SAT- CF-e - Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos
O SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem o objetivo de documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição ao Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Ele possibilita aos consumidores localizar o documento fiscal num prazo menor do que o atual, além de simplificar as obrigações acessórias dos estabelecimentos varejistas.
Para isso, foi criado um novo modelo de documento fiscal eletrônico: o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), aderente ao modelo da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e um novo padrão de equipamento de baixo custo, o SAT, para gerar, autenticar com validade jurídica e transmitir, via Internet, os CF-e-SAT emitidos pelos estabelecimentos comerciais.
Parametrizações Gestão Empresarial | ERP
Para utilizar o SAT, são necessárias algumas parametrizações que devem ser realizadas no Gestão Empresarial ERP:
Caso já utilize NFC-e:
- Acesse a tela Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR) e defina o Modo de operação PDV/Retaguarda:
- " A - NFC-e + SAT": emiter as vendas em NFC-e por padrão, e caso entre em contingência, emitir usando SAT (opção recomendada);
- "S - SAT": emite as vendas utilizando somente SAT, como modo de operação primário. Nesta opção, não existe contingência.
- Na tela Cadastro de Equipamentos Fiscais (F050EQF) cadastre o equipamento SAT que a loja utilizará para autorizar as Vendas. É importante que neste cadastro seja preenchido o tipo ("4 - SAT") e que, o Número de Série do equipamento coincida exatamente com o Número de Série do equipamento físico.
Importante
Em caso de substituição de equipamento SAT, ou adição de novos equipamentos, o cadastro dos equipamentos devem ser realizados conforme recomendação acima, no Gestão Empresarial | ERP.
- Na tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF), para cada equipamento SAT que foi cadastrado no passo anterior, deve ser cadastrada uma nova série de nota fiscal da seguinte maneira:
- Aplicação: Nota Fiscal de Saída;
- Espécie Documento: 59 (Cupom Fiscal Eletrônico - SAT (CF-e-SAT)). Caso este cadastro ainda não exista, é necessário cadastrá-lo na tela F032EDC;
- Dispositivos Autorizados = 11 - Cupom fiscal eletrônico;
- Exclusiva Varejo = Sim;
- Associar o Equipamento Fiscal SAT correspondente, cadastrado anteriormente.
- Na tela Configurações de parâmetros (F000PPD) configure os quatro parâmetros para conexão com o eDocs Cliente:
- EDOCS.CLIENTE.URL: Alfanumérico. Preencher com a URL onde está publicado o serviço de web services do eDocs Cliente (que é um pré-requisito para venda com SAT). Por exemplo: http://127.0.0.1
- EDOCS.CLIENTE.PORTA: Numérico. Preencher com a porta onde está publicado o serviço de web services do eDocs Cliente. Porta padrão = 8989.
- EDOCS.CLIENTE.USUARIO: Alfanumérico. Usuário para conexão com o serviço de web services do eDocs Cliente.
- EDOCS.CLIENTE.SENHA: Alfanumérico. Senha para conexão com o serviço de web services do eDocs Cliente.
- Aguarde todas as configurações serem integradas com o Retaguarda;
- Faça uma carga de base no PDV;
- E, se, necessário, demais configurações no eDocs.
Caso utilize PAF - ECF
Faça as parametrizações anteriores e configure:
- Valor mínimo da venda para exigir cliente (Numérico);
- Tipo de Impressão de DANFE ("1 - Completo", "2 - Resumido");
- Tempo para solicitar contingência (em segundos) (Numérico).
Processo de utilização no PDV
A venda com SAT ocorre da mesma forma que a venda com NFC-e, apenas difere-se no processo de finalização. Diferente do NFC-e, que tenta autorizar a nota através do integrador filial (e por consequência, SDE > SEFAZ), o SAT realiza a tentativa de autorização da nota através do serviço de mensageria do eDocs Cliente, e por consequência SDE > equipamento SAT.
Quando a nota fiscal é autorizada, o Cupom Fiscal Eletrônico (CFE) é impresso. Em casos de rejeição, o sistema volta à tela de venda, e permite que se realize a correção de alguma informação da própria venda. Caso ocorra algum erro ou timeout, é possível utilizar as opções: Tentar Novamente ou Cancelar a Venda.
Nota
O timeout do SAT é o mesmo utilizado nas configurações do NFC-e.
É possível saber qual é a configuração de modo de operação da filial no PDV pelo painel de informações:
- Quando o PDV está configurado para modo de operação SAT:
- Quando o PDV está configurado para modo de operação NFC-e + SAT ou NFC-e, e não está em contingência:
- Quando o PDV estiver configurado para modo de operação NFC-e, e está em contingência:
- Quando o PDV está configurado para modo de operação NFC-e + SAT, e está em contingência:
Importante
Caso não haja comunicação com o eDocs ou com o equipamento SAT, o PDV não conseguirá emitir vendas. Caso o equipamento SAT esteja sem conexão com a SEFAZ, é possível operar normalmente, porém, observando o prazo determinado pelo Fisco para transmitir os documentos.
Quando o modo de operação configurado for "NFC-e + SAT", o PDV funcionará primeiramente com NFC-e e, quando entrar em contingência, irá operar com o SAT. Pois, por exemplo, no estado de São Paulo não é permitida a utilização da contingência off-line da NFC-e. A contingência nesse caso será da NFC-e, e não do SAT.
Operações de Cancelamento de Venda do tipo SAT- CF-e do PDV
O cancelamento junto ao equipamento SAT é realizado pelo próprio PDV e a integração deste cancelamento com o Retaguarda é necessária para desfazer as movimentações de estoque, financeiro, metas de vendas e demais operações que foram realizadas na venda, cujos ão realizados ao processar o recebimento deste tipo de operação. Posteriormente a venda será integrada com o Gestão Empresarial | ERP, com a situação igual a Cancelada.
Alteração da versão SAT para utilização no PDV
Caso seja necessário alterar a versão do SAT que o respectivo PDV irá trabalhar, deve-se parametrizar o parâmetro dinâmico SAT.VERSAO na tela Configuração de parâmetros (F000PPD) do Gestão Empresarial | ERP.





English
Español


