FAQ
Dúvidas frequentes do Sistema
Geral:
Para identificar facilmente qual a data/hora que o módulo foi atualizado adicionamos na tela principal dos módulos de rotina em apresentar a data/hora no formato corrente, sem separadores: Módulo – Versão DataHora - Essa funcionalidade é apenas para a versão BETA TESTES.
Para que seja ordenado o grid ao clicar no título da coluna, é necessário clicar com o direito do mouse sobre o grid e ativar a opção Ordenar ao clicar no título da coluna.
Incluímos o botão Testar Conexão SeniorX no módulo CFG Cadastros > Cadastro Integração Plataforma G7, onde ao clicar no botão e a conexão seja realizada a rotina irá apresentar a mensagem "Conexão realizada com sucesso!"e caso e tiver alguma informação incorreta que impossibilitar a conexão da plataforma, a rotina apresentará mensagem para o usuário avisando que há erro na conexão..
Deve ser preenchido corretamente os campos para do cadastro como: Usuário, Senha e URL para a conexão da plataforma Senior
Incluímos o protocolo de criptografia utilizada pelos servidores de e-mail para o TLS 1.2, para configurar as telas que utilizam os protocolos de e-mail, aumentando a segurança dos servidores.
A telas que foram adicionados este novo protocolo são do módulo CFG em:
- Utilitários > Configurações > Configurações Gerais > guia Envio de E-mail
- Utilitários > Configurações > TMS > CCE – Coletas e Entregas > guia Envio de E-mail
- Utilitários > Configurações > TMS > CRM – Relacionamento com Clientes > guia Envio de E-mail
- Utilitários > Configurações > Financeiro > FAT - Faturamento > guia Envio de E-mail
Utilizar em versão 3.21.07 ou superior a EMLV3.dll e o módulo CFG.
Acesse as telas citadas acima que precisam definir o novo protocolo de envio de e-mail e selecione a nova opção no campo Versão SSL.
TMS
É possível atrelar a Classificação de Responsável com o Tipo de Custo, tanto para inserir, quanto para editar uma informação. Quando estiver inserindo novo dado, o campo será preenchido automaticamente com a informação sugerida do cadastro de tipo de Custo
Para isto utilize em versão 3.22.00 ou superior dos módulos CCE e CFG.
Em CFG > Cadastro > Usuário > Perfil do Usuário > Grupo de configurações – Boletim de Ocorrência, marque a flag “Bloquear alteração da Classificação do Responsável”.
Em CCE > Movimentações > Ocorrências com mercadoria >Custos, na parte de Rateios, o campo “Classificação de Responsável” ficará Desabilitado para alterações, tanto para inserir, quanto para editar uma informação.
Quando estiver inserindo novo dado, o campo será preenchido automaticamente com a informação sugerida do cadastro de tipo de Custo.
Em CCE > Cadastros > Tipo De Custo, no campo “classificação de Responsável” vai ser o dado que vai referenciar o campo de rateio, na tela anterior.
Somente será possível baixar uma Ordem de Serviço com o veículo sem todos os pneus se a configuração Permite Baixar Ordens de Serviço com Veículo sem Todos os Pneus Alocadosestiver marcada nas configurações da Oficina no CFG
É permitido conforme perfil de usuário, que freteiros sejam cadastrados como inativo por padrão.
Para isto utilize em versão 3.22.00 ou superior os módulos CAS(executar com data de 11/03/2022), CCE, EXP e FTR.
No módulo CFG em Cadastros > Usuários > Perfil de Usuário, no campo Grupo de Configuração informe Cadastro de Freteiros. Na guia Filtros pesquise e selecione o usuário que é desejado alterar:
Com o usuário seleciona, maque o campo Cadastrar novo Freteiro como INATIVO por padrão para ativar a função
Para melhor atender Salvados, temos campos para melhor controle do mesmo. Para isso atualize os módulos CAS (executar com data de 27/01/2022), CFG e CCE em versão 3.22.00 ou superior.
No módulo CFG em Cadastros > Usuário > Perfil de Usuário > grupo de configurações: Boletim de Ocorrência, na parte inferior da tela, temo o quadro Obrigar para Salvados os seguintes dados, os campos:
- Data de Recebimento do Salvados
- Observações
- Descrição de itens avariados e faltantes
- Recebido Salvados Parcial
- Motivo do Salvados Parcial
E guia Log onde constarão as alterações de salvados.
