.mine
======= >>>>>>> .theirsO processo de entrada de mercadorias é responsável por receber as mercadorias adquiridas de um fornecedor através da nota fiscal. Essa nota fiscal é emitida na origem, ou seja, o emitente (fornecedor) transita com as mercadorias no transporte até o armazém que é o destinatário dessa nota fiscal.
As etapas do processo de entrada de mercadorias são:
Para garantir que o processo seja feito da maneira correta, devemos efetuar as seguintes verificações das parametrizações iniciais:
Fluxo do Processo
O cadastro da nota fiscal de entrada pode ser realizado manualmente através do cadastro dos dados do arquivo nota fiscal eletrônica (NF-e) recebido automaticamente (arquivo DANFE – documento auxiliar de nota fiscal eletrônica) via e-mail na emissão da nota fiscal eletrônica pelo fornecedor ou através da importação do arquivo em formato XML que também é recebido na emissão da NF-e.
Ao receber a nota fiscal de entrada é necessário conferir os seguintes dados:
Para seguir com o cadastro manual de Notas Fiscais do tipo entrada ou saída, relacionando o CFOP, entidades (depositante, emitente, transportadora) os itens dos produtos e suas embalagens e quantidades.
Acesse
Para seguir com o cadastro de Nota Fiscal via integração do XML, acesse
É a etapa de descarregar as mercadorias do veículo da transportadora nas docas do armazém. Nessa etapa deve-se identificar se os volumes de mercadorias estão paletizados ou avulsos:
Exemplo
Uma Ordem de Recebimento (também conhecida por O.R.) é um documento que tem a finalidade de especificar uma ou mais notas fiscais que são recebidas. Somente notas fiscais do mesmo depositante podem ser vinculadas a mesma O.R.
Todo processo de entrada de mercadorias gira em torno da O.R. De acordo com o Tipo de Recebimento definido na O.R., o fluxo de conferência e alocação podem sofrer alterações. Portanto é importante o cadastro correto da O.R. de forma com que o sistema trabalhe conforme o depositante espera.
Para seguir com o processo acesse
Após cadastrar a Ordem de Recebimento é necessário vincular a nota fiscal ou as notas fiscais que serão conferidas a partir da O.R.
Nota
Se o Tipo de Recebimento for Devolução Total ou Devolução Parcial, é necessário ir para a tela Configuração Geral > Parâmetros e marcar o parâmetro Exibir NF Saída para vincular à OR responsável em visualizar as Notas Fiscais do Tipo Saída para serem vinculadas a OR.
Para Vincular uma Nota Fiscal acesse
É na etapa de cadastrar a ordem de recebimento que se seleciona o tipo de recebimento e sua classificação.
Classificações de recebimento:
O processo de conferência de entrada, é realizado às cegas, ou seja, o conferente não tem acesso as informações de quantidade da mercadoria recebida.
O sistema indicará o produto que deve ser conferido e o conferente deverá inserir a quantidade conferida, lote indústria, data de validade, número de série (conforme configuração de cada produto) no sistema que fará a certificação se há divergência entre o que foi recebido em nota fiscal versus o que foi conferido fisicamente.
Para seguir com o processo acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada
No processo de conferência de entrada os produtos são classificados em:
Ao concluir o processo de conferência de determinada O.R, o sistema irá confirmar a quantidade contada com a prevista para recebimento e caso haja divergências, as mesmas deverão ser analisadas por usuário com permissão para:
É o processo de liberar as mercadorias conferidas para o processo de alocação de mercadorias nos endereços físicos disponíveis no armazém. Nessa etapa são geradas as etiquetas de lotes e o mapa de alocação.
Para seguir com o processo de Recebimento e acompanhar o status da OR basta acessar o
Trata-se do processo de alocar fisicamente as mercadorias nos endereços do armazém. O sistema solicita o número da OR (ordem de recebimento), o lote que consta na Etiqueta de Alocação ou no relatório de Mapa de Alocação, com a possibilidade de alterar o endereço de alocação via coletor dados. Essa alteração poderá ser configurada para ser realizada somente com senha de supervisor.
Para seguir com o processo de Alocação basta acessar Coletor de Dados > Alocação Utilizando o Mapa