Envio de CT-e, NFSe e Coleta para o RMS
Para clientes que utilizam o TMS integrado com o RMS, é possível cadastrar um CT-e, NFS-e ou Coleta para o RMS roteirizar. É possível com somente a emissão do CT-e, NFS-e ou Coleta, registar uma atividade para roteirizar a carga, sem prévio cadastro na plataforma utilizada pelo RMS.
Para funcionamento da rotina é necessário utilizar os módulos CFG, EXP, RBT e CAS (Execute com as datas de 16/05/2019 e 03/06/2019) em 3.18.00 ou superior.
A rotina possibilita:
- A roteirização dos documentos (CT-e, NFS-e ou Coleta)
- Integração automática de atividades junto ao roteirizado;
- Tornar a digitação manual desnecessária;
- Permitir a roteirização antes mesmo da chegada da mercadoria para distribuição.
O funcionamento da rotina é conforme o documento que será enviado. Todos os documentos do tipo CT-e, NFS-e e Ordem de Coleta serão enviados ao RMS e estarão disponíveis para o Roteirista:
- Para documentos do tipo Ordem de Coleta e NFS-e: o momento da integração é a partir de sua emissão. Ou seja, sempre que uma coleta ou NFS-e for emitida.
- Para documentos do tipo CT-e: o momento é após a autorização de uso do seu MDF-e. O MDF-e deve possuir empresa destino igual a empresa de entrega deste CT-e. Uma exceção a essa regra, ocorre quando a o CT-e será entregue pela empresa emitente, nestes casos, o momento da integração será após a autorização de uso do CT-e.
Primeiro deve-se ter ambiente configurado conforme: TMS > 3.18 > Integrações > Detalhamento Técnico TMS x RMS;
Após é necessário estar instalado e configurado o RBT conforme TMS > 3.18 > Manuais do RTB > Instalação e Configuração do RBT.
Realizado esses primeiros passos, abra o abrir o editor de registro regedit, e execute o RBT com a variável FgRMSEnvioAtividades como TRUE (botão direito > Modificar).
Com a opção RBT Teste, alterar o RBT FgRMSConsultaAtividadescomo como TRUE (Botão direito > Modificar).
Nas configurações de serviços, abrir duas telas e iniciar o serviço separadamente (SOFtran RBT e SOFtran RBT Teste).
No módulo CFG, em Cadastros > Cadastro Integração Plataforma G7, ter a configuração da empresa para acessar a Roteirização.
Na guia Roteirizador, informar os documentos que serão integrados.
Para a atividade de Notas Fiscais, marcar a configuração: “Para Entregas, enviar as Notas Fiscais como Atividades”.
Como realizar o Envio de CTe, NFSe e Coleta para o RMS?
No módulo CCE, em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coleta, cadastrado uma nova ordem de coleta.
O número gerado na coleta no TMS, será o mesmo para pesquisa no RMS
No RMS, em Logística | WMS TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas coletas e serviços, consultar os registros, o sistema apresenta a coleta que foi cadastrada anteriormente, pois através do serviço de envio/consulta serão integrados automaticamente.
No módulo EXP, em Movimentações > Conhecimentos > Emissão, cadastrado um novo registro com o tipo de documento igual a Nota Fiscal de Serviço. Este documento precisa ter a forma de impressão como documento eletrônico.
Como regra de impressão, na guia de Digitação o CEP de Coleta precisa ser da mesma região do CEP de Entrega. Sendo assim pode ser gerado a impressão do documento.
Consulte no RMS, em Logística | WMS TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas coletas e serviços, a nota fiscal de serviço gerada automaticamente, através da integração dos serviços.
Com a configuração marcada para enviar a nota fiscal como atividade no RMS, o sistema também integra a nota corretamente.
No módulo EXP, em Movimentações > Conhecimentos > Emissão, cadastrar um novo conhecimento. Como regra, este conhecimento precisa que a empresa origem seja igual a empresa de destino. Imprimir o CT-e para gerar a chave de acesso do documento.
Criar um novo RBT (conforme o item: o que configurar?) como sendo Retorno CTe. Ativar como TRUE o registro FGRETCTE e iniciar o serviço deste retorno.
Ter o arquivo de retorno do SEFAZ salvo na pasta onde foi configurado para salvar os XMLs no cadastro da empresa do conhecimento em CFG > > > Expedição > CT-e > diretórios no campo Diretório de Leitura do arquivo de retorno do CT-e:
Após concluir a autorização do conhecimento, conferir no RMS, em Logística | WMS TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas coletas e serviços, a integração do conhecimento foi realizada automaticamente através dos serviços do RBT.
