Cadastros iniciais/Cadastros essenciais
O que você pode fazer:
Através do módulo Configurações - CFG, no menu Utilitários > Configurações > Configurações Gerais, é o local onde deverão ser feitas as configurações gerais do sistema, onde estão disponíveis a opções de parametrização.
Na guia Geral, estão as configurações automática para as tabelas temporárias, que inicializa com o sistema, onde podemos definir o limite de tabelas que o sistema pode criar e a quantidade de dias em que estas devem ser deletadas.
Nesta tela, também definimos as datas de referência (que o sistema utilizará como padrão) para as áreas:
- Financeira
- Expedição
- Faturamento
- Compras
- Conta corrente
- Custo da Frota
É possível também configurar a forma em que o sistema se comporta no momento do das mensagem de pergunta. Ao questionar ao usuário sobre alguma confirmação, aqui podemos posicionar por exemplo o cursor do mouse no botão sim, não ou em nenhum destes, fazendo com que o usuário escolha uma das opções.
Nesta guia definimos as mascaras para:
- Tipo de serviço: podemos padronizar o sistema para que os tipos de serviço sejam cadastrados sempre com o mesmo padrão de máscara, gerando assim maior organização dos cadastros
- Telefones dos clientes e dos fornecedores
- Cadastro da placa dos veículos: sempre que o usuário for cadastrar uma placa o sistema irá forçá-lo a manter o padrão definidos aqui.
A quantidade de dias limites padrão para as consultas, informações ou relatórios, o sistema irá sugerir, também devem ser configuradas nesta guia.
Para o Tipo de Empresa, deve estar marcado que tipo se enquadra a empresa que está utilizando o sistema, sendo esta de:
- Transporte de Cargas
- Transporte Coletivo
- Auditoria
- Software
O tipo de descrição da empresa que poderá ser:
- Razão social da empresa
- Apelido e razão social da empresa
Temos ainda a possibilidade de estipular um limite de caracteres para o cadastro de : Empresas, Funcionários e Cliente
Nesta tela também deve ser definida quando utilizada a URL do Portal e a URL de Cotação Web.
A Quantidade de dias para envio de e-mail é referente ao prazo de certificação dos módulos. O sistema por padrão requer uma certificação que deve ser feita periodicamente. Se essa certificação não for renovada de forma periódica o sistema deixa de funcionar ficando disponível apenas para consultas. Porém, é possível configurar o sistema para gerar alertas e definir a antecedência em dias que esse alerta, onde é ser definido o e-mail do responsável pela certificação, o e-mail poderá ser que a certificação já esta expirada ou que a certificação está a expirar.
Este cadastro está disponível em cadastros em Cadastros > logística > UF, e conta com informações como:
- UF
- Estado: descrição da UF
- Código fiscal
- Código IBGE
- Fuso horário
Inclusões, alterações ou então exclusões, bem como a navegação entre os registros existentes são ser feitas na parte superior da tela.
Este cadastro está disponível em cadastros em Cadastros > Logística > Localidades, e conta com informações como:
- CEP: Número do CEP
- Endereço: Tipo de logradouro e Nome da rua
- Bairro
- Cidade
- UF
- País
- Outras informações adicionais importantes são: Região, Região de Coleta e Entrega, Código Fiscal e Código IBGE
Para navegar entre os registros existentes ou cadastros informados na base, deve-se usar os botões de seta indo para o próximo registro ou utilizando a guia Filtros. Novas inclusões alterações ou então edições devem ser feitas também na parte superior da tela.
No módulo Configurações - CFG, deve ser realizado o cadastro de empresa, este cadastro está disponível em todos os módulos do sistema, no entanto, sugerimos a utilização do módulo Configurações pelo fato de todas as funcionalidades possíveis ser apresentada para o cadastro de empresa. Nos demais módulos, observamos somente o cadastro principal, que se resume aos dados da empresa conforme estão no cartão CNPJ.
O Cadastro de empresas fica disponível em Cadastros > Empresas
A guia Dados é a tela principal do cadastro de empresas, onde temos:
- Código
- O quadro Tipo da empresa com as opções: Matriz, Filial, franquia ,Ponto de atendimento, franquia independente ou operador Logístico.
- Razão social
- Apelido
- CNPJ
- CUOIT, RUC e RUT: para as que estão fora do território nacional
- Inscrição municipal
- Inscrição Estadual
- Inscrição de DNIT, DETER e RNTRC
- O cadastro do Grupo de Empresa, a empresa pode ou não estar associada a um grupo de empresas, caso esteja este campo deverá ser preenchido, esta cadastro pode ser realizado por meio da lupa. Este cadastro é originário do módulo Contabilidade - CTB, em cadastro > empresas, onde os cadastros de grupos de empresas, podem ser divididos de acordo com a necessidade de cada empresa, este grupo pode ter uma data de referência para fechamento do período específico.
- CEP/Municipio/UF
- Endereço
- Número
- Bairro
- Telefone
- Home page
- Filial Ativa: indicará se a filial está ativa (marcado) ou inativa
- No quadro Localização: podemos colocar informações de latitude e longitude
- No quadro Informações RH Senior: informações para integração com o Gestão de Pessoas | HCM.
Na parte superior da tela estão disponíveis os menus, para inclusão de empresas, edição ou então exclusão ou inativação. Sugerimos que ao surgir a necessidade de exclusão de uma empresa, esta então, seja inativada e não excluída. Para isso contamos com o checkBox de Filial Ativa, que deve então estar desmarcada.
Na guia Filtros podemos observar a relação de todas as empresas cadastradas, onde pode ser feita uma pesquisa por código, razão social, apelido, CNPJ, Endereço e Tipo de Empresa.
Na guia de Pessoas de Contato, onde devem ser onde deve ser indicados as pessoas de contato da empresa.
A tela de cadastro de empresas conta várias guias, específicas para configurações de todas as áreas que o sistema oferece, sendo estas:
- Contabilidade : é dividido em geral, Ativo, Passivo, receita, despesa e configurações fiscais.
- Expedição: é dividido documentos fiscais, conhecimento, impressão de documentos, CTe, MDFe, Notas fiscais, Manifesto, Notas fiscais de serviços, Outros, Tabelas de frete, Transporte internacional, NSU, CL-e, Averbação de seguro e Empresas destino.
