Gerenciamento de Impressão e envio de Faturas
Este documento tem por objetivo explicar como configurar e utilizar o Gerenciador de Impressão e Envio de Faturas (também chamado de FATGIF).
O FATGIF tem como objetivo gerenciar a impressão e o envio de faturas e suas DACTEs. Desta forma a rotina não realiza a geração destes documentos, os quais devem ser gerados da forma convencional, através das diversas formas de faturamento existentes (cadastro de faturas, faturamento automático, faturamento a pedido, faturamento por pré-faturas). Por isso utilize:
- Módulo FAT
- DLL FATGIF
- DLL BF0000xx: programa de impressão de faturas preparado para utilização do FATGIF.
- DLL CE0000xx : programa de geração de Conhecimento Eletrônico preparado para geração das DACTEs (Documento Auxiliar de Conhecimento Eletrônico)
- Convênio com a empresa NDDigital para geração das DACTE´s
Agora, realize as seguintes configurações para correto funcinamento da impressão e o envio de faturas e suas DACTEs
Para configurar a CE, acesse o módulo CFG em Utilitários > Configurações > Empresas na guia Expedição > CTE > Geral, neste local é informada a Situação de Operação do Conhecimento Eletrônico e o programa para geração do CT-e.
Em seguida acessar a sub-aba “Diretórios”, nesta aba devem ser configurados os diretórios (pastas) onde ficarão armazenados os arquivos a serem gerados.
Para cada cliente deverá ser configurada a forma de entrega da fatura pelo gerenciador e a forma de impressão das DACTES. Acesse o módulo FAT em Cadastros > Clientes/Fornecedores > Cliente e Fornecedores guia Contas a Receber.
Em Impressão de DACTEs no Faturamento e Forma de Entrega de fatura pelo Gerenciador, devem ser marcadas uma das opções.
Utilização: Executando a rotina FATGIF
Passo a passo da rotina que gerência as faturas que devem ser impressas ou enviadas por e-mail.
Acesse o módulo FAT em Movimentações > Faturamento > Gerenciamento de Impressão e Envio de Faturas e filtre as faturas. O filtro pode ser realizado de varias formas, todas as opções são acumulativas e não são obrigatórias, porém quanto mais abrangente for a pesquisa mais lenta ela será.
Após preenchidos os parâmetros de pesquisa o usuário deve clicar no botão para efetuar a busca pelas faturas ou em para apagar todos os parâmetros inseridos.
Tendo os dados filtrados, os mesmos são inseridos no quadrante em amarelo logo abaixo da área de filtros.
O conteúdo deste quadro se modifica cada vez que uma nova filtragem é efetuada. Para utilizar as faturas selecionadas, estas devem ser inseridas no quadrante verde logo abaixo. No canto inferior direito existem botões para auxiliar este processo.
Após faturas adicionadas, clique em Emissão.
Caso não haja um software para leitura do formato PDF instalado na maquina onde está sendo executada a rotina, os arquivos não serão emitidos.