Seguindo os passos do exemplo anterior, quando a configuração de enviar as notas fiscais como atividade no RMS estiver marcada, o sistema realiza a integração da nota corretamente.
No módulo EXP, em Movimentações > MDF-e (Manifesto Eletrônico) ou pela tela de Emissão de Conhecimentos, será gerado um novo MDF-e. Neste exemplo, será feito pela tela de emissão de conhecimento, com um novo conhecimento cadastrado, lembrando que este conhecimento precisa ser tipo de transporte de Carga Fechada, e ter as informações do veículo e motorista preenchidos. Depois disso, clicar no botão Gerar.
Como regra principal, o tipo de operação será sempre Transferência.
No manifesto operacional vinculado, como regra, o sistema verifica a rota informada se a mesma pertence a mesma empresa de origem e destino.
Clicar no botão Envio para gerar a chave de acesso. Esta chave será registrada no arquivo de retorno do MDFe para ser autorizado, que será salvo na mesma pasta onde foi configurado no cadastro de empresas em CFG> Cadastros > empresas e fornecedores > Expedição > MDFe > Diretórios
No editor de registro (regedit), ativar para TRUE a opção FGRETMDFE para gerar o retorno do MDFe e inicie o serviço do RBT
Inicie o Serviços do RBT:
Autorize o MDFe e ao consultar no RMS, em Logística | WMS TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços, o sistema apresenta os dados do conhecimento que foi vinculado ao manifesto operacional e que está relacionado ao MDF-e gerado.
De acordo com o exemplo anterior, realizado a autorização do MDF-e e com a configuração de entrega das notas fiscais como atividade no RMS, foi registrado a integração com a nota fiscal vinculada ao conhecimento do manifesto.
Outras funcionalidades
É possível ajustar as datas dos movimentos das ocorrências onde a Data/Hora sejam posterior a Data de Digitação, respeitando a tolerância definida, assumindo a Data/Hora de digitação como sendo a Data/Hora do movimento.
Serão também alterados:
- Data de Entrega do CT-e, caso a ocorrência seja diferente de Não Entrega
- Realizará calculo do número de dias de entrega dos CT-es, que foram alterados a Data de Entrega.
Acesse o módulo UTL em Utilitários > Movimentos de Entrega > Ajuste da Data do Movimento, nesta rotina temos os campos:
- Data do Movimento: campo Obrigatório, onde será selecionado os movimentos do período informado
- Tolerância: em horas. Somente será listada os registros caso a diferença entre a Data/Hora de Movimento e a Data/Hora digitação seja superior ao valor informado
- Origem dos Movimentos: seleciona se deseja que seja verificados todos os movimentos, ou apenas os movimentos gerados pelo RMS
- Botão Filtrar: somente será listada no grid inferior da tela os registros que obedecem os filtros
- Botão Ajustar Data do Movimento: executará o ajuste da Data/Hora do movimento, substituindo a mesma pela Data/hora de digitação. Caso a ocorrência seja de entrega a rotina irá atualizar a Data de entrega do Conhecimento e irá calcular os dias de entrega utilizados para a entrega do conhecimento.
Nota
Ao terminar a execução dos ajustes, será apresentado uma tela de conclusão, com o nome da tabela de backup das informações antes de realizar o processo e a data de Registro identificando a Data/Hora em que foi realizada. Essas informações são importantes caso haja a necessidade de desfazer a execução por esta rotina.
Quando tiver uma coleta vinculada, o sistema envia a data de agendamento que está no cadastro da ordem de coleta, ao consultar as rotas e viagens. Da mesma forma, o sistema envia a data de agendamento do último movimento de entrega, quando no romaneio tiver um CTe vinculado na integração com o RMS.
Ao gerar integração com a Torre de Controle via DLL RMSIntegracoes, caso haja data de agendamento na coleta, esta data deverá então ser enviada.
Para isto atualize a dll RMSIntegracoes, a partir de 18/03/2022.
Após atualizado a dll, veja como funciona:
No cancelamento da coleta no TMS, deve ser integrado com o RMS, respeitando o retorno com a liberação para o cancelamento. Quando a coleta tiver uma rota vinculada no RMS, ao cancelar a coleta no TMS, será registrado nesta rota uma ocorrência de cancelada para a coleta integrada.