- Freteiro: é dividido em geral, Conta corrente, CTRB/RPA, Contas a pagar, cooperativa e geração do CIOT.
- Apólice padrão: Apólice de seguro para a empresa
- Coleta e entrega: é dividida em geral, Ordem de coleta, Romaneio, Ficha de viagem, Boletim de ocorrência, Controle de Container e Controle de vias
- Depósito: é dividido em depósito e Automação de depósito
- Faturamento: é dividido em Padrões de faturamento,Notas fiscais, NSU, Geral e NF-e
- Comercial: é dividido em cotação de frete, Metas, Tabelas, Estadia e Diário
- Financeiro: é dividido em faturas a pagar
- Oficina: temos verificações para abastecimentos
- Custo da frota: é dividido em Geral e Operadora de Pagamento
- Folha de pagamento: é dividido em GPS, RAIS, GFIP, Parâmetro de férias, Parâmetros, FAP- Fator Acidentário de Prevenção, Eventos, eSocial e Integração com Gestão de Pessoas | HCM.
- Escrituração fiscal:é dividido em dados fiscais, Inscrição estadual substituto por UF e REINF
- Tráfego: temos as configurações inerentes à localização e dias de atendimento para carga e descarga
O cadastro de regiões está disponível em Cadastros > Logística > Regiões, este é composto pelo:
- Código: código da região
- Descrição
- Apelido: este campo é opcional
- Máscara: máscara irá agrupar a região mediante a sua localização, este conceito fica visualmente melhor de compreender utilizando a guia Consulta, onde podemos visualizar toda a estrutura de regiões. Temos as regiões divididas por estado, dentro do Estado temos sub-divisões de região e por fim as cidades ou então regiões de nível zero onde é feita a operação, seja uma região de origem ou então região de destino em uma operação de transferência. Se observarmos todo o cadastro segue a mesma estrutura, essa estrutura só é possível mediante a máscara da região. Exemplo: o estado do Paraná é cadastrado com o começo 01 então toda região do estado do Paraná deverá ser cadastrada iniciando com a máscara 01, em seguida então vem sua sub-divisão e nível zero.
- Configurações, que irá informa a Região aceita:
- Frete A Pagar
- Frete Cortesia
- Fretes a vista
- E se a Região atendida é para:
- Coleta
- Entregas
- Difícil entrega
- Nível
- População
- Empresa: empresa responsável pelo atendimento da regiao
- Quilometragem até a filial: a mais próxima a que a empresa atende
- Dias de entrega: quantidade de dias para entrega
- Pedágio: a quantidade de pedágios até a filial
- No quadro de Dias da Semana que região é Atendida: devem estar marcadas os dias da semana em que a região é atendida, bem como o horário limite
Na guia Filtros podemos fazer pesquisas pelo código de inscrição ou então empresa que atende
Na guia Alterações visualizamos todas as alterações realizadas no cadastro bem como usuário, conteúdo anterior e conteúdo novo.
Temos também a guia Feriados municipais e Redespacho.
Para incluir, editar ou excluir determinada região devemos usar os botões da Guia superior
A rotina de enquadramento de CEP's a regiões, em EXP > Cadastro > Logística > Enquadramento de CEP's à regiões. Onde, toda a região ou cidade é composta por um CEP origem e o CEP destino, sempre haverá uma faixa de CEP's entre as cidades o sistema deverá seguir a mesma linha.
Para exemplificar utilizaremos a cidade de Joinville. Dentro do município de Joinville os CEPs estão entre 89201000 e 89239971. Ou seja, todas as localidades que estiverem entre este CEP inicial e este CEP final, serão enquadrados dentro da região de Joinville.
Sendo assim, com este cadastro os sistema irá associar a região de cada cliente em seu cadastro mediante ao seu CEP.
Importante
O enquadramento de regiões deverá ser feito, para todas as localidades/regiões que são atendidas pela empresa.
Nota
Lembramos que a informação sobre o CEP/Localidade, estão disponíveis no site dos Correios.
O cadastro de percusos operacionais em EXP > Cadastros > Logística > Percursos, é composto por:
- Código
- Descrição: informando a Região de origem x Região de destino - indicamos que seja preenchido pra que seja de fácil identificação do cadastro
- Apelido
- Região Origem e Região Destino, estes campos são os responsáveis por definir o percurso. Sua composição que é feito por uma região de origem e uma região de destino
- Quilometragem
- Quantidade de pedágios
- Tempo para entrega: pode ser adicionado em dias e horas
- Para o campo Percurso Ativo: este deve estar marcado para que seja possível utilizar este percurso. Caso demarcada não será possível utiliza-lo.
Para incluir o percurso devemos utilizar o botão de inclusão, também é possível editar ou então excluir um percurso.
Para o cadastro de rotas acesse EXP > Cadastro > Logística > Rotas
A rota de transferência é composta por:
- Código
- Descrição
- Apelido
No cadastro devemos indicar se a rota é para coleta, entrega ou transferência. Aqui utilizaremos o de transferência. Então, preencha:
- Gerente responsável
- Gerente regional
- Centro de distribuição
- Empresa de origem
- Empresa de destino
- Motorista do Manifesto: temos a opção de Exigir Apenas 1(um) Motorista ou exigir 2(dois) Motoristas
- Quilometragem
- Horário de saída
- Horário de Chegada
A opção Rota Inativa, se marcada indica se a rota está inativa, não sendo possível utilizar a rota as rotinas no sistema que exigem o preenchimento da informação.