Marcado as configurações, no módulo CCE em Movimentações > Ocorrências com Mercadoria > Cadastro > Guia Salvados, devem ser inseridas as informações de Salvados:
Para salvar as informações inseridas é necessário trocar a guia, o salvamento se dá de forma automática.
Na guia Logs as alterações efetuadas estarão disponíveis para leitura:
Para habilitar e desabilitar os campos prazo de entrega da região, é necessário marcar configuração para ocultar os campos referente aos dias de entrega da região, quantidade de dias úteis e quantidade de entregas, para que somente a área comercial e operacional tenham acesso aos prazos das regiões. Para essa funcionalidade é necessário utilizar os módulos CAS (executar com data de 24/10/19), CFG e COM.
Acesse o módulo CFG, em Cadastros > Usuários > Perfil do Usuário, grupo de configurações Cotação de Frete, guia Permissões, adicionado as seguintes configurações:
- Bloquear Visualização do campo Dias de Entrega Região;
- Bloquear Visualização do campo Quantidade de Dias Uteis;
- Bloquear Visualização do campo Quantidade de Entregas.
Por exemplo se a opção estiver desmarcada as configurações para bloquear a visualização dos campos: Dias de Entrega Região, Dias Uteis e Quantidade de Entregas.
No módulo COM, em Movimentações > Cotação de Frete, os campos permanecem de acordo na tela:
Da mesma forma, se a configuração estiver marcada, o sistema não apresenta os campos em tela:
Na seleção de títulos na movimentação da conta corrente, é possível informar vários conhecimentos para a seleção do título através da guia Conhecimento, sendo possível informar individualmente ou um grupo de registros através do botão Adicionar Lote. As instruções de como deve ser a pesquisa, pode ser vista através do botão (?)
A guia Conhecimento na Seleção de Títulos somente estará disponível se movimentação de título do tipo a Receber.
Esta funcionalidade está disponível em 3.20.00 ou superior para os módulos CCE e CAS (executar com data de criação de 06/11/20), para que os usuários possam identificar a forma de pagamento que foi feita e também informar o tipo de responsável pelo rateio.
Para adicionar o responsável no Rateio de Ocorrências com Mercadorias acesse o módulo CCE em Movimentações > Ocorrências com Mercadorias > Cadastro, na guia Custos na tela de Rateio, possuí os seguintes campos:
- Classificação Responsável: que define se é Agência, Empresa ou Terceiro
- Responsável: que busca de acordo com a classificação selecionada
- Valor
- Observação
O sistema não permite ultrapassar o valor total do rateio e apresenta mensagem ao usuário:
Ao ajustar os valores, a rotina realiza o rateio:
Na consulta de Mapeamento de Cargas, é possível realizar filtro de Conhecimento:
- Com Romaneio - Apresenta conhecimento com romaneio vinculado
- Sem Romaneio - Apresenta conhecimento sem romaneio vinculado
- Ambos - Apresenta conhecimento com e sem romaneio vinculado
Esta função é importante para verificar se o que consta no Depósito e o que está trazendo no conhecimento.
Para isto no módulo EXP, em Saídas > Consultas > Consulta de Mapeamento de Carga, marque no quadro Conhecimento a opção desejada para a consulta:
Esta consulta está disponível a partir da versão 3.19.07 do módulo EXP.
Na consulta de Mapeamento de Cargas, é possível realizar filtro de Conhecimento:
- Com Romaneio - Apresenta conhecimento com romaneio vinculado
- Sem Romaneio - Apresenta conhecimento sem romaneio vinculado
- Ambos - Apresenta conhecimento com e sem romaneio vinculado
Esta função é importante para verificar se o que consta no Depósito e o que está trazendo no conhecimento.
Para isto no módulo EXP, em Saídas > Consultas > Consulta de Mapeamento de Carga, marque no quadro Conhecimento a opção desejada para a consulta:
Esta consulta está disponível a partir da versão 3.19.07 do módulo EXP.
Sim, no cadastro de empresa nas Configurações Gerais (CFG), na guia Faturamento, sub-guia Notas Fiscais é possível definir a faixa inicial e final para determinada série para emissão da Nota Fiscal.
Para excluir imagens do espaço ocioso no Manifesto, acesse o módulo CFG, em Cadastros > Usuários > Perfil do Usuário, grupo de configurações: Manifesto, guia Permissões, e desmarque a configuração: Bloquear exclusão de imagens de espaços ociosos.