Quando a coleta tiver apenas o registro de atividade no RMS, sem vinculação de rota, ao cancelar a coleta no TMS, o registro da atividade será excluído do RMS.
Para isto atualize em versão 3.21.09 ou superior a dll RMSIntegracoes e o módulo CCE.
Com as atualizações realizadas, veja como realizar o processo, onde:
Existe uma coleta cadastrada, porém não tem vínculo ao romaneio e roteirização. Esta coleta apresenta uma atividade cadastrada no RMS:
Sendo assim não existe registro de roteirização, desta forma ao cancelar a coleta no TMS, o mesmo registro é excluído do RMS.
No TMS na Ordem de coleta o status aparece como Cancelada
Romaneio com roteiro vinculado no RMS:
Na tela de cadastro da coleta, realizado o cancelamento. Será aberto a tela com a ocorrência de cancelado, que ficará registrado na rota do RMS também.
No TMS (Tela de Ordem de Coleta)e no RMS (Tela de rotas e Ocorrências) o status aparece como Cancelada.
É possível armazenar os dados de integração de Monitoramento do RMS no documento Base de cada envio, ou seja, Romaneio, Manifesto e Ficha de Viagem, verificando através de processamento do log que fica armazenado na tabela do banco de dados (GTCRMSLG).
Atualize em versão 3.22.00 os módulos CAS (executar com data de criação de 17/03/2022), CCE e a dll RMSIntegracoes.
Clique então no botão Monitoramento RMS, iniciado o processo, clique no botão Detalhes, assim é possível verificar o log mesmo durante o processo.
Ou então, se já concluído processo ao clicar com o botão direito do mouse no botão Monitoramento RMS, apresenta a opção para visualizar os logs.
Será aberta a mesma tela do envio para monitoramento, que pelo botão Detalhes possa ser visualizado o logs gerados.
Importante!
As alterações permanecem também no envio de Manifestos e Ficha de Viagem. Para consulta dos logs via banco de dados, a tabela é a GTCRMSLG.
A rotina permite que o sistema envie dados de atividades para consultar no RMS informação de Ponto de Apoio de filial cadastrada, quando a empresa emitente está cadastrada como Ponto Atendimento e cadastrada na Torre de Controle do RMS. Assim se torna possível visualizar as atividades por meio da filial e gerar a rota para a filial correta.
No módulo CFG, em Cadastros > Empresas, utilize uma empresa, onde o Tipo de Empresa seja Ponto Atendimento.
Esta empresa, deve ter o mesmo registro no RMS (Senior X > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Empresas).
É possível remover o CT-e da rota ou mesmo da ocorrência do cancelamento de entrega, quando ao realizar o cancelamento do CT-e no TMS, abre a tela de Ocorrências de Integração com RMS, para selecionar o motivo de cancelamento e deixar o registro vinculado na rota do RMS. Assim o motorista não realize a entrega da mercadoria com CT-es cancelados.
Para isto atualize em versão 3.21.15 ou superior, o módulo EXP e a dll RMSIntegracoes.
Importante!
Quando o CT-e com a situação de autorizado no SEFAZ, o processo de cancelamento só ocorrerá quando o mesmo for cancelado também na SEFAZ. Ou seja, deve ser cancelado primeiro na SEFAZ, e em seguida será cancelado no RMS e feito a integração.
Selecione o conhecimento selecionado para que seja cancelado (EXP > Movimentações > conhecimentos). Lembrando que o mesmo documento deve estar vinculado no RMS.
Ao cancelar o CT-e apresenta a tela de Ocorrências para Integração RMS, onde o que for selecionado na tela será registrado na rota vinculada no RMS, para identificar quando o documento estiver cancelado.
É possível cancelar o romaneio no TMS, este seja cancelado também no RMS, onde na tela do Romaneio, verificar se existe uma atividade vinculada no RMS. Quando cancelar o romaneio, o sistema apresenta a tela para gerar a ocorrência do cancelamento, registrando na rota do RMS a mesma informação.
Caso tenha alguma permissão que impede o cancelamento, como uma rota finalizada por exemplo, o sistema irá emitir mensagem para o usuário. Para que as atividades possam ser liberadas para replanejamento em outro romaneio e rota no RMS.
Para isto atualize em versão 3.21.16 a dll RMSIntegracoes e o módulo CCE.
Ao cancelar o romaneio, o sistema apresenta a tela de Ocorrência de Integração com RMS, para que seja selecionado uma ocorrência de cancelamento.
