiscal > botão Alterar Pedido
Possibilita a alteração de quantidade de pedidos, desde que o pedido seja elegível.
Após selecionar um item de um pedido os botões de alteração ficam habilitados. Ao clicar na alteração da quantidade, o popup é exibido e o usuário tem a possibilidade de inserir uma quantidade inteira e menor que a original do item.
Após alterada a quantidade a coluna Qtde Original do pedido mantem o valor original, e a coluna quantidade recebe o novo valor inserido pelo usuário.
Ao selecionar um item alterado e clicar no botão Restaurar item pedido original, o sistema retorna a quantidade do item e apaga o valor da coluna Qtde Original Pedido.
Essa operação apenas ocorre se o pedido não tenha sido liberado para expedição.
Acesse Coletor de Dados > Separação Onda
Caso o pedido seja alterado durante o processo de separação de um item o sistema apresentará a mensagem que o separador não necessita pegar o restante de um item conferido parcialmente, ou redirecionará o separador para o próximo local quando a quantidade separada parcialmente já atende o pedido alterado.
Outras mensagens de advertência "O pedido em separação teve as quantidades do produto alterada. Retorne para separar a quantidade correta. Operação cancelada!"
Acesse Movimentação > Saída > Conferência Packing
Caso o pedido seja alterado após o término da separação ou durante o processo de conferência packing o sistema criará um remanejamento do local de packing para o local de origem de onde o item foi separado. Caso contagens tenham sido feitas a conferência atual será cancelada e o conferente realizará nova contagem.
Mensagem de advertência "A conferência atual do packing foi cancelada. Entre novamente e realize a conferência".
Caso um pedido tenha quantidade de itens alteradas após a geração de volume. O sistema marcará os volumes como alterados (será permitido conferir na tela de gerenciamento de volumes) e o processo de pesagem será bloqueado caso a barra de um volume alterado seja bipada. Para prosseguir com a alteração será necessário realizar o cancelamento dos volumes alterados e realizar uma nova conferência packing.
Mensagem de advertência "Não é possível pesar o volume, pois as quantidades do pedido desse volume foram alteradas".