Novas regras de validação da NF-e
Adaptado o WMS para a NT2020.006 para transmitir NFe com informação de "Indicador de intermediador / marketplace". Nas versões 8.11.24.47, 8.11.5.141, 8.11.11.76 e a partir da 8.12.0.0.
(Referente ao WMS-7424)
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal
- Adicionado no campo Forma de Pagamento as opções:
- Depósito bancário,
- Pagamento instantâneo (PIX),
- Transferência bancária, carteira digital
- Programa de fidelidade, cashback, crédito virtual
- Acrescentado três campos para "Intermediador" como indicado abaixo:
- Possui Intermediador: se marcar o sistema obriga o preenchimento dos campos:
- CNPJ intermediador
- Identificação intermediador
- Possui Intermediador: se marcar o sistema obriga o preenchimento dos campos:
- Para o campo Presença do comprador inserido as opções abaixo, e caso uma das opções for setada faz-se necessário preencher os campos Intermediadores informados acima:
- Operação não presencial, pela internet,
- Operação não presencial, teleatendimento,
- NFC-e em operação com entrega a domicílio,
- Operação não presencial, outros.
Se selecionar a opção "Não se aplica", todos os campos do Intermediador ficam bloqueados.
Acesse Integração > Log de Integração e/ou Integração de Arquivo.
- O campo Presença do Comprador é preenchido na tag <indPres> no XML, e os valores que são obrigatórios equivalem aos números 2, 3, 4 ou 9.
- Quando for um desses números que obrigam o preenchimento do intermediador, a tag <indIntermed> tem valor 1. Se não obrigar o preenchimento do intermediador, o valor da tag <indIntermed> é zero. Os números de <indPres> 0, 1 ou 5.
No exemplo abaixo, está o preenchimento da tag <indPres> como obrigatório (valor = 3), fazendo com que o valor de <indIntermed> seja igual a 1.
Sendo obrigatório as informações de intermediador, é preenchido a tag <infIntermed> com outras duas tags que são <CNPJ> e <idCadIntTran>, que correspondem, respectivamente, ao CNPJ do intermediador e identificação do intermediador. Abaixo o exemplo das tags preenchidas:
Caso a presença de comprador (<indPres>) não obrigar as informações de intermediador, a tag <indIntermed> é preenchida com valor zero. Exemplo abaixo:
Nesse caso, as tags <infIntermed>, <CNPJ> e <idCadIntTran> não aparecem no XML.
Caso o campo "presença comprador" obrigue as informações de intermediador, e ambos ou algum dos campos CNPJ e/ou identificação do intermediador não tiver informação, o XML é montado com as informações que existem no banco de dados, e caso não encontrei a tag não é exibida no XML. Provavelmente apresentará erro no envio à Sefaz.
O cadastro manual da nota fiscal por meio da aplicação do WMS já obriga o preenchimento desses campos quando for obrigatório. Porém, durante a integração de nota fiscal não faz essa validação.
Observação Técnica: no campo "presença comprador" quando estiver com o valor "operação não presencial, outros", para a Senior é o número 6 (caso for pesquisado no banco de dados diretamente), mas para a Sefaz é o número 9, ficando o XML preenchido como <indPres>9</indPres>. Essa conversão já é feita automaticamente na geração do XML.