A mesma ocorrência selecionada é registrada na rota vinculada ao RMS.
É possível retirar uma coleta da guia Coletas em trânsito, esta seja removida da rota do RMS. Para isso atualize em versão 3.21.27 ou superior o RMSIntegracoes.dll e o CCE.exe.
No módulo CCE, em Movimentações > Controle de Coletas > Gerenciamento de Coletas, na guia coletas em trânsito, selecione um registro e clique no botão Retirar e confirme o processo.
Após confirmar o processo, o sistema apresenta a tela de Ocorrências para integração RMS, ao qual é selecionado um registro que ficará registrado após na consulta desta mesma rota que foi integrada.
Assim é atualizado também no RMS:
O objetivo da rotina é criar Log de integração para as Ordem de Coleta, apresentando os dados das alterações.
Para essa funcionalidade é necessário atualizar os módulos CCE e CAS (executar com a data 07/11/2022) em versão 3.23.00, 3.22.00, 3.21.92 ou superior.
É necessário realizar a integração da coleta com o romaneio, clique aqui para conferir o manual.
Para as coletas integradas com o RMS, na tela Ordem de Coleta ao clicar no botão Monitoramento RMS, será apresentada uma mensagem ao usuário.
Ao clicar com o botão direito, serão apresentadas três opções de Logs:
As opções dos Logs estarão desabilitadas quando não tiver logs para apresentar na coleta.
- Atividades: essa opção será habilitada ao realizar alguma alteração nos campos da coleta e clicar em Gravar e o sistema permite verificar as alterações
- Cancelamento: essa opção é habilitada ao cancelar uma Ordem de Coleta
- Geocoding: essa opção será habilitada ao realizar a alteração do Endereço da Coleta, através dos botões Geolocalizar RMS e Definir manualmente
A tela Consulta Logs Integração RMS apresentará os dados da integração da coleta.
No módulo CCE, em Movimentações > Romaneio de Coletas e Entregas, na guia Itens Coleta/Entrega, ao adicionar uma coleta o sistema verifica se a atividade pode ser adicionada em uma rota. Caso não puder é registrada ocorrência e adicionado novo romaneio.
Para isso atualize o módulo CCE e RMSIntegracoes.dll em versão 3.23.00, 3.21.95 ou superior.
É necessário ter os dados do romaneio monitorados via RMS, clique aqui para conferir o manual.
O sistema verifica os romaneios que já tem rota cadastrada no RMS. Ao retirar uma coleta de um romaneio e adicionar em outro, será verificado se o procedimento pode ser realizado. Quando o usuário confirma o processo, o sistema retira a coleta do romaneio (apresenta como cancelado), e adiciona ao novo. Ao reenviar a coleta pelo monitoramento RMS, o sistema registra esta nova coleta, adicionando uma ocorrência que é referente a troca de veículo/motorista, destacando a rota de onde veio anterior.
Registrado dois romaneios com coletas e adicionados no RMS através do monitoramento. No módulo CCE, em Movimentações > Romaneio de Coletas e Entregas, na guia Itens Coleta/Entrega, adicionado uma coleta que vem de outro romaneio, o sistema irá verificar se o procedimento pode ser realizado.
Ao confirmar o processo a ocorrência é gerada, e realiza o envio do monitoramento para a nova coleta adicionada no romaneio.
Realizado a consulta das atividades no RMS, apresenta a coleta adicionada.
Ao verificar as ocorrências, o sistema registra os dados do veículo/motorista e rota de onde veio os dados adicionados por último.
O mesmo processo ocorre, quando a coleta é adicionada em um romaneio que ainda não foi monitorado. Ao realizar a integração pela primeira vez, o sistema também registra os dados da ocorrência, da mudança de coleta para os romaneios.
No módulo CCE, em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coletas, temos campos de consulta e filtros de código de atividades no RMS, para facilitar identificação de coletas integradas ao RMS. Assim, no momento do cancelamento, fica claro que é necessário cancelar a coleta no RMS.
Para essa funcionalidade é necessário atualizar o módulo CCE em versão 3.23.00, 3.22.02. 3.22.52 ou superior.
Na guia Dados, no campo Atividades RMS, caso a coleta esteja integrada aos RMS, irá aparecer o código de atividades ao inserir informações.
Na guia Filtros, temos o campo Atividades RMS que permite localizar os registros pelo código da atividade RMS e na grade temos também uma coluna Atividades RMS, que apresenta os códigos das coletas já vinculadas ao RMS.