O cadastro de rotas conta com as guias:
- Composição, onde na subguia:
- Percusos: onde definimos os percursos para rota
- Conexões: onde definimos as empresas que fazem parte do projeto dessa rota
- Regiões de Coleta/Entrega
- Clientes: os que estão nessa rota
- Trajetos
- Divisas entre Estados: aplica em caso de Rota fazer divisa entre Estados colocamos sempre estados que estão entre o estado origem e o estado destino
- Custos: Podemos definir custos para rota de acordo com os tipos de veículos onde classificar os : Valor de transferência, o valor do quilômetro rodado, o Valor do pedágio ou então informações referentes ao deslocamento do Brasil
- Mapa: Poderemos vincular uma imagem Com o mapa da rota
- Praças de Pedágio: vinculamos todas as Praças de pedágio que fazem parte da rota
- Postos de Controle: podemos indicar os postos de controle ou então ponto separada desta rota eles podem ser classificados como:
- Policial rodoviário federal
- Polícia Rodoviária Estadual
- Posto fiscal
- Posto de combustível
- Pontos de parada
- Cliente
- Filial
- Trevo
- Fronteira
- Outros
- Veículo: vincular veículos e motoristas especifico para rota
- Tipos de veículos: são veículos específicos para rota bem como média de combustível previamente estipulado
- Controle de tráfico: onde definimos o percentual mínimo de ocupação e Percentual mínimo de valor
- Log de operação: exemplo de outras rotinas, aqui será armazenada as informações referentes à alterações no cadastro da rota, bem como, usuário a data em que o usuário fez alteração
- Vale pedágio: É destinada a integrações com operadoras de pedágio
Cadastro de Ramos de atividades está disponível em Cadastros > Clientes e fornecedores > Ramos de atividade, onde temos:
- Código
- Descrição
- Classificação Fiscal: este campo varia conforme o ramo de atividade selecionado, pode ter classificações diferentes
- Conta contábil cliente e Conta contábil fornecedor: estes campos se aplicam para clientes ou então fornecedores
- Tipo de Fornecedor: que pode ser Pessoa jurídica, Autônomo ou Cooperativa
- Checkbox Preenchimento da inscrição estadual no Cliente/Fornecedor é obrigatória (Não pode ser ISENTO): pode ser ou não marcado, se habilitado a empresa que utilizar o ramo de atividade no cadastro de clientes, deve ser informado a inscrição estadual.
Nota
Para a Classificação Fiscal não contribuinte o checkbox não deve ser marcado.
O cadastro de grupos de clientes está disponível em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Grupos de clientes, e tem por finalidade associar vários clientes a um determinado grupo. Temos neste cadastro:
- Código
- Descrição
- Apelido
- Pessoa de contato
- E-mail Contato: o endereço de e-mail da pessoa de contato
- Checkbox para:
- Desconsiderar para fins Estatísticos
- Local de difícil Entrega
- Local de difícil Acesso
Nota
Ressaltamos que este cadastro deverá ser associado a um ou mais clientes. O intuito é que seja associado a vários clientes que pertencem ao mesmo grupo.
Este cadastro está disponível em Cadastros > Clientes e fornecedores > Clientes e fornecedores
A guia principal do cadastro é composta pelo:
- Número de inscrição: sugerimos sempre a utilização do CNPJ
- Tipo de inscrição: para cliente em território nacional utiliza-se CPF ou CNPJ. Mas como também atendemos transporte internacional, temos CUIT - Argentina, RUC - Paraguai e Peru, RUT - Chile e Uruguai.
- CNPJ/CPF: da empresa/cliente que esta sendo cadastrado
- Ramo de atividade
- Inscrição estadual
- Filial que Atende: filial que atende o cliente/fornecedor
- Classificação fiscal
- Razão social
- Nome fantasia
- Data de fundação
- Endereço
Nota
Nem todos os campos são de preenchimento obrigatório. Esta guia principal é composta basicamente pelos dados da receita (Cartão CNPJ do cliente).
O sistema funciona de forma integrada a receita para incluir um novo cliente, para isto, informe o Número de Inscrição e o Tipo do Cadastro e clique no botão ao lado do campo, assim o sistema irá fazer uma consulta a receita e a integrar os dados, ficando a critério do usuário adicionar os complementos nos campos ainda não preenchidos.
As demais Guias são:
- Pessoas de Contato:
- Dados: Aqui iremos vincular os contatos dentro deste cliente, informando:
- Nome
- Além de informações adicionais de preenchimento opcional como: aniversário, cargo, departamento e campo para preenchimento de informações adicionais.
- Envio de E-Mail/SMS e Acessos:
- Aqui são definidos parâmetros importantes que devem ser observados conforme o tipo de contato a ser vinculando.
Importante
Informações referentes a documentos eletrônicos onde a transportadora é o brigada a enviar o XML de transporte para seu cliente, deve ser cadastrado o contato do responsável pelo recebimento e marcado quais desses arquivos de Documentos Eletrônicos ele deve receber.- Nesta tela também configuramos as informações inerentes à faturamento, marketing, envio de e-mail e informações sobre carregamentos.
- Dados: Aqui iremos vincular os contatos dentro deste cliente, informando:
- Clientes Vinculados: Temos a possibilidade de vincular outros clientes (inscrições) à este cliente cadastrado.
- Alterações no Cadastro: mostra o registro do que foi alterado (registro), bem como a data de alteração e usuário. Demonstra também o conteúdo novo e o anterior
- Endereço de Coleta e Endereço de Entrega: onde é informado os cliente ara coleta ou cliente para entrega. Este recurso é muito utilizado para transporte, devido a nem sempre a coleta ou entrega de uma mercadoria ser realizado no endereço principal do cliente ou seja, no endereço vinculado na guia dados. Assim, sugerimos deixar pré-configurados os endereços nesta guia.
- Comentários: é permitido inserir comentários em texto livre.
- Cadastro técnico: Aqui temos as seguintes guias:
- Geral: aqui são cadastrados indicadores importante para o cliente, como:
- Possui Nota Fiscal eletrônica
- Emissor de nota fiscal Avulsa
- Utiliza Paletização
- Utiliza Descarga Própria
- Armazena Mercadorias no depósito destino
- Pede dados das notas fiscais no agendamento de entrega
- Calendário de entrega: se o cliente utiliza um calendário específico ou as unidades tem um calendário padrão.
- Dias úteis: considerar sábado e domingo como dia útil ou não
- Eficiência de Entrega e métodos de cálculo
- Geral: aqui são cadastrados indicadores importante para o cliente, como:
- Informações técnicas: poderemos restringir e especificar as naturezas de carga, conforme o cliente, o que facilitará a emissão do conhecimento.
