CNAB 240
Manual de cadastro do leiaute do arquivo, geração da remessa e leitura retorno do arquivo - CNAB 240.
Cadastrar o leiaute enviado pelo banco para realizar o pagamento escritural.
Cadastrado o leiaute, é enviado ao arquivo de remessa CNAB 240 das faturas a pagar. O cadastro é realizado por seguimento, esse seguimento é informado pelo banco, este não é único, sendo assim podem ser cadastrados mais de um seguimento. Neste manual iremos exemplificar o seguimento de remessa J-52.
O leiaute deve ser do Tipo de arquivo Retorno (banco para empresa) ou Tipo de arquivo Remessa (empresa para o banco). Desta forma, o cadastro do arquivo deve ser realizado conforme leiaute do banco, tanto o tipo Retorno, quanto para o tipo Remessa.
Pré Requisitos
Utilizar módulo IBC à partir da 3.17.26
Como cadastrar um novo Layout?
Para cadastrar um novo leiaute acesse o módulo IBC > Cadastros > Pagamento Escritural > Layout - CNAB 240.
Lembramos que esse passo a passo do cadastro de layout deve ser realizado tanto para o tipo de arquivo Remessa ou tipo de arquivo Retorno.
Para exemplificar esse cadastro será realizado com as informações dos dados do beneficiário do seguimento J-52 do arquivo de remessa. Sendo assim as demais informações do mesmo seguimento deverão ser cadastradas da mesma forma.
Cadastramos então os dados do beneficiário, conforme leiaute enviado pelo banco:
- Tipo de Inscrição: Posição 76 até 76, no arquivo será gravado 1 – para CPF e 2 – para CNPJ.
- Número Inscrição: Posição 77 até 91, no arquivo será gravado o número do CPF ou CNPJ conforme o tipo.
- Nome do Beneficiário: Posição 92 até 131.
Após cadastrar os campos, será necessário definir a Operação para cada campo, ou seja, que informação do banco de dados será apresentado nesses campos do arquivo.
No quadro Operações devera se definido o tipo de informação. Este campo poderá ser definido conforme a regra da empresa. Neste exemplo definimos o Tipo de Informação como “Informações do Banco de Dados”.
As informações dos campos do quadro Operações serão habilitados conforme a seleção do campo Tipo de informação.
Para os campos referentes aos dados do beneficiário deverão ser configurados da seguinte forma:
- Campo: Tipo Inscrição - Informações do Banco de Dados: 086 – Tipo de Inscrição do Beneficiário;
- Campo: Número Inscrição - Informações do Banco de Dados: 087 – CNPJ/CPF do Beneficiário;
- Campo: Nome Beneficiário
- Informações do Banco de Dados: 088 – Nome do Beneficiário.
Essas informações são cadastradas na aba Contas a Pagar > PagFor do cadastro do fornecedor da Fatura a Pagar.
Para cada da linha do arquivo, terá campos cadastrados e cada campo terá uma operação, podendo essa linha ser de segmento ou não.
As informações que serão recebidas para gerar o arquivo de remessa são extraídas da fatura (FIN > movimentações > Títulos > Faturas a pagar).
Para o exemplo apresentado neste manual, deverá ser cadastrado o Favorecido (Beneficiário) do título que será enviado para o pagamento em IBC > Cadastros > Clientes/Fornecedores > Clientes/Fornecedores na guia Contas a Pagar > PagFor:
O envio da remessa e a leitura do retorno do arquivo, só irá funcionar perfeitamente somente se o leiaute enviado pelo banco estiver cadastrado corretamente. Conforme o item “Como cadastrar um novo Layout?”
Após cadastrado o leiaute acesse o módulo IBC em Movimentações > Pagamento escritural > Geração do arquivo de remessa – CNAB 240 e preencha os campos em tela:
O filtro é realizado pela Conta corrente e Portador da fatura e o arquivo é gerado no caminho configurado nesta tela conforme layout cadastrado.
Clique em Gerar arquivo de Remessa, e o arquivo estará pronto para ser enviado ao banco.
Após recebimento do arquivo de retorno acesse o módulo IBC em Movimentações > Pagamento escritural > Processamento do arquivo de Retorno – CNAB 240 e preencha os campos em tela e clique em Iniciar.
Dúvidas frequentes
Para criar uma criar condição na operação do campo da linha do arquivo clique no botão (?)