Volume Agrupador no Packing
Criamos este processo para realizar operações de expedição de grande volume de materiais entre unidades de um depositante ou armazém. Vários paletes lacrados (stretch) do mesmo produto são expedidos, não necessitando etiquetar caixa a caixa, tornando a operação morosa, fato que também não é exigido pelas transportadoras, ou seja, de etiquetar caixa a caixa de palete lacrado do mesmo produto. Porém, se faz necessário que conste em Nota Fiscal a quantidade exata de volumes (caixas), juntamente com o envio da quantidade de volumes real no arquivo de faturamento.
A solução foi de conferir normalmente pelo packing, gerando um volume no sistema para cada palete conferido, de forma a facilitar a movimentação para a doca e coleta, porém no momento da geração desse volume, o sistema pergunta ao usuário a quantidade real de volumes dentro do volume agrupador, após a geração do último volume / palete, o WMS envia na solicitação do faturamento a quantidade real de volumes digitados pelos usuários ao invés de enviar a quantidade de volumes gerados (que são os paletes).
Acesse Configuração > Configuração Onda > guia Conferência
Basta deixar ativado o parâmetro Utilizar Volume Agrupador para o Fluxo de Packing e apresenta a mensagem: "Ao gerar volume no Packing é solicitado a quantidade de volumes para o volume agrupador".
IMPORTANTE: a funcionalidade abaixo se encontra em processo de desenvolvimento / homologação e ainda não está disponível no Gestão de Armazenagem | WMS.
Desde a versão WMSCT2-328, atualizamos a funcionalidade de Gerar Volumes Sem Conteúdo para que ao finalizar a conferência de todo o pedido ou nota fiscal, e o usuário acione a geração de volumes, é exibida uma tela (caixa de texto) para que o usuário informe a quantidade de volumes, processo padrão.
(Referente ao WMSCT2-328)
Para complementar o processo marcando o parâmetro Imprime etiquetas dos volumes agrupados pelo Volume Agrupador e ocorrer a impressão de um volume as demais etiquetas dos volumes agrupados são impressos também no Coletor de Dados > Coleta ou Coleta Manual, caso contrário imprime somente a etiqueta do Volume Agrupador. Aceitando tanto o Código de Barra do Volume Agrupado quanto do Agrupador. E só está liberado o parâmetro pra marcar ou não se o parâmetro Utilizar Volume Agrupador estiver marcado.
Esclarecimentos: a impressão das etiquetas é feita na Conferência Packing do enterprise. Já no Coletor de Dados > Coleta ou Coleta Manual foi feito a modificação para possibilitar a leitura dessas etiquetas de volumes agrupados.
Na tela de Conferência do Packing acrescentamos a Quantidade de Caixas.
Acesse Cadastro > Caixa de Separação > Conteúdo Caixa Separação para visualizar o conteúdo e os detalhes da caixa de separação, qual foi a onda, fluxo de separação, nota fiscal, packing envolvidos.
Acesse: Coletor de Dados > Coleta ou Coleta Manual, onde retiramos a trava do sistema para que ele aceite tanto o código de barra do volume agrupado quanto do agrupador. Anteriormente ele só aceitava o código do volume agrupador.
- Com a onda formada e liberada;
- Execute a separação da onda;
- O próximo passo é ir para a Conferência Packing, confira os volumes e clique em Gerar Volumes;
- Informe quantos volumes deseja que sejam agrupados.
Observação: o sistema não permite cancelar o volume agrupado.