- Percusos: percursos para esse cliente especificando o tempo de entrega em dias caso o cliente por sua particularidade diferente do tempo de entrega padrão definir, no Cadastro de percurso. Podemos relacionar percursos inativos e exclusivamente para o cliente, este permanece ativo para os clientes porém, também podemos inativar o percurso especificamente para um cliente, adicionando o período em que o percurso fica inativo
- Avisos: alerta aos usuários sobre uma determinada observação ou consideração para um aviso específico.
- Movimento de Entrega: por cliente, onde alguns preenchimentos podem ser obrigatórios ou não a hora.
- Controle de Notas Fiscais: onde é definido o limite de notas fiscais diários de acordo com as filiais.
- Coletas Automáticas: definição dos dias da semana em que são realizadas as coletas automática.
- Endereço de Cobrança: onde é vinculado um outro CNPJ para realizar a cobrança neste cliente.
- Contas a receber: são informações inerentes ao financeiro. Aqui é onde vincula-se o Grupo de cliente.
- Contas a Pagar: são informações inerentes ao financeiro
- Cartões: vinculação de cartões
- Carteiras de habilitação: vinculação de Carteiras de habilitação
- Concorrente: dentro deste cliente
- Informações Gerais: aqui podemos cadastrar a possibilidade de hotéis por exemplo
- Logo Marca: logo do cliente
- Motivos de TDE: Taxa de difícil entrega para que seja Calculado e cobrada essa taxa de difícil entrega caso houver
- Planta :Latitude e longitude
- Informações Farmacêuticas: onde são vinculados documentos e produtos
- Parâmetros Fiscais: onde são definidos as inscrições estaduais especificas por UF e dados referente ao REINF
- Produtos para Nota fiscal: específicos para nota fiscal
- Anexos: onde são vinculados os anexos ao cadastro deste cliente
Em Cadastros > Funcionários > Cadastro brasileiro de ocupações. Este cadastro é composto pelo Código do CBO e Descrição.
Este cadastro é um pré-requisito para o Cadastro de funcionários.
Em Cadastros > Funcionários > Estado civil, o cadastro é composto também pelo Código, Descrição e Tipo : Solteiro, Casado, Divorciado, Separado, viúvo e outros.
Inclusões alterações ou exclusões são feitas através dos botões e superior da tela. Este também é um cadastro pré-requisito para o cadastro de funcionários.
Acesse Cadastros > Funcionários > Departamentos, este cadastro é composto pelo código, Descrição e Área: Comercial, Administrativa e Operacional
Inclusões alterações ou exclusões são feitas através dos botões e superior da tela. Este também é um cadastro pré-requisito para o cadastro de funcionários.
Nota
Lembramos que para o realizar o cadastro de funcionários, é necessários que os cadastros de CBO's, Departamentos e Estado civil, estejam realizados.
Acesse Cadastros > Funcionários > Funcionários, este cadastro é composto pelo:
- Código
- Matrícula
- Crachá
- Empresa: empresa de atuação
- Empresa da Folha: empresa onde é realizado o pagamento da folha, e pode ser diferente da empresa de atuação
- Nome: nome do funcionário
- Departamento
- Centro de custo: a qual esse funcionário pertence. Ao clicar na lupa ao lado do campo, é possível abrir o Cadastro de centro de custo, da área Financeira.
- Endereço do Funcionário composto por: CEP, Rua, Bairro, dados pessoais, telefone e e-mail.
- Código CBO
- Admissão: a data de admissão do funcionário
- Demissão:a data de demissão. Abaixo também temos checkbox Este funcionário foi demitido, para quando esta situação ocorrer, este campo ser marcado.
- Foto: é possível vincular a foto do funcionário em seu cadastro
Ao cadastrar funcionário sistema irá habilitar as demais guias, que são:
- Documentação, onde temos as informações referentes a:
- Nacionalidade
- CPF
- RG
- Emissão do RG
- Município do RG
- Título eleitoral
- Certificado de Reservista
- Carteira profissional e PIS
- Carteira de habilitação
- Certificado ou carteira de movimentação de produtos perigosos
- Informações complementares, temos:
- Informações:
- Bancárias: estas informações do funcionário devem ser preenchidas pois são utilizadas para gerar a folha de pagamento
- Pessoais e Características Físicas: são informações como filiação, Data de nascimento, Nome do cônjuge, Número de armário se houver e demais informações que o sistema não obriga mais são passíveis de preenchimento, como a altura, cor da pele, peso, entre outros.
- Imagens
- Estrutura Gerencial
- Informações:
- Gerenciamento de risco: Onde é preenchido, se esse funcionário já foi vítima de roubo, nela pode ser marcar caso já tenha sido vítima de roubo, se envolvido em acidentes ou se já realizou transportes para a empresa, para estas opções é possível especificar o número de vezes.
E vincular consultas nas gerenciadoras de risco, onde adiciona-se a data em que foi realizada a consulta, a validade da consulta, número de protocolo, a gerenciadora que disponibilizou a consulta e onde foi realizada consulta. - Pessoas de contato: onde é informado o contato desse de emergência desse funcionário. Assim caso haja alguma necessidade esta pessoa cadastrada é a que será acionadas.
- Alterações no cadastro: local onde é exibido o registro de todas as alterações no cadastro e o conteúdo que foi alterado.
- Cartões: onde é vinculado os cartões que estão com este funcionário, como por exemplo o cartão de pedágio, o cartão de alimentação, entre outros.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Tipos de Combustível, através dos botões na parte superior da tela podemos fazer a inclusão, alteração ou então exclusão. Onde, o tipo de combustível é composto pelo código e descrição. É possível cadastrar as contas de custos, utilizados par o sistema de Frota (GFV) no plano de custo da frota.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Unidades de medida, este cadastro é composto pelo Código, Descrição e o valor que pode ser ou não informado.
Aconselhamos que seja sempre seja preenchrdo o código e a descrição. Alguns exemplos de unidades de medidas são: Barra, Bombona, Balde, Cilindrada, Cavalo vapor,entre outros.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Fábricantes, conta como informações como Código e Descrição. Nesta tela é para cadastro é realizado para Fabricante deveículos e como para fabricante de rastreador.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Tipos de Veículos, conta com informações como Código e Descrição. Os Checkbox devem ser marcados conforme necessidade,pois são informações utilizadas em várias rotinas do sistema. Podemos utilizar como exemplo o Cavalo Mecânico,como este é um veículo de tração,este então reboca outros veículos, sendo assim a opção Rebocar outro veículos? deve ser marcada.