No módulo EXP, em Movimentações > Manifestos, com um registro selecionado, acesse a guia Espaço Ocioso, clique no botão Excluir e o espaço será eliminado.
Caso a configuração estiver marcada ao clicar em excluir em uma imagem adicionada, apresenta a mensagem de bloqueio para o usuário, não sendo possível a exclusão.
Para esta funcionalidade é necessário utilizar CAS (executar com data de criação de 29/06/2020), CFG e EXP (3.18.14 ou superior).
Assim que um novo Cliente for cadastrado, o sistema assumirá o padrão cadastrado automaticamente. Para esta funcionalidade os módulos CAS (executar com data de criação de 13/11/2020 ), CFG, EXP e CCE devem estar atualizados em versão 3.20 ou superior.
Para criar um Calculo de Eficiência de Entrega para Novos Clientes, acesse o módulo CFG em Utilitários > Configurações > TMS > COM – Comercial > guia Geral, está a configuração Eficiência de Entrega, com as opções:
- De acordo com a configuração geral do módulo;
- Considerar percurso operacional – Padrão;
- Considerar os dias de transferência e dias de semana que a região é atendida para o cálculo de previsão e eficiência de entrega.
Após realizar a configuração geral do módulo COM, o que for selecionado no módulo CFG será apresentada também na tela de Cadastro de Clientes, para os novos cadastros que forem realizados. E de acordo com a configuração geral do módulo.
Para utilizar esta funcionalidade utilize CAS(executar com data de 30/03/2021) CFG e CCE, em versão 3.20.00.
No módulo CFG, em Cadastros > Usuários > Perfil do Usuário. No grupo de configurações: Controle de Comprovantes de Entrega, apresenta a configuração abaixo:
Após realizado configurações, acesse o módulo CCE, em Movimentações > Controle de Vias de Conhecimento > Protocolo de Vias.
Cadastrado um novo registro, informando um conhecimento onde a empresa emitente seja diferente da empresa destino selecionada e nas configurações marcada a opção Não permitir para que a empresa destino seja diferente da empresa emitente.
Desta forma, o sistema apresenta mensagem ao usuário, permitindo adicionar, caso o usuário clicar para confirmar.
Alterado a configuração do perfil do usuário, para Permitir adicionar um conhecimento com a empresa diferente. Com isso, o sistema permite adicionar sem apresentar mensagem para o usuário.
Ao utiliza o botão Buscar de uma Lista, este, executará o mesmo processo.
É possível permitir ou bloquear que usuários realizem a Criação, Edição ou Exclusão do gerenciamento de risco, para o cadastro de Freteiros e Veículos da Frota e Veículos de terceiros.
Para isto, atualize os módulos GFV, CCE, EXP, FTR, FAT, SUP, SAB e CAS (execute com data de criação 19/10/2021)
Após executadas as atualizações necessárias, é necessário que o usuário supervisor habilite as permissões para as rotinas envolvidas.
Para isto, acesse o módulo CFG em Cadastros> Usuários> Perfil de usuário. Pesquise pelo perfil de usuário que deseja realizar a edição das permissões e , no campo Grupo de Configurações informe selecione: Cadastro de Freteiros e no quadro de Gerenciamento de Risco habilite as permissões:
Uma vez, com as permissões habilitadas o usuário que possuir o perfil de usuário vinculado, poderá ou não realizar as ações do gerenciamento de risco.
Após configurado, acesse Cadastros > Motoristas > Freteiros, ao cadastrar ou editar algum freteiro, na guia Gerenciamento de Riscos, com as permissões estiverem habilitadas, é possível realizar a Criação, Edição ou Exclusão:
Caso a permissão não estiver habilitada, ao tentar realizar a Criação, editar ou excluir é apresentado mensagem ao usuário de que este não tem permissão para a ação.
Para habilitar ou remover as permissões de usuário da rotina Cadastro de Freteiros, o usuário supervisor deve acessar o módulo CFG em Cadastros> Usuários> Perfil de usuário, procurar pelo perfil de usuário que deseja realizar a edição das permissões e no grupo de Configurações, e habilitar as opções:
Uma vez, com as permissões habilitadas o usuário que possuir o perfil de usuário vinculado, poderá ou não realizar as ações do gerenciamento de risco.
