Vinculação de Plano de Contas
A partir de 2015 a ECD passou a adotar o plano de contas referencial do ECF para sua obrigação, dessa forma, para o correto funcionamento da rotina deve ser realizada a vinculação das contas utilizadas para contabilização do plano de contas contábil com o novo plano de contas referencial na rotina
No modulo SPD em Cadastros > Escrituração Contábil Fiscal – ECF na guia “Dados” apresenta os principais dados para a geração da escrituração, ao clicar no botão (Novo) na parte superior da tela será gerado um novo lote para a escrituração contábil digital.
Abaixo temos algumas informações sobre os campos:
- “Tipo de Escrituração” apresenta as opções “G – Livro Diário Geral (Completo, sem escrituração auxiliar)” e “R – Livro Diário com Escrituração Resumida (com razão auxiliar)” sendo que a segunda opção deve ser escolhida apenas quando houver a necessidade de entregar as razões auxiliares em separado.
- “Situação Especial” é utilizado para informar a receita sobre eventuais movimentações no que tange à empresa, como abertura, cisão e incorporação, por padrão a rotina sugere “Não existe (Geração Normal)”.
- “Indicador de Finalidade da Escrituração” é utilizado para informar ao fisco se à escrituração se trata de uma nova escrituração ou a substituição de uma já existente, também informa se será feita a substituição com ou sem o NIRE.
- “Período”, é informada a data inicial e final a qual é referente a escrituração, em caso de escrituração anual deve ser informado de 1º de janeiro à 31 de dezembro, quando for mensal deve ser do primeiro ao último dia do mês.
- “Empresa Responsável”, é informada a empresa responsável pela a entrega das informações, no caso de um grupo de empresas será essa a empresa considerada como agrupadora.
- “Grupo Empresa”, é informado o grupo de empresas das informações que devem ser escrituradas.
- “Desconsiderar o Centro Custo para registros I250 referentes a créditos”, quando a opção estiver marcada, ao gerar o registro “I250” referente à partida dos lançamentos não será gerado o centro de custo.
- “Responsável Pela Manutenção do Plano de Contas Referencial”, indica quem é o responsável pela manutenção do plano de contas referencial e suas vinculações, por padrão é informada a opção “PJ em Geral”.
- “Descrição Hash Substituída” quando se tratar de uma escrituração de substituição deve ser informado o Hash gerado pelo PVA para a escrituração que está sendo substituída, dessa forma a receita irá identificar e substituir a escrituração.
- “Instituições que tem direito de acesso ao livro contábil digital”, quando o “Código cadastral ANTT” está preenchido é enviado o número de inscrição na entidade para a receita federal.
- “Sefaz correspondente as seguintes filiais”, será exportada a inscrição estadual para cada filial informada.
Na guia “Escrituração/Diário Resumido” temos acesso as informações de preenchimento do livro diário.
Segue abaixo algumas considerações sobre as informações dessa guia:
- No quadro “Registros I030, J900 e J930” são informados dados necessários para a abertura e fechamento do livro, como o “Número de Ordem do Livro”.
- O campo “Registro I075 – Tabela de Histórico Padronizado”, permite escolher se será ou não exportado o registro “I075” referente à tabela de histórico padronizado.
- No quadro “Registro J100 – Balanço Patrimonial” será utilizado para identificar se será ou não gerado o balanço patrimonial para a escrituração, ao clicar no botão “Atualizar Contas”, serão carregadas as arvores com as contas do ativo e do passivo, o balanço patrimonial será gerado levando em conta apenas as contas selecionadas nas arvores.
- Assim como para o balanço patrimonial, os quadro “Registro J150 – Demonstração do Resultado do Exercício” e “Registro J200 – DLPA/DMPL” permite selecionar se serão ou não geradas informações respectivamente referentes à DRE e DLPA/DMPL.
- O quadro “Registro J800: Outras Informações” permite anexar à declaração docuementos no formato RTF para envio de notas explicativos e informações necessárias para compor a escrituração.
Na guia “Escrituração Fiscal/Balancete Diário” é realizada a geração do arquivo de balancete diário.
A guia “Escrituração Fiscal/Razões Auxiliares” fica disponível apenas quando o tipo da escrituração é igual a “R – Livro Diário com Escrituração Resumida”.
Nessa tela devem ser informadas todas as razões auxiliares que serão exportadas junto ao arquivo diário, através do campo “Tipo” identificamos qual a razão contida em cada arquivo, podemos observar que as opções do tipo da razão auxiliar da ECD geram as movimentações geradas através da rotina “CTB/Movimentações/Contabilidade/Movimentações Auxiliares a Contabilidade”, a exceção é a “Razão Auxiliar de Subcontas” que será gerada com base na rotina “CTB/Movimentações/Contabilidade/Movimentação de Subcontas”.
Movimentações Auxiliares a Contabilidade:
Movimentação de Subcontas:
Na parte inferior da guia “Escrituração Fiscal” temos o botão Gerar Arquivo, quando clicado realizará a geração dos arquivos.
Após clicar no botão será aberta a caixa “Razões a Gerar”, nessa caixa pode ser selecionados novos caminhos para os arquivo, bem como escolher se o arquivo será ou não gerado.
Seguindo a geração, um novo questionamento é realizado: Deseja Detalhar lançamentos contábeis de conhecimentos em Lote (Diários ou Mensais)?, quando a opção Sim é selecionada a movimentação é gerada por conhecimento e quando a opção Não é selecionada a movimentação é feita pelo lote.
Na sequência o mesmo questionamento é realizado para as faturas a receber, onde a mesma lógica anterior é aplicada sobre as faturas a receber que passam a ser geradas detalhadamente quando a opção Sim é marcada.
Após o mesmo é aplicado a movimentação de contas a receber, Deseja Detalhar lançamentos contábeis de Movimentação de Contas a Receber realizados em Lotes Diários?quando a opção Sim é marcada é gerada detalhada e quando Não a movimentação é gerada pelo lote.
Ao término da geração é apresentada a guia LOG com o resultado dos movimentos escriturados e com mensagens de divergências que invalidam o arquivo da escrituração, no mesmo diretório em que foi gerado o arquivo da ECD fica disponível o arquivo do LOG que pode ser usado para análise posterior do problema apresentado.