Integração de Ordem de Compra (OPA) com o WMS

Visão Geral

Aviso de Recebimento (OPA é o mesmo que dizer Ordem de Compra)
O ERP envia uma Ordem de Compra por meio de um arquivo XOPA para informar ao WMS que chegam produtos para alocação, o WMS valida se existe ou não arquivo XOPA, se existir arquivo XOPA não é reimportado. Se não existir, o WMS realiza a importação. Se estiver concluída a OPA, esta é reaberta, caso contrário é atualizada. Se todos os itens foram recebidos a OPA é finalizada ou se a quantidade comprada e recebida forem iguais ou com o valor igual a zero.

Caminho para acesso

Cadastro > Depositante > guia Exportação
Os parâmetros que estão contidos nesta aba são responsáveis em devolver retorno para o ERP.

Campos da tela

xop depositante exportação

 

Menu: Integração do Cadastro de Depositante

Cadastro / Depositante / aba Integração/
Os parâmetros que estão contidos nesta aba são responsáveis na configuração dos arquivos de Importação do ERP.

Campos da tela

xop depositante

Caminho para acesso

Diretório de Configuração de Importação para inserir arquivos com extensão XOPA localizado no menu Configuração / Integração de Arquivo / botão Cadastrar / menu: Diretórios.

Importação

Pontos de atenção de preenchimento do arquivo XOPA

xop geral importacao

Visualizar o Log de Integração para avaliar se a importação foi realizada com sucesso ou com erro

xop importação

Recebimento da Nota de Entrada com a associação dos produtos a OPA, o ERP envia uma nota fiscal eletrônica de entrada (NFe), enviado a nota fiscal ao WMS. É avaliado a configuração do Depositante se o parâmetro Utiliza Ordem de Compra não estiver habilitada o WMS não permite vincular os itens da nota aos itens da ordem de compra, mas se o parâmetro Utiliza Ordem de Compra estiver flegado o WMS permite vincular os itens da nota fiscal aos itens da ordem de compra.

Importante: todos os itens da nota devem ter correspondência com alguma ordem de compra.

Na tela de Movimentação / Entrada / Autorizar NF por Ordem de Compra / localizar a nota, vincular a cada item o registro de Ordem de Compra já importado, clicando no botão Associar Aviso de Compra, na lateral direita deve ser informado no campo QTDE, quantos itens são relacionados ao item da nota fiscal.

xop

Após vincular o Item da Nota Fiscal ao Item da Ordem de Compra, o sistema associa o Depositante a Ordem de Compra, atualizando os campos Qtde Associada e Qtde Disponível.

xop

Se um ou mais produtos não tiverem vínculo com uma Ordem de Compra o sistema não permite vincular a nota fiscal a Ordem de Recebimento, exibindo a mensagem: “Possui Divergências em Relação a Quantidade de Itens Vinculados à Ordem de Compra”

xop

Quando todos os produtos da nota fiscal tiverem vínculo com uma Ordem de Compra, a coluna Aviso Associado está com ticket verde, permitindo assim continuar com as atividades de recebimento dos produtos.

xop

O processo de Ordem de Compra(OPA) tem algumas particularidades, realizar o cadastro de Ordem de Recebimento, vinculando somente uma Nota Fiscal a Ordem de Recebimento. Iniciar Conferência de Entrada via Coletor de Dados, não é permitido Ocorrências de Recebimento entre o físico (embalagens de produtos recebidos) com o fiscal (nota fiscal), se houver divergência deve excluir a Ordem de Recebimento e entrar em contato com o ERP, se não houver divergência o botão Gerar Alocação está liberado para que o WMS, e com isso é possível gerar o Mapa de Alocação. via Coletor de Dados se realizado a alocação dos produtos, após a finalização da Alocação é gerado o arquivo IRN de retorno para o ERP, se no Cadastro do Depositante / aba Exportação / o parâmetro Retorno de Recebimento: XML – Modelo IRN estiver selecionado.

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