Para o cadastro de veículos ou veículos da frota e veículos de terceiros, caso a permissão não estiver habilitada, ao tentar realizar a Criação, Edição ou exclusão, será apresentada mensagem informativa de que o usuário não tem permissão.
No módulo CFG em Utilitários > Configurações > TMS > EXP – Expedição no Menu Lateral Manifesto > Configurações Gerais, marque a opção Bloquear a inclusão da mesma Empresa Origem e Destino no Cadastro de Itinerários
Ao acessar o módulo EXP em Cadastros Gerais > Itinerários, o sistema irá aplicar consistência apresentando mensagem ao usuário:
Para esta funcionalidade é necessário utilizar módulos EXP, CFG e CAS com data acima de 16/12/2019.
A rotina tem o objetivo da solução é realizar a vinculação do centro de custo com o tipo de transporte, para na geração da fatura utilizar essa vinculação gerada. Essa funcionalidade, esta disponível a partir da versão 3.18.00 do EXP e CAS a partir da data 05/08/2019.
Em EXP > Cadastros > Cadastros Gerais > Vinculação Centro de Custos, será possível realizar a vinculação do centro de custo com a empresa ou com o cliente ou com o tipo de transporte ou com as três opções.
Para cada centro de custo, deverá ter obrigatoriamente ou uma empresa, ou um cliente ou um tipo de transporte, com essa vinculação definida, durante o processo de faturamento, será utilizada essa vinculação para criar regra para gerar a fatura com base nos centros de custos.
Somente será possível cadastrar um novo acerto de contas para o motorista com acertos em aberto se a configuração Não Permitir emitir um novo Acerto de Contasem CFG > Utilitários > Configurações > Frota > CFR - Custo da Frota > guia Acerto de Contas estiver desmarcada.
Com a opção marcada será bloqueada o cadastro do novo acerto de contas com o motorista com acertos em aberto.
Qando realizado a importação das notas pelo SEFAZ, apresentar no campo Observação as informações que vem da nota, na tela de Manutenção de Notas Fiscais. Sendo assim, para gravar as Observações da NFe na Manutenção de Nota Fiscal, acesse o módulo EXP, em Movimentações > Conhecimentos > Manutenção de Notas Fiscais, selecionado um XML e informado no campo Remetente. Caso a nota estiver importada, será apresentado os dados da mesma, com o campo Observação preenchido de acordo.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > TMS > EXP – Expedição, guia Manifestos > Histórico, marque a configuração Bloquear geração de Correções de Troca de Veículos e Motoristas no CTe
No módulo EXP/CCE, em Movimentações > Manifestos, selecionado um registro que tenha conhecimentos vinculados, e não tenha sido autorizado pelo SEFAZ.
Realizado a alteração dos campos Veículo e Motorista. Esta mesma também irá alterar estes campos do conhecimento.
Esta configuração faz com que na guia Alterações feitas no conhecimento, não apresente as informações realizadas pela tela do Manifesto.
Com a configuração desmarcada, o sistema permanece apresentando as informações alteradas no conhecimento:
Para essa funcionalidade é necessário atualizar os módulos CAS (executar com data de criação de 12/05/2020), CFG, EXP e CCE.
O processo consiste em permitir incluir novos volumes na gaiola em outra unidade sem a necessidade de descarregar todos os volumes e incluí-los novamente. Apenas quando for necessário que o volume seja descarregado na unidade atual.
Exemplo:
A NF está vinculada a gaiola 1 e o destino desta nota fiscal, está ligada a empresa 331.
Ao abrir um novo carregamento para empresa 330 e adicionar um novo carregamento para a mesma gaiola, sem necessidade de realizar o descarregamento primeiro para a empresa 331. Somente será necessário abrir o descarregamento, caso exista alguma nota fiscal que deve permanecer na filial que será feito o carregamento.
Para isto atualize o módulo COD em versão 3.21.19 ou superior
Contábil Fiscal
Nesse caso, antes de imprimir, deve-se marcar a opção Não listar contas zeradas e sem lançamentos. Em CTB > Saídas > Contabilidade > Comparativo do Movimento Trimestral
Na movimentação contábil quando buscar um lote pré-formatado salvo com a opção Importar Valores Pré-Formatados marcada, os valores das movimentações contábeis estarão sendo apresentados.
Com as opções Permitir Apenas Contabilização Manual ou Permitir marcadas no grupo de configurações Movimentação Contábil do perfil de usuário, na movimentação contábil será possível alterar um lote com movimentações contábeis lançadas manualmente.
