Separação por Estação com Caixas Retornáveis
As separações são feitas com a utilização de Caixas de Separação Retornáveis, onde as caixas são direcionadas a esteiras para cada região de armazenagem, ficando cada usuário posicionado em uma Estação de Separação. Fluxo criado desde a versão 8.11.8.20 e melhorado a partir das versões 8.11.8.21 e 8.11.21.0.
Cada Estação de Separação, contempla um conjunto específicos de locais de armazenagem, dessa forma, as caixas de separação são iniciadas na linha de separação, vinculando-se a uma tarefa de separação existente, posteriormente, cada usuário tem uma Estação de Separação, e realiza a separação dos materiais da caixa de separação, direcionando a caixa para a próxima Estação de Separação ao final de suas separações, até que a mesma seja concluída.
Adicionamos os campos como Altura, Largura, Comprimento e Peso Maxreferente ao Palete Padrão (mm) que se preenchidos substituem as dimensões do palete por região ao invés de utilizar o palete padrão da configuração de ondas durante a formação da onda.
Esta configuração faz-se necessária para determinar se o fluxo de separação é por Estações de Separação.
Caso sejam criadas separações para endereços não definidos a uma Estação de Separação, o sistema apresenta mensagem ao usuário, impedindo a formação de ondas.
A configuração de onda somente é utilizada para fluxos de packing.
Definiremos pela configuração de onda, que as separações das tarefas somente são liberadas para vincular uma caixa de separação retornável após a conclusão de seus reabastecimentos.
Menu: Configuração > Configuração de Onda > guia Separação > parâmetro: Não permitir separação com reabastecimentos pendentes a partir do menu do Coletor de Dados > Separação por Estação.
Deixar marcado o parâmetro: Liberar Caixa Retornável automaticamente ao processar Nota Fiscal que ao processar as notas fiscais, as caixas retornáveis utilizadas para as tarefas da mesma são liberadas automaticamente.
Podemos configurar as Estações de Separação para cada região, aumentando ou diminuindo sua ordem. Desde que não existam separações em andamento para a região.
A estação não pode ser excluída se existirem locais ou usuários vinculados.
Vincular os usuários com permissão a Estação.
Vincular os endereços a Estação de Separação.
Menu: Cadastro > Armazém > Botão: Prioridade de Separação
Teremos a possibilidade de definir nível e subnível de prioridades (ordenação) da próxima tarefa de separação a ser vinculada para uma caixa na funcionalidade de Separação por Estação.
O botão Prioridade de Separação sempre está habilitado e somente é utilizado se na Configuração da Onda a funcionalidade de Separação por Estação estiver marcada.
Por exemplo, podemos definir que em um primeiro nível de prioridade a ROTA informada nas notas fiscais, que é o campo enviado via integração, e em um segundo nível de prioridade estariam os DESTINATÁRIOS das notas fiscais, com maior nível de prioridade dentro de cada nível, definindo assim:
- No nível um de prioridade ROTA, a “ROTA 4” possui prioridade 1, a “ROTA 1” possui prioridade 2, a “ROTA 2” possui prioridade 3 e a “ROTA 3” possui prioridade 4.
- No nível de prioridade Destinatário, a “Loja 2” possui prioridade 1, a “Loja 1” possui prioridade 2, a “Loja 4” possui prioridade 3 e a “Loja 3” possui prioridade 4.
- Dessa forma, no momento de escolher a próxima tarefa de separação para vincular automaticamente em uma caixa, seguindo esse exemplo o WMS procuraria tarefas na seguinte ordem:
- Tarefa da Rota 4, Loja 2
- Tarefa da Rota 1, Loja 1
- Tarefa da Rota 2, Loja 4
- Tarefa da Rota 3, Loja 3
- Tarefa da Rota 4, Loja 2
- Tarefa da Rota 1, Loja 1
- Tarefa da Rota 2, Loja 4
- Tarefa da Rota 3, Loja 3
Após isso, caso ainda existam tarefas com outras Rotas e Destinatários sem prioridade definida, o WMS segue a ordenação padrão, seguindo apenas a ordem de liberação de ondas.
Botão: Prioridade de Separação > Definir Prioridade > botão: Cadastrar
- Tipo de Prioridade: o sistema não permite registro duplicado, podendo selecionar dentre os dados: Rota, Entrega (Local), Depositante, Destinatário, Data Liberação Onda, Data Formação Onda e Cliente da Rota.
Botão: Prioridade de Separação > Definir Prioridade > botão: Excluir
Botão: Prioridade de Separação > Definir Prioridade > botão: Nível Prioridade
- A partir do registro Prioridade Rota abre a "sub" prioridade, a começar do botão Nível Prioridade.