Ao lado direito da tela temos à disposição nos pneus onde devemos indicar se no veí utilizado no sistema de Frota (GFV) porém também disponível no módulo de TMS.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Cores, é composto pelo código e descrição.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Dimensões de Pneu, a dimensão de pneu é composta pelo código e descrição da dimensão e apelido que sugerimos também
utilizar a mesma informação da descrição. Este é um cadastro também utilizado no sistema de Frota (GFV) porém também disponível no módulo de TMS.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Centros de custo da Frota, composto pelo código e descrição, aqui são realizados os cadastros de são centros de custos de Distribuição e transferência por exemplo.
No módulo EXP em Cadastros > Veículos > Veículos, para cadastrar um veículo, temos como premissa os cadastros anteriores citados neste documento, sendo assim para cadastrar um veículo, clique em adiconar e informe:
- Código: gerado automaticamente pelo sistema
- Nº Identificação: Número de identificação
- Nº Patrimônio:Número de patrimônio
- Placa: esta informação será utilizada como principal fonte de busca para o veículo
- Centro de Costumo
- Potência
- Capac. Tanque: capacidade em litros do tanque
- Dimensão dos Pneus
- Quadro Capacidade de carga:
- Total
- Ideal
- Quadro Carroceria: Informações inerentes a carroceria
- Quadro Certificado:
- Nº do Certificado: Número do certificado
- Nº RENAVAM: Número do Renavam
- Nº do Chassi: número do chassi
- Categoria
- Tipo de Veículo
- Modelo
- Ano modelo: ano fabricação
- Município/UF
- Tipo de combustível
- Quadro Situação do veículo:
- Tipo de Situação: comum,liberado, alienado, financiado ou então consorcio.
Nota
Sugerimos que ao realizar ocadastro do veículo, tenha em mãos o CLV para vaficitar o momento do cadastro
Na guia Foto: tem-se a possibilita incluir uma foto do veículo
Na guiar Acessório: é possível vincular um acessório ao veículo, como por exemplo equipamento de refrigeração, onde deve ser informado, ata de instalação, a quantidade, e se futuramente houver a retirada, deve ser informado também nesta guia, para que seja possível tirar relatórios.
Na guia Motorista: é possível vincular o motorista ao veículo, para que ao utilizar outras rotinas, o sistema busque automaticamente essa informação.
Na guia Alterações no Cadastro: local onde ficam listados as informações de alterações realizadas para aquele cadastro.
Na guia Rastreamento: pode-ses indicar se o veículo possui ou não rastreador, com as informações do fabricante do rastreador e número do rastreador.
Na guia Gerenciamento de Risco: podem ser vinculadas as consultas realizadas nas Gerenciadoras.
Acesse o menu Cadastros > Motoristas > Freteiros, este cadastro conta com informações como:
Dados, que contém a informação de:
- Inscrição: informe o número de Inscrição, sugerimos utilizar o CNPJ ou então CPF
- Tipo de Cadastro: indicar o tipo de cadastro, se este trata-se de um CNPJ e CPF ou então outros. Em caso de transporte internacional pode ser classificado como CUIT, RUT, RUIC
- Jurídica/Física: qual o tipo de pessoas Física ou jurídica
- CPF: número do documento
- Carteira de identidade
- Emissão do RG
- Tipo do freteiro: se é um
- Autônomo (TAC): Transportador autônomo de cargas
- Proprietário (ETC): Empresa de transporte de cargas
- Funcionário Terceiro
- Cooperativas(CTC)
- Nome: da pessoa que está sendo cadastrada pela empresa
- Apelido
- Endereço: é composto pelo CEP, Rua, Número e telefone
E demais campos complementares que não são de preenchimento obrigatório
Informações complementares, que contém a informação de:
- Na subguia Dados Complementares, são de preenchimento obrigatório:
- Matricula do INSS
- PIS
- ANTT: número ANTT
- Inscrição Municipal: se houver
- Informações bancárias: todas referente ao favorecido
- Na subguia Dados para Geração do CIOT, são de preenchidas as informações específicas para geração do ciot, onde, estes dados informados se o freteiro em questão utiliza configurações específicas, diferentes das padrões sistema para a geração do CIOT.
Documentação, que contém a informação de:
- CNH: quadro de informações referente a CNH, como a categoria, número, emissão e vencimento
- CTPS: quadro para o vínculo da carteira de trabalho
- RIC
- RNE
- OC
- CCM
Gerenciamento de Risco, que contém a informação de:
- Na Subguia de Gerenciamento de Risco, é possível indicar se este freteiro já foi vítima de roubo, já envolvido em acidentes, se ele já realizou algum transporte anterior para esta empresa e também a possibilidade de vincular as consultas efetuadas na gerenciador risco, com as informações data, data de validade, protocolo a gerenciadora onde foi feita a consulta o operador e informações complementares no campo observação.
- Na Subguia Restrições é possível indicar se existe alguma restrição para o freteiro cadastrado
Pessoas de contato, que contém a informação sobre a pessoa de contato do freteiro, utilizado por exemplo para caso aconteça algum situação com o freteiro e precise do auxilio de um terceiro ou familiar.
Percurso, que contém a informação sobre os percursos vinculado ao freteiro
Cooperado que contém a informação sobre cooperativas, caso o freteiro utilize
Contrato, que contém a opção para vincular o contrato como o freteiro e anexar os arquivos de contrato.
Movimentação de produtos perigosos, que contém a informação sobre o número de carteira de MOPP, caso o freteiro utilize.
Alterações de cadastro, que contém a informação sobre as alterações realizados no cadastro deste freteiro.
Cartões, onde pode-se vincular os cartões que estão com o freteiro como por exemplo os cartões para pagamento de Vale pedágio e Vale Alimentação.
Integração HCM, onde pode-se visualizar se a integração integração ocorreu com sucesso ou se necessita de correção.
O cadastro de veículos de terceiros está disponível nos módulos: Expedição, Comercial, Coletas e Entregas e Freteiros, através do menu Cadastros > Veículos > Veículos de terceiros.