Não, o usuário conseguirá somente consultar e cadastrar uma nota de recebimento de empresas configuradas para ter permissão em seu cadastro no CFG.
Na aprovação da requisição será apresentado para cada item da requisição as colunas Saldo físico, Estoque Mínimo e Média de Consumo. Onde, o saldo físico e o estoque mínimo serão com base na soma de todos os depósitos e a média de consumo será com base nos 3 últimos meses.
Para alterar o valor da fatura no abatimento de uma fatura a pagar do mesmo fornecedor, é necessário selecionar a opção Realiza Encontro Entre Contas e Solicita Dados da Baixa Possibilitando Alterar Somente o Valor no campo Encontro entre contas nas configurações financeiras do CFG.
Conforme EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 103 de 13/11/2019, os novos tetos (limites) e alíquotas do INSS são:
- Até 1 (um) salário-mínimo será aplicado progressivamente 7,5%;
- Acima de 1 (um) salário-mínimo até R$ 2.089,60 será aplicado progressivamente 9%;
- De R$ 2.089,61 até R$ 3.134,40 será aplicado progressivamente 12% ;
- De R$ 3.134,41 até o limite do salário de contribuição R$ 6101,61 será aplicado progressivamente 14%.
Em FPG > Cadastros > Tabelas > Encargos Sociais > guia INSS, para o período de Março/2020 em diante, deverá atualizar os valores do teto e alíquotas conforme a tabela mencionada acima.
O cálculo do INSS será realizado progressivamente sobre o salário de contribuição do funcionário, ou seja, o salário base do INSS incidirá cada alíquota sobre a faixa de valores compreendidos nos respectivos limites (Tetos máximos).
Por exemplo, uma folha que gerou 3158,70 de proventos para o funcionário, consultando a tabela do INSS, o salário se encaixaria na última faixa de desconto (3134,41 até 6101.61). Por isso, serão aplicadas progressivamente as alíquotas da primeira, da segunda e da terceira faixa e somente no valor da diferença do cálculo do salário base com o teto máximo da 3ª faixa (3134,40) será aplicada a última alíquota do INSS, conforme o cálculo abaixo:
1039*7% + 1050,60*9% + 1044,88*12% + (3158,70 - 3134,40)*14%
77,925 + 94,554 + 125,376 +3.402 = 310,26
O cálculo da nova tabela de INSS estará em vigor a partir das folhas geradas para o mês de Março/2020 em diante.
Para cada item da nota fiscal iniciada em 3, será apresentado a guia Impostos de Importação, onde deverá ser informado os impostos do item.
No cálculo do PIS/COFINS, para incluir na base de cálculo do imposto o valor de Despesas Acessórias que compõe o valor total da Nota Fiscal, deve-se marcar a opção Incluir Despesa Acessória na Base de Cálculo de PIS/COFINS na guia Dados Iniciais da Apuração no módulo CTB.
É possível realizar a contabilização de uma Nota Fiscal de Saída por item. Para realizar essa contabilização a opção Na contabilização considerar os itens da Nota Fisca precisa estar marcada nas configurações Contábil da Nota Fiscal em CFG > Utilitários > Configurações > Contábil > CTB - Contábil > Nota Fiscal.
Não é possível incluir uma requisição, ordem de compra e recebimento de uma empresa que o usuário não tem permissão, pois todo o processo de inclusão, edição, consulta e exclusão das rotinas de Requisição, Ordem de Compra e Recebimento estará disponível somente para as empresas que o usuário tem permissão. A configuração da permissão das empresas deve ser realizada no módulo CFG em Cadastros > Usuários > Vinculação entre Usuários e Funcionários, na guia Empresas.
Para importar a observação gravada na requisição para a observação do orçamento, é necessário marcar a opção Importar Observação da Requisição para Observação do Orçamento em CFG > Utilitários > Configurações > Suprimentos > CMP-Compras > Observações Padrões.
Sim, é possível gerar para o funcionário no máximo até três períodos de férias na mesma competência (Mês), desde que a somatória dos dias de férias não ultrapassem 30 dias.
Na natureza de operação, com a opção Deduzir valor de IPI na base de ICMS marcada, ao informar um valor para o IPI para o item na nota, então, esse valor do IPI irá compor a base de cálculo do ICMS quando o item for tributado.
No cadastro da natureza de operação, é possível configurar as CST para o PIS/PASEP e do COFINS.