- Informação: para cada nível selecionado abre neste campo uma pesquisa específica, com as definições abaixo citadas:
- Rota: selecionar um registro do Cadastro de Rotas
- Entrega (Local): exibe todo o cadastro de entidades.
- Depositante: lista a relação de depositantes.
- Destinatário: exibe todos os cadastros de entidades.
- Data Liberação Onda: não exista nível, o nível é a própria ordenação da data.
- Data Formação Onda: não exista nível, o nível é a própria ordenação da data.
- Cliente da Rota: exibe os clientes que estavam setados para as rotas do armazém.
- Informação: para cada nível selecionado abre neste campo uma pesquisa específica, com as definições abaixo citadas:
Menu: Coletor de Dados > Separação por Estação
Via Coletor de Dados o usuário informa primeiramente a região de origem para a qual deseja realizar a separação. Após isso, deve escolher a estação (previamente cadastrada) onde realiza a separação.
Caso o usuário "logado" esteja vinculado a todas as estações da região selecionada, este pode clicar na opção Todas Estações para executar todas as separações.
Ao entrar com uma caixa retornável, o sistema busca uma tarefa de separação e vincula a mesma à caixa, porém, caso exista um pedido com prioridade alta, o usuário pode utilizar o botão Priorizar Tarefa, conforme demonstrado abaixo. Após selecionar a tarefa desejada, o usuário é direcionado novamente para a tela onde deve ser informada a caixa de separação, a qual é vinculada à tarefa selecionada.
Mudança realizada: ao exibir as tarefas, a linha fica com uma tarja cinza e com a fonte vermelha, para que o operador saiba que está pendente. Mesmo executando a tarefa, o sistema apresenta mensagem de advertência: Existe reabastecimento pendente para esta tarefa.
A partir desse momento, a separação segue conforme a funcionalidade utilizada anteriormente, onde o usuário é direcionado aos locais e produtos para separação, porém, somente para os locais em sua Estação de Separação.
Caso não exista separação em sua estação, ou as mesmas estejam concluídas, o usuário é instruído a direcionar a caixa para a próxima estação.
Se a estação for a última da região, o usuário é direcionado para entregar a caixa no packing.
Caso o usuário tenha acesso a todas as estações da região de armazenagem selecionadas, na tela de escolha da estação é exibida a opção Todas as Estações. Caso o usuário a selecione, ele é direcionado a separar todas as tarefas sozinho, até a entrega no packing, o que é utilizado em cenários de expedições urgentes e prioritárias.
Adaptamos a descrição da Caixa de Separação Retornável na tela de informação da barra do produto.
Ajustamos o Coletor de Dados para exibir mensagem para quando não existir separação pendente onde o usuário se encontre, orientando para a próxima estação que exista separação: Direcione a caixa para a estação RUA 1 - ESTAÇÃO 3. Não existem separações em sua estação para a tarefa vinculada.
Adicionamos trava para não permitir o início de uma separação sem que a separação de uma estação de ordem anterior tenha sido concluída.
Menu: Movimentação > Saída > Conferência Packing
Adicionamos trava para impedir dois usuários checarem a mesma Conferência do Packing para a mesma caixa retornável.
Na Conferência de Packing, o usuário pode iniciar a conferência utilizando a barra da caixa de volume que foi utilizada na separação.
Melhoramos a visualização dos Dados do Packing para exibir as informações de Tarefa e Caixa Tarefa.
Adicionamos ao filtro de impressão de tarefas por região na tela Gerenciador de Expedição > Impressos > Tarefas de Separação, conforme imagem abaixo:
Tratamento de casos em que a Onda está configurada como Separação por Estação com NFs que contenham produtos que estão em região de separação por estação e com produtos que estão em outra região que não seja de separação por estação.
Quando existir esses casos, na tela de Conferência do Packing o produto que está em região de separação por estação é necessário bipar a caixa retornável conforme imagem abaixo:
Nesse mesmo caso, para efetuar a Conferência do Packing dos produtos que não estão em região de separação por estação, é necessário bipar a informação da tarefa conforme imagem abaixo:
Caso o usuário decida gerar dois volumes para a caixa separada, é necessário informar a próxima caixa para a geração do volume, de forma que o sistema realize a amarração da nova caixa à tarefa de conferência. Nesse momento, o sistema gera o volume da primeira caixa e continua a conferência com a segunda caixa, o que não perde a rastreabilidade se o usuário fechar a conferência, podendo seguir informando a segunda caixa.
Para acompanhamento das informações, existe o Indicadores de Separação por Estação e os Relatórios Tarefas Não Liberadas (Separação por Estação), Tarefas Pendentes (Separação por Estação) e Tarefas em Andamento (Separação por Estação), conforme demonstramos abaixo:
Visualizaremos o quadro abaixo após a utilização do Gerenciador de Consultas Dinâmicas.