Nesta tela são realizados a cadastro dos veículos de:
- Terceiros
- Outros freteiros
- Agregados
Na guia Dados estão os principais campos deste cadastro, onde sugerimos que sempre ao realizaram cadastro de um veículo de terceiro/veículo de freteiros, tenha em mãos o documento do veículo. A tela conta com os campos:
- Placa
- Número de identificação
- Placa Carreta e Placa 2ª Carreta: se houver
- Veículo Agregado: checkbox que poderá ser marcado e indicará se o veículo é ou não agregado
- Número do certificado
- Número do Renavam
- Número do chassi
- Potência
- Categoria
- Tipo do veículo
- Modelo
- Tara
- Ano do modelo
- Ano fabricação
- Município
- Combustível
- Unidade de medida
- Cor
- Proprietário: vinculação do veículo com o CNPJ ou CPF do proprietário
- Capacidade de Carga: Total e Ideal
- Carroceria: modelo, ano modelo, ano fabricação, altura, largura e comprimento
- Situação do Veículo: se este é alienado, financiado, consórcio, Leasing ou então sem restrições
Nota
Ao informar os campos de Unidade de medida, Cor, Tipos de combustível e Proprietário, sugerimos que estes devem estar previamente cadastrados no do cadastro de freteiro.
Na guia Filtros, podem ser observados todos os veículos cadastrados e realizar filtros diversos.
Na guia Motorista, podemos vincular o motorista ao veículo, automatizando a utilização desta informação em algumas rotinas do sistema, aqui pode ser preenchido diretamente na no grid as informações de CPF do motorista e sua data de vinculação ou então utilizar o botão Motoristas(F5), onde a sistema irá abrir a tela de Cadastro de Motoristas com a lista de motorista disponiveis para a vinculação.
Na guia Entrada/Saída de Veículos, é o local onde pode ser indicado data em que o veículo entrou para a frota, justificar o motivo pelo qual o veículo está entrando ou então saindo da empresa. As informações desta guia não são de preenchimento obrigatório.
Na guia Fotos, local onde pode ser adicionado foto do próprio veículo ou documento deste veículo.
Na guia Alterações de Cadastro, são listados os dados que foram alterados, com a data e o usuário que realizou a alteração.
Na guia Rastreamento, é o local onde é informado se o veículo possui ou não rastreador, se houver, deve ser informando qual é o fabricante rastreador e o código do mesmo.
Os rastreadores devem estar previamente cadastrado para que se possa ser realizado essa vinculação.
Na guia Gerenciamento de Risco, podem ser indicamos as consultas efetuadas na gerenciadora. Aqui, são incluidas as informações da consulta como,a Data da consulta, a Validade, Número do Protocolo de consulta, qual a gerenciadora e o Operador Gerenciador.
O cadastro das naturezas de operação, é utilizado nas rotinas de entrada e saídas do sistema, algumas delas são: Emissão de conhecimento, Emissão de notas fiscais e Notas fiscais de recebimento.
A rotina esta em Cadastros > Cadastro Gerais > Naturezas de operação, onde conta-se com botões de inclusão, alteração e exclusão.
Na guia Dados, temos os campos:
- Código: sugerimos que seja cadastrado por padrão os quatro primeiros dígitos de acordo com a CFOP, ou seja, o código fiscal de operações e prestações e com os últimos dígitos com a alíquota de Imposto de nossa natureza de operação
- Descrição
- Apelido
- Tipo: que podem ser normal, anulação, compra dentro do Estado, Transferências dentro do Estado, entre outros.
- Tributação: deve ser informado o tipo de tributação, que pode ser tributável, isento, deferido, outros, Sub-Contrato ou Não tributado
- Alíquota: percentual da alíquota
- % de redução da base de cálculo: se houver, é possível indicar atraves dos checkbox se é necessário apresentar diferencial de alíquota ou Devolução ST (substituição tributária), ou indica que a substituição tributária já foi cobrada anteriormente
- Operações sem crédito de imposto: Isentas ou não tributadas ou outras
- Tipo de utilização: se a natureza de operação será utilizada em entrada ou saída
- Exige a guia Nacional de recolhimento de tributos estaduais(GNRE): não exige, exige GNRE ou Exige GNRE DIFAL.
- % FCP: será informado o percentual caso necessário referente ao fundo de combate à pobreza
- % Crédito presumido de ICMS: se houver
- Forma de cálculo: pode ser na emissão do conhecimento ou então no final do mês
- Local do cálculo do crédito presumido de ICMS: onde irá buscar, podendo ser da natureza de operação ou então do cadastro de empresa
- Código de informação adicional: para valores declaratórios, podendo ser marcadas as opções Somar valor de IPI a base de ICMS ou somar valor de IPI a base de PIS/COFINS
- Tipo de documento fiscal: ressaltamos que se indicarmos um tipo de documento fiscal nessa tela, o sistema forçar o usuário a utilizar o tipo de documento fiscal indicado aqui na natureza de Operação.
Esse cadastro esta disponível através do menu Cadastros > Cadastro Gerais > Moedas, onde temos:
Na guia dados:
- Código
- Descrição da moeda
- Símbolo
- Código SISCOSERV
- Valores por extenso: que podem ser Singular, Plural, Centavos Singular e Centavos Plural
E ainda podemos indicar se a moeda Possui variação de cotação diária ou necessidade de Conversão em valores de cotação nos relatórios, onde se for a moeda Real não há necessidade, porém ao utilizar uma moeda estrangeira para as operações de transporte internacional por exemplo, essa opção pode ser marcada para que seja realizada a conversão.
Na guia Simulação de Valores por Extenso: Onde é possível realizar simulação conforme valor de moeda indicados na tela.
O Cadastro do tipo de representante é um pré-requisito para o Cadastro Representante. A rotina esta no menu Cadastros > Representantes > Tipos de representante,para adicionar um novo tipo, clique no botão de adicionar e informe:
- Código
- Descrição
- Apelido
O cadastro de representantes, esta no menu Cadastros > Representantes > Representantes, na guia:
- Dados, temos:
- Código : sugerimos que seja igual ao CPF ou CNPJ
- CPF
- Tipo de Pessoa: o representante pode ser do tipo Pessoa física ou Pessoa jurídica
- Nome: nome ou então razão social
- Apelido: apelido ou nome fantasia
- Tipo de Representante: previamente cadastrado no Cadastro de Tipo de Representante
- Equipe comercial: previamente cadastrado em Cadastros > Representantes > Equipe comercial, onde são adicionada as equipes comerciais, o cadastro de conta com Código, Descrição e Empresa a qual a equipe está vinculada
- Empresa: a qual o representante está vinculado
- Empresa Filial: previamente cadastrado
- Endereço: composto pelo CEP, Rua, Bairro, Telefone, Fax/e-mail e HomePage
- Vendedor: checkbox indicando se é representante é vendedor ou não
- Filtros, temos: a relação de todos os representantes
- Vinculação de Empresa, temos: local onde fica o vínculo do representante a uma determinada unidade, data de lançamento e quadro com checkbox de percentuais de comissão para frete pago e a pagar. Não se faz necessário definir aqui nesta guia a comissão do representante, isto pode ser feito diretamente no Cadastro de Regras de comissão de representante.
- Vinculação de Equipe Comercial, temos: a qual equipe o representante está vinculado
- Vinculação Representante, temos: é possível fazer vínculo de um representante a outro, como por exemplo um gerente comercial com a sua equipe
- Log de alterações, temos: os campos que foram editados e a informação de quem fez a edição bem como os conteúdos editados
O cadastro de usuários pode ser realizado através do módulo configurações em Utilitários > Configurações, no menu CFG > cadastros > Usuários > Cadastro de Usuários, nesta tela a guia:
Dados, é composta por:
- Tipo: qual o tipo de usuário, que podem ser:
- Usuário
- Grupo: este tipo possibilita a vinculação de um ou vários usuários a um único Grupo.
- Supervisor: responsável por realizar permissões aos demais usuários do sistema, normalmente se tem um supervisor cadastrado, mas também é permitido cadastrar mais de um supervisor.
- Apelido: login que o usuário irá utilizar ao acessar o sistema
- Nome do usuário: descrição com nome próprio do usuário
- Senha: senha do usuário deverá ser criada junto com a criação do usuário.
- É possível através dos checkbox, definir se:
- Exige alteração de senha proximo login: ao acessar pela primeira vez, o sistema exigir alteração da senha definida
- Desabilita logout automático para o usuário: Irá impedir que a configuração Geral de logout após Determinado tempo seja aplicada ao usuário criado
- Este usuário esta ativo: para deixar o usuário ativo deve ser marcado ou desmarcado para o usuário desativado. Este então, pode ou não mandar mensagem com período de vigência.
- No quadro Itens do menu sem permissão de acesso são os itens que usuário pode ou não ver no menu.
- No quadro Auditoria sobre é o local onde identificam se haverá auditoria sobre cadastros Registros, exclusão e alteração, assim É feito um acompanhamento em cima das movimentações dos usuários, possuindo assim maior rastreabilidade.
Grupo, é composta pelo: local onde será possível vincular ao usuário um grupo em que este faz parte
Auditoria, é composta por: informações dos registros conforme marcadas no quadro Auditoria sobre da guia Dados .
Empresas licenciadas, é composta por: empresas que o usuário irá ter acesso (podendo ser uma ou mais)
Direitos, é composta por: rotinas que o usuário terá acesso ou não deverá ter acesso, nesta tela as rotinas são separadas por módulo. Após selecionar o módulos(de acordo com a sua sigla, ex: CCE, FAT, entre outros), marque as rotinas que o usuário poderá acessar.
Acesso ao SGBD diferenciado, é possivel: definir uma forma de acesso com usuário diferente do padrão. Essas informações ó devem ser preenchidas quando houver a necessidade de conexão de um usuário diferentes login padrão. Sendo necessário quando existe uma limitação de acessos ao SGBD.
O cadastro de Grupos de usuários pode ser realizado do menu CFG > cadastros > Usuários > Cadastro de Usuários, na Guia dados, cadastre um usuário e marque o tipo igual a Grupo.
Pode-se perceber que o grupo de usuários nada mais é que um usuário do tipo Grupo, onde deverá ser informado um Apelido e um nome para esse Grupo no campo Nome usuário.
Este tipo é utilizado para um grupo de usuário que tenham a mesma função de trabalho, facilitando a permissão para diversos usuários em uma única vez. Para isso ao cadastrar o usuário, basta vincular este ao grupo.
Para vincular o usuário cadastrado, acesse a guia Grupos e marque uma das opções de Grupos existentes (previamente cadastrados). O sistema poderá apresentar mensagens de restrições e permissões, conforme configurações do grupo selecionado e do usuário que esta sendo vinculado ao grupo. Para verificar as permissões definidas, acesse a guia de Direito do Usuário, nesta tela estarão listadas automaticamente todas as configurações do grupo ao que usuário pertence.
Através do módulo Configurações-CFG, são realizado cadastrados os perfis de usuários. Todos os usuário que possui acesso ao sistema devem ser vinculados a um perfil. Este cadastro é realizado em Cadastros > Usuários > Perfil de usuários.
Para adicionar um novo perfil clique em Inserir , assim o sistema gera o código conforme as numerações já existentes, em seguida informe:
- Descrição: Nome do perfil de usuário
- Apelido: sigla do perfil
Uma facilidade que o sistema oferece é a possibilidade de realizar uma cópia de um perfil já existente, ou seja escolhemos um perfil e o sistema irá replicar todas as configurações desse perfil já existente para o perfil criando. Podendo assim, se necessário realizar algumas alterações como restrições ou liberações adicionais do perfil já existente para o novo perfil.
Uma facilidade que o sistema oferece é a possibilidade de realizar uma cópia de um perfil já existente, ou seja escolhemos um perfil e o sistema irá replicar todas as configurações desse perfil já existente para o perfil criando. Podendo assim, se necessário realizar algumas alterações como restrições ou liberações adicionais do perfil já existente para o novo perfil.
Para Boletim de ocorrência, do CCE, temos as seguintes configurações:
No quadro Permissões de visualização Somente das Pastas: onde só poderá visualizar as pastas quem com uma das opções disponíveis marcada, para o perfil em questão.
No quadro Em Boletim de Ocorrências permitir: tem-se a opção de permitir excluir e alterar com condições selecionada ao lado.
No quadro Em Acompanhamento Permitir: tem-se a opção de Incluir, Excluir e Alterar
Na tela, temos os checkbox, que são marcados conforme a rotina de cada empresa:
- Permitir a inclusão de conhecimentos com data de entrega
- Permitir incluir apenas um conhecimento por boletim de ocorrência: quando essa opção estiver desmarcada o sistema possibilita a inclusão de mais de um conhecimento
- Permitir salvar ocorrências com mercadorias sem informar um Documento: com as opções de Não, Conhecimento ou Nota fiscal ou ou então conforme a configuração do tipo de ocorrência.
- Obrigar informar pelo menos um Manifesto um BO Copiando para empresa responsável
- Obrigar informar o conferente
- Permitir cadastrar pareceres Concluído para funcionários diferente da Empresa emitente: onde a empresa do BO é diferente do funcionário que esta lançando os pareceres
- Permitir cadastrar notas fiscais sem número para BO com Tipo outras ocorrências
- Permitir alterar a filial responsável após a inclusão do BO
Funcionário empresa da guia Acompanhamento: tem-se a possibilidade de não permitir alterar, permitir alterar e De acordo com a configuração geral do sistema
Bloquear Tipo Ocorrência: tem-se a possibilidade de não bloquear, bloquear e Bloquear usuário diferente do que cadastrou o BO
Bloquear Descrição da Ocorrência: tem-se a possibilidade de não bloquear, bloquear e Bloquear usuário diferente do que cadastrou o BO
No quadro Ocorrências que podem ser Utilizadas no BO: local onde é marcado os tipos de ocorrências que podem ser utilizadas para o perfil cadastrado
No quadro Boletim de Ocorrência em Aberto: marcar checkbox para que o sistema mostre as BOs pendentes ao acessar o módulo CCE e a quantidade de dias em aberto dessasBOs
No quadro Pareceres Permitidos: estão listados os tipo de parecer, que podem ser marcados e desmarcado, conforme necessidade
No quadro Empresas Autorizadas: estão listadas todas as empresas possíveis de serem usadas na rotina de boletins de ocorrência
Cadastro de clientes é composto pela pelas guias Valores padrões e Permissões, onde:
Na guia Valores Padrões, onde é possível:
- Integrar Cadastro de cliente com Sistema de Terceiros
- Listar Relação de clientes inativos a Abertura do sistema comercial: se habilitada essa opção sistema irá listar os clientes inativos de acordo com o parâmetro definido nas opções de Período a ser analisado, Valor mínimo de frete no período e Percentual de Relação ao período anterior
- Situação padrão para novos clientes
Na guia Permissões, conta com uma série de configurações o cadastro de clientes é composto por várias guias e no perfil de usuário deverão ser definidos para que seja possível a visualização ou não de todas essas guias. Temos também os Tipos de Inscrição permitidas para o cliente e diversas permissões de alteração de campos nas telas de cadastro de clientes. No quadro ao lado estão listadas as Empresas Autorizadas, para o perfil em questão, basta marcar as que são autorizadas.
Cadastro de empresas conta com a guia Permissões, onde são marcadas as permissões de pastas das unidades de transportes, como: Pessoas de contato, Faturamento, Financeiro, Freteiros, Contas contábeis, Coletas e Entregas, Apólice Padrão, Expedição, Depósito, Comercial, Locação, Oficina, Curso da Frota, Folha de Pagamento e Escritura Fiscal. Assim, quando cadastrado uma empresa automaticamente, o sistema irá abrir todas essas guias parao perfil de usuário em questão.
No campo Pasta Comercial, tem-se algumas opções onde o perfil, onde: Acessa o cadastro de empresas, Acessa o Cadastro de Empresas e Pessoas de Contato - GRIS, Acessar Cadastro de Empresas e Cotação de Frete, Acessa cadastro de empresas e metas, Acessa Cadastro de Empresas, Pessoas de Contato - GRIS e cotação de frete, Acessa Cadastro de Empresas, Pessoas de Contato - GRIs e Metas, Acessa Cadastro Empresa, Cotação de Frete e Metas e Acessa Cadastro de Empresas, Pessoas de Contato - GRIS, Cotação de frete.
Esta vinculação é realizada através do módulo CFG em Cadastros > Usuários > Vinculação entre Funcionário e Usuários, para incluir uma nova vinculação, informe os campos de: Usuário, Funcionário e o Perfil de usuário.
Na guia Dados é possível configurar:
- Guia Expedição, temos as opções:
- Este usuário pode alterar o perfil de digitação na emissão de conhecimento
- Este usuário possa alterar a empresa emitente na emissão de conhecimento
- Este usuário pode Liberar Conhecimentos emitidos com Frete Inferior
- Guia Freteiros, temos as opções:
- Fazer checagem das carteiras de Habilitação a vencer dos Freteiros: com as opções de Não verificar, Verificar todos, Somente agregados ou Somente não agregados
- Fazer checagem da validade do Gerenciamento de Risco dos Freteiros: com as opções de Não verificar, Verificar todos, Somente agregados ou Somente não agregados
- Guia Coleta e Entrega, temos as opções:
- Este usuário pode alterar o perfil de digitação na emissão de Ordem de Coleta
- Este usuário pode alterar a empresa emitente na emissão de Ordem de Coleta
- Envio de E-mail: configurar e-mail e senha para as rotinas de envio de email de Carga Retirada no movimento de Entrega de Conhecimentos e na Cotação de Frete
- Fazer checagem das carteiras de habilitação a vencer
- Fazer checagem das carteiras de MOPP a vencer
- Fazer checagem dos compromissos não realizados
- Visualizar o vencimento de capacitação nos veículos com x dias de antecedência
- Visualizar o vencimento de aferição nos veículos com x dias de antecedência
- Guia Tráfego, temos as opções:
- Fazer checagem das carteiras de habilitação a vencer
- Fazer checagem das carteiras de MOPP a vencer
- Fazer checagem dos compromissos não realizados
- Guia Compras, temos as opções:
- Fazer checagem automática de npvas requisições
- Comprador
Na guia Empresas:
- Este usuário tem acesso à todas as empresas: a opção deve ser marcado caso ele tenha, se não, selecione quais empresas são permitidas para scesso.