Desta forma, os valores do PIS/COFINS da nota de recebimento com a natureza de operação configurada com as CSTs irão consistir na rotina de Apuração de PIS/COFINS.
Gestão Financeira
Para abater o valor da fatura a receber no pagamento de uma fatura a pagar do mesmo fornecedor, é necessário selecionar a opção Realiza Encontro entre Contas realizando dedução no Título a pagar no campo Encontro entre contas nas configurações financeiras do CFG.
Para que apresente o rateio na fatura a pagar no recebimento, acesse o cadastro da fatura a pagar de um recebimento (SUP > Movimentações > Recebimento), deverá ser selecionado no campo Rateio a forma que a fatura será rateada. O rateio é cadastrado em FAT > Cadastros > Cadastros Gerais > Rateio.
É possível desconsiderar o valor de documentos cancelados no pré-faturamento. Onde, no momento de gerar a pré-fatura, caso existam documentos cancelados na listagem o sistema emite mensagem que não foi localizado algum documento, informando que os valores ficarão divergentes e se o usuário quer gerar da mesma forma. Com isso o usuário decidirá se gera ou não com base no resultado da mensagem.
Para isto utilize o módulo FAT em versão 3.21.00 ou superior.
Em Movimentações > Pré-Faturas > Movimento de Pré-Faturas, localizar um registro com conhecimentos vinculados para gerar a pré-fatura.
Neste exemplo, um dos conhecimentos listados está cancelado.
Ao clicar para gerar a fatura, o sistema emite a mensagem que não foi localizado um dos documentos. Com isso, o usuário decide se deseja gerar a fatura da mesma forma. Ao confirmar o processo, o sistema apresenta a diferença dos valores que ocorre por falta de um documento (o qual está cancelado) e se o usuário deseja gerar a fatura com esta diferença.
Caso seja confirmado o processo, o sistema gera a fatura corretamente, descontando o valor do conhecimento cancelado que foi retirado da pré-fatura.
Para que seja apresentado coluna de Vencimentos no relatório, onde data de emissão somado aos dias de vencimento para documento não faturados, é necessário verificar:
- Em Cadastros > Clientes/Fornecedores > Clientes e Fornecedores> Contas a Receber, para o cliente pagador do documento, verificar o campo Condição de vencimento informada em seu cadastro, para este exemplo utilizamos 10 dias corridos
- No cadastro da condição de vencimento, na sub guia:
- Dias Específicos, são apresenta os dias da semana configurado (marque conforme necessidade de sua empresa)
- Geral deve ser marcado uma das opções de cálculo, para este exemplo utilizamos a opção Calcular dias corridos
- Após verificado as configurações, no CT-e onde a data de emissão é dia 29/09/2021. Considerando mais os 10 dias da condição de vencimento de acordo com a configuração, a nova data de vencimento será para 09/10/2021:
- Em Saídas > Fluxo de Caixa > Fluxo de Caixa Modelo 2, selecionado o mesmo filtro correspondente na guia documentos não faturados, marcando o documento Ct-e:
Na listagem apresentada, aparece o documento em questão com a nova data de vencimento:
Sim, é possível filtrar pedidos com número do protocolo. Onde ao filtrar pedidos de conhecimento e informar o número do protocolo trará apenas o pedido em questão, caso não informado um número de protocolo, serão considerados todos os pedidos.
Esse filtro esta disponível no módulo FAT em versão 3.22.00 ou superior.
Em FAT > Movimentações > Faturamento> A Pedido (Conhecimentos), na guia Filtros Principais, infome os campos desejados e Nº Protocolo e clique em filtrar.
É possível configurar no sistema para se a nota recebimento que tenha DIFAL no item seja somado ao valor no custo médio do item.
Para isto atualize os módulo SUP, CFG e CAS (executar com data de 09/12/2021) em versão 3.21.09 ou superior.
Em CFG > Configurações > Suprimentos > ALM - Almoxarifado, na guia Preço édio marque a opção Considerar o Valor DIFAL (valor do item com DIFAL)
Em SUP > Cadastros > Compras > Tipos Transações de Compras, na guia de Integrações com Outros módulos, o campo Tipo Integração deve estar marcado como Integrar:
Na movimentação do item é possível verificar o campo de Aliquota da Difal:
Pode ser gerado relatório, para verificar o custo médio em Saídas > Movimentação do Almoxarifado > razão da Movimentação de Itens: